Uma Especie De Ribeiro Verde


Bytter

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Pois é... Tenho andado desaparecido e extremamente ocupado (quem quiser saber porquê, pode sempre ver no meu blog). Para os outros que isso não interessa para nada, aqui fica o que aconteceu ao aquário que era para fazer parte do concurso Ribeiro Verde. Depois de ter estado 4 meses sem luz, ter ficado para viveiro de reds, e agora com um tronco e uns Rasboras a passear, o resultado é este (peço desculpa pela fotografia ter sido tirada com o telemóvel):

 

aquaentradaos8.jpg

 

Para já tem uma espécie de blyxas, rotala boshi, crypto bronzes, anubias nana e musgo de java. As plantas estão a custar pegar porque só ontem meti o CO2 (como podem verificar por aquele tubo ali ao dependuro, eheh). Ando a procura de algo para fazer o tapete da frente. Pensei em Pogostemon helferi, ou Glossostigma, tendo em conta que não consigo manter tapetes de cuba.

 

Podem comentar... É um work in progress e vai servir para experimentar coisas, portanto não poupem nos comentários.

 

Um abraço!

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro ver aquas com pedaços de madeira bem ramificados e com cardumes de arlequins a passear por lá. Agora é só esperar que essas plantas cresçam.

 

Gostei muito.

 

Quero continuar a ver a evolução deste aqua.

 

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece me bem!

 

O que estás a pensar plantar na parte da frente ? ou vais deixar a akadama nua ?

Espero por novas fotografias (com melhor qualidade )

 

Um reparo, noto que tens o difusor de co2 por baixo da powerball! Cuidado pois o mais provavel é a bomba estar a sugar Co2 o que nao é nada saudavel para a sua longevidade (se fica a trabalhar " a seco") experimenta então colocar o difusor de maneira a que as particulas de co2 apenas sejam arrastadas pela corrente que sai do bocal do filtro de maneira a nao correres o risco de estragar a bomba e continuas a ter uma boa dissoluçao de co2!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que estás a pensar plantar na parte da frente ? ou vais deixar a akadama nua ?

 

Essa é a grande discussão. Cuba está fora de questão. Não a consigo manter, especialmente num setup tão lowtech como esse. Queria meter talvez glosso a frente e a pegostomi na parte de trás.

 

Btw, alguem aqui tem estas duas plantas para vender/trocar?

 

Um reparo, noto que tens o difusor de co2 por baixo da powerball! Cuidado pois o mais provavel é a bomba estar a sugar Co2 o que nao é nada saudavel para a sua longevidade (se fica a trabalhar " a seco") experimenta então colocar o difusor de maneira a que as particulas de co2 apenas sejam arrastadas pela corrente que sai do bocal do filtro de maneira a nao correres o risco de estragar a bomba e continuas a ter uma boa dissoluçao de co2!

 

No worries... Eu quero é ver se salto para um de cascata ou arranjo um externo baratinho que isto de filtros internos já deu o que tinha a dar :shock: O que me faz lembrar que também aceito propostas para um Eheim externo em segunda mão :)

 

Algum reparo quanto ao hardscape??

 

Um abraço!

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo.

 

Nada a apontar ao hardscape. O tronco é muito bonito. Parece-me bem, embora ainda não tenha ido ver qual o cenário que pretendes recriar. Em termos de plantas, ainda está " fresco". É preciso dar tempo ao tempo. Gosto particularmente da Crypto no meio das pedras. Dá um toque muito natural. Aquelas anubias na margem da frente é que não me parecem estar no sítio mais indicado. Ficaria melhor na margem oposta, junto das pedras grandes, mas se calhar faz parte do cenário...

 

Para planta de tapete, sugiro Utricularia graminifolia. É muito bonita e é ideal para aquários com pouca luz/baixo consumo de nutrientes no geral. O único senão é que facilmente fica pálida se a fertilização de ferro não for uma constante.

 

 

Acho que só falta mesmo o Setup do aquário.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

belo layout! como disse o André so falta mesmo o setup, vou acompanhar a evolução ansioso pois tenho certeza que mais uma vez vais surpreender! :puppydogeyes:

 

 

abraço

 

william

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para planta de tapete, sugiro Utricularia graminifolia. É muito bonita e é ideal para aquários com pouca luz/baixo consumo de nutrientes no geral. O único senão é que facilmente fica pálida se a fertilização de ferro não for uma constante.

 

Nunca encontrei essa planta cá pelo Norte, infelizmente... Tenho uma Utricularia mas é diferente e não sei se se adaptará à forma imersa.

Se a conseguires arranjar fico em lista de espera para quando fizeres podas :puppydogeyes:

 

Quanto ao hardscape, está bastante bom, agora quero ver isso mais verde!

 

Vai actualizando.

 

Cumps,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Aqui esta o cenas a cores... A camera continua a nao ser grande coisa, mas já dá para perceber a evolução:

 

green-river-color.jpg

 

Se repararem, a rotala atras do tronco nao cresce, não sei porquê. O objectivo seria ela cobrir o filtro ficando uma moita, mas já la vao 4 meses e só sabe é ganhar algas. O estranho é que tenho desta rotala em mais uns 3 aquários e cresce a olhos vistos...

 

Aceitam-se comentários banana rock

 

Um abraço!

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei que plantas e aquela no meio... mas eu acho que estraga um bocado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o teu telemovel tem uma optima resuloção de imagem.

quanto ao aqua aqcho que está muito giro.

simples e giro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada de especial no setup:

 

Setup:

 

Aquario 57x40x40 (91L brutos)

Iluminação 2x36W PLL 6500K + 10000K

Filtro: Eheim Powerball

Termostato: Eheim 100W

Substrato: Akadama + Sera Fertilizante de Fundo

 

Flora:

Anubias Nanas

Blyxa Japonica

Crypto Bronze

Eleocharis Acicularis

Musgo de Java

Rotala Boshi

 

Fauna:

Neons Azuis

Rasboras Arlequins

Otocinclus

Corys Panda

Corys Albinas

Corys Pygmeus

Red-Cherrys (centenas...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.