O que é este bixo?


Mónica Nunes

Recommended Posts

Boas pessoal.

A semana passada tive um azar, comprei um peixe que veio com doença e pegou aos outros todos, morreram 3 e os outros consegui tratar a tempo, mas tive que os mudar para outro aquario e com outra agua, os peixes que tinha nesse aquario eram 3 guppies, 3 platys, 2 danio zebras e 1 kuhlie, morreram os 2 zebras e um platy. Na altura que em se pronunciou a doença, tambem apareceram uns bixinhos no aquario de 1,5 cm +/- que nadam tipo aos "esses", eu penso que esses bixos nao são beneficos, pois os peixes nao os comem, appareceram ao mesmo tempo que a doença e eu ja desmontei o aquario e lavei tudo mto bem, inclusivé utilizei outro areao e mesmo assim tenho bixos desses, penso que tenha ficado no filtro, apesar de ter lavado o filtro tb com agua corrente.

Aqui vai uma foto do bixo mau para ver se alguem o consegue identificar e que me digam alguma maneira para os exterminar por favor!!!

 

bixomau.jpg

 

 

bixomau1.jpg

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi! Dá uma olhada neste tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ighlight=vermes

 

Pela descrição que fazes, e pelas fotos, parecem ser os mesmos bichinhos que tens no aquário. Este tópico tem algumas sugestões para eliminar estes vermes, se bem que pelo que percebi é um pouco dificil, e já li noutro tópico que estes bichos aparecem geralmente devido a falta de higiene no aquário, mas não sei se é o teu caso.

 

Espero ter ajudado! :(

Nada do que se sonha é tão estranho como aquilo que se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Como ja referi no outro post, esse bixinho veio com outro peixe que me trouxe doença para o aquario. Falta de higiene nao e de certeza, porque tenho cuidado com todos os meus aquarios.

Penso que nao sejam os mesmo bixos que nesse topico, pois esses bixos apareceram e os peixes começaram a morrer, se nao fizesse mal aos peixes eu nao os queria eliminar.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem isto é só uma suposição mas acho que o facto dos bichos terem aparecido na mesma altura da doença não quer necessariamente dizer que sejam a sua causa.

Os teus peixes não tinham nenhum sintoma antes de morrer, tipo não reparaste em nenhuma coisa diferente neles?

Já li sobre alguns vermes que provocam doenças nos peixes, mas só pelas fotos não consegui ligar os teus bichitos a nada do que li...

Nada do que se sonha é tão estranho como aquilo que se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O que foi que disse no meu primeiro post?

Eu comprei um peixe que trouxe esses tais bixos e doença também!!!!!!!!!!!!

Os peixes apresentaram imenso sintomas de doença, tais como machas escuras e outras brancas, as barbatanas começaram a se desfazer e a ficas esfarripadas, eles andavam parados no aquario.

Falei hoje com um conhecido que ja anda nisto a 20 e tal anos, mas ele nao viu os bixos, disse que podiam ser hidras, mas eu ja fui pesquisar sobre isso e vi fotos de hidras, e nao são direitas, os meus bixos são todos direitos tipo linhas.

Nao sei que faça em relação a isso, pois nao quero arriscar a meter os peixes la dentro e recomeçar a crise de novo.

Ja pensei foi vender esta porcaria toda, e desisir disse, pois começei na aquariofilia de uma maneira desastrosa :cry: e tou ficando sem vontade de continuar.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu percebi o post, mas estava a pensar na hipótese de os bichos não serem a causa da doença!

Eu sei que apareceram ao mesmo tempo, mas há sempre várias possibilidades em aberto...

De qualquer maneira lamento não te poder ajudar, mas não desesperes, se gostas realmente de aquariofilia acho que deves ir em frente e não desistir.

No principio todos nós erramos, eu também já errei bastante, e de facto acho que vamos continuar a errar a vida toda porque ninguém é perfeito, mas há que levantar a cabeça e seguir em frente, porque errar é o passaporte para a sabedoria, afinal de contas aprendemos com os nossos erros!

Depois também há os casos de pessoas que fazem tudo direitinho, mas têm azares, se calhar até é esse o teu caso, mas não se deve pensar que vai ser sempre assim, as coisas hão-de melhorar, vais ver!

Nada do que se sonha é tão estranho como aquilo que se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu nao sei se o tratamento com flagyl se resulta. nao sei se são parasitas.

Serãque ninguem dos discus leu este post???? ou serã que ninguem se importa em ajudar???

Eu sei que ~e errando que aprendemos, mas estes erros podem custar a vida dos nosso peixes, e uma coisa que me revolta é saber que se nao tivesse comprado o tal peixes, ou se o tivesse posto num aquario de quarentena os outros dois nao teriam morrido, muitas vezes as pessoas arriscam pk é so um peixinho, mas afinal de contas eles sofrem e sentem como nos.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há algum tempo apareceram-me uns bichitos parecidos com os que mostras nas fotas, embora não fossem tão grandes, mediam entre 0,5 a 1 cm, parecem mini minhocas brancas que se deslocam pelos vidros. Um dia vi um guppy comer um. Posteriormente os guppys comecaram a roçar-se por tudo. Estou a aplicar Sterazin, os bicharoucos ainda não desapareceram por completo mas pelo menos os guppys já não se roçam.

CCastelinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive desses bicho no meu aquario, pus lá os meu peixes-paraiso e eles comeram-nos todos no mesmo dia. Não sei que bichos sao, mas acho que tem mesmo a ver com a higiene do aquario. Se o teu esta bem limpo pode ser que tenham vindo na agua do novo peixe. Sabes se o aquario de onde ele veio estava bem cuidado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

brotas os meus tb roçavam-se, mas eu como vi os outros morrerem, mudei logo os peixes pa outro aquario e com outra agua e tratei com baktopur, eles ja estao bem.

Quanto ao meu aquario ele estava limpo e entao ontem k foi todo lavado estava ainda mais limpo, e o aquario de onde o peixe veio parecia estar limpo, mas nunca se sabe...

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola! olha eu nos meus tempos de agua doce tambem tinha isso!

nunca me morreram peixes, e tinha o aquario super estabilizado com Altuns, Discos e uma raia-td peixes sensíveis.

Lembro-me perfeitamnte de ver essas "lombriguinhas a nadar! e Garanto-te que isso n´e causa de doença alguma,sao vermes que se desenvolvem no substracto, e pouco mais ha a dizer...sao inofensivos.Se os teus peixes morrem de certeza que nao é por causa disto.

 

Duvido que sejam os "famosos" parasitas intestinais, ja que o meu aqua era desparasitado uma vez por mes com flagyl, e os discos cresciam de uma maneira assombrosa,mais uma vez afirmo isso n faz mal aos peixes, até lhes da alimento-aos mais pekenos claro.

 

Conselho de "amigo;) compra uma filtragem MUUUUITO superior ao volume do aqua, custa $ mas conseguese um equilibrio que dificilmente fará morrer peixes. Foi o que fiz e como disse nunca mais me morreram peixes ou seker adoeceram-GRAÇAS A DEUS;)espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola gatinhakida, eu tambem ja tive montes desses vermes, no meu aqua de oscars, e tenho a certeza que não foi de falta de higiene, mas tambem não sei dizer exatamente o que foi, mas resolvi a fazer varios TPAs e coloquei alguns plecos, pois meu aqua tem 600 lt e tinha milhentos vermes, e apareceu de um dia para o outro, mas fazendo isso que descrevi acima , desapareceu em pouco tempo, espero ter ajudado.

ate ++

Pablo Leandro

ate ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl.

Resolvi o problema, fervi tudo, até o filtro foi mergulhado em agua a ferver, e prontos la se foram os vermes, agora tenho é ainda uma platy meia estranha, os outros todos recuperaram bem e até a minha guppie ta gravida, so que esta platy ta a perder um pouco de cor nas barbatanas e ficou com a boca meia torta, coitados dos meus meninos, mas agora aprendi a meter os peixes de quarentena antes de por no aquario proncipal, mesmo que o peixe tenha custado 1,75€ como a danio que veio com doença... Infelizmente e assim, so aprendemos com os erros.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais