Pedras E Vidros Com Algas


rafael rebelo

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda. O meu aqua está a ficar com as pedras todas verdes/castanhas.

 

Volume: 240l

Filtro: Eheim 2224

Bomba de circulação: 1000l/h

Iluminação: 2x25W

 

Faço TPAs semanais de cerca de 80l. Já tirei as pedras e lavei e melhoraram mas só por alguns dias. Elas só estão "sujas" na parte virada para a luz. E as algas só estão nas pedras e nos vidros do aqua.

Também já reduzi a iluminação para cerca de 5horas diarias.

 

Que mais posso fazer para eliminar estas algas???

 

Abraço

Editado por rafael rebelo

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Pelo q sei algas castanhas aparecem pq tens periudos de luz muito curtos e tambem ñ precisas de fazer tpas tão grandes eu faço um quinzenal de 50l no meu e ñ tenho problemas.

queres ter um Bruto??

cria o teu e diverte-te

http://kiriza3.mybrute.com

já tens? então junta-te ao 'Clan'

http://mybrute.com/team/116038

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As algas têm forçosamente que aparecer pois se não tens muitas ou talvez nem tenhas nenhumas plantas, elas serão as únicas a conseguir aproveitar os nutrientes existentes na coluna de água.

 

Muito resumidamente tens:

 

- Algas verdes - resultam essencialmente quando se tem muita luz durante muito tempo

 

- Algas castanhas - resultam essencialmente quando tens pouca luz durante muito tempo e quando o aquário apanha luz solar de forma indirecta

 

Outro factor que contribui para a proliferação das algas castanhas é a presença de silicatos na água, que podem surgir em função da areia que utilizamos. Areia de sílica e areia da praia (sílica) são potenciadores deste aumento.

 

Pessoalmente as algas nas rochas não me incomodam minimamente até por que os peixes gostam de ir debicar as rochas à procura de algas (tenho, contudo, Tropheus-Tanganyika e não Malawis, mas penso que os Mbunas também agradecem), mas os dos vidros essas sim chateiam.

 

No meu caso mantenho-as controladas com duas Pomacea bridgesii, uma Neritina natalensis e uma limpeza dos vidros 1 vez por semana.

 

Não sou muito adepto de misturar peixes de habitats muito distintos daquele que mantemos (SAE's, CAE's, Ancistrus,...), muito embora isso não represente um problema, é mais uma questão de gosto pessoal.

 

Espero ter sido útil.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rafael,

 

há quanto tempo está esse aqua a funcionar? Algumas plantas ou nenhuma?

 

 

Partindo do pressuposto que não terás quase plantas nenhumas no aqua, desliga a luz durante 3 dias consecutivos e, durante esse período, faz uma TPA diária de 25% (aproveita e limpas os vidros antes de efectuar as TPA's). Ao fim desses três dias volta a ligar a iluminação e vais ver que estará tudo branquinho. Note-se que as constantes TPA's e em quantidade elevada só devem ser efectuadas se o ciclo do aqua já estiver completo, caso contrário acabam por destabilizar os parâmetros iniciais pretendidos.

 

Um abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Obrigado a todos pela ajuda prestada. ::D:

 

 

Olá Rafael,

 

há quanto tempo está esse aqua a funcionar? Algumas plantas ou nenhuma?

 

Um abraço,

 

Boas Marco,

 

O aqua está a funcionar à cerca de 1ano e meio. Tenho uns pés de vallisnerias (poucas).

 

Abraço a todos

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que já foi tudo dito, mas reforçando...

 

Corrige o espectro de luz (actínicas?) e o período de exposição (quantas horas estás a fazer?).

 

E se quiseres resolver o problema de vez, coloca um ancistrus +/- compatível com esses parâmetros.

 

Caracóis não te aconselhava, pois o mbunas não os deixam andar com as antenas de fora.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que já foi tudo dito, mas reforçando...

 

Corrige o espectro de luz (actínicas?) e o período de exposição (quantas horas estás a fazer?).

 

E se quiseres resolver o problema de vez, coloca um ancistrus +/- compatível com esses parâmetros.

 

Caracóis não te aconselhava, pois o mbunas não os deixam andar com as antenas de fora.

 

Cumps.

 

Boas MakoShark2,

 

O periodo de luz já reduzi para 5 horas diárias. Em relação ao espectro de luz qual é que me aconselhas??

 

Abraço e Obrigado pela ajuda

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, ainda que existam muitos factos para a proliferação de algas, é sabido que as actínicas (luz azuís) estimulam o aparecimento de algas.

 

Não sei qual a temp. de cor que tens actualmente nem o número de lâmpadas, mas diria que deverás equilibrar os Ks das tua exposição, sabendo que 6.500K aproximam-se do espectro solar e que as actínicas estão geralmente acima de 10.000K.

 

Da minha experiência pessoal (também tive um problema com algas), e porque no meu caso não quero abdicar das 8h de exposição diárias e da actínica que tenho (marine-glo) acabei por colocar 10.000K (actínica) atrás e 6.500K à frente, sendo a primeira mais azulada e segunda mais amarelada o que também realça nos peixes as cores que pretendo (azuís e amarelos). A coisa melhorou mas só ficou definitivamente resolvida (em 2 dias) com a entrada de um ancistrus.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei qual a temp. de cor que tens actualmente nem o número de lâmpadas, mas diria que deverás equilibrar os Ks das tua exposição, sabendo que 6.500K aproximam-se do espectro solar e que as actínicas estão geralmente acima de 10.000K.

 

Da minha experiência pessoal (também tive um problema com algas), e porque no meu caso não quero abdicar das 8h de exposição diárias e da actínica que tenho (marine-glo) acabei por colocar 10.000K (actínica) atrás e 6.500K à frente, sendo a primeira mais azulada e segunda mais amarelada

Cumps.

 

Boas MakoShark2,

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda. As lampadas que tenho têm de ser substituidas pois já têm algum tempo de uso. Eu agora quero pôr uma marine-glo mas seguindo o teu conselho vou equilibrar os Ks pondo outra com menos Ks.

 

Abraço

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais