Depois De Surto Cianobactérias Fertilizar?


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Boas!

Tive recentemente um surto de cianobacterias...fiz uma limpeza geral do aquario com a remoção do maximo de cianos possivel. Seguidamente fiz um apagão de 4 dias. Qd voltei a "iluminar" procedi a tratamento da eSha que dura 7 dias (Proctalon senão me engano) que ajuda a debelar este tipo de "algas".

Com isto tudo as plantas recentiram-se um pouco... A minha duvida começo a fertilizar (PNK) já, ou espero mais tempo até csg estabilizar definitivamente as ciano... é que tenho receio que a fertilização vá alimentar quem nao deva e as algas voltem em força..

 

Setup

aqua - 260l reais

Iluminação - (1 t5 10000k aquamedic de 80w, 1 t5 flora aquamedic de 80w) - 8 horas dia e (1 t5 10000k aquamedic de 80w) -4 horas dia

Fostatos <0,25mg/l

Nitratos - 0

Nitritos - 0

pH - 6,5

Injecção caseira de CO2

Temp- 29ºC

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que devias estabilizar primeiro o aqua antes de começares ja com fertelizaçoes!

estas sujeito a voltar tudo ao mesmo...

vai fazendo tpa's frequentes ate teres certeza que o problema esta resolvido, pelo menos era asim que faria se fosse comigo...

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb tive um prob com a ciano....

durante uma semana tentei as tpas... mas nada ainda pareceiam aumenter já ñ via mais do que 5 cm de coluna de agua... tá mesmo mal!! segui o conselho de um amigo.. apiado tb pelo pessoal da naturline, 3 dias de filtro uv... estou hoje no 3º dia... nunca diexei de dar as fertelizações.. e hoje tenho o aquario praticamente limpo... e as plantas estao com uma força... lá vou ter eu de ir fazer mais uma poda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ptorres, acho que o teu problema era diferente...agua verde e nao cianobacterias

 

william, acho que sem fertilizar é mais complicado stabilizar um aquario do que fertilizando

 

ptuga, o que usas para fertilizar?

Quanto as fertilizações acho que devias começar o mais rapidamente possivel...mas fazendo-as bem. ah, e descobrires qual a causa das ciano tambem nao era mau. É que eliminaste um problema que era na realidade um sintoma, tens de descobrir qual a causa... e poderá passar por fertilizações erradas entre outros factores.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ptorres, acho que o teu problema era diferente...agua verde e nao cianobacterias

 

william, acho que sem fertilizar é mais complicado stabilizar um aquario do que fertilizando

 

ptuga, o que usas para fertilizar?

Quanto as fertilizações acho que devias começar o mais rapidamente possivel...mas fazendo-as bem. ah, e descobrires qual a causa das ciano tambem nao era mau. É que eliminaste um problema que era na realidade um sintoma, tens de descobrir qual a causa... e poderá passar por fertilizações erradas entre outros factores.

 

ñ sei...( o meu amigo tb identivicou com cinobacterias (agua verde é diferente?,pensava que fose o mesmo se me podesses esclarecer agradecia) fiz testes e ando com nitritos e nitratos altos.. amonia a descer... mas o aqua esta agora a fazer 4 semanas!! acho que já se aproxima no final do ciclo... espero eu!!!phosfotatos baixos 0.5 creio que o meu prob é mesmo nitratos muito altos na casa do 40... mas que espero que brevemente começe a baixar.... apos os nitritos.... que tb já tão a baixar!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ptorres, acho que o teu problema era diferente...agua verde e nao cianobacterias

 

william, acho que sem fertilizar é mais complicado stabilizar um aquario do que fertilizando

 

ptuga, o que usas para fertilizar?

Quanto as fertilizações acho que devias começar o mais rapidamente possivel...mas fazendo-as bem. ah, e descobrires qual a causa das ciano tambem nao era mau. É que eliminaste um problema que era na realidade um sintoma, tens de descobrir qual a causa... e poderá passar por fertilizações erradas entre outros factores.

 

 

Obrigado pela resposta rapida...

o fertilizante que estou a usar é um da "Hagen Nutrafin Planta Grow NPK"... já agora caso n seja a mais indicada alguem me pode indicar uma fixe mas que seja feita semanalmente, dado que, diariamente é totalmente impossivel.

Quantos às causas, aquela que me ocorre era excesso de iluminação eu tinha as 3x80w ligadas 9 horas dias...diminui um hora e alterei o periodo de funcionamento. Passou a 2horas 2x80w -> 4horas 3x80w -> 2horas 2x80w... será que o problema era esse? a iluminação esta adequada?

Tentei melhorar a também a circluação da água.

 

Não referi à um bocado a filtração e assegurada por um eihm 2213 - 440l/H e eu Hailea 1200l/H

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu prob é mesmo nitratos muito altos na casa do 40

 

 

40?!?!?! :wink::crazyeyes::crazyeyes: ja tive problemas de nitratos altos mas nunca com 40,

com os fosfatos a 0,5 devias ter os nitratos na casa dos 5 para estar +- "equilibrado"

que alimento das aos peixes?

faz tpa's diarias para tentar corrigir isso

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40?!?!?! :wink::crazyeyes::crazyeyes: ja tive problemas de nitratos altos mas nunca com 40,

com os fosfatos a 0,5 devias ter os nitratos na casa dos 5 para estar +- "equilibrado"

que alimento das aos peixes?

faz tpa's diarias para tentar corrigir isso

 

é o que ando a fazer!! mas o meu aquario neste momento anda numa roda vida!! mas no praso de uma seman espero ter ele establizado!! ando a fazer tpas diarias na cas dos 10% mas ir limpando as cino mortas.... e tb para o tentar establisar!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais