Bolinha De 1,5 Litro


wpurgatto

Recommended Posts

Esse aquario foi montado dia 15 de agosto de 2006

 

O filtro e a lumnária são DIY, lãmpada de 5W LDD, não faço mais trocas parciais, só reponho a evaporação, por que aqui no Brasil é muito grande (no verão chega a descer 2 cm do nível por semana) fertilização foi uma camada mínima de humus, não injeto CO² nem fertilizantes, os nitritos estão tão baixos que as plantas palustres do filtro esstão morrendo por nanição.

 

Pic_9511_36.jpg

 

Pic_9511_24.jpg

Esse calombo na pedra é um tipo de molusculo Laevapex fuscus (univalvo =apenas uma concha)

 

Pic_9511_38.jpg

 

Pic_9511_40.jpg

 

Novo Lay-out apartir de outubro de 2006.

Mudei as pedras de posição, e plantei Lilaeopsis brasiliensis e uma mudinha de Blixia, vejam:

Pic_8102_21.jpg

 

Pic_8102_24.jpg

 

Pic_8102_22.jpg

 

Hoje vocês podem observar que sem o CO², as plantas andam bem devagar, em compensação a quantidade de vida (caramujos) está se multiplicando cada vez mais.

 

Pic_8102_23.jpg

 

Fauna da foto:

-1 Platy

-1 Guppy selvagem

-2 Camarões fantasma

-5 Ampulárias pequenas

-5 Planórbes

-1 Physa

-0000 Incontaveis Melanóides (tem hora que areia parece estar viva)

 

Flora:

-Eleocharis

-mudas recentes de Hemiantrus (que as ampularias já comeram)

Editado por wpurgatto

Abraços

Werlei Purgatto

Todas as espécies têm sido domadas pelo homem.A língua, porém, nenhum homem a pode domar. Tg 3,7-8

av-28239.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Wpurgatto! Parabéns tens ai um nano muito bonito sem dúvida. O único senão,e na minha opinião pessoal, sendo o espaço factor essencial, 1,5L de água não cria condições para teres fauna ai dentro. Flora e uns caracois (excepto ampulérias,visto que estas crescem bastante) tudo bem, peixes não sou a favor. Mas que está uma beleza está!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem Zogli, já digitei muito sobre este assunto em outros tópicos, e as opniões são variadas, entendo a sua preocupação, mas vamos, lá:

 

Sendo no meu caso um filtro que utiliza o ar como condutor de água, a oxigênação da água é um tanto quanto isagerada, inclusive fazendo com que as plantas não desenvolvam bem, o filtro que a parte de trás dele é uma "expânção de memória" tem 1 litro de capacidade, e hoje tenho apenas dois alevinos de Platy de vertebrado neste aquario, mas poderia ter mais, e também a medida que eles vão alcançando a idade adulta eu os levo para o meu aquario de 45 litros que tenho em casa, todos os alevinos que por ele já passaram ainda estão vivos lá, mas só os levo para que possam se reproduzir e ter uma vida completa como se na natureza estivessem, pois não os podaria disso, por respeitar a natureza que Deus nos deu.

 

Alem disso com experiência nele, semana que vem ele fará um ano de montado, e as únicas mortes que ele carrega nas costas foram por causa de acidentes com CO², culpa minha e não da pequenes dele.

 

Espero ter exclarecido suas duvidas.

Abraços

Werlei Purgatto

Todas as espécies têm sido domadas pelo homem.A língua, porém, nenhum homem a pode domar. Tg 3,7-8

av-28239.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Está muito bonito!

 

Mas eu diria para mudares esses peixinhos...A forma do aquario em si(globo) causa um stress permanente ao peixe, entendes?E consequentemente menor resistencia ás doenças...

 

Não seria melhor mudares os dois peixitos e pores ai só invertebrados?

 

Abraço! :wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada peixe deve ter no minimo 5L de água à disposição,tenho um aqua de 30L com alevins de Guppy e Red's e acho que ficam muito apertados lá... Como já disse está muito belo mas não cria condições minimas para vertebrados viverem.Esses globos ficam bem com plantas ou pôr terra e meter um cacto.Essa Platy por certo está em constante stress e as ampulárias depressa te saltarão para fora.Isto é só a minha opinião: por mais que te esforces e tpa's faças o espaço é condição essencial. Pela decoração tinhas por certo capacidades para fazer um projecto igualmente belo mas em grande! Os peixes agradeciam!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado JMG.

 

Pedro acho que vou ter que mudar mesmo, para evitar novas discusões, mesmo tendo um ano de montado, nenhum aquarista confia no meu bolinha, acho que vou montar um cubo e colocar no lugar do globo, fabrica-lo com as medidas 15x15x15, que vai dar uns 3,3 litros, o que acha???

 

Tudo bem Zogli, não quero discutir sobre o assunto, hoje não estou bem (problemas matrimoniais) e se eu quiser defender a minha experiência nestas condições, posso acabar por ser agressivo sem querer, mas aceito a sua opinião.

Editado por wpurgatto

Abraços

Werlei Purgatto

Todas as espécies têm sido domadas pelo homem.A língua, porém, nenhum homem a pode domar. Tg 3,7-8

av-28239.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

convido a todos para visitarem meu outro aquario de 45 litros, só para almentar um pouco o volume (de água claro) :wacko:

 

45 litros

Editado por wpurgatto

Abraços

Werlei Purgatto

Todas as espécies têm sido domadas pelo homem.A língua, porém, nenhum homem a pode domar. Tg 3,7-8

av-28239.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

convido a todos para visitarem meu outro aquario de 45 litros, só para almentar um pouco o volume (de água claro) :wacko:

 

45 litros

Parabéns está muito bonito o teu aqua! Quanto à bolinha acho que não a deves desmontar pois também está muito fixe,deixa-a para os invertebrados!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua de 45 litros esta muito fixe...a bolinha nao a desmontes como o zogli disse....usa-a para invertebrados...mas não ponhas la peixes...

 

Sim pinguin o volume aumenta mas essescialmente é deixar de ter aquela forma de globo que causa um stress permanente ao peixe!

 

Abraço pessoal :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre adorei este projecto, mas realmente o platy já está a ficar grandito :silly:

Está na hora de uma mudança de habitantes ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos elogios e pela atenção, acho que o grande defeito do globo é a distorção ( o efeito lente ), fora isso não tenho o que reclamar, e os peixes não andam dando voltas a girar, comportan-se normalmente.

 

João aquele platy já esta lá em casa a muito tempo, e neste foto ele parece grande mas é apenas o efeito lente que o globo faz (lente) veja que ele esta do lado de uma mangueira de 3/8", ele devia ter uns 2 cm só, as ampulárias também já não estão lá pq já passavam dos 2 cm.

 

Hoje nele abitam dois platys de 1 cm cada, já estou querendo levar um embora pq são dois machos e eles andam se estranhando.

Abraços

Werlei Purgatto

Todas as espécies têm sido domadas pelo homem.A língua, porém, nenhum homem a pode domar. Tg 3,7-8

av-28239.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado Flavia.

 

Mais algumas fotos:

 

e7dbe77f.jpg

Camarão fantasma

 

e7dbe77b.jpg

Vista frontal, depois que levei as Ampularias embora as plantas estão se desenvolvendo melhor.

 

e7dbe775.jpg

Nesta da pra ver o alevino de platy o outro levei para casa por este estava batendo muito nele.

Editado por wpurgatto

Abraços

Werlei Purgatto

Todas as espécies têm sido domadas pelo homem.A língua, porém, nenhum homem a pode domar. Tg 3,7-8

av-28239.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.