Anemona em Perigo?


Matarato

Recommended Posts

Tenho uma Heteractis magnifica que hoje ficou sem +- 3cm do corpo por ter sido sugada por uma bomba de circulação :) . No entanto, continua aparentemente tudo bem (anemona e aqua.) cheers .

A minha duvida é a seguinte: Será que vai acabar por morrer ou existe alguma possibilidade de se recuperar?

 

Obrigado.

031021_dolphin.gif040406_dauphins.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Amigo,

 

Devias ter prefiltros nas bombas de água, para que a área de sucção fosse maior e portanto a sucção mais distribuida.

 

De qualquer forma observa 2 coisas:

 

O aspecto externo da anemona, se se mantém com excelente aspecto.

 

Os valores de NH4- Amoniaco e NO2 - Nitrito.

 

Estes 2 pontos deves de ter atenção durante vários dias.

 

Caso os valores de NH4 e o NO2 subam, observa novamente a anémona e se vires que está pior tira-a para um aquário de tratamento onde se morrer não destrua o teu ecosistema.

 

Fica Bem!!

 

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por favor, não comprem Heteractis magníficas!!!

São muito raros os casos de sucesso, sendo que sucesso não é ter a anemona durante 6 ou 7 meses mas sim anos.

Os que o conseguiram até hoje normalmente têm-nas debaixo de projectores de 400W e com movimentação de água violenta!!!

Tirando os corais não fotossintéticos, estes animais serão talvez dos mais difíceis de manter em cativeiro, mas infelizmente a maioria julga o contrário e toca de contribuir para a "chacina" destes animais e consequente desaparecimento da natureza.

Eu sei que é difícil resistir ao vermos uns palhacitos alegremente nos seus tentáculos.

Felizmente tal simbiose é possível de observar em nossas casas com anemonas mais "fáceis" de manter. Entacmea quadricolor (bubble ou rose anemone) e macrodactila doreensis são o ideal e ainda por cima, no caso da primeira, aceite por quase todos os palhaços normalmente disponíveis no nosso comercio.

As outras, deixem-nas estar na natureza por enquanto.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo acrescentar que para além de algumas anemonas, também alguns invertebrados e peixes deveriam ser deixados no seu habitat natural e não serem comprados por aquariofilistas que embora os comprem com as melhores das ideias, eles próprios sabem, lá no fundo, que vão acabar por morrer.

 

Se querem "estoirar" €uros ninguém tem nada a ver com isso, agora assassinar seres vivos eu: SOU CONTRA!!!

 

Eu também adorava ter anemonas, eu também adorava ter peixes como um leucosternon ou um sohal, mas eu sei que se os comprar eles vão acabar por morrer mais tarde ou mais cedo. Por isso, prefiro deixá-los onde estão, ou seja, nas lojas. Se não houver procura nas lojas destes animais, as lojas deixarão de os importar, porque eles irão morrer nas lojas.

 

Sei que isto não vai valer de nada, mas enfim. Deixo aqui a minha opinião, pelo menos! :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Amigos,

 

Concordo plenamente convosco e aquilo que vos posso garantir é que irei tentar dar toda a atenção do mundo no que respeita a especies que não correm bem aos meus clientes, porque é inaceitável que todos queiram determinada especie e nenhum consiga mante-la. Acho que é inevitavel compreendermos que essas especies estão bem é no mar.

 

Logo tanto o Acanthurus Leucosternon como as Heteracthis Magnificas são especies a riscar das minhas importações.

 

Posso dizer-vos que tenho observado e uma das especies que mais tem sido falada em termos de problemas é mesmo o Acanthurus Leucosternon.

 

Quanto a peixes alternativos a esses que não têm dado problemas nenhuns, ex:

 

Zebrasoma Flavescens, Zebrasoma Scopas, Acanthurus Lineatus entre outros.

 

Um Abraço

 

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim Mário, só me resta louvar essa actitude. Todos fossem assim!

 

Não nos podemos esquecer que estamos a falar de seres vivos e seres vivos selvagens, ou seja, apanhados no seu habitat natural (não está em causa se são apanhados em fase larvar ou já em juvenis/adultos).

 

Se não houvesse mais peixes, agora existem montes de peixes de montes de cores, com montes de funções. Para quê arriscar um peixe que todos sabem que é complicado de manter?! Eu sei porquê, mas não consifo compreender.

 

Ainda se pode retirar deste lote aqueles aquariofilistas que tentam uma espécie difícil uma vez e se não correr bem não tentam, agora há por aí muito boa gente que tenta, tenta, tenta e continua a tentar... e os peixes continuam a morrer...

 

Eu por exemplo digo desde já, que gostava um dia de tentar um sohal, quando tiver um aquário de mais de 600litros e maturado, mas se por qualquer motivo ele morrer, o que pode muito bem acontecer, nunca mais comprarei nenhum.

 

Como se costuma dizer, errar todos erramos, agora cometer o mesmo erro várias vezes é... enfim... 8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Concordo mas não em pleno com a vossa opinião pois como já foi aqui apresentado existe alguem em Portugal que conseguiu manter um destes especimes durante 5 anos em cativeiro (Acanthurus Leucosternon), eu por exemplo apenas o consegui manter em minha casa num periodo máxmo de 1 ano e meio com a ajuda quer de uma uv e tb de um controlador de potencial redox, mas enfim tenho de afirmar que é um especime de dificil manutenção, mas como tambem tenho ouvido falar da boca de quem me visita que existem lojas que para manterem/venderem estes animais os quarentenam com cobre não seria de esperar outra coisa não concordam?Quanto a mim não querendo ser suspeito neste tipo de situação cada vez que tenho a especie referida esta é mantida junto com os corais e todo o tipo de invertebrados para que se observe apenas com uma parcela minima de cobre pois como deverão saber e isto será a penas a minha opinião.....um reef quer se queira ou não deverá sempre conter uma parcela minima de cobre e já dizia isto um excelente biologo chamado Julian Sprunge.

Mas como tb já ouvi nos meus dias de conferencia entre quem ama este hobby, que maior parte dos lojistas afirma a pés juntos que COBRE nunca no reef......Olhem bem para os acondicionadores e reparem num que se chama COMBISAN e tirem as vossas conclusões.

Felizmente posso referir que esse exemplar mantido durante o maior espaço de tempo que ate hoje conheci foi-me adquirido no inicio da minha aventura como lojista e quem o comprou costuma andar por aqui e inclusivamente colocou um post com este tipo de topico de manutenção da especie referida.

 

Um Grande Abraço

Rui Carvalho

Planeta Animal

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim a questão está a ser um pouco desvirtuada, senão vejamos:

 

Para mim, não é por uma pessoa ter mantido este peixes (e outros) durante 5 anos que eu vou mudar a minha opinião de que (quase)NINGUÉM deve comprar este peixe.

 

Nem que fosse por 50 anos...

Nem que fossem 50 pessoas que o tivessem conseguido...

 

Acho que está para durar a chegada da altura onde se poderá dizer que um leucosternon é um peixe fácil ou assessível de manter, por isso, continuo com a minha opinião de que, nem sequer deveria estar disponível nas lojas, quanto mais ser comprado por aquariofilistas.

 

 

 

Viva Rui, já agora (para registo) podes dizer o setup desse senhor para manter um Leucosternon por 5 anos? :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo ,

 

nunca pretendi de forma alguma que a tua opinião fosse alterada, mas apenas fiz ver que apesar de tudo ainda é possivel manter algumas especies DIFICILIMAS por algum tempo com o equipamento especifico.

Entretanto ajudei a juntar achas á fogueira pq afirmei que se deverá usar uma parcela pequenininha de cobre em reefs .... :wink: , mas como sabes vale a pena trocar opiniões não vale é dizer que se quarentena estes peixes com cobre (cirurgiões), pois isto é que é crime e quem compra sabendo desta verdade é tolo não achas?Desculpa o termo tolo mas não achei nenhum mais modesto nesta situação,pois como tu sabes o sistema imunitário destes peixinhos ficara deveras fraco para combater seja o que for.

 

Quanto ao que me pediste aqui vai, quem manteve este peixito durante 4 anos e não cinco como afirmei :) , sorry foi o REEFMAN e aqui tens o topico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...der=asc&start=0

 

Abraços

Rui Carvalho

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não te importas de explicar um pouco mais em pormenor o quequeres dizer com isto?

 

pq afirmei que se deverá usar uma parcela pequenininha de cobre em reefs ....

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre,

 

O que quero dizer com isso é que um dos biologos mais famosos deste mundo insiste em dizer que existe necessidade da existencia de cobre em reefs,e até arranjou uma formula de elementos traço com uma parcela de cobre (0,01), porque nos estudos efectuados chegou á conclusão da necessidade de maior parte dos invertebrados necessitarem dessa parcela para um metabolismo correcto.

Esse senhor chama-se Julian Sprunge, e o que se ouve geralmente é que cobre é proibido em reefs.

 

Abraço

Rui Carvalho

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

Sim, existe cobre na água do mar, pelo menos as análises assim o demonstram, mas também existe alumínio, cadmio, boro, selenio, titanio, zinco, ferro, níquel, crómio, cobalto, prata, chumbo, etc.... salvo erro são 70 elementos ao todo.

O que as análises também demonstram é que o cobre (e outros elementos), existem em quantidades muito pequenas, no caso do cobre 0.00025 mg/L. Como é que nós conseguimos mantêr esses valores num aquário, com precisão? Fazendo testes e doseando em conformidade não é verdade? E onde é que arranjamos testes com precisão de microgramas? Não arranjamos. Então o que fazemos? Trocas de água. É a única maneira de saber que estamos a adicionar esses elementos sem correr o perigo de sobredosagem o que no caso do cobre tem consequências graves para os invertebrados, além de inutilizar a rocha viva e areão.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre,

 

pois é mas aqui em Portugal tens de reconhecer que quem vende muitas das vezes afirma a pés juntos que cobre nunca...em reefs e depois vendem elementos traço com toda a composição que falastes e nem sabem para o que serve, mas como deves saber tambem e calculo pq é a primeira vez que falo contigo se dosearmos bem esses elementos e partindo sempre do pressuposto que a dose é 10ml/100Litros, ñós adicionarmos metade não corremos esse risco...ehehehhe.Espero que concordes com esta minha solução...

 

NB-Eu por exemplo aconselho o COMBISAN e não me tenho dado mal...

 

Um Abraço

Rui Carvalho

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebi a tua ideia Rui, aliás falámos disto e do cobre quando tivemos oportunidade de trocar uns dedos de conversa.

 

O que continuo a afirmar é que não é por um, ou 2 ou 10 ou 50 pessoas manter um leucosternon por mais de 3 anos, que ele deixa de ser considerado de manutenção difícil e deveria continuar no mar que é o seu local e onde deve estar e não em aquário.

 

Como é evidente é uma opinião pessoal, claro está :wink:

 

Quanto ao cobre concordo plenamente contigo em relação às lojas e concordo plenamente com o Alex em relação aos aquários em nossas casas.

 

8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Planeta.

 

Julgo que muitos comerciantes quando dizem cobre nunca se referem a doses individuais de cobre ou seja, pegar num medicamento à base de cobre e deitar umas gotinhas para dentro do aquário. Esta prática é que condena os invertebrados e substratos calcários, e julgo que é a ela que a maioria dos comerciantes se refere.

 

Eu pessoalmente não gosto de dosear às cegas se bem que por vezes o faça mas sempre observando a resposta dos corais.

Num mundo ideal, compravamos um "multimedidor" com uma sonda mergulhada na nossa sump, que medisse em tempo real cada um desses 70 elementos existentes na água salgada. De cada vez que a concentração de um deles baixasse, esse tal medidor encarregava-se de dar início aos mecanismos que permitissem a introdução exacta da quantidade de elemento em falta, mantendo a composição da água o mais estável possível. É bom sonhar....

Como não vivemos num mundo ideal teremos que descartar esta possibilidade e é por isso mesmo que não sou muito a favor do doseamento de oligoelementos às "cegas". Não sabemos que quantidade é consumida pelos seres que habitam os nossos aquários, nem sabemos quanto doseamos de cada vez que introduzimos mesmo metade do que o fabricante aconselha.

Será que os 20 corais que tenho no meu aquário consomem a mesma quantidade que os 20 que o diogo lopes tem? E o tamanho dos corais não conta? Conta. E a espécie? Quem é que me garante que uma favia não consome 10 x mais Selénio que uma acropora?.....

São estas dúvidas, e a incapacidade de medir de maneira idêntica à que fazemos com o cálcio e KH, que me mantém afastado dessas garrafinhas mágicas de oligoelementos e me aproximam mais das TPA's.

No entanto, se notamos no nosso aquário uma melhoria considerável nas condições, saúde e crescimento dos corais quando administramos esses aditivos, não vejo porque não se podem utilizar, mas sempre com muita atenção e cuidado na observação da resposta dos animais.

Já fiz muitas vezes doseamento de cloreto de estrôncio sem testar esse parâmetro. Comecei com uma dose muito inferior ao recomendado pelo fabricante e fui subindo gradualmente até atingir o meu objectivo que era de estimular o crescimento das algas coralinas.

Os resultados foram excelentes e até os corais deram um "pulo". No entanto já não fazia trocas de água há (tenho vergonha de dizer :wink: )... e por isso mesmo observava esse fraco crescimento da coralina uma vez que os restantes parametros críticos (calcio e kh) estavam em ordem.

 

De qualquer maneira, a minha opinião é que devemos usar ao máximo as TPA's em detrimento dos restantes aditivos (excepto cálcio). As dúvidas que tinha em relação a este aspecto, dissiparam-se todas quando visitei os aquários do SD e o aquário do Marco Madeira. Trocas de 10% semanais com água natural, crescimento espectacular de corais e algas coralinas. Contra factos não há argumentos.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo Alexandre,

 

sei que tem alguma experiencia em reefs e como costumo dizer este nosso hobbie não é uma ciencia exacta, acho que acima de tudo a manutenção destes aquas se deve mais á nossa capacidade de observação e nada mais, pois como disseste utilizas agua natural????

Ajuda-me com o que queres dizer agua natural????Pois se me falares de mudas de agua quando as fazes estas simplesmente a retirar elementos traço ao teu aqua e agora?Como repor esses elementos novamente?voltas a ter o mesmo problema e não me vais de certeza falar em microgramas pois ai tb não te preocupas com essa muda parcial e o efeito que ela vai ter no teu aqua?Citação"Eu pessoalmente não gosto de dosear às cegas se bem que por vezes o faça mas sempre observando a resposta dos corais" Pois é contra os aditivos e como vais repor os oligoelementos que retiraste quando dessa muda???Ajuda-me a compreender como consegues então medir o magnésio que é tão ou mais importante que os outros todos pois é este elemento que te ajuda a manter um efeito de tampão elevado e ajuda-te tambem a manteres os niveis de calcio nos parametros normais e tb te condiciona o KH, pergunto isto porque numa das tuas afirmações"De qualquer maneira, a minha opinião é que devemos usar ao máximo as TPA's em detrimento dos restantes aditivos (excepto cálcio). ", ajuda-me então a compreender como é a formula que usas para esse equilibrio que falas sem nenhum destes aditivos sejam eles individuais ou em conjunto.

Já agora basta veres o que afirmei "nós adicionarmos metade não corremos esse risco...ehehehhe.Espero que concordes com esta minha solução... " pois assim não corremos o risco de excessos e cá vamos nós observar bem a reacção dos nossos corais e de tudo o que o nosso pequeno ecossistema fechado nos mostra quer de bom ou de mau....

 

Atentamente

Rui Carvalho

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Planeta

 

De facto ,o Alexandre já deu uma excelente resposta mas permitam-me apresentar alguns argumentos até porque este assunto poderá induzir em erro algumas pessoas e porque vejo algumas afirmações não cientificas que com a repetição correm o risco de serem tomadas como verdadeiras . Assim sendo :

 

não vale é dizer que se quarentena estes peixes com cobre (cirurgiões), pois isto é que é crime e quem compra sabendo desta verdade é tolo não achas?Desculpa o termo tolo mas não achei nenhum mais modesto nesta situação,pois como tu sabes o sistema imunitário destes peixinhos ficara deveras fraco para combater seja o que for.  
Gostaria que mostrasses alguma referencia bibliografica ou algum estudo cientifico que provasse que o uso de cobre durante um tempo reduzido provoca enfraquecimento do sistema imunitário .Isso até hoje não passa de um mito . Eu uso cobre em quarentenas quando acho necessário ( devido atempos de transporte excessivos e stress ) e posso mostrar vários cirurgiões que estão em aquarios mantidos por nós ,alguns há 2 anos em que nunca mais foi colocado cobre e nunca apareceu de forma repetida Cryptocarium nem Oodinium .Aliás tenho pessoas que me compraram A,. Leucosternum e que tanto quanto sei ainda estão vivos ( em aquários adequados em termos de espaço e circulação ). Aliás imagina esta situação : um peixe que é retirado do mar ,que viaja 48 horas num saco em que o pH original era 8,3 e que chega com um pH de 5,8 e que não come nada provavelmente há 4 dias ( o exportador não lhe deu comida para não acumular tanta amonia ) e ainda por cima vai para um aquário numa loja cheia de pessoas a passarem e que ainda tem que lidar com parasitas que o ataquem . è obra ! O desgraçado já não tem é sistema imunitário nenhum e temos que controlar a multiplicação desses parasitas para que aí sim o sistema imunitário do peixe recupere quando ele começar a comer e deixar de andar assustado. è mais fácil lutar contra um do que contra 100 parasitas. O cobre não mata todos .Torna é a luta mais equilibrada a favor do peixe. Se o sistema imunitário não funcionasse também o peixe morreria na mesma.Basta ver os individuos com SIDA que apesar dos tratamentos sucumbem`as infecções mais banais . Se calhar estás convencido que os exportadores e os grandes distribuidores não usam cobre. Basta visitares a Tropical Marine Center ou falares com o veterinário que lhes dá assistencia.

Claro que o uso de cobre não é uma regra para as quarentenas. Temos que observar os peixes nas primeiras 48 horas ,o seu comportamento ,a qualidade da água com que chegam e então usar ou não cobre conforme necessário. Podemos até fazer uma experiência quando recebemos peixes de uma viagem com pelo menos 18 horas , quarentenamos com cobre metade dos peixes e outra metade e não. Deixamos os peixes na loja 3 semanas ( sim não vale vender nos 2 ou 3 dias a seguir ), e aí vemos qual apanha Cryptocarium e sobrevive.Depois colocamos os peixes num mesmo aquário e vamos ver o que apanha Cryptocarium primeiro e o que sobrevive .Assim saberemos qual tem o sistema imunitario em melhores condições.

 

O que quero dizer com isso é que um dos biologos mais famosos deste mundo insiste em dizer que existe necessidade da existencia de cobre em reefs,e até arranjou uma formula de elementos traço com uma parcela de cobre (0,01), porque nos estudos efectuados chegou á conclusão da necessidade de maior parte dos invertebrados necessitarem dessa parcela para um metabolismo correcto.  

Esse senhor chama-se Julian Sprunge, e o que se ouve geralmente é que cobre é proibido em reefs.  

 

O cobre como disse o Alexandre é um oligoelemento( oligo é um prefixo que significa pouco ) indispensável à vida em diminutas quantidades. Ele serve nomeadamente como cofactor em determinados processos metabólicos e para a formação de pigmentos, quer para o homem ,quer para os peixes ( podemos encontrá-lo na comida granulada ou nos flocos )quer para os invertebrados.

Agora estamos a falar de concentrações minímas . Enquanto que as doses terapeuticas de cobre andam entre 0,15 e 0,25 ppm ou mg por litro a dose perigosa para os corais e outros invertebrados pode ser tão baixa quanto 0,01 ppm ( que os testes normais não detectam ) enquanto que a concentração de cobre no mar é de 0,0001 ppm. Claro que quando colocamos um aditivo que contenha 0,01 ppm e usamos 1 ml por 100 litros de água estamos a dilui-lo até 0,0001 ppm .O que não tem nada a ver com usar cobre em aquários de recife .èv preciso cuidado com estas afirmações e sabermos exactamente de que quantidades estamos a falar.

por exemplo o arsénio que foi usado para envenenar pessoas também é um elemeto presente na cartilagem e nos ossos, e nós não precisamos de tomar arsénio ( nem convém ) porque ele estará presente em alguns dos alimentos que ingerimos .

Posto isto ,POR FAVOR, não adicionem sulfato de cobre num aquário de recife, porque não fará falta e está presente nos alimentos ou nos aditivos em quantidades suficientes.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente a explicação do Rui.

 

pois como disseste utilizas agua natural????
Sim comecei a usar agora e tenho pena de não o fazer há mais tempo pelos resultados que vejo em aquários que sempre a usaram. Água natural é água tirada directamente do mar.

 

Pois se me falares de mudas de agua quando as fazes estas simplesmente a retirar elementos traço ao teu aqua e agora?

 

Estou a tirar água com défice de alguns desses elementos não é verdade? Mas quanto falta de cada um?

 

Como repor esses elementos novamente?voltas a ter o mesmo problema e não me vais de certeza falar em microgramas pois ai tb não te preocupas com essa muda parcial e o efeito que ela vai ter no teu aqua?
Ao introduzir água nova estou a repôr concerteza novos elementos. Se for água natural então sei que estou a repôr todos os elementos. A quantidade que estou a repôr é exactamente a mesma que é consumida? Claro que não, mas a mais não é de certeza pois é aquela que existe na natureza! E com os aditivos tipo Combisan? Não sei, é impossível saber. Pode ser a mais e pode ser muito a menos.

Se fizer trocas de água frequentemente (semanais) tenho a certeza que estou a repôr pelo menos alguma coisa que é necessária mas que não consigo quantificar, ao contrário do cálcio por ex.

 

Ajuda-me a compreender como consegues então medir o magnésio que é tão ou mais importante que os outros todos pois é este elemento que te ajuda a manter um efeito de tampão elevado e ajuda-te tambem a manteres os niveis de calcio nos parametros normais e tb te condiciona o KH, pergunto isto porque numa das tuas afirmações"De qualquer maneira, a minha opinião é que devemos usar ao máximo as TPA's em detrimento dos restantes aditivos (excepto cálcio). ", ajuda-me então a compreender como é a formula que usas para esse equilibrio que falas sem nenhum destes aditivos sejam eles individuais ou em conjunto.

 

Nunca medi o magnésio ao longo destes anos todos.

De momento só meço o KH e o pH é monitorizado 24h/dia. Adiciono hidróxido de cálcio e faço trocas de água semanais (10%) com água natural.

Não sou caso único. Há mais gente aqui no fórum com aquários espectaculares que o faz desta maneira há anos.

Como te disse, por vezes administro cloreto de estrôncio mas agora que comecei com as trocas de água semanais estou a deixar de o fazer.

Quando tenho pouca evaporação de água, o que faz com que introduza pouco hidróxido de cálcio, uso um aditivo de cálcio de duas partes, Kent Tech CB (parte A e parte B). No entanto usei este esquema há alguns anos e retomei apenas há duas semanas atrás por isso não é prática corrente embora com o numero de SPS a aumentar sou capaz de vir a ter dificuldade em mantêr o cálcio e o KH só com hidróxido de cálcio, principalmente se evaporar pouca água.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui Ferreira De Almeida,

 

 

Da mesma forma que me falas de provas cientificas acerca do uso ou não de cobre sobre o sistema imunitário de um peixe ou algo ser vivo deixa-me esclarecer-te de uma coisa....metaforicamente falando os caezinhos procuram droga nos sacos dos meninos do aeroporto porquê???Por causa do cheiro?Provavelmente não , mais deve ser porque a dependencia a que estão sujeitos os faz procurar aquilo que mais necessitam na altura.

Já agora como está na moda falar da TROPIC MARINE CENTER posso afirmar junto de ti e de quem quiseres que já há muito que não importo nada desse exportador simplesmente por algumas razões que vou passar a expor e garantidamente que nos ler vai dar-me razão:

1º Já alguem se perguntou porque é que alguns palhaços não se alinham com uma anemona?Pois é quando são de cativeiro raramente essa simbiose se dá....

2º A taxa de mortalidade é bem maior pois os mecanismos utilizados e a dependencia dos nossos peixes importados dessa empresa é maior, como deves saber desde o uso de ozonizadores(Quantos portugueses o utilizam) assim como o uso do cobre para as quarentenas faz com que isto seja uma realidade

 

Já agora o cryptocarion não se apanha não será?O parasita apenas esta adormecido e poderá ou não desenvolver-se.......

O rui Ferreira De Almeida não deseja que eu acredite numa barbaridade dessas como o que afirmou"Aliás imagina esta situação : um peixe que é retirado do mar ,que viaja 48 horas num saco em que o pH original era 8,3 e que chega com um pH de 5,8 e que não come nada provavelmente há 4 dias ( o exportador não lhe deu comida para não acumular tanta amonia ) e ainda por cima vai para um aquário numa loja cheia de pessoas a passarem e que ainda tem que lidar com parasitas que o ataquem " o ph baixar para esses valores nesse curto espaço de tempo...

Mais devo informar caro amigo Rui que a minha primeira vez com a Tropical Marine Center foi no ano de 1996 e ainda não tinha loja e a experiencia foi mais ou menos agradavel.

Mais tenho perguntar quantas comidas no mercado lhe informam correctamente os seus compostos.........1, 2 ????

Quanto a esta tua afirmação Rui "Gostaria que mostrasses alguma referencia bibliografica ou algum estudo cientifico que provasse que o uso de cobre durante um tempo reduzido provoca enfraquecimento do sistema imunitário .Isso até hoje não passa de um mito" lê a FISHIOPEDIA e poderá ser que fiques elucidado assim como o tratamento efectivo de qualquer uma destas doenças cryptocaryon e oodinium só serão erradicadas com o uso de uma UV nos estagio natatorio destes parasitas.

Espero ter deixado bem claro que como falei anteriormente toda a gente fala em osmose ....e coisas do genero mas ninguem me explicou como repõe efectivamente esses elementos que retira quando faz uma muda parcial de água, mais Rui não me querendo sobrepor a tua opinião acho tambem apesar da tua especialidade temos de nos conter um bocadinho para nao ferir susceptibilidades e levarmos um dialogo serio e de palavras simples por forma a que todos entendam o que desejamos informar.Esta tua afirmação acho muito grave pois não dizes nem mais nem menos do que o que afirmei anteriormente"POR FAVOR, não adicionem sulfato de cobre num aquário de recife, porque não fará falta e está presente nos alimentos ou nos aditivos em quantidades suficientes.",

 

Verdade Rui?

 

Atentamente

Rui Carvalho

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Alexandre,

 

Agora percebi de facto o que querias dizer com água natural desculpa não ter percebido no inicio pois como nunca foi habito para mim faze-lo fiquei agora esclarecido com o mesmo.

Já agora isto faz-me um pouco de confusão, em conversa com um biologo ele passou-me a informação que para se trazer agua do mar esta só estaria em condições sensivelmente a 15 milhas da costa, simplesmente por causa do NITRATO, relativamente ao nosso sistema de esgotos, se já fizeste essas medições podes informar-me qual o metodo que utilizas e como efectuas o transporte da mesma pois essa mesma pessoa informou-me que sem o O2 adequado esta se deterioraria muito rapidamente.

 

Um abraço

Rui Carvalho

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não me vou meter na Vossa conversa, porque não tenho conhecimentos para tal! Costumo apenas falar da minha experiência (de muitos anos de aquariófilia) e vou manter essa postura.

 

Já agora como está na moda falar da TROPIC MARINE CENTER posso afirmar junto de ti e de quem quiseres que já há muito que não importo nada desse exportador simplesmente por algumas razões que vou passar a expor e garantidamente que nos ler vai dar-me razão:

1º Já alguem se perguntou porque é que alguns palhaços não se alinham com uma anemona?Pois é quando são de cativeiro raramente essa simbiose se dá....

2º A taxa de mortalidade é bem maior pois os mecanismos utilizados e a dependencia dos nossos peixes importados dessa empresa é maior, como deves saber desde o uso de ozonizadores(Quantos portugueses o utilizam) assim como o uso do cobre para as quarentenas faz com que isto seja uma realidade

 

Esta opinião do Rui vou ter que contradizer - a TMC tem, talvez os peixes com maior qualidade que vi até hoje, e não é por eles usarem aparelhos sofisticados que nos nossos aquários (eu não tenho nenhum aparelho sofisticado!) que não sobrevivem. Os peixes que adquiri até hoje proveninentes da TMC, são talvez os espécimens mais resistentes que já vi até hoje - nunca tive uma baixa... e isto não é uma opinião é uma realidade! :lol: :D

 

Muitos ilustres aquariofilistas deste fórum, fazem mudas de água com água natural e até hoje nunca ouvi nenhum relato de alguém que tenha tido problemas com isso. Os locais de recolha, no meu ponto de vista têm que ser bem escolhidos! Um local com uma grande movimentação de água e com ondas constantes é sem dúvida um bom local...

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Diogo,

 

desculpa mas nesta altura deves ter toda a razão do mundo pois eu de lá já não trago nada desde 1999 que foi uma importação que fiz mesmo para a minha loja mas na altura que te falei tb escrevi que não foi nada de outro mundo mas a taxa de mortalidade foi grandinha..... :lol: .

Já agora qual a tua opinião acerca dos palhaços de lá?Achas que a simbiose se dá ou sendo os mesmos de cativeiro isso não acontece regularmente.....aqui apenas falo pelo que me dizem ok, não tenho por experiencia prória opinião formada nesta altura...

 

abraços

Rui Carvalho

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Já agora qual a tua opinião acerca dos palhaços de lá?Achas que a simbiose se dá ou sendo os mesmos de cativeiro isso não acontece regularmente.....

 

Tenho 2 Frenatus provenientes da TMC em simbiose com uma Hadonni (a assassina!!!) e portanto também não concordo com a teoria que apresentas!

 

Um abraço,

Diogo

 

PS - tenho que te visitar para trocarmos umas impressões!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em conversa com um biologo ele passou-me a informação que para se trazer agua do mar esta só estaria em condições sensivelmente a 15 milhas da costa, simplesmente por causa do NITRATO, relativamente ao nosso sistema de esgotos
Temos que levar o teu biólogo às berlengas que ficam a 5.5 milhas náuticas da costa, para ele ver o que é água pura.

 

se já fizeste essas medições podes informar-me qual o metodo que utilizas e como efectuas o transporte da mesma pois essa mesma pessoa informou-me que sem o O2 adequado esta se deterioraria muito rapidamente.

 

Não, nunca fiz medições, só mesmo à densidade e temperatura.

Conheço quem tenha feito recentemente (há uma semana) à água apanhada à beira mar. Tudo a zero.

Pela experiência de outros membros de este fórum que usam apenas e só água natural, é possível guardar essa mesma água durante meses sem qualquer problema.

Isto não é novidade nenhuma que eu estou a dar. Faz uma pesquisa pelo fórum e encontras vários relatos que confirmam isto mesmo.

 

Só uma achega em relação aos palhaços de cativeiro. Nunca li em lado nenhum que eram mais difíceis de juntar a uma anémona.

Tenho 2 clarkiis de cativeiro, o maior mal entrou no aquário meteu-se logo entre os tentáculos de uma enatcmea quadricolor.

Uma outra experinência que tive com um melanopus de cativeiro foi semelhante, embora tenha levado alguns dias (poucos) a meter-se na anémona.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo e Alexandre,

 

 

Estou esclarecido, ehehehehehe :D , mas achei pertinente aquela questão da água por causa da manutenção da mesma e dos parametros ok, espero que não tenhas levado a mal Alexandre.... :lol: .

 

Um grande abraço

Rui Carvalho

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais