Discos Envergonhados...


psaudade

Recommended Posts

Boas adquiri faz 3 semanas 4 discos. Eles encontram-se de boa saúde, bem alimentados e todos os níveis que devo manter estão consoante as necessidades deles.

 

O que reparo é que quando me aproximo do aquário eles escondem-se de imediato atrás das plantas de fundo. Se ninguém se aproximar do aquário, lá começam eles na sua boa vida e vasculhar tudo e mais qq coisa e sem qq receio.

 

Estou a ficar decepcionado, pois adquiri os discos para o poder ver e não para estarem sempre escondidos.

 

Que solução dão para isto?????Mudar o "cenário", ter paciência que eles mais cedo ou mais tarde acabam por perder a vergonha?????

 

Cumps,

Ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na certa antes de teres adquirido os discus já devias ter vasculhado na net qualquer coisa sobre as suas caracteristicas e personalidades, e na certa que em praticamente todas essas pesquisas a caracteristica timidez, ou o facto de serem facilmente medrosos vinha sempre descrita sao peixes que demoram bastante tempo a adaptar-se, se os tens 3 semanas e se alimentam bem e estão com saúde isso já é uma boa noticia, agora tem paciencia e espera pelos passos seguintes.

 

Podes sempre tentar dar comida á mão de vez em quando como por exemplo a artémia eles não se fazem rogados em ir comer á tua mão, quando deres conta mal eles te vejam vao ficar todos excitados a nadar para cima e para baixo a chamar a tua atenção.

 

 

Tem calma, boa sorte.

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na certa antes de teres adquirido os discus já devias ter vasculhado na net qualquer coisa sobre as suas caracteristicas e personalidades, e na certa que em praticamente todas essas pesquisas a caracteristica timidez, ou o facto de serem facilmente medrosos vinha sempre descrita sao peixes que demoram bastante tempo a adaptar-se, se os tens 3 semanas e se alimentam bem e estão com saúde isso já é uma boa noticia, agora tem paciencia e espera pelos passos seguintes.

 

Podes sempre tentar dar comida á mão de vez em quando como por exemplo a artémia eles não se fazem rogados em ir comer á tua mão, quando deres conta mal eles te vejam vao ficar todos excitados a nadar para cima e para baixo a chamar a tua atenção.

Tem calma, boa sorte.

 

Nem mais, concordo com tudo o que disses-te e de facto tb andei a ler sobre eles na net. Não fiquei com a ideia de que seria assim tanto tempo, mas como paciencia não me falta, irei esperando e tentando aproximações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mim no inicio aconteceu-me o mesmo, mas depois meti mais dois novos. COmo os novos ate comem na minha mao, parece que os outros nao querem ficar atras e vêm tambem. Mas ultimamente têm, andado muito medrosos. desde a ultima tpa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas horitas bem passadas em frente do aquário sentadinho, fazem milagres. São Discos é normal.

É, de facto, mesmo assim.

Mas, seja como for, está atento aos parâmetros da água (amónia, nitritos, nitratos, ph e tal)

Por vezes, é fácil confundirem-se as tangas próprias deles - e são muitas - com stress provocado com um poluente.

Vê se não tens aí uma qualquer fonte de tensão (vibrações, luz a mais ou coisa parecida)

Já agora, onde para o tópico do teu aqua para a gente ver como isso está...

Abraço

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas horitas bem passadas em frente do aquário sentadinho, fazem milagres. São Discos é normal.

É, de facto, mesmo assim.

Mas, seja como for, está atento aos parâmetros da água (amónia, nitritos, nitratos, ph e tal)

Por vezes, é fácil confundirem-se as tangas próprias deles - e são muitas - com stress provocado com um poluente.

Vê se não tens aí uma qualquer fonte de tensão (vibrações, luz a mais ou coisa parecida)

Já agora, onde para o tópico do teu aqua para a gente ver como isso está...

Abraço

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas horitas bem passadas em frente do aquário sentadinho, fazem milagres. São Discos é normal.

É, de facto, mesmo assim.

Mas, seja como for, está atento aos parâmetros da água (amónia, nitritos, nitratos, ph e tal)

Por vezes, é fácil confundirem-se as tangas próprias deles - e são muitas - com stress provocado com um poluente.

Vê se não tens aí uma qualquer fonte de tensão (vibrações, luz a mais ou coisa parecida)

Já agora, onde para o tópico do teu aqua para a gente ver como isso está...

Abraço

P.

 

(a isto chama-se a burocracia do fórum: é em triplicado)

(se os Senhores Moderadores fizessem o favor de aplicar o Simplex, ficava agradecido)

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois é.... isto com o tempo e muita paciência acho que vai lá.

 

Os discos já se encontram mais abertos à presença humana junto ao aquário, mas continuam com alguma vergonha. Só a perdem se estivermos um pouco distantes do aquário e sem movimentos bruscos.

 

A minha preocupação agora tb se prende com o facto de um dos discos estar quase sempre escondido e não me parece que seja vergonha, mas sim por defesa do território, pois quando o vejo cá fora, 1 dos outros discos afugenta o outro.

 

Encontram-se todos bem alimentados, incluindo o mais reservado e aparentam boa saúde.

 

Já fui comprar mais uma dose de paciência para ver se eles ficam mesmo desavergonhados.

 

 

Para fotos, podem consultar aqui: Uma Evolução

Cumps,

Ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois é para tudo é preciso paciência e isto não é excepção.

 

Os meus tb são assustadiços quando sentem movimento perto do aquário, se tiver no sofá eles andam sem problemas. O mais engraçado é que o mais pequeno de todos é o mais afoito para já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vergonhicida, novo medicamento para tratar discos envergonhados.

 

Pois é, cá estou eu novamente só para dizer que a paciência e a persistencia dão sempre bons resultados. Neste momento todos os discos se encontram "desavergonhados" e passeiam livremente pelo aquário mesmo com as minhas "trombas" lá escarapachadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vergonhicida, novo medicamento para tratar discos envergonhados.

 

Pois é, cá estou eu novamente só para dizer que a paciência e a persistencia dão sempre bons resultados. Neste momento todos os discos se encontram "desavergonhados" e passeiam livremente pelo aquário mesmo com as minhas "trombas" lá escarapachadas.

 

e qual foi a receita?

os meus continuam timidos, principalmente os mais pequenos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais