Meu Plantado - 400 Lt


ric-santos

Recommended Posts

Boas!

 

Após muito aprender, ler, pedir opiniões e tirar duvidas aquí com a malta deste forum, decidi-me meter mãos à obra num DIY complecto de raiz. . . (Posteriormente coloco o link para o DIY)

 

Nome: ________ (ainda espera batismo)

Data da montagem: 20-10-2007

 

Setup:

- Aqua: 120 x 50 x 65 cm (C x L x A) - Vidro de 12 mm s/ travessas

- Sump: 60 x 40 x 40 cm

- Termoestacto: 2 x 150 W - Jager

- Substracto: 5 kg - Prodac ???? vou ver e depois confirmo

- 50 kg areão de silica

- 10 kg de areia da praia bem lavada

- Pedras - Xistos

- Tronco de outro aqua

 

Iluminação:(edit a 29/10/2007)

- 4 x PLL 55W - 4000K

- 2 x PLL 55W - 6500K

 

Flora:

- Feto de java num tronco (reciclagem de outro aqua)

- Hygrophila ???? (peço ajuda p/ identificar)

- Hygrophila polisperma (à esquerda) - (acho eu, já agora confirmem tb)

- Hygrophila Difformis

- Cabomba

- Ammania Gracilis

- Bacopa Amplexicaulis (B)

- Echinodorus Bleheri

- Nomaphila Siamensis

- Ludwigia Repens (B)

 

Fotos:

O Aspecto para ganhar coragem:

DSC04860-N.jpg

 

As lampadas na calha:

DSC04861-N.jpg

 

Uma etapa, com a dona da casa a coordenar. . . bang

DSC04862-N.jpg

 

O aspecto +/- final do layout

DSC04865-N.jpg

 

Após umas leve plantação com podas de outro aqua, O famoso Enchimento aguardado à muitooooooo tempo.

DSC04867-N.jpg

 

24h após o enchimento . . .

DSC04876-N.jpg

 

E por agora é tudo. . .

Espero que opinem bastante. . .

 

Já agora, pretendia mais plantas, nomeadamente algumas avermelhadas, se existir alguma alminha caridosa que pretenda "doar" ou vender a preço de amigo. . . estou disponivel . . :)

 

Futuramente, tenho de fazer a ligação/ instalação do Sistema CO2 pressurizado, bem como o sistema de TPA's automáticas programadas.

Editado por ric-santos

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o aqua esta demais e a sua construçao deveras impressionante..

 

agora um senao...aquele caminho de pedras #food é k ja nao gosto...fica mt artificial

 

de resto é como se diz..maos a obra e flora nesse aqua

 

abraços

::Assinatura Removida::

::Imagem com altura superior a 100 pixels::

 

BIOBASE AQUASCAPING

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma coisinha...se nao quiseres tirar o caminho de pedras,tenta colocar um tapete entre o caminho...é capaz de ficar mt engraçado ate

 

é so uma opiniao

 

abraços

::Assinatura Removida::

::Imagem com altura superior a 100 pixels::

 

BIOBASE AQUASCAPING

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

por curiosidade, onde tens os termostatos?

 

Aqua muito fixe, sem dúvida, não deve ser é nada facil a manutenção do mesmo uma vez que está entre um movel e uma parede (sei bem o que é isso porque aqui em casa é a mesma coisa #food)

 

Cumps,

Luis Mendes

Editado por chocapic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

por curiosidade, onde tens os termostatos?

 

Aqua muito fixe, sem dúvida, não deve ser é nada facil a manutenção do mesmo uma vez que está entre um movel e uma parede (sei bem o que é isso porque aqui em casa é a mesma coisa #food)

 

Cumps,

Luis Mendes

 

Aposto que o termostato esta na sump .

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo...

 

Vindo de ti só podia ficar como ficou... ou seja SUPER!!!!!!!!

 

 

Valeu a demora... Beijinhos para a Sra. Coordenadora!

 

 

Abraços

 

p.s. onde andam as fotos da sump? e os pormenores dessa coluna seca? hehehehhehehehhe

Editado por Jorge Serrenho

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Parabéns pelo projecto!

 

Está um pouco artificial mas penso que com o tempo vais aperfeiçoar isso até ficar "um mimo".

 

Continua a actualizar,

 

cumprimentos

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O DIY está realmente fantastico.Quanto ao layout, bem todos temos os nossos gostos.A meu ver metia mais fetos do lado esquerdo do tronco de maneira a disfarcar o corte recto para parecer mais natural, as pedras que separam o rio metia musgo ou riccia agarrado a pedras do lado de fora do rio para dar a sensação que são as margens dos rios com plantaçãoe também para disfarçar as pedras que separa as areias.Quanto a escolha de planta de tapete tem atenção que a luz está muito distanciada por isso a escolha tem que recair por uma não muito exigente a nivel de luz, ou seja glosso é de excluir, talvez eleocharis.Para tapar a coluna seca usava uma de crescimento rapido, Hygrophylla polysperma rosanervig (pelo menos parece) pode não ser boa solução pois cresce pouco em altura....Adicionava pedras mais enterradas para ficar rente ao areão e enterrava mais o coco e "forrava-o" com musgo.A planta vermelha punha do outro lado da margem à formação de pedras.É só uma opinião, espero que tenha sido util...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas quero assistir a esse teu sistema DIY... pelo aspecto 5* e pelas fotos noto que foi um projecto bem planeado... vai postando fotos e descreve a sua evolução... parabens!!

 

Em relaçao ao layout gostos nao se discutem, mas deixo a minha opinião, acho que o teu layout está mt pouco natural, em especial a disposição das pedras, apesar de saber que as tens assim para dividir os diferentes tipos de areao!

 

Força nisso!!

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vou repetir o que o pessoal já disse mas esse DIY precisa mesmo de um topico com os passos todos :D

Quanto ao layout não gosto do ordenamento das pedras ,têm um ar pouco natural ,mas se tu gosta quem sou eu help

Espero por desenvolvimentos desse aqua fantástico

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião o akua está muito porreiro, gosatei principalmente das pedras que tens do lado direito com essas plantas pelo meio.

Quanto ao meio, na minha opinião também não gostei muito das pedras em fila, mas se tu gostas.

 

Bem de resto quero ver a continuação desse projecto, e já agora coloca também se puderes umas fotos do Spump.

 

Boa sorte para o projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá a ver o avançar da coisa... tem tudo para dar um grande plantado ;)

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de mais, muito obrigado pelas diversas opiniões, era mesmo isso que eu pretendia. . . :D

 

Pelo geral das opiniões, vejo concordância nos seguintes aspectos:

- Criar o post com o DIY, passo-a-passo;

- Fotos da Sump, com todos os materiais em funcionamento, (chocapic, sim os termoestactos estão na Sump)

- Arranjar aquelas margens do rio, que estão muito "artificiais", (pra ser sincero acho as margens duas linhas demasiado rectas)

 

Vou reunir as vossas sugestões, analisá-las, colocá-las em referendo com a Sr.ª Coordenadora :tongue: , e será executada uma alteração pra melhor espero.

 

Quanto ao tronco e ao coco, ainda só estão pousados, pois queria prender-lhes lá um pouco de musgo.

 

Para plantas à frente, como o Varez já sugeriu, tou a pensar em Eleocharis, Pogostemon helferi.

 

Novas fotos e actualizações, talvez só mais pró fim-de-semana, já tenho compromiços . . . ;) , mas se conseguir um furinho. . . .

 

Continuo à espera de mais sugestões.

 

Cumprimentos. . .

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Após estes dias, o bichinhos das plantas não aguentou. . . .vai daí, acrescentei algumas especies.

 

Eis o aspecto actual. . . . .

DSC04883-N.jpg

 

A pedido de alguns membros, deixo aquí fotos da "casa das máquinas"

DSC04887-N.jpg

 

Sump de frente!

DSC04888-N.jpg

 

Sump do lado direito!

DSC04891-N.jpg

 

Neste momento é mais ou menos este o a vista do meu aqua.

DSC04892-N.jpg

 

Nesta última foto podem verificar a existência da instalação de uma luz florescente no interior do móvel, a qual recomendo vivamente neste tipo de montagens. . . . que jeitão. . .

 

O CO2 neste momento é caseiro, mas o projecto ainda não está totalmente concluido, pois ainda falta montar/instalar algumas coisas tais como CO2 pressorizado e outras . . . .

 

Ainda não pensei bem a sério foi como tratar o problema das ditas "margens". . . acho que no geral a coisa está mais disfarçada, mas ainda assim . . . :puppydogeyes:

 

Venham daí opinanços. . .

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme já te tinha dito tens um aquário cinco estrelas .

Um reparo os termostatos deviam de estar mais dentro de agua ,estão a cima do nível recomendado.

Esse movel é digno de um DIY.

Editado por josegarcia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem :D est bem melhor mas msm assim mantiveste o caminho de pedras ...

 

essas plamtas sao-me conhecidos :morning: ...onde sera que foram compradas??? lol

 

ta bem melhor mas acho que umas plantas bem mais altas,ou no lado esquerdo do aqua ou direito do aqua ouuuuuuu em ambos ficaria a matar mesmo...num sei...axo que dava noçao de profundidade ao aqua que posso dizer que é o melhor DYV que ja vi..

 

bem continuaçao do bom trabalho e se quizer mais plantinhas ja sabe bowdown)))

 

qualquer coisa MP 8) e da-sse um jeitinho ao aqua visto que somos da msm zona

 

abraços

::Assinatura Removida::

::Imagem com altura superior a 100 pixels::

 

BIOBASE AQUASCAPING

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

 

A todos que seguem este meio aqua, venho desde já pedir emensa desculpa pela falta de actualizações +/- regulares, no entanto tenho uma decepção a apresentar-vos . . .

 

Eis o aspecto actual do aqua:

 

DSC04901.jpg

 

Pois é. . . .mereço bangbangbangbang

 

Foram colocados mais habitantes, ou seja foram transferidos de 2 outros aquas todos para este. . .

Pelo meio tive duas posturas daquele escalar maior. . .

 

No entanto o grande problema mesmo que enfrento é o de acertar a fertilização e od fertilizantes. . .

 

Aquí não tenho coragem (pra não aumentar re-postar as fotos :blush: ) de postar as fotos das plantas, no entanto podem verificar e até mesmo dar uma ajudinha neste post:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=76105

 

Falta mesmo o tal post do DIY . . . andou mesmo desleixado ou ocupado. . . fica ao vosso critério ;)

 

Venham daí essas opiniões/ajudas

Abraços

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.