" Especially Green "


Dário Santos

Recommended Posts

Boas pessoal!

Este o meu novo aquário..

 

SETUP

Nome: Especially Green - Especialmente Verde

Data de Montagem: 15 de Setembro de 2007

Aquário: 98*38*50

Aquecimento: Jager 200Wts

Temperatura: 29ºC

CO2: Pressurizado

Fundo: Cinzento ou preto (a colocar)

Filtro: Eheim 2213 + Filtro interno (600lts/h só com esponja de malha "fina" para que a agua fique mais cristalina)

Substrato: JBL AquaBasis plus 7,5 l

Iluminação: 4*39W T5 = 156W

 

Deixo-vos aqui as fotos da montagem e evolução dos primeiros tempos do meu aquário:

O aquário:

P1010867.jpg

 

Colocação do substrato fertil:

P1010872.jpg

 

Já com areia e areão no sitio:

P1010879.jpg

 

Depois de muitas experiencias, cheguei a isto:

P1010881.jpg

(pena os xistos que estão ao alto, não serem de maiores dimensões.. Não Acham que ficava melhor se fossem mais altos? Ainda vou tentar arranjar uns grandes, mas gostava de saber umas opiniões do pessoal..)

 

Peço desculpa, mas por falha minha, não tenho nenhuma foto do aquário acabado de montar.. Depois disso, só tenho esta foto tirada uns dias depois, já com uns peixinhos lá dentro:

Panoramica:

P1010073.jpg

 

Pormenores:

-Ampularia marfim:

P1010081.jpg

(obrigado ao membro cfatelo por me ter trocado a sua ampularia por um cardinal meu)

 

Os meus Lda's 25

P1010010.jpg

 

P1010011.jpg

 

E alguns dos 21 Kribensis que crescem no meu aquário:

P1010035.jpg

 

P1010047.jpg

 

Por agora é tudo!

Falta colocar o fundo (não pensei que está esquecido), será de côr preta ou cinza.. Logo vejo como gosto mais..

 

Podem ir dando as vossas ópiniões..

(boas ou más, são mais que bem-vindas)

 

Uma grande abraço!

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, esse aqua tem sensivelmente as mesmas medidas que o meu, mas por não ter perfil de alúminio parece ser mais alto!

 

Tens de melhorar o hardscape, realmente essas pedrinhas não ficam aí lá muito bem, mas já tens MP.

 

De resto, continua!

 

cumps,

Carlos

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso ainda está no inicio,podes fazer dai um grande aqua! Esses xistos a dividir os substratos é que acho um pouco artificial...um tronco ficava ai bem também. Força com isso!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que realmente ganhavas em ter xistos maiores.

 

Quanto ao resto, está fixolas, sem bem que a parte de areia clara e a mais escura acho que ficavam melhores com algumas plantas ou um tapete.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!

O primeiro post já está editado, e já tem o Setup!

Aqui deixo as respostas aos comentários:

 

 

Epá, esse aqua tem sensivelmente as mesmas medidas que o meu, mas por não ter perfil de alúminio parece ser mais alto!

 

Tens de melhorar o hardscape, realmente essas pedrinhas não ficam aí lá muito bem, mas já tens MP.

 

De resto, continua!

 

cumps,

Carlos

 

Obrigado Carlos!!

Os calhaus já cá cantam!

Amanha ou sexta vão lá para dentro :)

 

 

E que tal um tronco? Não ficava nada mal pois não?

 

cumps,

Carlos

 

Andei para ali a mexer no áqua dos camarões, e retirei de lá uns troncos que já coloquei no áqua.. Não tenho é fotos, por enquanto.. Amanha tiro e posto.

 

 

Está um bocado vazio para o meu gosto, mas vamos acompanhando a evolução, com o tempo isso vai enchendo e fica mais composto, promete.

 

Está muito vazio mesmo!

O objectivo prioritário é deixar espaço em cima para que as plantas possam crescer bastante e crias grandes aglomerados verdes/vermelhos, mas para já isso é impossivel, pois ainda não tem a calha de 183W, para já está a funcionar apenas com +/- 30W :twisted:

 

Isso ainda está no inicio,podes fazer dai um grande aqua! Esses xistos a dividir os substratos é que acho um pouco artificial...um tronco ficava ai bem também. Força com isso!

 

Troncos já tem, e por acaso coloquei um mais ou menos sobre as tais pedras de xisto que dividem o substracto..

 

Acho que realmente ganhavas em ter xistos maiores.

 

Quanto ao resto, está fixolas, sem bem que a parte de areia clara e a mais escura acho que ficavam melhores com algumas plantas ou um tapete.

 

 

Como disse, os Xistos já cá estão, dentro de pouco tempo estarão lá dentro..

A areia branca é para manter sem plantas (até porque é a unica parte do aquário que não levou substrato fertil por baixo), a parte mais escura, (á direita) é para plantar umas plantas rasteiras bem verdinhas para se realçarem no preto, enquanto que o restante areão será para fazer um bom tapete (espécie ainda a dicidir, mas possivelmente cuba ou glosso)

 

 

Muito obrigado a todos pelos comentários!!

Espero que acompanhem a evolução do meu aquário..

E que comentem..

 

Cumps. a todos!

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por colocar as fotos do estado actual, ainda hoje:

 

Aspecto geral:

P1010036.jpg

 

Os troncos, mais de perto:

P1010037.jpg

 

P1010048.jpg

 

P1010050.jpg

 

Um pé de Ludwigia Repens ´que veio do aquário dos camarões, por já estar um pouco grande:

P1010051.jpg

 

A minha Ampulária Dourada:

P1010034.jpg

 

 

Se reconhecerem os troncos de algum lado, já sabem, eram do Submerged Project, que também anda em remodelações, e é o meu aquário de camarões.. futuramente irá mudar de cára (os troncos já saíram) e irei actualizar o tópico do mesmo que está caído no esquecimento..

 

Para já, podem ver e comentar as fotos que aqui deixei agora..

Amanha há mais..

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pra começar não está nada mál,mas vou-te dár um conselho,se realmente é pra vir a ser um plantado a serio,começa seriamente a pensar comprar um kit de CO2 com garrafa,um aqua desse tamanho já merece e não tarda nada estás farto de fazer a mistura caseira.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pra começar não está nada mál,mas vou-te dár um conselho,se realmente é pra vir a ser um plantado a serio,começa seriamente a pensar comprar um kit de CO2 com garrafa,um aqua desse tamanho já merece e não tarda nada estás farto de fazer a mistura caseira.

Abraço.

 

Boas!

Realmente já estou cansado de fazer a mistura caseira.. (há cerca de um ano que o faço..)

Há uns tempos que ando a pensar nisso, mas ando a tentar arranjar umas botijas e uns manometros e o restante material necessário, mas ainda tenho de me informar melhor sobre isso..

Uma duvida que tenho, é a seguinte: Onde podemos reabaste-ser as botijas com CO2?

 

cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Realmente já estou cansado de fazer a mistura caseira.. (há cerca de um ano que o faço..)

Há uns tempos que ando a pensar nisso, mas ando a tentar arranjar umas botijas e uns manometros e o restante material necessário, mas ainda tenho de me informar melhor sobre isso..

Uma duvida que tenho, é a seguinte: Onde podemos reabaste-ser as botijas com CO2?

 

cumps.

 

 

bom dia

 

 

para encheres as botijas de co2 tens 2 hipoteses podes ir as lojas de venda de extintores e mandar carregar as botijas ou então se não encontrares podes sempre te dirigires a 1 quartel de bombeiros da tua terra porque eles tb usam extintores e devem ter maquinas de encher os mesmos; :)

 

espero ter ajudado

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

para encheres as botijas de co2 tens 2 hipoteses podes ir as lojas de venda de extintores e mandar carregar as botijas ou então se não encontrares podes sempre te dirigires a 1 quartel de bombeiros da tua terra porque eles tb usam extintores e devem ter maquinas de encher os mesmos; help

 

espero ter ajudado

 

luis

 

 

Esclarecido!! Muito obrigado!

 

Quanto ao áqua? Ninguém diz nada?

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda nao se pode dizer muito pois ten que crescer

em relacao ao co2 ha uma loja de paintbal ao pe do sunset 2 que enche garrafas de co2

 

nos bombeiros do seixal ainda nao sei se enchem mas quandola passar perto ja fico a saber

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda nao se pode dizer muito pois ten que crescer

em relacao ao co2 ha uma loja de paintbal ao pe do sunset 2 que enche garrafas de co2

 

nos bombeiros do seixal ainda nao sei se enchem mas quandola passar perto ja fico a saber

Boas Toyota,

Sabes qual é o preço por kilo que os tipos do paintball levam pelo enchimento de CO2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

ta porreiro mas um pouco despido.

não gosto muito dos 3 tipos de substrato diferente, acho que se tivesses obtado por colocar só do preto ficava melhor.

e colocava esses troncos mais na vertical e não deitados.

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Toyota,

Sabes qual é o preço por kilo que os tipos do paintball levam pelo enchimento de CO2?

ola eu tenho uma botija de paintball de 600gramas e custoume 3.75€ o enchimento

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola eu tenho uma botija de paintball de 600gramas e custoume 3.75€ o enchimento

Boas,

Pois... já agoro informo que passei por lá hoje e infelizmente o equipamento de enchimento deles só serve mesmo pra encher as botijas de paintball,não dá pra encher as botijas normais,continuo assim á procura de um sitio na margem Sul onde encham as garrafas na hora e a um preço aceitavel,infelizmente nalgumas coisas o tipo tem razão...é mesmo um deserto. :dry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

ta porreiro mas um pouco despido.

não gosto muito dos 3 tipos de substrato diferente, acho que se tivesses obtado por colocar só do preto ficava melhor.

e colocava esses troncos mais na vertical e não deitados.

 

cump.

 

 

Pois é, está despido, mas o espaço livre em cima é para ser ocupado por densos "molhos" de plantas, mas só com o tempo é que vai lá, e com a calha nova, a ser construída esta semana..

Em relação ao substrato, o de trás é pa cobrir com "cuba", se fosse hoje, teria colocado tudo com Akadama, e deixar só a areia..

 

A "cuba" cresce bem no areão de rio? (tendo em conta que tem substrato fértil por baixo é claro)

É que se não crescer, tenho impressão que ainda vou mudar aquele areão para Akadama.. :multi:

 

Obrigado pelo comentário!

A ver se logo á noite ponho mais umas fotos!

 

Abraço!

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Dário!

 

Então que tal vai a evolução deste aqua?

Ainda não vi nenhuma foto com aqueles calhauzitos que te arranjei :|

 

Outra coisa, estive a ver melhor o teu setup, e um 2213 para este aqua não é curto? Parece-me que sim...

Por outro lado, a iluminação que queres montar é um abuso!!! Se calhar não precisas de tanto, para esse aqua 120w já eram suficientes. Vê isto: http://www.fitchfamily.com/lighting.html

 

Se eu fosse a ti com o que poupava na iluminação investia num filtro melhorzito (2215, idealmente 2217) ou kit de CO2. Ficavas com um aqua mais equilibrado.

 

cumps,

Carlos

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Dário!

 

Então que tal vai a evolução deste aqua?

Ainda não vi nenhuma foto com aqueles calhauzitos que te arranjei :-D

 

Outra coisa, estive a ver melhor o teu setup, e um 2213 para este aqua não é curto? Parece-me que sim...

Por outro lado, a iluminação que queres montar é um abuso!!! Se calhar não precisas de tanto, para esse aqua 120w já eram suficientes. Vê isto: http://www.fitchfamily.com/lighting.html

 

Se eu fosse a ti com o que poupava na iluminação investia num filtro melhorzito (2215, idealmente 2217) ou kit de CO2. Ficavas com um aqua mais equilibrado.

 

cumps,

Carlos

 

Oi!

Não tenho tido muito tempo para tirar fotos :/

 

Quanto ao filtro, é verdade, é um pouco fraco.. mas é para mudar em breve, pois irei vender este..

Quanto á iluminação, foi o que me foi aconselhado, e o que corresponde ao que andei a pesquisar.. O meu aquário leva cerca de 170 litros, 183W dá pouco mais de 1W/Litro, que é o aconselhado, e tendo em conta que tenho em mente colocar plantas muito exigentes a nível de luz, acho que não tenho outra ipotese.. Quero fazer um grande "tapete" e dar volume ás plantas de cima, pelo que vão tapar alguma luz para o tapete..

Em relação ao kit CO2, primeiro vou tentar arranjar uma botija com manometros, daquelas dos cafés.. Se não conseguir, vou ficar á espera de um bom negócio aqui pelo fórum ::D:

 

Obrigado pelo comentário!

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas passoal!

 

Finalmente aqui vai uma actualização..

Existem moradores novos e algumas diferenças..

De momento o aquário está mais cheio pois a travessa está colada mais em cima.. (para já não há fotos de como está.. na altura em que estas foram tiradas o silicone estava a secar, mas dentro em breve haverão mais actualizações..)

 

Aqui ficam as fotos do dia 26 de Novembro de 2007:

 

Vista geral:

P1010198.jpg

 

Alguns pormenores:

P1010174.jpg

 

P1010183.jpg

 

P1010159.jpg

 

P1010186.jpg

 

P1010178.jpg

 

P1010170.jpg

 

P1010165.jpg

 

P1010168.jpg

 

Peço desculpa, pela sujidade (algas) no vidro, mas esquecime de limpar os vidros quando tirei as fotos :| )

É tudo por agora..

 

Cumps.

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Pessoal, se for possivel e se tiverem conhecimentos a nivel de fotografia passem aqui para me ajudarem a escolher uma nova máquina fotográfica bigsmile

Obrigado!

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sim senhor... No inicio, devo confessar, não gostava, tava muito vazio.

Mas agotra teve uma bela evolução, e está muito bom!

Esse disco está buito bonito, bela escolha.

Boa sorte com isso

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Confesso que eu no início também não gostava muito e por isso esperei pela evolução do bicho, mas agora está a ficar bastante mais agradável!

 

Eu só punha as plantas mais juntas por grupos, e mais pés, para criar um efeito maior, um contraste maior entre cada uma!

 

Gosto dos discus! apesar de ao início pensar que era só um que em determinadas alturas perdia as riscas.. nyah:?

 

Gosto bastante dos escalares..

 

Abraço e continua.

Editado por Rui90
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.