Iluminação De Nanos


jorgefpf

Recommended Posts

olá

qual as opções para a iluminação de um nano plantado de 5 litros (+/-)?

se houver sugestões agradeço. :D

Editado por jorgefpf

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

qual as opções para a iluminação de um nano plantado de 5 litros (+/-)?

se houver sugestões agradeço. :D

Se quiseres uma opção barata arranja um candeeiro de pé e coloca-lhe uma lâmpada de casquilho E27 com 6500K. Um plantado com 5L precisa de pouco para ai uma de 11W.A regra de 1w/l não se aplica em aquas pequenos,tem de ser mais.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres uma opção barata arranja um candeeiro de pé e coloca-lhe uma lâmpada de casquilho E27 com 6500K. Um plantado com 5L precisa de pouco para ai uma de 11W.A regra de 1w/l não se aplica em aquas pequenos,tem de ser mais.

 

obrigado Zogli, vou ver se arranjo algo do género. ::D:

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Zogli, vou ver se arranjo algo do género. ::D:

Por acaso também estou a montar um nano de 5L +-,coloquei-lhe uma lâmpada de 11W e achei pouco.Pus uma de 20W e achei o indicado.Ainda para mais porque vou plantar Glosso.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com uma de 11 watts de 6400k num de 3 litros com Hc Cuba e fetos de java e por enquanto estao se a dar bem..

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com uma de 11 watts de 6400k num de 3 litros com Hc Cuba e fetos de java e por enquanto estao se a dar bem..

 

olá

andrecardoso ainda bem que falaste na cuba porque é uma das que quero plantar no nano.

só tenho mais uma questão a ambos: como se sabe os "k" das lâmpadas? eu fui a um hipermercado e estava a ver umas phillips E27 de 11W e também de 20W (ambas economizadoras) mas na embalagem não dizia nada sobre isso, ou pelo menos não vi... como não percebo muito disto será melhor ir a uma loja de material eléctrico? ou estas sevirão?

 

obrigado pela ajuda zogli e andrecardoso ;)

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

andrecardoso ainda bem que falaste na cuba porque é uma das que quero plantar no nano.

só tenho mais uma questão a ambos: como se sabe os "k" das lâmpadas? eu fui a um hipermercado e estava a ver umas phillips E27 de 11W e também de 20W (ambas economizadoras) mas na embalagem não dizia nada sobre isso, ou pelo menos não vi... como não percebo muito disto será melhor ir a uma loja de material eléctrico? ou estas sevirão?

 

obrigado pela ajuda zogli e andrecardoso ::D:

 

 

é pena mas muitas lampadas nao apresentam informaçao em relaçao á temperatura de cor ::D:

 

Aconselho-te a ires por exemplo ao Aki onde comprei uma de 11 watts de 6400k (e vem lá indicado) por apenas 2 euros e pouco

 

Muitas das vezes as lampadas dizem os Kelvins na propria lampada ao lado dos watts outras vezes dizem no papel/cartao onde vem, mas a maioria das vezes nao tem informaçao em relaçao a isto

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

andrecardoso ainda bem que falaste na cuba porque é uma das que quero plantar no nano.

só tenho mais uma questão a ambos: como se sabe os "k" das lâmpadas? eu fui a um hipermercado e estava a ver umas phillips E27 de 11W e também de 20W (ambas economizadoras) mas na embalagem não dizia nada sobre isso, ou pelo menos não vi... como não percebo muito disto será melhor ir a uma loja de material eléctrico? ou estas sevirão?

 

obrigado pela ajuda zogli e andrecardoso ::D:

Existem umas lâmpadas que dizem ''warm white'' estas não servem,têm 2700K.As que queremos são as 'Daylight'. Mas se fores a uma casa de material eléctrico perguntas por uma Osram ou Philips com 6500K. Estas são preferiveis às existentes nas lojas chinesas,estas também têm 6500K(diz na caixa e lâmpada),são baratas,mas a qualidade deixa muito a desejar.Estou a tentar arranjar agora na loja eléctrica da minha rua umas lâmpadas E27 com 8000K e 10000K.O sr. disse-me que era dificil,que ia perguntar ao fornecedor.É que quero fazer uma calha só com E27 com 4x15w(6500K) + 2x15w(8000K) + 2x15w(10000K).

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá mais uma vez.

obrigado pelas sugestões a ambos.

amanhã devo passar pelo Aki e ver se encontro uma das lâmpadas referidas.

 

agora surgiu-me outra questão :roll:

como é o "suporte " de iluminação dos vossos nanos de 3l (andrecardoso) e 5L (zogli)?

zogli já referiste os tais candeeiros de pé e sei que são bastantes usados neste tipo de aquários mas têm um senão, penso que ficam um pouco feios... também sei que há uns que têm tipo uma mola (ou garra) mas sendo o nano uma caixa de telemóvel e estando o nano practicamente cheio a tal mola iria ficar dentro de água, o que não seria esteticamente muito bonito...

 

surgiu-me então uma ideia ;) : construir uma "nano-calha" ( ;) )?

o que acham?

 

p.s. desculpem lá se estou a massar... :oops:

Editado por jorgefpf

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maçar? Ora essa,estamos aqui para ajudar e ser ajudados! Sim podes construir uma nano calha em madeira por ex. mas o aqua é tão pequeno que se quisesses pôr lampadas E27 se calhar a altura da calha ia ser muita,e se calhar ficava um pouco desproporcional...Mas tenta,pode ser que fique fixe.Eu por acaso acho que fica bem giro um candeeiro daqueles maleáveis inclinado sobre o aqua!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maçar? Ora essa,estamos aqui para ajudar e ser ajudados! Sim podes construir uma nano calha em madeira por ex. mas o aqua é tão pequeno que se quisesses pôr lampadas E27 se calhar a altura da calha ia ser muita,e se calhar ficava um pouco desproporcional...Mas tenta,pode ser que fique fixe.Eu por acaso acho que fica bem giro um candeeiro daqueles maleáveis inclinado sobre o aqua!

 

pois... não me lembrei desse pormenor... a altura iria ficar um pouco exagerada!

talvez opte por candeeiro, amanhã vou dar um "passeio" por vários sítios e ver o que encontro.

obrigado ;)

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens varios tipos de candeeiros.. alguns bem, bonitos!!

 

Fica aqui por exemplo um Candeiro do chamados "desk lamp" ou seja candeeiros de secretaria ou de mesa numa cor metalizada e com um design bastante futurista o que fica sempre bem num aquario

 

009416.jpg

 

 

Tambem tens, se preferires, algo mais classico:

41523B.jpg

 

 

 

Basta procurares e hás-de encontrar um que gostes

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai está o que me estava a referir! É a melhor solução para um nano!

Vais pôr filtro no nano Jorgefpf? Se sim onde arranjaste? É que vou comprar um mas queria que fosse o mais minusculo possivel. Sabes se existe de cascata com potencia de 30 ou 50L/H?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai está o que me estava a referir! É a melhor solução para um nano!

Vais pôr filtro no nano Jorgefpf? Se sim onde arranjaste? É que vou comprar um mas queria que fosse o mais minusculo possivel. Sabes se existe de cascata com potencia de 30 ou 50L/H?

 

boas,

sim, vou pôr filtro, mas nem é cascata nem externo mas sim interno... eu sei, é estranho... mas este filtro é minusculo, tem 8,5cm de altura apenas e tem uma esponja por dentro, dei 9 euros por ele num horto que conheço e costuma ter um material que não se vê muito noutras lojas.

 

as características são:

filtro interno elite mini

110V

para aquas até 11litros

filtragem mecânica e biológica

vazão regulável até 100l/h

consumo 3,3W

dimensões 4,5x3,5x8,5 (CxLxA)

 

é este

http://www.aquaguppy.com/loja/produtos.asp?produto=1434

 

escolhi usar este em vez do de cascata porque este fica mais discreto uma vez que a minha distribuição das plantas consegue tapá-lo completamente, apesar das vantagens do cascata...

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,também tenho de arranjar uma coisa dessas,bem pequena.Não sei mas acho que não há filtros externos tão pequenos...Externo era o ideal.Agora o nano ainda está sem filtro,vou apenas trocando a água.

Depois mete umas fotos para o pessoal ver,que eu vou fazer o mesmo!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,também tenho de arranjar uma coisa dessas,bem pequena.Não sei mas acho que não há filtros externos tão pequenos...Externo era o ideal.Agora o nano ainda está sem filtro,vou apenas trocando a água.

Depois mete umas fotos para o pessoal ver,que eu vou fazer o mesmo!

 

os externos e cascata na minha opinião para os nanos têm um senão, a estética, porque por exemplo as caixas de telemóvel são pequenas e se puseres um cascata fica logo ali uma "coisa" agarrada ao aqua, os externos têm o senão de precisarem um sitio para os esconder do lado de fora do aqua a não ser que se esconda encostado atrás (em aquas "normais" isso resolve-se porque costumam ter móvel próprio mas nos nanos só se arranjasse uma base em que desse para esconder o filtro ::D: , digo eu...)

 

 

assim que estiver pronto ponho fotos aqui no forum ;)

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá, aproveitando o tópico, visto que vou montar um nano com um candeeiro de secretária, qual a potencia que aconselham para 20l?

E qual a media de preços desses candeeiros? Tenho ca um mas depois talvez queira trocar por um mais bonito.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, aproveitando o tópico, visto que vou montar um nano com um candeeiro de secretária, qual a potencia que aconselham para 20l?

E qual a media de preços desses candeeiros? Tenho ca um mas depois talvez queira trocar por um mais bonito.

Cumps

Olá Sabino! Para 20L aconselho-te uns 30 a 40W,dependendo das plantas que queiras manter. Existem umas lâmpadas de 36W,casquilho E-27 que era o ideal para meteres num candeeiro de pé. Candeeiros tens desde 5E até aos de design Xpto. Tenho alguns que arranjei na feira da Ladra,são daqueles antigos,prateados,se estiverem em boas condições ficam muito fixes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tb tava a pensar montar um nano... fora a filtragem e luz outra coisa que me passou pela cabeça... termostato? é preciso? não é? tava a pensar fazer um nano só com 3 ou 4 red´s...

 

Obrigado e cumps a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

este topico acabou por ficar com boa informaçao para todos os membros :)

gostava era de dar a minha opiniao sobre o filtro a clocar

aqui no forum, foi postado uma foto de um pequeno grande aqua :) do faao, e ele tinha colocado um filtro de cascata que nem dava para ver

acho que o aqua esta do melhor, ou nao era de quem é

penso que a melhor opçao num nano é mesmo um filtro de cascata, esta-mos a falar de aquas com 5l +-

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico está dos com informação mais pertinente na secção dos nanos! #musica

Se continuarmos a discutir aqui informação de interesse ao nível dos nanos talvez possamos começar a pensar em fazer uma "nano-biblia" dos "nano-aquas"! ;)

 

Respondendo ao Pelagus:

Depende do que mais queiras manter no aquario!

A fauna para nanos inclui por exemplo invertebrados (temperatura ideal ronda os 25ºC mas por exemplo, os reds aguentam-se numa grande gama de temps), viviparos pequenos como guppys (definitivamente com termostato), os normais bettas (apesar de SOBREVIVEREM com água fria, aconselha-se vivamente os 27ºC -> termostato) e cardumes de pequenos peixes como neons, cardinais, tanictis (sendo os 2 primeiros definitivamente de água quente enquanto os ultimos até se aconselha manter em água fria [dos poucos para manter sem termostato]).

Quanto às plantas, as que um aquariofilista mais gosta de ver no aquario exigem sempre temperatura superior a 20ºC, portanto pelo menos durante o inverno quer-se um termostato!

 

Por acaso até tenho uma caixa da vodafone pronta para transformar em nano e estou a pensar manter sem termostato, mas isso pk só manterei especies que suportem as variaçoes de temperatura! ;)

 

Cumps

Editado por shadowmage

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico está dos com informação mais pertinente na secção dos nanos! :crazyeyes:

Se continuarmos a discutir aqui informação de interesse ao nível dos nanos talvez possamos começar a pensar em fazer uma "nano-biblia" dos "nano-aquas"! :?

 

Respondendo ao Pelagus:

Depende do que mais queiras manter no aquario!

A fauna para nanos inclui por exemplo invertebrados (temperatura ideal ronda os 25ºC mas por exemplo, os reds aguentam-se numa grande gama de temps), viviparos pequenos como guppys (definitivamente com termostato), os normais bettas (apesar de SOBREVIVEREM com água fria, aconselha-se vivamente os 27ºC -> termostato) e cardumes de pequenos peixes como neons, cardinais, tanictis (sendo os 2 primeiros definitivamente de água quente enquanto os ultimos até se aconselha manter em água fria [dos poucos para manter sem termostato]).

Quanto às plantas, as que um aquariofilista mais gosta de ver no aquario exigem sempre temperatura superior a 20ºC, portanto pelo menos durante o inverno quer-se um termostato!

 

Por acaso até tenho uma caixa da vodafone pronta para transformar em nano e estou a pensar manter sem termostato, mas isso pk só manterei especies que suportem as variaçoes de temperatura! ;)

 

Cumps

 

 

thanks... sim mas houve quem dissesse que o nano só com a iluminação (candeeiro por ex.) que aquecia o suficiente... mas é preferivel por um termostado daqueles pequenos que chega :? obrigado mais uma vez! outra questão ;) para este topico ser mm bom lol... co2 num nano? bolha de co2 de quanto em quanto tempo?? outra pergunta ;) os "nanos" vão até que litragem? lol abraço e cumps pa todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho 2 nanos,os dois com C02 caseiro.Em nenhum dos 2 nanos tenho peixes,apenas caracois.É preciso muito cuidado com o C02 em 5L,a não ser que consigamos moderar o fluxo das bolhas,coisa que não é possivel com C02 caseiro.O CO2 em excesso pode ser fatal para a fauna.

 

Sobre a questão dos filtros,o mais importante é o caudal de água que sai pelo filtro,de modo a que não seja tão forte que revire tudo dentro do aqua.Eu tenho um filtro externo que dá para 300L/H e tenho-o num nano de 10L sem fazer uma grande turbulência.

 

E Pelagus a minha opinião sobre até que litragem vão os nanos é que isso varia de pessoa para pessoa,da maneira como as pessoas olham para o espaço.Penso que em aqua de água doce de 30L para baixo,até onde a imaginação nos levar, se pode considerar nano.O mais importante é termos a sensibilidade para perceber se um determinado numero ou especies de peixes/invertebrados vão conseguir ter uma vida digna dentro do reduzido espaço que os colocamos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais Zogli, a conclusão que faltava numa discussão muito boa!

Já agora, o CO2 é tb fatal para caracois e outros invertebrados, certo?

Nos camarões e em nanos reduzidos certamente. Agora nos Planorbis Corneus e outros caracois do genero tenho-os com C02 caseiro e eles parecem não se importar muito...Ampulárias ficam com um tamanho muito grande para nanos,nunca experimentei,agora caracois como os Physas e Planorbis são animais muito resistentes,conseguem viver e procriar com niveis de amonia,nitritos e C02 que seriam tóxicos para camarões e peixes. Mas não é na generalidade pois existem caracois mais sensiveis.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.