Peixes Criados Em Cativeiro


Just_me

Recommended Posts

Até á pouco tempo pensava que a reprodução por hobbyistas em agua salgada se limitava aos palhaços , cardinais de bangai, camarões e cavalos marinhos quando dei por mim a descobrir que dezenas ou centenas de espécies são já criadas em cativeiro...

 

e que se os ocellaris continuam a ser os reis da reprodução em massa, cada vez mais é possivel adquirir peixes criados em cativeiro.

 

depois de ler algumas coisas mais sobre o assunto, deixo a questão:

 

comprariam peixes criados em cativeiro vs peixes selvagens?

 

em que condições? só se fossem ao mesmo preço, só se fossem mais baratos?

 

porque?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compraria sim, peixes de cativeiro vs. selvagens, em relação ao preço, penso q teriam que ser de preço igual ou inferior aos selvagens por um único motivo: direccionar os compradores para este tipo de peixes para não afectar a população selvagem que deve ser protegida da melhor maneira possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o ZAAD disse tudo..

 

Apesar dos Selvagens poderem exibir comportamentos e qualidade que os outros não (não sei se é o caso), deve-se tentar proteger os peixes no seus habitats naturais tanto quanto possível. O que não quer dizer que uma vez ou outra não se possa comprar um exemplar selvagem.

 

 

Espero qualquer dia poder fazer uma incursão pelos salgados..

 

 

 

Cumprimentos:

Pedro Vouga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Tenho exactamente a mesma opiniao do pedro, deve se proteger ao maximo oum habitat natural, por exemplo se eu for a um pais tropical quero que haja la peixes para eu ver e disfrutar, porque a aquariofilia de salgados esta a aumentar muito a escala mundial, por isso eu compraria sempre o de cativeiro( se houvesse dois, um de cativeiro e outro selvagem). Eu acho que se devem começar a criar empresas grandes para criaçao de peixes tropicais.

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu compraria peixes criados em cativeiro, até prefiro devido a não estarem assim tão stressados com a viagem bem como o seu preço ser muito

melhor!

 

 

Abrs

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um exemplo, o cardinal de bangaii.

 

as populações deste peixe são neste momento reduzidas no seu local de origem o arquipelago de bangaii, e a verdade é que se deve á sobrecolecta do mesmo para a aquariofilia. No entanto pelo que tenho lido de criadores mais ou menos hobbyistas é que esta espécie exige muito espaço para a criação e cada ninhada produz poucos peixes, logo não é visto como um peixe muito interessante para a criação em cativeiro. Para além disso, apesar desta escassez no seu habitat natural, continua a ser um peixe barato de importar:

 

-é barato na origem

-são peixes pequenos, por isso o custo de transporte é pequeno

 

por isso a serem produzidos competitivamente em cativeiro, o lucro é pouco.

 

Há duas alternativas:

 

1- deixar as populações originais continuarem a diminuir até se tornar um peixe raro e o preço aumentar e ser possivel criar em cativeiro competitivamente

2- "" até se tornar um peixe de colecta proibida ou extinto e ai os preços de mercado serem decididos pelos criadores em cativeiro

 

3- comprar preferencialmente peixes de cativeiro, mesmo que mais caros.

 

Infelizmente estas opções passam mais pelos logistas e importadores do que pelos consumidores finais. No entanto os consumidores podem pedir peixes de cativeiro e suscitar o interesse dos logistas pelos mesmos.

 

Levanta-se então outra questão:

 

como podem os consumidores saber se o peixe é de cativeiro ouselvagem, sem ser confiando na palavra de logistas e importadores?

 

a única solução que eu vejo é pela certificação MAC de importadores e logistas, o que me parece uma coisa ainda distante em Portugal, ja que a mesma obriga a identificações dos peixes do produtor/recolector até ao consumidor.

 

depois deste exemplo, de um peixe comum em aquarios de agua salgada, o que dizem?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora mais umas informações:

 

tipicamente os peixes criados em cativeiro:

- estão habituados a agua de aquario em vez de agua de recife e por isso são mais tolerantes a disparates

- estão habituados a rações

- teem menos tempo de transporte

- são "produzidos" por quem percebe da coisa (fazer criação não é tão fácil assim) em vez de apanhados por um qualquer recolector com mais ou menos formação sobre o assunto.

-nunca são apanhados com cianeto

 

etc etc

 

sabendo que o peixe mais caro é o peixe morto...o que dizem

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já foi dito quase tudo :)

 

Pelas explicações apresentadas, peixes mais habituados a aquarios etc etc e pelas populações nativas, eu tambem preferia peixes de criação em cativeiro.

 

Acredito que a eventual captura de peixes na "selva" só deveria ser efectuada pontualmente para dár "sangue novo" aos produzidos em cativeiro.

 

Sobre ser necessario grandes espaços para a sua reprodução, a verdade é que os profissionais podem têm condições que os amadores em principio não têm, alem do mais instituições como Oceanario, universidades etc poderiam fazer pesquisa nesse sentido. Podendo depois exportar o know how.

Outro caso, mesmo as populações de onde extraem os peixes, como indonesia, tailandia etc etc poderiam criar peixes em aquacultura, em principio têm melhores condições para o fazer, extrair agua do mar, temperaturas e luminosidade iguais.

 

O caso dos Discus é um exemplo, ha uns anos não se conseguiam reproduzir em cativeiro, hoje muitos amadores já o conseguem, e em parte é devido ás novas gerações estarem mais habituadas a comida em flocos, aguas diferentes, e por ai fora.

 

Para concluir, prefiro peixes criados em cativeiro. No entanto se forem mais caros, e tiver um selvagem ao lado, mais barato, acredito que talvez escolhesse o mais barato :?

 

P.S. Peixes como o palhaço , que se reproduzem com alguma facilidade, não deveriam ser permitidos nas importações das populações selvagens.

Proteja o ambiente, imprima só se fôr mesmo necessário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

para mim tudo depende do preço.

 

hipocrisias á parte, se o preço for muito diferente 90% das pessoas optaria pelos selvagens (se fossem os mais baratos) e eu não sou diferente.

 

a questão ta em pesquisar metodos de criar os peixes em cativeiro de uma maneira rentavel.

 

Em termos economicos tambem podemos pensar que as pessoas que apanham os peixes, por pouco que ganham, necessitam desse rendimento para sustentar as suas familias...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em termos economicos tambem podemos pensar noutro caso:

 

localização: estados unidos

tempo: pré-legislação a banir a importação de aves

preço de uma ave mais ou menos rara importada: 5 $

 

crescimento da industria de reprodução destas aves= 0 economicamente inviavel

 

tempo: dia a seguir á aprovação da legislação que proibia a importação desta ave

preço da ave em causa 5000 dolares

disponibilidade no mercado: 4-5 aves/ ano existia 1 criador

 

actualmente passados mais de 10 anos

preço da ave 100 $

 

ou seja, se não sustentarmos uma industria de criação, vai continuar a existir sobre-colecta

mais tarde ou mais cedo as importações vão ser banidas ou altamente restringidas

 

exemplo na aquariofilia: catalaphylia

 

preço antes das quotas restritivas: 20-30 euros/peça

preço após a imposição de quotas restritivas: 180-250 euros/peça

disponibilidade no mercado: muito reduzida/quase nula

 

 

 

independente desta avaliação macro-economica:

 

o peixe mais caro é o peixe morto

 

preferem um peixe que:

 

- é apanhado, possivelmente com métodos mais agressivos, passa num aquario de exportador, passa 2-3 dias dentro de um saco até chegar á europa, leva com transhipping em cima (muitos casos) vai para o aquario do importador, vai para o aquario da loja e finalmente é comprado

 

ou

 

- criado em cativeiro, enviado para um importador, enviado para a loja

 

menos stressado

habituado a rações

menos tempo de viagem

etc...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

preferem um peixe que:

 

- é apanhado, possivelmente com métodos mais agressivos, passa num aquario de exportador, passa 2-3 dias dentro de um saco até chegar á europa, leva com transhipping em cima (muitos casos) vai para o aquario do importador, vai para o aquario da loja e finalmente é comprado

 

ou

 

- criado em cativeiro, enviado para um importador, enviado para a loja

 

menos stressado

habituado a rações

menos tempo de viagem

etc...

Tudo é uma questão de preço e será sempre. O mais barato será sempre o mais apetecido, e se for selvagem então... ninguém vai comprar de cativeiro.

99,9% de quem compra não está interessado de saber de onde veio, nem como veio, nem se ainda haverá muitos para vir... mas quando acontece o que aconteceu com a cataphylia já quererão saber o porquê de um preço exagerado.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Eu também prefiro comprar peixes de cativeiro, um peixe selvagem, estamos a tirar-lhe a liberdade ao colocá-lo num aquário. Um peixe de cativeiro, foi criado para esse fim, provavelmente nem sobreviria em estado selvagem, para além disso são mais fáceis de adaptar ao novo habitat, têm mais resistencia a doenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

BOAS.

 

Por acaso já me faço está pregunta a algum tempo..Peixes criados em cativeiro, para água salgada, alguem faz isto em portugal, alguma espécie, se alguem sabe por favor divulgar..inclusive espanha..ou se existe alguma legislação para o efeito...

 

João Melo

 

Desejo um bom ano 2008

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS.

 

Por acaso já me faço está pregunta a algum tempo..Peixes criados em cativeiro, para água salgada, alguem faz isto em portugal, alguma espécie, se alguem sabe por favor divulgar..inclusive espanha..ou se existe alguma legislação para o efeito...

 

João Melo

 

Desejo um bom ano 2008

 

Boas,

Em Portugal, ha quem faca reproducao de Cardinais de Bangai. Penso que o Ricardo Rodrigues. Este, era um peixe ao qual eu nao achava grande piada em aquario, ate ter uma femea no meu Nano. Um peixe extremamente afavel com o seu dono e inteligente.

Pegando no inicio da questao, pessoalmente, prefiro, por questoes ambientais, os peixes de cativeiro, pelas razoes ja citadas. Quanto ao preco, penso que se a aquacultura for incrementada, os precos, baixam. Logo, a apanha no habitat natural, vira a deixar de ser rentavel. As especies que nao sao reproduziveis em cativeiro, penso que poderiam ser capturadas no mar, mas, com normas rigidas. Quantidades, metodo de captura, etc. Sabendo nos, que tudo isto e impossivel de controlar no quarto mundo, ( no terceiro, vivemos nos ), vamos ter que nos contentar com a realidade.

Abraco,

Paulo

PS - Um optimo 2008 para todos voces, familia e aquarios.

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais