Várias questões :)


Tomás Silva

Recommended Posts

Olá!

 

Decidi-me por pegar num nano de 20L que tinha para aqui e fazer dele um aqua plantado com camarões e caracóis...

 

(por influência da minha prima que tem um assim :))

 

As questões são estas:

 

1º Posso usar areia de sílica ? A minha prima usa e fica muito bonito e as plantas tão a crescer a olhos vistos, tem 4 meses o aqua.

 

2º Tenho duas calhas Aquapor de 1x14 em cima do aqua, mas falta-me o espaço, conseguiria eu sobreviver só com uma ? (Estão ambas com Power-Glo).

 

3º Outra coisa, a minha prima não tem nem termostato nem filtro... poderei eu tambem não usar ? Visto os camarões e os caracóis aguentarem bem a temperatura, e visto tar-se a aproximar o verão...

 

4º Onde arranjo eu bicabornato de sódio ou lá o que é, para fazer a mistela pro CO2... fermento de padeiro já tenho, e tal só me falta mesmo o bicabornato...

 

5º Que tipo de adubo (liquido) deverei depois eu comprar ?

 

Obrigado :)

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar areia de silica, mas convinha ter um substrato rico por baixo da mesma e que esta não fosse muito espessa. Porque não experimentas 2cm de terra com 1cm de areia por cima?

 

O fermento de bolos (aquele da Royal) é práticamente Bicarbonato de Sódio puro. Metes uma carteira do Fermipan e 1/2 colher de café de Royal. Fica uma bomba!

 

Tenta ficar com as duas calhas de luz, mas troca uma das lâmpadas por uma Flora. Ou até mesmo por uma Daylight (se conseguires arranjar de 14W)

 

Podes perfeitamente prescindir do filtro e do aquecedor.

 

Adubo, pensa nele só daqui a 1 mes

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fermipan (é fermento de padeiro ne) ?

 

Eu tenho fermento de padeiro comprado no Continente (para esverdear a agua, para cultura de dáfnias), serve ?

 

Que tipo de terra ? Pode ser terra normal daquela que se usa para plantar plantas normais ? Não vai sujar a agua !? Tenho terra para vasos em casa (pras plantas da minha mãe) se poder ser essa era optimo, escusava de gastar dinheiro :)

 

E como deveria proceder a plantação ?

 

Com o aquario seco, por a terra, plantar as plantas e depois deitar a areia por cima !?

 

A questão das duas luzes so se punha porque dá-me um certo trabalho tirar as duas luzes (o aqua ta num movel com 41cm (fechado de lado) e tem 40cm de comp o aquario, por isso como podes imaginar fica apertado... mas se depois so tiver que mexer nele 1 vez por semana, não há problema...

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sergio, as plantas foram passadas dum aqua de 100L para este... e já lá tavam a uns meses... depois a noite quando chegar a casa (tou no escritorio) meto uma foto para vocês verem...

 

Devo começar já com adubo ?

 

Ou espero na mesma ?

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se puseres um substrato fertil não ponhas adubo liquido. Há sempre nutrientes que escapam para a coluna de agua.

Já agora que plantas são?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento só tenho algumas anubias, uma planta vermelha que não sie o nome (logo a noite ponho aqui uma foto para verem...) mas quero por mais plantas... ainda não me decidi bem, porque queria primeiro ver isto do substracto...

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não colocaria substrato fértil, ou pelo menos não dessa forma. Areão que tenha já velho e sujo, resolves a questão assim de maneira barata.

 

Se as plantas já estão adaptadas à água não vejo porque não fertilizar, se não o fizeres provavelmente elas vão-se resentir e provavelmente morrer.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui uma lista de plantas que em príncipio vou por (ou já tenho):

 

- Musgo de Java (já tenho)

- Anúbias Afzelii (já tenho)

- Cryptocoryne Willisii (já tenho, penso eu que a vermelha que tenho é esta)

- Valisnéria

- Cabomba

- Não se o nome, parecem nenufars tipo os dos sapos, mas pequeninos...

 

Deverei por a terra 2cm e 1 de areia, ou faço como ?!

 

Um abraço!

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As cryptocorines e Valisnerias gostam de substratos ferteis.

 

Tenho cryptocorines wendtii com 8 a 10cm de raiz. Acho que deves colocar uma boa altura de substrato, talvez 2 cm de substrato fertil + 5 ou 6 de areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio, digo para esperar o dito mês porque num setup novo tens sempre uma porrada de nutrientes que saem do solo para a culuna de água. E mesmo plantas estabelecidas, ao serem desenraizadas e replantadas, vão concerteza ter um periodo de quebra.

Com estes dois factores juntos, habitualmente considero a fertilização mais que desnecessaria - mesmo errada, nos primeiros tempos.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a não saber se devo por a terra no aqua (terra normal, daquela que se usa para plantar outras plantas terrestres), plantar as plantas e depois então por a camada de 1cm de areia, ou como faço ?

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho areão mas está no aquario de 100L que ta desactivado mas tenho-o com agua ainda...

 

Uso isso ?

 

Quantos cm's ?!

 

Outra coisa, fiz uma garrafa de co2 e tal, mas o tubo que vai da garrafa até ao aqua tem 2.5m, deverei reduzir isto ou não há diferença ?

 

Um abraço!

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fechas a garrafa depois de meteres os ingredientes fica sempre um bocado de ar, simplesmente em ve<z de teres esse bocadinho de ar tens tambem o volume do tubo. Como o CO2 dentro da garrafa+ tubo tem de pressurizar para vencer a diferença entre a pressão atmosférica e a pressão no fundo do aquario, como o volume é maior vai demorar mais a fazer a pressurizaçao inicial, mas depois de esta estar estabelecida funciona como se tivesses um tubo de 1,2,5,10 cm...ou seja normalmente.

 

(Assumindo que o teu tubo nao é poroso...)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como o Just_me disse, se bem que o volume de 2,5m de tubo é desprezivel, é capaz de ser 1/10 da câmara de gas da garrafa.

Não te preocupes mesmo nada com esse comprimento. As forças que importam mesmo são as de pressão e isso é entre a superfície de água do aqua e o local de libertação das bolhas.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo problema... ou não...

 

O meu PH tá a 6.0, a água quando vem pro aqua costuma vir a 7.5...

 

Não há problema de tar a descer tanto ? Ou devo reduzir o CO2 ?! Não tenho medidor de KH para ver se tou a injectar CO2 a mais ou a menos...

 

O que recomendam !?

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais