Lâmpadas Próprias Para Plantas


pantuf

Recommended Posts

Boa noite!

 

Comprei uma lâmpada gro-lux da sylvânia de 18w... E tenho o aqua rosa... ;) Não gosto mesmo nada... Não sabia que lâmpadas de 8500K eram rosa... biggrin

Alguém me pode aconselhar lâmpadas que tenham uma côr interessante e que sejam boas para plantas?

Por exemplo, gostaria de saber a vossa experiência com a Aqua biosunplus da bioplast...acho que esta tem 6500K...

 

Tenho as minhas anúbias a definhar e preciso de melhorar a situação!

 

Obrigada e cumprimentos!

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens as anubias a definhar muito provávelmente não será das lampadas uma vez que elas não precisam de luz intensa.

 

A gro-lux pode fazer efeitos bonitos em aquários mas utilizada com outras lampadas de cor diferente. A que referiste não conheço mas se é de 6.500k será de cor branca.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, já estive a ler e parece que as plantas gostam de côr avermelhada para a fotossintese, mas pronto...Que cor deveria misturar para ficar mais bonito?

Vamos ver se elas melhoram pois não estou a ver que mais possa ser....

 

Tenho ph=5, Gh= 6, amónia e nitritos a zero...

Não tenho pedra difusora no aqua, notei que as folhas ficam com aquelas algas escuras, limpo e já noto a folha mais fragil e depois é só a decair...as anúbias nanas aguentam melhor...

A colisa acho que lhes dá umas dentadas de vez em quando....

Que poderá ser?!

É porque queria pôr mais plantas mas assim...

 

Obrigada!

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal para teres uma cor interessante no aqua é misturares vários espectros.Por ex em 4 lâmpadas: 2 de 6500K,1 de 8000K e 1 de 10000K.

Entre os 4000K e os 10000K podes escolher a cor que mais preferires.Mas o melhor mesmo é combinar diferentes tipos de cor,sabendo por ex. que uma lâmpada com muitos K penetra melhor na coluna de água,ideal para ser posicionada de modo a iluminar plantas de tapete por ex.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizas? Tens muitas plantas?

 

A Anubia como é uma planta de crescimento lento mais fácilmente ganha esse tipo de algas, greenspots. Se não tiveres outras plantas mais exigentes, reduz considerávelmente o periodo de iluminação, ou então muda a anubia para uma zona mais escura.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tenho de ver que lâmpada vou juntar a esta a ver se disfarça o rosa...

Eu fertilizava com aquaplant mas desta vez já coloquei mesmo muito pouco porque já me disseram que como tenho poucas plantas não posso pôr fertilizante.

De todo o modo, mesmo antes de começar a colocar fertilizante, as anúbias ficaram com os tais pontos castanhos.

Tenho 2 anúbias afzelii em madeiras, 2 nanas em pedras vulcânicas e musgo de java nas madeiras.

Tenho aqua de 112l e só tenho 2x18w de iluminação...

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essas plantas também pouca ou nenhuma fertilização fazia. O período de iluminação talvez não mais que 8 horas, não tenho grande experiencia nesse aspecto. se lhes deres um apagão de alguns dias vais ver que as algas desaparecem e as plantas não se recentem. Os ottocinclus também podem ajudar bastante.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...Esses peixinhos... Eu gosto mais dos ancistrus...

Mas são quase todos tão grandes... Já me falaram que existe um preto com bolinhas amarelas que fica pelos 12cm...Sabem o nome? Ou recomendam algum do mesmo género?

 

Pois as anúbias...E eu a pensar que elas não tinham luz suficiente...

 

Novo acontecimento:

Pois não é que tenho um bichinho agarrado a uma folha pequenina de anúbia nana que estava a vaguear à tona de àgua!!!

Parece um escaravelho castanho avermelhado, com 3 patinhas de cada lado, cabeça longa e 2 antenas para a frente!...

Ai ai ai...Que pode ser este bichinho?!?!?...

Editado por pantuf

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!,

 

vê lá se é isto http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;hl=libelinha

 

Quanto aos ancistrus tens aqui um forum especifico de peixes-gato com fichas destes peixes, uma pesquisa por lá irá ajudar-te de certeza.

 

 

Uma vez que já te estavam a ser respondidas questões sobre as tuas plantas neste tópico porque foste abrir um novo?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!,

 

vê lá se é isto http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;hl=libelinha

 

Quanto aos ancistrus tens aqui um forum especifico de peixes-gato com fichas destes peixes, uma pesquisa por lá irá ajudar-te de certeza.

Uma vez que já te estavam a ser respondidas questões sobre as tuas plantas neste tópico porque foste abrir um novo?

 

 

Já espreitei o tópico, não era assim, era mais pequeno, quase parecido a um bichinho daqueles que aparecem nos pacotes de arroz... Já o removi, agora é esperar que não haja acontecimentos estranhos.

 

Obrigada pela dica da existência das fichas, já tinha andado por lá mas não tinha reparado!

Vou pesquisar então.

 

Não percebi a pergunta de ter aberto outro tópico... Abri um sobre algas, outro sobre as lâmpadas e como noutro tópico se estava a falar dos kelvins e provavelmente por ter lido informações erradas, não estava a deslindar os kelvins da lâmpada que comprei, aproveitei esse mesmo tópico para colocar a minha questão...

 

Obrigada!

Cumprimentos!

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.