Montagem de Plantado (duvidas...)


Carlos

Recommended Posts

Estou a começar a preparar condições para montar um plantado e precisava da vossa ajuda, para não errar muito e não desistir de vez da ideia dos plantados (esta é a segunda tentativa... e da primeira nem vos conto...)

 

1. O Aquário tem 50x30x20 = 30lts e tem uma lampada de 15watts.

Que acham? 15w chega ou aconselham mais luz?

 

2. No substrato coloquei cerca de 1cm de turfa, algumas bolas de leca (hydroton), 1,5 cm de areão misturado com Aquabasis (JBL) e 2 cm de areão por cima.

Acham ok ou fiz disparate?

 

3. Estive a ler umas receitas de fertilizantes caseiros e deixo aqui uma questão:

 

Será possível utilizar sorbato de potássio em vez de sulfato de potássio?

(isto porque o primeiro eu arranjo grátis e facilmente)

 

4. As plantas que estou a pensar colocar:

 

Riccia, Bacopa Australis, Ceratophyllum demersum, Hygrophila polysperma, Ludwigia repens "rubin", Sagittaria subulata, Vesicularia dubyana, Crinum natans, Cryptocoryne wendtii ''brown'' e Echinodorus 'Ozelot' - estas são as que procuro...

 

(se alguém tiver algumas mudas destas a mais - para troca/venda/oferta... diga qualquer coisa)

 

Já tenho noutros tanques algumas anubias, Vallisnerias spiralis 'Tiger' e fetos de java, e vou aproveitar algumas mudas para mudar para este novo tanque.

 

Que acham, as plantas são adequadas ao setup que descrevo?

(para já não estou a pensar colocar peixes, a ideia é ser mesmo um tanque só de plantas... ph=7,5 - tempª=24º)

 

Uma ultima duvida... será de injectar CO2 caseiro? (ou com 15watts e este tipo de plantas não é necessário???)

 

Agradeço as vossas sugestões...

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá!

 

15 W é muito pouco. Mete antes uns 30W e podes colocar todo o tipo de platnas que quiseres.

 

Aconselho-te o injector de CO2. PAra teres umas boas plantas, precias de 3 coisas:

cheers boa iluminaçao

:roll: fertilizante constante e bom

:lol: injector de Co2

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens pouca luz.

Escolheste várias plantas que te vão tapar a superfície e limitar ainda mais a luz.

Faz injecção de CO2.

Não te preocupes já com a adubagem.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom pelos vistos (embora tenha tido o cuidado de seleccionar apenas plantas que requerem pouca luz), tenho de alterar a tampa para colocar mais luz.

Qualquer coisa como 30 watts fica bem, certo?

 

Aí vai a primeira foto do dito tanque:

 

Pic_1019_1.jpg

 

Já agora ajudem-me a identificar estas anubias:

 

1ª (será Barteri var. Angustifolia ??)

 

Pic_1019_2.jpg

 

2ª (será Barteri var. Barteri ??)

 

Pic_1019_3.jpg

 

Conforme for avançando vou colocando fotos para comentarem (e ajudarem a montar um plantado decente...)

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos realmente 15W é pouco, eu já tive um aquário com esse tamanho e usava 3x15W mesmo assim achava pouco. Peixes dão sempre uma ajuda fundamental num aquário plantado, para não cair em carências por exemplo no potássio, peixes pequenos em cardume. Os guppy, sempre dão umas trincas nas algas de quando em vez. Quanto às plantas pensa antes nos 30L que vai ter esse aquário, mesmo plantas que á partida serão pequenas, como é o caso da Anúbia “nana”, ficarão enormes, e pasão a ocupar muito espaço.

 

Eu digo isto porque nesse aquário que tive, coloquei anubias e elas pareciam gigantes. Outro aspecto é a diversidade, dúvido que consigas colocar essas plantas todas juntas, muitas delas crescem rápido e decerto vão-se atrapalhar umas às outras.

 

Porque não pensas apenas em 3 especies 4 no máximo, repara muitas vezes os “nature” tem apenas 2 especies, e não fica mal de todo.

 

Outro conselho que te dou, não coloques plantas que necessitem de constantes podas, num aquário desse tamanho podar é um inferno, principalmente as especies de Hygrophilas.

 

Coloca Glossostigma sp. para cobrir o areão e Eleocharis sp. mais lá no fundo e espera que se misture bem, cria desníveis mais acentuados. Talvez um pé ou dois de Sagitaria no background.

 

Usa todas as pedras/troncos do mesmo genero mas de tamanhos diferentes, pelo menos 3 de cada, (vejo que tens dois tipos de pedra) usa-as como pontos focais.

 

A leca vai subir a todo o custo, e vai atrapalhar as raizes, por isso retira a que puderes.

 

Trata da luz em primeiro lugar. Se precisares de ajuda plantação diz.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem muitas que aguentam (é a expressão mais adequada) com essa luz, mas como o tamanho é um factor de limitação eu diria começando pelas mais fáceis musgo, fetos, cryptos, anubias.

 

Pouca luz poucas exigencias, mais descanso :P

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres que te diga se pode ou não colocar? Eu não colocaria a menos que tivesse o triplo de luz e injecção de CO2. A maior parte dessas plantas cresce rápido, mas tem que ter as condições para o fazer, o mais que te puderia acontecer era ela crescer para cima e não rente ao chão.

 

Experimenta, eu também não tenho tido muito sucesso com essa planta (Glossotigma), ela no meu aquário até cresce melhor na sombra.

 

Existe uma planta com a qual poderias ter pouca luz visto se tratar de um feto, é fica algo semelhante à glossostigma e forma um tapete, a Marsilleia sp.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos realmente 15W é pouco, eu já tive um aquário com esse tamanho e usava 3x15W mesmo assim achava pouco.

 

Ok Já tinha decidido mesmo alterar a tampa e vão ser 3x15w.

 

 

Outro aspecto é a diversidade, dúvido que consigas colocar essas plantas todas juntas, muitas delas crescem rápido e decerto vão-se atrapalhar umas às outras.
Aquilo era uma lista de plantas (que eu pensava ser compativel com 15w de luz neste aqua), para dali arranjar algumas. Como vou alterar a luz, irei por certo alterar a escolha de plantas. De qualquer forma já lá coloquei uns pésinhos das anubias que estão na foto e um pedacinho de anubias nana.

 

Talvez um pé ou dois de Sagitaria no background.

Pode ser Vallisneria spiralis em vez de Sagitaria? (é que vallisneria eu tenho bastante...)

 

 

Usa todas as pedras/troncos do mesmo genero mas de tamanhos diferentes, pelo menos 3 de cada, (vejo que tens dois tipos de pedra) usa-as como pontos focais.
Achas que devo substituir a pedra branca por outra vermelha?

 

 

Trata da luz em primeiro lugar. Se precisares de ajuda plantação diz.

Vou hoje ou amanhã o mais tardar tratar da luz e vou preparar a garrafada de CO2 depois peço-te ajuda...

Se puderes arranjar uns pedacinhos de Glossostigma sp e Eleocharis sp. então agradeço...

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente acho que deves substituir as duas, eu gosto mais das pedras escuras tipo basalto, e isso há para ai aos pontapés. Outro aspecto dessa pedra castanha é que ao fim de algum tempo ficar com caracteristicas biologicas que vão entrar em competição com a alimentação da planta.

 

Quanto às plantas vou ver o que tenho, penso queGlossostigma e Eleocharis tenha muito pouca. As quantidades que vais precisar são poucas talvez 1 vazo de cada seja demais, dez pés de cada planta chegam, depois é só esperar, eu digo estas especies porque assim não precisas de te preocupar com podas, só tens que adubar e ver o desenvolvimento, além disso ficas com um layout muito simples que não te vai cansar tanto.

 

Outra coisa é conseguires ter alguns comedores de algas logo desde o inicio.

 

Assim que tiveres a luz diz que eu tenho todo o prazer ajudar.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros,

 

Ainda subsiste uma dúvida.

 

3. Estive a ler umas receitas de fertilizantes caseiros e deixo aqui uma questão:  

 

Será possível utilizar sorbato de potássio em vez de sulfato de potássio?  

(isto porque o primeiro eu arranjo grátis e facilmente)

Agradeço os vossos comentários...

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ás fotos a primeira parece-me Anubias lanceolata, e a segunda, que não dá para ver bem a folha sera, Anubias gracillis????

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resolvi seguir a sugestão do Sérgio e substituir as pedras...

Aí está o resultado:

 

Pic_1019_4.jpg

 

(de facto parece-me bem melhor assim...)

 

Que acham?

 

Uma pergunta:

 

Alguém usa (ou usou) um adubo liquido para plantas de interior "Algoflash"?

 

No rótulo diz <solução N.P.K 6.5.6> contém oligo-elementos.

Os 6% de azoto são 2,2%Nitrico, 1,2%Amoniacal e 2,6%Ureico.

 

Será aplicavel no início enquanto não são introduzidos peixes?

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mmmm... é discutível o rizoma das anubias fazer fotossíntese. Não tem a forma de algo que faz fotossintese, está desenhado para estrutura e não para receptor de luz.

Há algumas pessoas que afirmam que faz fotossíntese como dizes, mas a maioria (que eu note) não concorda (eu incluido). O rizoma contribuí com uns 2% de superfície de recepção luminosa o que o tornaria desprezível.

No entanto é sabido que o rizoma não deve estar enterrado porque apodrece com facilidade (falta de O2) pelo que a sugestão é válida e subscrevo. Só não concordo com a justificação... mas é um assunto polémico.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à iluminação... o que acham da utilização de florescentes compactas?

 

Estive a ver http://www.osram.com.br/produtos/ilumgeral...uxes/index.html

 

DULUX® ENERGY SAVER de 16w tem 850lm e 4000k e as de 20w têm 1100lm.

 

O que acham, será uma boa opção para o meu plantado? (e que meter 3 lampadas fluorescentes de 15w numa tampa de 25cm não é nada fácil...)

 

Aguardo as vossas dicas para tomar a minha opção de iluminação (quería ter este aspecto resolvido até ao fim desta semana)

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aqua com essas dimensões e consegui colocar 3 fluorescentes de 15 W , e ainda conseguia colocar a quarta.

 

A tampa que tens é que desaparece e terás de fazer outra de preferência em acrilico.

 

Os casquilhos deverão ser estanques, no entanto se optares por casquilhos normais podes poupar espaço, se usares casquilhos sem o suporte de arrancador incorporado, pões o arrancador numa zona separada, eu usei estanques simples (não duplos pois desperdiçam espaço).

 

O Pedro "Amano" Borges :wink: (tem um post) que penso que se chama "Nano Plantado Passo a Passo" onde dá para tirar a ideia de como o devemos fazer.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=3677

 

Se após veres o post ainda necessitares de ajuda posso tentar dar umas dicas.

 

Abraço João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal a coisa vai avançando...

Ontem já adquiri 3 calhas (ARN) e 3 lampadas de 18w (2 Sylvania daylight 1050lm e 1 Osram Fluora 550lm).

 

Pic_1019_6.jpg

 

Entretanto já retirei a tampa do aquario e coloquei um pedaço de vidro com 2 calhas (2x15w provisóriamente).

 

Pic_1019_5.jpg

 

(já coloquei a garrafada de CO2 com o tubo ligado ao filtro interno)

 

E para já está assim:

 

Pic_1019_7.jpg

 

Os rizomas das Anubias já estão fora do areão...

 

No Sábado será instalada então a nova iluminação 3x18W... e agora é começar a plantar.

 

Se alguém tiver umas mudas digam (que eu tenho um tanque para encher) :wink:

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, já me chamaram muitas coisas... agora Amano ?!?!?!  :shock:  

 

Abraço,

Pedro

 

Se não queres que te chamem Amano só tens uma coisa a fazer, é não plantares aquarios lindos.

 

Com as encomendas de plantinhas que fiz, e a luz que tenho no aqua, espero daqui a dias tb poder mostrar umas fotos do meu aqua, a ver vamos. No entanto tenho um prob tenho espadas platys e guppies e nunca vou conseguir ter poucos peixes, pouco aberrantes, como vces, pois não me consigo desfazer deles e eles não param de se reproduzir. :P

 

Pedro desculpa não poder ter ido dar uma volta pelas Lagoas quando cá vieste em Abril, mas tive de ir ao Senegal em serviço. :D

 

Carlos não tenho mudas, mas fico à espera da evolução desse aqua.

 

Abraço João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho aqui algumas mas era fixe que tu pensases num esquema, tipo um desenho ou mesmo uma foto, e o seguisses por completo. Assim facilitavas o trabalho que vais ter. Vê o que o “A-mano” Pedro fez no post, ele desenhou e escolhei previamente as plantas que queria colocar, apartir dai foi só seguir o que estava no papel.

 

O que te pode acontecer é teres um aquário com muitas plantas mas com pouco paisagismo.

 

Eu tenho aqui uma planta boa para o começo, porque previne o aparecimento de algas, Hygrophila difformis.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Sérgio,

 

Seguindo a tua dica (embora não tenha encontrado o tópico do Pedro que tem o esquema), pesquisei e encontrei o que me interessa:

 

Pic_1019_8.jpg

A 04 Alternanthera reineckii 'RED'

B 32 Bacopa monnieri

E 31 Echinodorus cordifolius 'MINI'

E 176 Echinodorus schlueteri

E 205 Echinodorus spec. 205

E 230 Echinodorus tenellus

H 10 Heteranthera zosteraefolia

H 60 Hygrophila polysperma

S 30 Sagittaria pusilla

V41 Vallisneria americana

 

 

Deve ficar (se tudo correr bem...) algo deste género:

 

Pic_1019_9.jpg

 

Parece que a planta que indicaste encaixa neste esquema...

 

Entretanto hoje já comprei o Hortrilon, so não sei ainda se vou mesmo experimentar a receita com sorbato de potássio em vez do sulfato de potássio (ninguém respondeu a esta questão)...

 

Posso eventualmente alterar uma ou outra planta neste esquema (por exemplo em vez de Echinodorus tenellus usar Glossotigma ou Marsilleia sp. e , Bacopa Australis em vez da monnieri e Vallisneria spiralis em vez da Americana).

 

Bem, a ideia é esta aguardo os vossos inputs (se alguem tiver mudas de algumas destas plantas... estou disponível para trocas ou para comprar).

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje já adiantei um pouco a obra...

 

Calha em construção:

Pic_1019_10.jpg

 

E fez-se luz (54w dela):

Pic_1019_11.jpg

 

1-Sylvania daylight 1050lm/5000k 2-Osram Fluora 550lm/??k 3- Philips TLD 840 1350lm/4000k

 

Aí está o tanque com a nova iluminação:

Pic_1019_12.jpg

(não liguem às plantas que lá estão ... são para substituir)

 

As plantas já libertam O2...

Pic_1019_13.jpg

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais