Praga De Caracois!


targeting

Recommended Posts

Tenho aquario á volta de 7 meses....

tenho tido desde 6 meses para cá ... pragas de caracois....

Como faço para matar os bichos? é que tirar os bichos um por um , não dá...e eles voltam sempre....

 

Queria uma solução sem drogas!? Pois comprei um mata caracos, mas tenho receio que faça mal ao peixes... pois se é para matar!!

 

Existe?

It's all coming to an END...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho aquario á volta de 7 meses....

tenho tido desde 6 meses para cá ... pragas de caracois....

Como faço para matar os bichos? é que tirar os bichos um por um , não dá...e eles voltam sempre....

 

Queria uma solução sem drogas!? Pois comprei um mata caracos, mas tenho receio que faça mal ao peixes... pois se é para matar!!

 

Existe?

Tamanho do aqua?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes sempre ir diminuindo a praga pondo folhas de alface a noite, e no dia a seguir retiras... vais ver que os caracois vem todos agarrados a folinha... :)

Assinatura removida por não respeitar as dimensões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor técnica é memso a da folha de alface, mas eu normalmente ponho a folha à noite quando desligo a iluminação, 2 horas depois retiro-a e eis os caracois todos agarradinhos e ela. Vais ver, faz isso várias vezes e não vai restar um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor técnica é memso a da folha de alface, mas eu normalmente ponho a folha à noite quando desligo a iluminação, 2 horas depois retiro-a e eis os caracois todos agarradinhos e ela. Vais ver, faz isso várias vezes e não vai restar um.

 

boas

 

muitas vezwes as plantas que se compram vêm com caracois , antes de as colocar no aqua passa a planta por agua e confirma

 

 

 

para retirar os caracois podes colocar um botia-palhaço que te dá conta da situação

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que um botia palhaço cresce até aos 20 cm em adulto, mas que come os caracois come, também destroi algumas plantas e levanta outras tantas. Quando chegam a adultos os botias também costumam ter mau feitio. Mas é outra solução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que um botia palhaço cresce até aos 20 cm em adulto, mas que come os caracois come, também destroi algumas plantas e levanta outras tantas. Quando chegam a adultos os botias também costumam ter mau feitio. Mas é outra solução.

 

Tenho 2 botias palhaços á mais de 4 meses e não me comem os caracois. O aquario tem 80cm de comprimento!

Já cheguei a apanhar os caracois á mao , mas é uma tarefa ingloria!

Tenho de experimentar isso da alface!!

 

Mais alguma ?

It's all coming to an END...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais nada tens de pensar pq razão eles estao aparecer em tao grande quantidade , provavelmente tens escesso de materia organica na agua o que cria condições propicias para o desenvolvimento desta praga.

Começa por cortar na alimentação dos peixes e faz uma boa limpeza ao teu filtro , concerteza esta cheio de caracois tb ;) , depois usas tb os metodos que ja te aconselharam aqui anteriormente , uns botias e o truque fa folha de alface tb resulta mt bem! ;)

 

abraço e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais nada tens de pensar pq razão eles estao aparecer em tao grande quantidade , provavelmente tens escesso de materia organica na agua o que cria condições propicias para o desenvolvimento desta praga.

Começa por cortar na alimentação dos peixes e faz uma boa limpeza ao teu filtro , concerteza esta cheio de caracois tb :twisted: , depois usas tb os metodos que ja te aconselharam aqui anteriormente , uns botias e o truque fa folha de alface tb resulta mt bem! :P

 

abraço e boa sorte!

 

Como é que eu sei que tenho escesso de materia organica?

Eu sei que axo que tenho areão a mais.... tenho para ai uma altura de 5 a 8 cm de areão.... será disso? Sou novato... por isso... não sei

It's all coming to an END...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que eu sei que tenho escesso de materia organica?

Eu sei que axo que tenho areão a mais.... tenho para ai uma altura de 5 a 8 cm de areão.... será disso? Sou novato... por isso... não sei

 

 

restos de comida pelo aqua por ex. , n tem nada a ver com o areão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pessoal.

 

E desculpa utilizar o teu tópico para tirar a minha dúvida.

 

Tenho um pequeno aquário com red´s e esta plantado, que também esta cheio de caracóis alias infectado, a minha pergunta é, será que colocando um botia para os exterminar eles não irão comer os camarões mais pequenos também?

 

Compr.

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pessoal.

 

E desculpa utilizar o teu tópico para tirar a minha dúvida.

 

Tenho um pequeno aquário com red´s e esta plantado, que também esta cheio de caracóis alias infectado, a minha pergunta é, será que colocando um botia para os exterminar eles não irão comer os camarões mais pequenos também?

 

Compr.

Martinho.

 

boas

 

nesse caso , nao podes utilizar a tecnica do botia , pois este limpa-te os camaroes num estante

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás a todos, para começar a minha solução. As Cenouritas , é verdade , eles adoram e duram 3 dias mergulhadas . Cortas uma cenourita jeitosa em 3 pauzinhos , espetas no substrato á noite , e umas horitas depois (tens de ser madrugador) antes do nascer do sol, limpas e voltas a colocar as cenouritas de novo.

 

Em 3 dias elas ficam cheias de buraquitos deles e vêem á superficie , ou seja altura de substituires e colocares mais 3 pauzitos de cenoura , até limpares o aqua.

 

Quanto a quem falou de botias não comerem caracóis , bem eles sem imperial não gostam de caracóis , portanto tens de os enganar , mostras o copo de imperial na frente do aqua ::D: , lol brincadeira , mas se lhes deres muita comida eles ignoram-nos.

 

Muita comida também dito já que resulta em praga descontrolada de caracóis , por isso olha venha o diabo e escolha , eu tenho o meu plantado de recuperação ambientação de plantas cheio deles , e escalares , hehe eles adoram os quase invisveis ovos de caracolitos que eles vão colando aqui e ali , comida extra prá prole .Mas isto sou eu , um abraço.

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ok pessoal...eu ja fiz tudo o que aqui foi dito...utilizei a folha de alface durante uma semana e nao resultou...experimentei os 3 pauzitos da cenoura e eles nem xegam perto...os meus caracois devem de ser esquezitos...pois nem com a cenoura nem com a alface...ate tirei as minhas plantas todas e deixei so a agua, os peixes e o filtro para ver se eles se agarram ha alface e ha cenoura...mas ate agora nada...eles andam sempre no vidro...para cima e para baixo...lol...nao queria por o botia pois tenho peixes pequenos e ele para nao se enganar na comida prefiro nao o ter...nao sabem de mais nenhuma tecnica???eu ha coisa de um mes...tive uma grande praga de caracois...ate retirei tudo que tinha no aquario...desde ao areao ate as plantas...montei um novo...pasados mes e meio volta a vir os caracois...nao sei que fazer mais...parece que alguem me lançou uma praga ao aquario...eu coloco comida em floco vegetal da sera, tambem de vez enquando comida em floco ornamental da JBL...coloco uma vez por semana larvas de sangue...eu ate ja pensei que seja das larvas que ja nao coloco ha duas semanas...mas os caracois nao param de aparecer...retiro por dia numa media de 30 caracois...estou farto de os apanhar ha mao...

 

aceito todo o tipo de sugestao pois faxo qualquer coisa para me ver livre desta praga...

 

abraço

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tive uma praga de uns pequeninos que vieram com musgo de java oferecido.

 

Multiplicaram-se e já estava a ficar preocupadp.

 

Entretanto fui de férias, 15 dias e a alimentação do aqua ficou atravéz de um alimentador automático.

 

Conclusão, como foram 15 dias de pouco comer... os caracois desapareceram todos...

 

Os Discus comeram-nos, chupavam, e deitavam fora as cascas...lol

 

Podes tentar fazer uma dietazita aos teus peixes durante 15 dias... dar só o indispensável.

 

Que quantidade de comida dás?

Quantas vezes ao dia?

 

Reduz a alimentação, não stresses com isso... eles acabam por desaparecer.

 

P.S. já fizeste o que o William te disse?

 

QUOTE

Boas, antes de mais nada tens de pensar pq razão eles estao aparecer em tao grande quantidade , provavelmente tens escesso de materia organica na agua o que cria condições propicias para o desenvolvimento desta praga.

Começa por cortar na alimentação dos peixes e faz uma boa limpeza ao teu filtro , concerteza esta cheio de caracois tb

|QUOTE

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho aquario á volta de 7 meses....

tenho tido desde 6 meses para cá ... pragas de caracois....

Como faço para matar os bichos? é que tirar os bichos um por um , não dá...e eles voltam sempre....

 

Queria uma solução sem drogas!? Pois comprei um mata caracos, mas tenho receio que faça mal ao peixes... pois se é para matar!!

 

Existe?

 

 

Para mim a melhor solução é uma BOTIA PALHAÇO!!!

O meu aqua novo estáva impestado de caracois que vieram com as plantas,experimentei as folhas de alface, que até resultam , mas demora muito tempo a "apanha-los" todos.

A solução foi mesmo a botia palhaço, apesar de tambem ter comido alguns camarões, mas valeu a pena!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na Natureza seja rios,lagos,estuários,etc,existem sempre caracois. São mais um elemento de um aquário que queira chegar perto de um cenário natural. Excesso de comida leva a excesso de caracois. Com alimentação moderada,os caracois não chegam a ser muitos, e ajudam na oxigenação do substrato,comem pedaços de comida que mais ninguém chega,evitando tornarem-se em amónia.Para além dos peixes e camarões,os caracois são mais um elemento da equipe de limpeza,e a maior parte das especies não toca nas plantas.

 

Se calhar sou eu que sou estranho,mas gosto de observar os movimentos dos peixes,camarões e caracois de igual modo,vejo-os como parte do mesmo ecossistema.Existe beleza no simples andar arrastado de um caracol.Por isso acho estranho chamarem praga a estes bichos,acho que é uma visão um pouco limitada da aquariofilia.Praga são as algas e os caracois também as comem.

 

Se os caracois aparecem nos nossos aquários por alguma razão é...

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tive uma praga de uns pequeninos que vieram com musgo de java oferecido.

 

Multiplicaram-se e já estava a ficar preocupadp.

 

Entretanto fui de férias, 15 dias e a alimentação do aqua ficou atravéz de um alimentador automático.

 

Conclusão, como foram 15 dias de pouco comer... os caracois desapareceram todos...

 

Os Discus comeram-nos, chupavam, e deitavam fora as cascas...lol

 

Podes tentar fazer uma dietazita aos teus peixes durante 15 dias... dar só o indispensável.

 

Que quantidade de comida dás?

Quantas vezes ao dia?

 

Reduz a alimentação, não stresses com isso... eles acabam por desaparecer.

 

P.S. já fizeste o que o William te disse?

 

QUOTE

Boas, antes de mais nada tens de pensar pq razão eles estao aparecer em tao grande quantidade , provavelmente tens escesso de materia organica na agua o que cria condições propicias para o desenvolvimento desta praga.

Começa por cortar na alimentação dos peixes e faz uma boa limpeza ao teu filtro , concerteza esta cheio de caracois tb

|QUOTE

 

dava duas vezes ao dia...uma de manha e outra ha noite...ha coisa de um mes reduzi e passei a dar em uma semana...tenho o meu aqua neste momento so com agua, areao e peixes...retirei as plantas para ver se nao era de la o problema...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dava duas vezes ao dia...uma de manha e outra ha noite...ha coisa de um mes reduzi e passei a dar em uma semana...tenho o meu aqua neste momento so com agua, areao e peixes...retirei as plantas para ver se nao era de la o problema...

? Retiraste as plantas...por causa dos caracois?... :-D

 

Quando é que vais retirar os peixes e substrato,ficando com o aqua só com água e sem vida,na tua cruzada de combate aos caracois? :laugh: (Desculpa,não leves a mal,não resisti...)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

? Retiraste as plantas...por causa dos caracois?... ::D:

 

Quando é que vais retirar os peixes e substrato,ficando com o aqua só com água e sem vida,na tua cruzada de combate aos caracois? cheers (Desculpa,não leves a mal,não resisti...)

 

sim reterei...porque tar a tirar de 30 a 40 caracois por dia satura...e para ver se consigo eleminar o caracois tento tudo...porque nao gosto ver o vidro do meu aquario e as plantas cobertas de caracois...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok pessoal...eu ja fiz tudo o que aqui foi dito...utilizei a folha de alface durante uma semana e nao resultou...experimentei os 3 pauzitos da cenoura e eles nem xegam perto...os meus caracois devem de ser esquezitos...pois nem com a cenoura nem com a alface...ate tirei as minhas plantas todas e deixei so a agua, os peixes e o filtro para ver se eles se agarram ha alface e ha cenoura...mas ate agora nada...eles andam sempre no vidro...para cima e para baixo...lol...nao queria por o botia pois tenho peixes pequenos e ele para nao se enganar na comida prefiro nao o ter...nao sabem de mais nenhuma tecnica???eu ha coisa de um mes...tive uma grande praga de caracois...ate retirei tudo que tinha no aquario...desde ao areao ate as plantas...montei um novo...pasados mes e meio volta a vir os caracois...nao sei que fazer mais...parece que alguem me lançou uma praga ao aquario...eu coloco comida em floco vegetal da sera, tambem de vez enquando comida em floco ornamental da JBL...coloco uma vez por semana larvas de sangue...eu ate ja pensei que seja das larvas que ja nao coloco ha duas semanas...mas os caracois nao param de aparecer...retiro por dia numa media de 30 caracois...estou farto de os apanhar ha mao...

 

aceito todo o tipo de sugestao pois faxo qualquer coisa para me ver livre desta praga...

 

abraço, obrigado

 

a cerca de 2 meses atraz tambem entrei numa cruzada semelhante para livrar-me da praga de caracois que que tinha ... ::D:

 

a solução foi Sulfato de Cobre -- podes comprar na farmacia em pó, que depois esplico-te como preparas a solução/e como o aplicas ...

 

um abraço,

 

paulo (miratejo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde isso já vai...

 

Os caracóis auto-regulam a sua população de acordo com as condições disponíveis no ambiente, neste caso, no aquário, ou seja, muita comida disponível, muitos caracóis... menos comida disponível, menos caracóis, por isso, a culpa deles aparecerem em grande número, não é deles.---

 

Mais importante do que isso é que eles ajudam a manter o equlíbrio do sistema, pq, como já aqui foi dito, chegam onde outros não chegam, para eliminar a matéria orgânica em excesso.---

 

A questão é que, a manteres as mesmas condições, se retirares os caracóis, seja de que forma for, podes preparar-te para outras "pragas".---

 

Eu preocupo-me quando os meus desparecem.---

 

Cumprimentos....

Editado por cacorreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

botia leopardo, é muito melhor para limpar caracóis q o palhaço... vais ver q com esse peixinho resolves o problema rápido...

 

concordo com o q acima foi dito, mas se a espécie infestante me destruir plantas, engordo um botia leopardo... lol

 

Cumps

Editado por BrunoFerreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

botia leopardo, é muito melhor para limpar caracóis q o palhaço... vais ver q com esse peixinho resolves o problema rápido...

 

concordo com o q acima foi dito, mas se a espécie infestante me destruir plantas, engordo um botia leopardo... lol

 

Cumps

A única que já vi que come plantas a olhos vistos é a Marisa Rotula.Physas e Planorbis nunca vi, Melanoides esses nem lhes tocam.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais