Sign in to follow this  
aquapego

Plantas Que Não Crescem Na Vertical! Com Foto

Recommended Posts

Boas!

Agradecia as vossas opiniões sobre o facto das espécies que mencionei não crescerem na vertical. Explicando melhor e como se pode ver na foto como ex., a planta cresceu cerca de 10 cm na vertical e depois começou a crescer na horizontal e já está a começar novamente a crescer na vertical.

DSC02902.jpg

Será devido ao espectro luminoso que possuo no aquário?

Passo a descrever o Setup:

120 X 50 X 60 cm = cerca de 300 litros NET

Temperatura: 26/27ºC

Luz: 160 W : 1 X 18.000ºK + 1 x 6.400ºK + 1 X 8.500ºK + 1 X 18.000ºK, respectivamente uma Power-Glo + Life-Glo2 + Fluora + Aqua-Glo.

(Isto são valores que vinham inscritos nas embalagens. Corrijam se isto fôr "treta".)

Substrato Fértil: Mistura de JBL + Trópica. Areão de cobertura da Aqualit.

Fertilização diária com os produtos da H.A. (Macros e Micros).

pH: 6,8

KH: 3º

GH: 7º

Nitratos: 5/10 ppm

PO4: 1

Fe: 0,2 ppm e ao fim de 24 horas está a 0 ppm.

Nota: Façam as questões que acharem necessárias para que me possam ajudar.

Obrigado desde já a todos os membros que queiram ajudar.

Um abraço

Carlos Salgueiro.

Edited by aquapego

Boas

Definitivamente parece-me um problema derivado dos graus kelvin das lâmpadas (temperatura de cor)...

Fazendo as contas tens aí uma média de 12700ºK, o que incentiva o crescimento horizontal das plantas...

Tenta mudar as lâmpadas e mantém-te num intervalo de 6500ºk a 8000ºk e vais ver que isso muda...

Cump

jnarciso

Boas!

Agradecia as vossas opiniões sobre o facto das espécies que mencionei não crescerem na vertical. Explicando melhor e como se pode ver na foto como ex., a planta cresceu cerca de 10 cm na vertical e depois começou a crescer na horizontal e já está a começar novamente a crescer na vertical.

DSC02902.jpg

Será devido ao espectro luminoso que possuo no aquário?

Passo a descrever o Setup:

120 X 50 X 60 cm = cerca de 300 litros NET

Temperatura: 26/27ºC

Luz: 160 W : 1 X 18.000ºK + 1 x 6.400ºK + 1 X 8.500ºK + 1 X 18.000ºK, respectivamente uma Power-Glo + Life-Glo2 + Fluora + Aqua-Glo.

(Isto são valores que vinham inscritos nas embalagens. Corrijam se isto fôr "treta".)

Substrato Fértil: Mistura de JBL + Trópica. Areão de cobertura da Aqualit.

Fertilização diária com os produtos da H.A. (Macros e Micros).

pH: 6,8

KH: 3º

GH: 7º

Nitratos: 5/10 ppm

PO2: 1

Fe: 0,2 ppm e ao fim de 24 horas está a 0 ppm.

Nota: Façam as questões que acharem necessárias para que me possam ajudar.

Obrigado desde já a todos os membros que queiram ajudar.

Um abraço

Carlos Salgueiro.

Kelvins são muitos, na minha opinião deviam ser, de trás para a frente:

10000, 6400, 6400, 4200.

E a corrente? É muita? As minhas depois de uma certa altura inclinam com a corrente.

Isto já me aconteceu.

Corrige-se facilmente com lampadas de 4.000 k para as puxar para cima.

Se elas já não endireitarem tens que podar, mas defenitivamente é da temperatura de luz.

Temperaturas a mais faz isso, e também faz crescer raizes por todo o lado ao longo dos caules, até á parte de cima das plantas.

O Ricardo Diogo tem razão, mas como já deves ter a coisa mais avançada eu no teu lugar punha:6400, 6400, 4200, 4200. E descartava-me por enquanto da lampada de 10000k. Fica mais amarelado, mas era temporario...

10000, 6400, 6400, 4200.

E a corrente? É muita? As minhas depois de uma certa altura inclinam com a corrente.

Olá Ricardo!

A água não forma qualquer corrente, porque resolvi esse problema, se é que é problema! Mas anulei a corrente por causa do desperdício de CO2 e por causa das plantas.

Tenho 10000 à frente devido a ter um tapete de Riccia..., mas possivelmente é mesmo devido ao espectro!

Obrigado pela resposta

Um Abraço

Carlos Salgueiro.

10000, 6400, 6400, 4200.

Eu acho que é ao contrário,a de 10000K deve estar é à frente.Se por acaso pusermos plantas de tapete,as lâmpadas com mais Kelvins devem estar na parte da frente do aqua,pois penetram com mais facilidade na coluna de água,chegando mais facilmente a plantas rasteiras.

Isto já me aconteceu.

Corrige-se facilmente com lampadas de 4.000 k para as puxar para cima.

Se elas já não endireitarem tens que podar, mas defenitivamente é da temperatura de luz.

Temperaturas a mais faz isso, e também faz crescer raizes por todo o lado ao longo dos caules, até á parte de cima das plantas.

O Ricardo Diogo tem razão, mas como já deves ter a coisa mais avançada eu no teu lugar punha:6400, 6400, 4200, 4200. E descartava-me por enquanto da lampada de 10000k. Fica mais amarelado, mas era temporario...

Boas Luís!

É isso mesmo! Elas ganham raízes que se fartam, mesmo em todo o caule. Completamente esclarecido.

Obrigado

Um Abraço

Carlos Salgueiro.

Tem sempre em mente que as temperaturas mais altas propiciam um crescimento na horizontal, e as mais baixas, um crescimento na vertical.

Portanto tenta corrigir isso com estes dados e um pouco de paciência para as coisa "endireitarem".

Eu acho que é ao contrário,a de 10000K deve estar é à frente.Se por acaso pusermos plantas de tapete,as lâmpadas com mais Kelvins devem estar na parte da frente do aqua,pois penetram com mais facilidade na coluna de água,chegando mais facilmente a plantas rasteiras.

Boas!

Eu também sou da tua opinião, devido às plantas de tapete.

Um Abraço

Carlos Salgueiro.

O Zogli tem razão, e o "normal" e aconselhável é colocar-se as lampadas com mais kelvins á frente , e as com menos kelvins atrás.

Agora é jogares com estes dados e com as lampadas existentes no mercado para contrariares a tendencia das tuas plantas para se curvarem. Quanto ás inestéticas raizes, só mesmo com podas.

Cumprimentos

O zogli tem razão. eu é que já estava a dormir.

a mim ainda me esta acontecer pior elas estao a crescer para baixo!!!

depois de ler este topico fui verificar qual era a temperatura de cor... ate me assustei.... são 4 x 14000k

vou já buscar outras lampedas... depois as plantas endireitao-se??

Edited by ptorres98

depois de ler este topico fui verificar qual era a temperatura de cor... ate me assustei.... são 4 x 14000k

fazes uma poda que elas voltam a crescer normalmente

CUMPS

Sign in to follow this