Back to mine


José Cruz Silva

Recommended Posts

boas

está com muito bom aspecto, gosto especialmente do tronco da direita e da cor escura dos mesmos.

vai pondo a evolução.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do layout...mas fiquei com a sensação de não teres dividido com pedras a akadama(penso que seja) da areia branca certo?estou a referir este ponto para daqui por uns tempos nao teres tudo mesturado.

 

Nesse layout ficava bem uma comunidade de invertebrados...ficava mesmo excelente(fica a ideia :) )

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé,

 

Gosto do layout mas não gosto da escolha das plantas ou seja, percebo que tenhas aproveitado o que sobrou da montagem anterior mas num layout do genero deverias de ter optado por 2 ou 3 tipos de plantas.

Acho que ficava mais bonito se tivesses optado por cuba nas 2 ilhas fazendo um tapete e nos topos dos 2 troncos colocasses uns fetos narrow.

No lado esquerdo e atrás do tonco optavas por uma planta vermelha de pequena folhagem para dar algum contraste.

Ficava simples, com menos variedade de flora e mais fácil de manter... pensa nisso!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos pelos comentários :)

 

Gostei do layout...mas fiquei com a sensação de não teres dividido com pedras a akadama(penso que seja) da areia branca certo?estou a referir este ponto para daqui por uns tempos nao teres tudo mesturado.

 

Nalguns sitios está dividido com pequenas pedras de xisto noutros não, o substrato utilizado é areão vulcanico que é muito rogoso e também mais pesado que a akadama, tem menos tendência a resvalar e cair para cima da areia, mas mesmo assim será inevitável que aconteça. Até gosto que assim seja, a meu ver dá um ar mais natural.

 

Nesse layout ficava bem uma comunidade de invertebrados...ficava mesmo excelente(fica a ideia :) )

 

abraço

 

Era uma ideia, mas tenho algumas variações do PH o que não será nada aconselhável para espécies mais sensiveis. Por enquanto está com Red Cherrys e Mollies negras, talvez inclua um pequeno cardume ainda não decidí qual.

 

Boas Zé,

 

Gosto do layout mas não gosto da escolha das plantas ou seja, percebo que tenhas aproveitado o que sobrou da montagem anterior mas num layout do genero deverias de ter optado por 2 ou 3 tipos de plantas.

Acho que ficava mais bonito se tivesses optado por cuba nas 2 ilhas fazendo um tapete e nos topos dos 2 troncos colocasses uns fetos narrow.

No lado esquerdo e atrás do tonco optavas por uma planta vermelha de pequena folhagem para dar algum contraste.

Ficava simples, com menos variedade de flora e mais fácil de manter... pensa nisso!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Ó Filipe! precisas de uma foto maior? :D

 

O tapete é de Cuba :)

 

Quanto ao resto não deixas de ter razão de momento tem variedade a mais que passo a explicar:

 

- A HZ como noutras montagens anteriores entra sempre de inicio para consumir nutrientes no principio da montagem, provávelmente sai fora dentro de um mês.

 

- Plantas de folhagem pequena e de tom avermelhado está lá do lado direito a Rotala sp. ‘Nanjenshan’ mas está carregadinha de algas, estou a ver se recupera senão tenho de arranjar outra. Espero também desta vez conseguir manter melhor a proserpinaca Palustris que pela sua forma e dependendo do tamanho que atingir muito provávelmente será uma boa alternativa ao feto que falas, que não estou a ver bem qual seja, mas imagino.

 

- Aquele feto de java à esquerda já vinha agarrado ao tronco perdido dentro de uma balde, é muito provável que o venha a retirar.

 

Flora que tem:

Hemianthus C."cuba"

Pogostemon Helferi

Hemianthus Micranthemoides

Heteranthera zosterifolia

Microsorum Pteropus

Rotala sp. ‘Nanjenshan’

Proserpinaca palustris

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ver este tipo de posts, as observações que se fazem e as "explicações" de quem coloca o post sobre o que se está/vai fazer, confirmo que estamos em patamares muito diferentes na aquariofilia...

 

Quando vejo a foto só pensei... espetáculo... (comparando com o que tenho, mesmo sem antecipar a evolução já está muito bonito)

 

Depois percebi que ainda podia ficar "melhor", na opinião de alguns... (isto é discutível, claro)

 

Depois ainda percebi que as fases de evolução estão programadas: coloca "esta" agora para uma função, depois aquela, etc, etc...

 

Enfim, aqui há boa aquariofilia, sem dúvida!

 

Parabéns.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ver este tipo de posts, as observações que se fazem e as "explicações" de quem coloca o post sobre o que se está/vai fazer, confirmo que estamos em patamares muito diferentes na aquariofilia...

 

Quando vejo a foto só pensei... espetáculo... (comparando com o que tenho, mesmo sem antecipar a evolução já está muito bonito)

 

Depois percebi que ainda podia ficar "melhor", na opinião de alguns... (isto é discutível, claro)

 

Depois ainda percebi que as fases de evolução estão programadas: coloca "esta" agora para uma função, depois aquela, etc, etc...

 

Enfim, aqui há boa aquariofilia, sem dúvida!

 

Parabéns.

 

 

Que nada!!

 

Isto é só filme para o estilo :shock: um pontapé nuns troncos e numas plantas e pimba...já está. banana rock

 

Agora a sério, é preciso algum rigor no inicio da montagem. Ter uma ideia prévia e bem estudada do que se pretende é essencial, fazer pequenos esboços mesmo que não tenhamos jeito nenhum para o desenho como é o meu caso, ajuda bastante. Para este não os fiz, mas tinha já uma ideia bem formada na carola no único neurónio que por aquí ainda anda. Ou por experiencia própria ou pesquisando outras montagens, conhecer préviamente como poderão ficar as plantas depois de crescidas é muito útil, eu comparado com outros como o caso do Filipe sou bem fraco nessa matéria, mas lá vou aprendendo qualquer coisa com os meus erros e principalmente com os seus conselhos que nunca falham :blush: .

 

Sinceramente programação neste meu entretém é coisa que pouco faço, já me chega bem o meu dia a dia profissional para isso, a "profissionalização" é coisa que não quero nem nunca atingirei. No entanto, a fórmula de colocar de início plantas de crescimento rápido não é nova e comigo tem resultado sempre bem. Volta e meia por uma razão ou por outra lá me desleixo e descamba tudo.

 

O pôr e tirar plantas, comigo e julgo que com muitos outros é sempre assim, à medida que o aquário vai evoluindo tem-se outra perspectiva do que está bem ou mal, vão surgindo novas ideias e umas vezes melhora outras piora. É o que torna este hobbie tão interessante no meu ver. O aquário não é uma coisa estática mas está sempre em constante evolução. Até quando essa evolução é negativa tiramos sempre proveito dela, uma vez que adquirimos mais alguns conhecimentos para a próxima etapa.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
No lado esquerdo e atrás do tonco optavas por uma planta vermelha de pequena folhagem para dar algum contraste.

 

Também gostava de colocar alí algo do género, mas...considerando que o aquário tem 25 cm de altura, o substrato não menos que 5cm e a coluna de água uma média de 22Cm. Preciso de uma planta que com pouco mais de 10Cm de altura esteja adulta. Qual? Wallichii? D.Diandra? não é fácil.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José Cruz Silva! Gostei bastante deste aqua,está bastante original a divisão.O único problema que vejo é a Pogostemon que no futuro pode tapar a 'Cuba'.Se calhar a Pogostemon no topo juntamente com uma planta com um toque de vermelho e na parte de baixo de cada 'ilha' a 'Cuba' ficava mais pratica a manutenção.

Mas está lá tudo,um 'hardscape' original,tem tudo para fazeres dai um grande aqua!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Hoje tive um tempito para tratar deste aquário. Tenho tido alguns problemas com algumas filamentosas que parecem estar finalmente a regredir. Para as combater introduzí uns Caridina Japonica que me revolveram tudo "sujando" a areia branca com o substrato vulcanico.

 

Antes de podar

2-Silencio.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas caro amigo ze, esse aqua esta um show, e realmente so é pena as sacanitas das japonicas terem andado a sujar a areia, tenta aspiras o maximo que conseguires e colocas uma camadita nova de areia....

 

boa sorte e vai mostrando evoluçoes

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a meu ver a areia branca um pouco suja com o akadama ate fica bem. tudo muito branquinho era um contraste muito grande e assim tem um ar mais natural, o aquario esta muito porreiro a evolucao esta muito boa! viva as japonicas ;)

Editado por _SER
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Também não gosto de a ver super limpa. Mas na foto já a tinha limpo e colocado uma nova camada :rolleyes:

 

Introduzí à 3 dias um SAE, um bocado matulão para o aquário, mas algas já não vejo nenhum. Em contrapartida é mais um a ajudar á festa :blush:

Lá para trás já não se vê a areia, troncos revirados, etc.

 

Daquí por uns dias já devo tirar essa malta e compor a coisa. À medida que a HC vai crescendo ela também vai segurando mais o substrato e assim, esse "problema" será resolvido.

 

Uma foto rápida, mudei o aquário de sitio e só depois reparei que a prateleira tem um desnível enorme. Mais uma treta para resolver :new-bday: .

 

Está à 3 dias sem CO2 e já se nota isso na a HZ.

 

3-Silencio-1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.