Reef 54


andrecardoso

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Também ando com ideias de ter um aquário de água salgada e uma das minhas limitações é mesmo a profundidade do aquário (não queria que tivesse mais de 35cm).

 

Não achas que um aquário com essas dimensões (80x35x30) vai ser estreito e baixo demais?

 

Eu pensei em fazer um aqua com as mesmas dimensões mas tenho receio que não consiga fazer um layout decente.

 

Já agora qual é a espessura do vidro que vais utilizar nesse tanque?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa tarde.

 

Também ando com ideias de ter um aquário de água salgada e uma das minhas limitações é mesmo a profundidade do aquário (não queria que tivesse mais de 35cm).

 

Não achas que um aquário com essas dimensões (80x35x30) vai ser estreito e baixo demais?

 

Eu pensei em fazer um aqua com as mesmas dimensões mas tenho receio que não consiga fazer um layout decente.

 

Já agora qual é a espessura do vidro que vais utilizar nesse tanque?

 

Cumprimentos.

 

Depende muito do que quiseres fazer. Por exemplo, neste aquario tinha as dimensoes 60x30x30, é verdade que a largura condicionava a profundidade do layout, mas dá para fazer uma coisa muito decente, tens é de jogar com o tipo e formato de rochas que tens.

Neste novo aquario aumentei a profundidade em 5cm (nao aumentei mais por falta de espaço no móvel), de qualquer maneira ja vai dar para ter mais profundidade. Tentei jogar mais com o comprimento para poder montar algo com "mais espaço" e maior possibilidade de jogar com "montanhas" de rocha, tambem nao aumentei mais por razoes de tamanho do movel. Já a altura, optei pela mesma altura deste aquario para o novo, 30cm, é uma questão de gostos mais uma vez,prefiro aquarios mais baixos do que aqueles muito altos, eu queria fazer algo nao muito alto (tambem nao muito baixo); isto visto que pretendo um layout rasteiro onde a rocha viva nao deverá subir alem do meio do aquario já que pretendo colocar acroporas e assim terão espaço suficiente para crescer. Depois logo ves pelas fotografias do aquario se gostas ou nao, mas so lá para setembro que agora nao vou estar cá nem o aquario está pronto.

 

A espessura será 8mm e ano leva qualquer tipo de travamento, fica mais caro com vidro de 8mm mas se usasse de 6 convinha por travamentos, mas acho travamentos algo muito pouco estético alem de cortar muito a iluminaçao. A iluminação será de 4x 18watts actinicas e 1xhqi 70watts com 10 000 ou 14 000K da aquamedic.

Editado por andrecardoso

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O ando com estas ideias porque tenho umas placas de vidro de 6mm de grandes dimensões e não sei o que lhes fazer. Talvez faça uma aqua do tamanho do teu mas não usarei travamentos. Irei fazer igual ao aquário de água doce, utilizando dois aros em aço inox com dois centimetros de largura e 1mm de espessura (um no topo do aqua e outro no fundo).

 

Em relação à iluminação tenho outra duvida, estava inclinado para usar 1xHQI 150W 10000K da Sylvania, mas tenho receio de não combinar espectros. Esta lâmpada sobrou-me da montagem do aqua de água doce e se a utilizasse facilitava-me a vida quer na montagem da luminária DIY quer nos €.

 

Já que me meti a fazer perguntas no teu tópico vou abusar mais um pouco. Como tenho bastante vidro estou a pensar fazer uma sump. A questão é: Devo colocar matérias filtrantes na sump tipo esponjas e cerâmicas? Seria útil para ajudar a RV na filtragem da água? Indo na onda da filtragem será que me podias explicar como é que é possível ter um substrato vivo? Quantos cm de areia é preciso ter e que tipo de material é usado?

 

Desde já obrigado.

 

Cumprimentos

 

José Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá está uma ultima fotografia do aquario, agora já com apenas a HQI ligada. (As actinicas ja foram transferidas para uma nova calha que assentará no novo aquario)

 

imagem011mh3.jpg

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está bonito!

Gosto bastante da Tridacna derasa que aí tens, afinal sou um apaixonado por essa família.

Noto que tens uma Tubastrea aurea e deves ter alguns cuidados essenciais a essa espécie, sobre tudo a alimentação! Como tens feito isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está bonito!

Gosto bastante da Tridacna derasa que aí tens, afinal sou um apaixonado por essa família.

Noto que tens uma Tubastrea aurea e deves ter alguns cuidados essenciais a essa espécie, sobre tudo a alimentação! Como tens feito isso?

 

 

Obrigado ;) !

A alimentaçao é geralmente feita uma vez por semana (apesar de se aconselhar umas 2, mas cheguei á conclusao que alimentaçao com alimento congelado num aquario deste tamanho duas vezes por semana era muito "perigoso" no que toca a materia organica já que há sempre alguma comida nao "comida" ;) )

Antigamente usava o método da garrafa de agua cortada mas como era muito chato andar a enfiar sempre uma garrafa e alem do mais esta nem sequer encaixava bem na rocha; existia sempre folgas por onde a comida escapava, optei por fazer a alimentação um dia ou dois antes da TPA, desligando a circulaçao do aquario e com uma proveta vou alimentando pólipo a pólipo. O que escapa é rapidamente comido pelos camaroes e pelos peixes (sempre muito oportunos). A Tubastrea quando a comprei apresentava algum tecido morto, mas tem vindo a recuperar a olhos vistos inclusivé colonizando alguns buracos supostamente já mortos. Quanto á comida utilizo artémia salina congelada e MicroPlancton congelado da Ocean Nutrition.

 

A verdade é que esta ultima fotografia ficou muito fraquinha em comparaçao com as outras :oops:

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
andré cardoso,

gostei bastante do aqua

como resolvestes o problema com a temperatura?

a HQI não está a esquentar demais o aqua?

cumps.

 

 

Olá, este aquario ja nao existe.. podes ver o novo em http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=104547

 

A temperatura foi facilmente resolvida com uma ventoinha (daquelas de computador) no verão. No inverno a hqi até ajuda a aquecer a água poupando trabalho e energia ao termostato

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.