Limite Do Co2 De Fermentação


Recommended Posts

Boas!!

 

Qual é o máximo volume de água em que é possível utilizar o CO2 de fermentação através de daqueles kits da nutrafin, para que se obtenha um plantado sem que a sua limitação seja o CO2???

cumpts...

 

Eu acho que são 120 litros ,mas se tiveres a caixa ou a explicação que vêm junto têm lá essa indicação ,mas acho que só da para 120 litros.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então com 2 kits desses, a uma temperatura de 30ºC, aqua com 240 l brutos, luz de 190 w e muitas plantas de crescimento rápido, conseguirei manter um plantado sem restrições a este nível ou é melhor pensar numa solução melhor??? Estive a ver uma daquelas tabelas de concentração de CO2 e de acordo com essa neste momento (apenas com 1 kit) tenho uns 6 ppm de co2. Acho que o recomendado para um plantado será entre 15-20 ppm, é correcto??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Qual é o máximo volume de água em que é possível utilizar o CO2 de fermentação através de daqueles kits da nutrafin, para que se obtenha um plantado sem que a sua limitação seja o CO2???

cumpts...

 

Penso que são 160 litros eu tenho um num aquario de 200l, com 220 watt´s sem substrato fertil e tudo o que lá é plantado cresce desalmadamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O kit da Nutrafin dá para aquas até 180l. Este reactor com a receita caseira dura mais de 1 mês mais ou menos, com as carteirinhas próprias dá para uma semana ou duas.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma coisa muito importante é o difusor do CO2, porque eu usando o difusor em escadinha da Nutrafin não consigo CO2 que chegue para o meu plantado... mas o mesmo sistema ligado ao difusor com bomba da Tunze é bem mais eficaz e porquê? porque ao contrario da escadinha, não desperdiça qualquer quantidade de CO2..só sai dali CO2 se for dissolvido...aproveitamento a 100%.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só googlar...

 

Se for este...

 

http://www.aquariumsdelivered.co.uk/catalo...126268b6f6c45ed

 

É para um máximo de 75Lts (mais coisa menos coisa).

 

Tenho um destes, e como já foi referido o difusor é uma treta.

 

Como é sabido o CO2 químico diferencia do pressurizado na "limpeza" (tem resíduos) e na frequência (não é possível controlar o processo de fermentação).

 

Isto traduz-se em, difusores entupidos (e o da Nutrafin entope muito e não é dos mais práticos a limpar) e frequência de bolhas aleatória.

 

A vantagem é, e para aquários de pequena litragem o preço.

 

Diria que acima de 80lts é para esquecer, e o melhor é arranjar uma solução de botija (CO2 pressurizado).

 

No meu aqua de 84lts brutos utilizo um destes kits mas substituí o difusor por um mini de vidro/cerâmica que ocupa 1/20 do espaço do difusor da Nutrafim

e que limpo apenas uma vez por mês (quando refaço a mistura).

 

Ainda de referir que coloquei entre a garafa e o difusor uma válvula anti-retorno, um T com duas mangueiras e um contador de bolhas (pequeno depósito com 3/5 de água).

Desta forma o contador de bolhas gera alguma pressão que me permite controlar a frequência para além de ter um efeito de filtro (limpeza) sobre o CO2 que sai da

garafa, as torneiras permitem-me desligar o difusor durante a noite (o CO2 é redireccionado para o ar).

 

Cumps.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acham que esta tabela é fidedigna :

http://www.aquahobby.com/articles/b_phxkh.php

 

De acordo com a mesma eu terei uns 7 ppm de co2, o que me parece claramente insuficiente, e já tenho 2 kits a funcionar...

 

Vou tentar um novo difusor, vi um filtro pequeno que tinha uma entrada para tubo de ar e injectava o ar dissolvido na saida de água... Que dizem disto???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digo que poderá não ser muito eficiente, depende da forma como está construído, isto porque...

 

Saída de água implica agitação. Agitação implica oxigenação. Oxigenação implica dissipação de CO2.

 

Os melhores difusores são geralmente, os externos (fazem mistura fora do aquário por numa espécie de serpentina) ou

os de vidro/cerâmica (parecem uns candeeiros invertidos).

 

No teu caso e com esses kits, utilizava 2 de cerâmica pequeninos.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para quem não tem tempo nem CO2 a perder.. aqui está o link

http://www.aquaristic.net/tunze-co2-diffus...450.html?lang=1

 

desfaz 100% do CO2 até 4 bolhas por segundo. tenho 2 a bombar e só agradeço a Santa Tunze por os ter criado.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.