Cichlasoma Nigrofasciatum


Recommended Posts

Não é nada esquecido :( há por aí muita gente que os mantém. Mas como geralmente não dão grandes complicações é normal que não estejam sempre a falar deles :(

 

Dá uma olhada neste site. Tens aí montes de comentários de quem os mantem/manteve.

 

Já agora que querias saber?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola! Gostava de saber se ta por ai algum perito em cichlasoma nigrofasciatum para mim um dos ciclideos mais cativantes mas que e pouco falado. ha ai alguem que possa diser mais alguma coisa sobre este esquecido?

 

Eu tenho um casal num dos meus aquas ,mas o que procuras saber mais propriamente ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já tive à muitos anos (quase logo no inicio da minha iniciação neste mundo da aquariofilia).

 

Tudo começou por ser uns filhotes que me deram...(já não me lembro quantos, mas eram poucos. 4 max)

 

O que fiz? bem, como eram pequenos e devido à falta de experiencia, acabei por colocar num aquário comunitário (cerca de 100L reais) que tinha na altura com peixes bem maiores do que eles.

 

Eles começaram a se desenvolver e iniciaram o acasalamento. Tal foi que começaram a matar tudo o que não lhes agradava (incluir um lagarto que infelizmente caiu para o lado errado do aquário e um plecostomos bem maior do que eles. Deste último só deixaram a carapaça).

 

Enfim, resumindo, passado pouco tempo só restavam nicros no meu aquário e criavam que nem ratos de laboratório. A população chegou a ser tanta que começaram literalmente a matar-se uns aos outros de forma a que o número de individuos fosse o ideial para o aquário.

 

Portanto, da minha experiência, decoração... esquece. Cavam buracos para criarem e estão sempre a mudar. Ou seja, todos os dias tens uma decoração nova. E são terrívelmente territoriais (aliás, como ciclidios que são). No entanto, muito fáceis de manter e facílimo de criar.

 

Quando decidi por termino a esta aventura, comecei por querer vende-los... depois trocar por material de aquariofilia... depois dar!.... E nada!... Nenhuma loja na região de Almada e arredores (incluir algumas de Lisboa) os queriam.

 

Onde ficaram? Num lago rochoso de um centro comercial de Almada perto do Cinema Academia.

 

O que foi bom? Ver as primeiras "crias" a nascer - acordar de manhã, olhar para o aquário e ver uma nuvem de alevins a nadarem bem perto dos pais... Fantástico! Depois? Tornou-se banal e terrível o cenário de ataque entre eles.

 

Eventualmente a minha experiência tenha sido coisa rara, pois já os vi em aquários de exposição e aparentemente sem problemas. Eventualmente o aquário fosse pequeno (80x40x40)... não sei...

 

Um abraço,

Trindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

é preciso ter muito cuidado quando se quer terestes peixes, eu mantive em tempos um casal de nigros rosa(neste momento estao com um colega meu), e digo que so deve ter este casal quem tiver como os escoar, pois chega-se a um ponto que nao sabemos o que fazer a tantas crias e chagamos ao ponto de os darmos a outros peixes de maior porte. infelizmenteosmeu casal de oscares nao gosta de caçar....

 

para decoraçao, podes ter areia, pedras de xisto e troncos......eventualmente uns fetos e uma anubias, mas isso ja depende do temperamento dos proprios peixes

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais