Apelo à Experiência - Substracto


Krauss

Recommended Posts

Boas,

 

Pretendo obter a opinião (ajuda) dos mais conhecedores da matéria, para que no final da minha montagem o barato...não saia caro.

 

Assim, pretendo montar um plantado de 240L , com tapete e muitas especies de plantas (+-23) e como tal, primeiro a base: Substracto.

 

Pelo que li no forum, parece-me uma escolha acertada:

 

1-Laterite

2-turfa

3-Granulado NPK

4-Akadama

 

As minhas questões prendem-se com o facto de poder estar a cometer algum erro primário ao pensar nesta composição. Estarei? Isto é, há algo desnecessário nesta sequência? Há algo que falte? há alguma burrice obvia?

 

 

 

Por outro lado, e caso esta seja uma opção válida, que marcas aconselham para os produtos indicados? Eu sei que depende do que quero gastar e que, em principio, o mais caro terá um qualquer "+". No entanto, imagino que haja uma curva (logaritmica positiva, desculpem a expressão), na relação qualidade/ preço. Isto é, no inicio, com um pouco mais de dinheiro obtenho muito mais proveito, até que, a partir de determinado momento, para obter um pouco mais de proveito preciso de muito mais dinheiro. Por exemplo, penso que é o caso do uso dos produtos da ADA. Não discuto se são bons, mas com muito menos dinheiro não se consegue fazer parecido?

 

 

Por ultimo, questões como CO2, fertilizantes liquidos e o seu momento, iluminação, etc., não estão esquecidos, mas prefiro ir por partes e quando esclarecido, com a vossa ajuda, passarei aos passos seguintes.

 

Espero conseguir ajuda para mim e para aqueles que muitas vezes talvez nem saibam colocar os seus reais problemas/duvidas

 

Regards

Paulo R.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Krauss! Primeiro há que ter em conta que tipo de plantado pretendes fazer.Se um plantado Low-Tech ou um High-Tech.Um Low-twch é com plantas fáceis de manter e que não precisam de muita luz e nestas areão de rio é suficiente.Num aqua High-Tech as plantas já precisam de mais nutrientes,mais luz,etc.

 

Partindo do pressuposto que queres um plantado com plantas de todos os tipos,vou dizer-te o que fiz.No fundo coloquei uma camada de turfa,torna o ambiente nessa zona acido,optimo para as raizes.Depois comprei um substrato fertil da JBL,tendo em conta os preços de outros substratos é barato e eficaz.Por cima e numa última camada Akadama,pois tem alguns micros importantes e gosto do aspecto de terra que dá.Esta é uma solução quanto a mim economica.

 

Na iluminação,também opei por algo economico.Em vez de comprar uma calha e gastar umas dezenas de euros (claro que esteticamente ficaria melhor servido),optei por fazer uma calha em madeira,forrei com fita adesiva prateada como reflector e coloquei 8 casquilhos E-27,com lâmpadas de 6400K.Digo-te que estou satisfeito,as plantas estão em forma.Podes ver o aqua na minha assinatura é o do lado direito.

 

Depois tens as fertilizações liquidas,podes optar por colocar os Macros em separado,evitando desiquilibrios ou se preferires há fertilizantes com Macros e Micros tudo junto,para colocar semanalmente.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zogli, Obrigado pela resposta.

 

Pondo as coisas como disseste, será um High-teck, 23 especies(incluindo tapete com cuba, glosso e utricularia) em principio será uma flora exigente, mais que não seja pela varidade/quantidade.

Quanto à composição que sugeres, que turfa usas? Existe marca para isso, propria para aqua ou é ir ao supermercado?

A Akadama, é aquela que o pessoal do forum usou (penso que se vende em Campolide)?

O substrato da JBL, quanto custa?

 

Sabes dizer-me se existe uma mais vali significativa se usar-mos Laterite?

 

Regards

Paulo R.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei uma turfa que já vinha misturada com a akadama,comprei aqui no forum uma saca de 20Kg.Existe uma placas de turfa em algumas lojas de aquariofilia,também há para jardinagem,especie de granulado,mas tens de ver se não tem composição quimica.Não pode ter nada de quimicos. Para não turvar a água nem flutuar coloca-se na ultima camada coberta com o resto do substrato.

 

Sim em Campolide no centro de Bonsais podes comprar a akadama,ou então aqui no forum às vezes aparece pessoal a vender.O substrato da JBL,foi 17.00E um saco, não sei se foi 5Kg, mas penso que sim.

 

Quanto à laterite nunca usei,é uma especie de argila e muita gente usa,mas espera por mais opiniões de pessoal que tenha usado.

 

Estás a fzer algo que não te vais arrepender: planear.Dá sempre certo pensarmos em tudo antes de meter mãos à obra! :)

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só pra dizer que fiz a mesma mistura de substrato que o Zogli,com a diferença que no topo usei o tradicional areão fino de rio,a turfa que usei no fundo foi da Prodac e o substrato fertil o Aquabassis plus da JBL e na minha opinião ficou um substrato 5***** por um preço muito aceitavel,só comecei a fertilização liquida ao fim de quase 3 meses e as plantas estavam(e estão) exelentes.

Não te esqueças no entanto que o substrato não é tudo,num plantado High tech como dizes querer,os factores iluminação e CO2 são importantissimos.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas respostas/opiniões até agora.

 

Esperava que houvesse mais ideias/criticas/opiniões/experiências para que pudesse ter uma boa base de decisão mas....agradeço-vos, por enquanto aos dois.

 

Regards

Paulo R.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só acho que são espécies a mais e que sso vai ficar uma salganhada.

 

cuba, glosso e utricularia juntas? Mete eleocharis tambem...

 

Bom, cada um sabe de si. O substrato é facil, é como te disseram acima, mas se andas com duvidas no substrato e queres manter 23 plantas diferentes... Quem sou eu?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tavez seja por muita gente pensar o mesmo que tu é que apenas duas pessoas responderam. Isto é, em vez de comentários jococos, passe-se o eufemismo, acharam mais sensato nada dizer (?).

 

Obrigado pelo teu contributo.

 

Regards

Paulo R.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tavez seja por muita gente pensar o mesmo que tu é que apenas duas pessoas responderam. Isto é, em vez de comentários jococos, passe-se o eufemismo, acharam mais sensato nada dizer (?).

 

Obrigado pelo teu contributo.

 

Regards

Paulo R.

 

 

Não leves a mal, é mesmo assim que eu sou. Ás vezes posso até parecer bruto, mas o pessoal que aqui anda há pouco tempo normalmente só entendem de duas maneiras:

 

- Ou com erros próprios;

- Ou levando isto na boa e gozando um bocadinho.

 

No teu caso, foi a segunda. Se levaste a mal, desculpa. Mas continuo a achar um erro meter 23 espécies de plantas e 3 de tapete...

 

Escolhe uma e mais 7 ou 8 espécies e ficas com isso a bombar.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal: e só akadama, não pode ser? Eu vou fazer um só com akadama (que é caro como fogo)!

 

Cumps

Boas,

Claro que póde ser só Akadama,ai a fertilização terá de ser toda na coluna de agua,mas eu parece-me que esse tipo de solução já pede alguem com algum "calo" nisto de plantados,pois qq excesso ou carencia póde ter consequencias mais imediatas e prejudiciais. :arrow:

Eu continuo a achar que não há nada como um bom substrato fertil,pra iniciar um plantado saudavel,afinal as casas começam-se pelos alicerces e não pelo telhado,certo?... :arrow:

Um abraço.

 

 

PS-Não pude deixar de me rir quando li que achas a Akadama cara :arrow: ,exprimenta a ver o preço de substratos a serio(ADA,Elos,Tropica...)e ai sim,vais ver o que é caro. :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não leves a mal, é mesmo assim que eu sou. Ás vezes posso até parecer bruto, mas o pessoal que aqui anda há pouco tempo normalmente só entendem de duas maneiras:

 

- Ou com erros próprios;

- Ou levando isto na boa e gozando um bocadinho.

 

No teu caso, foi a segunda. Se levaste a mal, desculpa. Mas continuo a achar um erro meter 23 espécies de plantas e 3 de tapete...

 

Escolhe uma e mais 7 ou 8 espécies e ficas com isso a bombar.

 

 

Olá,

 

Não levei nem tenho que levar. Cada um é como cada qual, e se só consegues ver duas formas de lidar com as questões, o problema será mais teu do meu.

 

Penso que irás ter muitas dificuldades ao longo da vida com essa falta de opções que reconheces ter, mas isso, repito, é problema teu.

Qualquer bola de futebol tem dois lados, o mais dificil é conseguir ter opções diferentes, mesmo que erremos na escolha, é a vida.

Repara nos burros: com duas palas tendem em ir em frente porque nada vêem para além disso, enfim têm falta de opções.

 

Uma vez mais, obrigado pelo teu contributo e opinião, que para mim, inexperiente, é de ter em conta.

 

 

Regards

Paulo R.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Claro que póde ser só Akadama,ai a fertilização terá de ser toda na coluna de agua,mas eu parece-me que esse tipo de solução já pede alguem com algum "calo" nisto de plantados,pois qq excesso ou carencia póde ter consequencias mais imediatas e prejudiciais. :-D

Eu continuo a achar que não há nada como um bom substrato fertil,pra iniciar um plantado saudavel,afinal as casas começam-se pelos alicerces e não pelo telhado,certo?... :-D

Um abraço.

PS-Não pude deixar de me rir quando li que achas a Akadama cara :D ,exprimenta a ver o preço de substratos a serio(ADA,Elos,Tropica...)e ai sim,vais ver o que é caro. :-D

 

 

Luis,

 

Por achar o mesmo que tu, "(..)preço de substratos a serio(ADA,Elos,Tropica...)e ai sim,vais ver o que é caro.(...)", é que abri este tópico. Isto é, podemos não chegar a ter todas as capacidades desses substractos, mas com diferentes misturas de preço +-razoável (que para estranhos acredito que possa ser surpresa o que achamos razoável), talvez seja possivel chegar lá perto.

 

Assim, peço que contribuam para que lá cheguemos. Como fazer um bom substracto a um preço razoável?

 

 

Regards

Paulo R.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

 

Por achar o mesmo que tu, "(..)preço de substratos a serio(ADA,Elos,Tropica...)e ai sim,vais ver o que é caro.(...)", é que abri este tópico. Isto é, podemos não chegar a ter todas as capacidades desses substractos, mas com diferentes misturas de preço +-razoável (que para estranhos acredito que possa ser surpresa o que achamos razoável), talvez seja possivel chegar lá perto.

 

Assim, peço que contribuam para que lá cheguemos. Como fazer um bom substracto a um preço razoável?

Regards

Paulo R.

Um bom substrato a um preço MUITO aceitavel...continuo a achar que foi o meu Krauss,talvez trocasse o areão fino de rio por uma camada de Akadama no topo,mas só mesmo por motivos esteticos,agora voltava a usar uma pequena camada de turfa no fundo e sem hesitar voltava a escolher o Aquabassis Plus da JBL como substrato fertil na camada intermedia,não querendo gastar fortunas num substrato das marcas XPTO,acho que esta é mesmo uma solução muito boa e equilibrada.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís que turfa usaste da PRODAC? a de placas?

E essa turfa não irá alterar também o pH da coluna d'água?

 

Sérgio Costa

Boas Sergio,

Não usei de placas,é uma que vem mesmo em tufos.

Se alterar o PH é para a zona acida e é mesmo o que eu pretendia,6 meses passados desde a montagem,não tenho qq razão de queixa,as plantas estão optimas e quando retiro alguma constato que a raiz está super saudavel.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

"Antes de pores a carroça á frente dos bois" (desculpa a expressão!) acho que deverias fazer o que pouca ou quase nenhuma pessoa faz antes de se aventurar nisto dos plantados, que é fazer um teste á água...

Existem zonas em que a água da companhia ou poço não são apropriadas para o efeito, logo os resultados não serão como o esperado e começa-se a culpar terceiros ou a má manutenção do aquário.

Antes de comprares o substrato, preocupa-te com a tua água, verifica se está dentro dos parametros aceitáveis e então sim, vais para a iluminação,.... co2, etc. Quando tiveres os acessórios para começares e tudo prontinho a funcionar, tratas do resto!

Quanto á variedade de plantas, cada um sabe de si... acho que estás a pensar em criar um aquário holandês devido ao nº de plantas que pretendes colocar. Digo-te já que vais entrar em caminhos perigosos... isto para quem tem pouca experiência na matéria. Certas pessoas olham para um aquário Holandês e dizem... "Tantas plantas, que bonito... também consigo, basta meter lá para dentro um molhe de plantas e deixar aquilo crescer..." na realidade as coisas são bem diferentes! As plantas têm requisitos e o crescimento diferentes, por isso para quem não conhece bem as plantas é a mesma coisa que dar um "tiro no escuro".

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais