O Meu Primeiro Projecto


nmota

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Desde há algum tempo que tenho andado a fazer pesquisas e a colocar dúvidas aqui no fórum com vista a montar o meu primeiro aquário.

O projecto já vai adiantado mas "encravou" porque a calha de iluminação desejada está esgotada em todo o lado. A montagem dos equipamentos básicos está feita.

Um outro problema que se coloca agora é a decoração. Não tenho jeito nenhum para decoração por isso coloco este tópico para obter opiniões.

 

 

SETUP:

 

Aquário: 105*36*50 com vidro de 10 mm (cerca de 160 lts reais)

Móvel: DIY

Iluminação: Calha 3*39W T5

Termostato: Hydoor 200W

Filtragem: Fluval 404 (1300 l/h) + Sicce Génio 1 (450 l/h) com fluxo reduzido para 150 l/h e esterilizador UV 5W em série

CO2: DIY - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=68885

Substrato: JBL AquaBasic Plus e Akadama especial

Decoração: Pedras e tronco

 

Passo a mostrar algumas fotos do aquário e móvel:

 

15291580fz5.jpg

Shot with DSC-P200 at 2007-08-05

 

88766080wb6.jpg

Shot with DSC-P200 at 2007-08-05

 

84832709bq9.jpg

Shot with DSC-P200 at 2007-08-05

 

85974625lt0.jpg

Shot with DSC-P200 at 2007-08-05

 

 

Para a decoração vou colocar as fotos de 3 montagens possíveis. Sem a akadama não dá para ter uma boa percepção.

Qual é que acham melhor? Ou será que nenhuma fica bem? Agradeço a vossa opinião.

 

Montagem 1

 

mont1vv5.jpg

Shot with DSC-P200 at 2007-08-05

 

Montagem 2

 

mont2ky8.jpg

Shot with DSC-P200 at 2007-08-05

 

Montagem 3

 

mont3hk4.jpg

Shot with DSC-P200 at 2007-08-05

 

Obrigado.

Editado por nmota

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

nunca deves pôr a decoração que queres que chame atenção no centro. Chega um pouco para a direita ou esquerda.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim a melhor e mesmo a terceira opcao, faz o aqua parecer maior. As outras diminuem-no. E qual e a piada de ter u aqua grande se nao parece que ter o tamanho que tem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço as opiniões de todos.

 

Ainda não me decidi. As opiniões estão muito divididas.

 

Vou aguardar mais algumas sugestões.

 

Também não posso avançar enquanto não chegar a calha de iluminação.

 

 

Nuno Mota

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço novamente as opiniões de todos.

 

Continuo à espera da calha de iluminação (há mais de 2 meses - Animalife).

 

Esta semana estive a fazer um teste de estanquicidade ao aquário pois ainda não tinha feito. Está operacional.

 

Se tiver tempo para a semana vou "simular" a decoração com a akadama colocada no aquário. Sem isso não dá para termos muito bem a noção de como vão ver ficar os troncos e as pedras.

 

Até breve.

 

Nuno Mota

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião, como opinião que é, é subjectiva ;)

 

Para mim a pedra é demasiado grande, roubando-te assim espaço para os peixes e visibilidade para as plantas de fundo, caso as venhas a colocar.

 

Para mim, é o elemento que mais depressa deixava fora do aqua. Das outras coisas também não gosto...

Julgo que a melhor opção seria comprares um tronco bem ramificado que te permitisse fazer um contraste entre os ramos (cor de madeira) e o fundo das plantas (verde). Isto partindo do princípio que o vais plantar...

 

 

De todas as montagens, com o material que tens, a que prefiro é a 3a. É como eu tenho.

 

Se fosse hoje, faria o que já te aconselharam. Deixar os elementos decorativos a 3/4 para um dos lados...

 

Boa sorte para o teu aqua e os meus mais sinceros parabéns pelo móvel! Está simplesmente fabuloso!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Retirei a pedra grande, deixando apenas os troncos e as pedras pequenas. Já tem a akadama. Será que melhorou?

 

Continuo à espera da calha de iluminação SunSun HDS 1000 T5 3*39W. Já estou farto de esperar (cerca de 3 meses).

 

Hoje telefonei para a loja e disseram-me que talvez no início de Setembro venham calhas dessas. Mais 15 dias???!!!

 

Tenho o meu projecto pendente disso.

 

layoutig8.png

Shot at 2007-08-17

Editado por nmota

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta de n00b :blush: eu estava a ver as imagens e na foto anterior os 2 tubos parecia-me entrada e saida do filtro exterior mas a pergunta de n00b é , o que é isto

 

85974625lt0.jpg

 

:smilecolros: :smilecolros: :smilecolros: :smilecolros: :smilecolros: :smilecolros: :smilecolros::wacko:

 

Edit: é do 2º filtro bang

Editado por Pai_Natal81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta de n00b ;) eu estava a ver as imagens e na foto anterior os 2 tubos parecia-me entrada e saida do filtro exterior mas a pergunta de n00b é , o que é isto

 

85974625lt0.jpg

 

:smilecolros: :smilecolros: :smilecolros: :smilecolros: :smilecolros: :smilecolros: :smilecolros::rainbowafro:

 

Edit: é do 2º filtro bang

 

Exactamente. Essa tubagem é do 2.º filtro. Aquele mais pequeno.

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente consegui uma calha de iluminação 3*39W.

 

Os troncos e as pedras ainda não me convencem muito mas parece-me que vou deixar as coisas assim.

 

Vou começar a procurar as plantas.

 

dsc03146ta9.jpg

 

As opiniões são sempre bem-vindas.

 

Obrigado.

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que fazes bem em manter o hardscape do lado esquerdo do aqua - dessa forma crias um ponto de fuga no aqua. A toda a volta das pedras e madeira devias preencher com plantas para zonas posteriores do aqua, tipo Vallisnerias e Hydrofilas. Do lado direito do aqua, que estará muito mais despida, e será, por excelência, o espaço que os peixes irão usar para nadar, ficavam bem algumas pedras de tamanho médio e pequeno, e aí aconselhava-te a plantares alguns fetos de java, crypto wendiit castanhas, blyxa, ludwigia reapens e rotalas.

 

...ou até mesmo optar por arranjar um pedaço de madeira que seja mais apelativo que esse.

 

Ajuda bastante dar uma olhada pela galeria dos aquas neste fórum.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,

 

Na minha opinião e de acordo com o que alguns colegas já disseram deves puxar as pedras e o tronco para a esquerda ou direita do aqua, mas como está acho que fica muito para a esquerda. Deves mover o centro do conjunto aí uns 10 ou 15 cms para a direita.

 

De resto é começar a plantar e ciclar bem o aqua e ir mostrando a evolução.

 

Boa sorte

 

Henrique

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nmota,

 

Gostei imenso do teu aquario, tem umas medidas muito boas e se conseguires aliar isso a um aquario plantado vais ver que vais ter um resultado espectacular.

 

Quanto a disposição das pedras e do teu tronco...vou ser muito sincero não utilizava nem as pedras nem o tronco...e sim um tronco bem ramificado...e depois se quiseres utilizares pedras...utiliza xisto vais ver que vais ficar com uma melhor armonia de cores e texturas é claro que isto é só a minha opinião

 

Boa continuação com o aquario e vai mantendo o topico actualizado para vermos a evolução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedido de várias famílias voltei a fazer alterações.

 

E agora? Melhorou?

 

dsc03150up1.jpg

 

 

Só não sei o que fazer com as pedras e trocos que tinha.

 

Continuo a aguardar as vossas opiniões.

 

Obrigado a todos que já opinaram.

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedido de várias famílias voltei a fazer alterações.

 

E agora? Melhorou?

 

dsc03150up1.jpg

Só não sei o que fazer com as pedras e trocos que tinha.

 

Continuo a aguardar as vossas opiniões.

 

Obrigado a todos que já opinaram.

 

Gosto assim esta mesmo muito fixe tenta arranjar mais esconderijos! E depende também do que irás por ai claro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,está mais fixe assim,mas deves colocar algumas pedras também todas do mesmo tipo,com formatos diferentes. Que tipo de tronco é esse?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isso quando estiver montado vai ficar brutal!!!! bota umas pedritas uns xistos.

ta muito fixe.

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,está mais fixe assim,mas deves colocar algumas pedras também todas do mesmo tipo,com formatos diferentes. Que tipo de tronco é esse?

 

Pois é...

 

"Que tronco é este?"

 

Entrei na sexta-feira numa loja de animais aqui em Braga e perguntei ao vendedor se tinha troncos ramificados para colocar em aquários. Ele respondeu-me que não e mostrou-me daqueles troncos normais, iguais aos que se vêm no início desde tópico dentro do meu aquário. Posto isto, comecei a apreciar os diversos aquários montados na loja e reparei que, num aquário de 2 mts, tinha um tronco ramificado muito bonito. Na altura disse ao vendedor que era um tronco daqueles que eu precisava. Imediatamente ele disse-me que tinha mais dois daqueles. Fiquei de boca aberta porque ele tinha dito inicialmente que não tinha troncos ramificados. Baixei-me e aproximei a cara ao vidro frontal do aquário para ver os pormenores do tronco. Achei-o mesmo bonito. Após alguns segundos de observação perguntei ao vendedor: "Que tronco é este?". Ele foi buscar outro igualzinho e passou-me para a mão. Pois é... o tronco não é de madeira mas sim de resina. Quase ninguém gosta de objectos decorativos artificiais nos aquários mas este engana bem, mesmo sem plantas nem musgo. É uma imitação fiel. O único pormenor que nos leva a dizer que é artificial são dois orifícios que apresenta na parte mais grossa. Podemos pôr plantas a sair daqueles orifícios. Ficam a "matar".

 

E esta aahh!

 

Zogli, quanto às pedras concordo contigo. Ainda não arranjei nada que me agradasse. Falas em pedras para preencher o lado direito, certo?

 

Se calhar ainda vou ter que arranjar maneira de meter pelo menos um tronco dos naturais para acidificar um pouco a água porque ela sai da torneira com Ph 7. Não sei se a injecção de CO2 vai ser suficiente para baixar o Ph para 6 ou 6.5.

Editado por nmota

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.