Ajuda Na Combinação De Lampadas


William

Recommended Posts

Precisava de ouvir algumas opinioes acerca das hipoteses que tenho de combinações de lampadas para o meu aquario ,

tenho num aqua de 120x50x60 (C,L,A ) 8 x 55 Wats PLL ,440 Wats no total , ate à passada semana tinha montado 6 lampadas de 5400K e duas de 10.000K , acontece que entretanto consegui arranjar 4 de 6500K havendo a possibilidade de conseguir as outras 4 , o que eu queria saber é com estas lampadas que tenho agora qual seria a melhor combinação ,

 

8 x 6500K

4 x 6500k + 4 x 5400K

4 x 6500K + 2 x 10.000K + 2 x 5400K

6 x 6500K + 2 x 10.000

 

 

as plantas que tenho no aquario sao sobretudo valisnerias gigantes , blixias japonicas,valisnerias spiralis , echinodorus amazonica e um grande tapete de eleocharis acicularis , neste momento tenho algumas algas por excesso de nitratos em relação aos fosfatos mas que sera corrigida pa semana quando receber os fosfatos que tenho encomendados , quando isso estiver corrigido vou intorduzir alguns tipos de plantas vermelhas.

Desde ja agradeço a vossa ajuda

 

um abraço

 

William

 

Foto do aqua

 

DSC_0172.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

William, julgo a tua calha ser de quatro filas de duas lampadas cada. Certo??

Se fosse eu a escolher as temps das lampadas iria para:

2x10000k (frente)

1x6500K+1x4200K (meio/frente)

2x6500K (meio/traz)

1x4200K+1x6500K (traz)

 

Isto porque?

Tu na frente do aqua tens eleocharis, como podias por outra qualquer planta de tapete, para esta ficar bem rente a akadama. 10000K

Meio e traz, 6500K e 4200K, sao espectros de que complementam bastante e vais ter um crescimento saudavel de todas as plantas, pelo menos a nivel de iluminação. E alternados, para nao teres uma luz amarelada num lado e do outro nao.

 

Isto é apenas a minha opnião.

 

Cumps

Editado por ghostzinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que 4200K tem um espectro amarelo demais e pode proporcionar o aparecimento de algas.5800K para cima é o ideal.Ou então metia só mesmo uma de 4200K.Mas parabéns o aqua está muito louco!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas, para terem uma ideia melhor acerca de como as lampadas estao montadas deixo mais uma foto

 

DSC_0004.jpg

 

 

Está espectacular!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho num aqua de 120x50x60 (C,L,A ) 8 x 55 Wats PLL ,440 Wats no total

 

;) és sócio da EDP? para que queres tú tantos watts se a maioria das plantas nem precisa de luz muito intensa? Se bem que o aquario é um bocado alto, mas mesmo assim e como injecção de Co2 até é reduzida... se calhar com metade da potencia conseguias o mesmo efeito. Mas não deixa de estar muito bem feita a calha.

 

Eu optava pela solução 4 x 6500K + 2 x 10.000K + 2 x 5400K

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem que o aquario é um bocado alto, mas mesmo assim e como injecção de Co2 até é reduzida...

 

 

Pois o problema é justamente esse, 60cm de altura o que se torna bastante complicado num plantado em termos de luz , quanto a fluxo de co2 n posso aumentar, a minha agua é mt macia ,Gh e Kh 1 , a agua sai-me da torneira com o ph de 6,5 e passado uns dias esta quase nos 5! :s

 

Obrigado a todos pelas respostas!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais