Novamente Oscar


Recommended Posts

Bom dia comunidade

 

Sei que muito se tem escrito sobre esse magnifico peixe a que chamamos Oscar e a verdade é que antes de começar este post tentei ler, aqui no forum, a maioria da informação já transmitida pelos outros utilizadores.

 

Vou finalmente dedicar um aquário de 300L aos oscares....estou a pensar adquirir 3 ou 4...ainda não sei, mas definitivamente vou compra-los no mesmo local, pensando que assim já estarão habituados uns aos outros......esse aquário tem apenas um tubarão bala com 15/18 cm's e queria mantê-lo com os oscares que inicialmente serão bem pequenos, tipo 5-6 cm's.

 

O que acham? será que não dão cabo do tubarão...este é de estimação e não o queria perder, mas a verdade é que não tenho outro aquário onde o possa ter (o outro é mais pequeno e plantado, com peixes mais pequenos e calminhos que não gostam da companhia dele que é um stressado).....

 

Mas a questão para os entendidos aqui do Forum é a seguinte: a água em Almada é bera, tem um Ph de 7,6 ou mais...no entanto sempre ouvi dizer que o Oscar é um peixe sem limitações a esse nivel e que vive sem problemas em qualquer agua desde que limpa......o que dizem sobre isto? acham que necessito rectificar o ph ou nem por isso?

 

Uma observação: já viram as aberrações (na minha modesta opinião) que se estão a ver nas lojas relativamente a estes peixes? descobri oscares cauda de veu (!!??) tipo os peixinhos vermelhos de agua fria...acho que estão a deturpar a sentido da coisa......e mais, há alguns anos o que aparecia nas lojas eram oscares com a coloração juvenil, azulada com manchas esbraquiçadas, agora mesmo os mais pequenos têm coloração adulta o que me parece mau porque se perde o gozo de os ver evoluir.........e acreditem ou não em Espanha vi oscares azuis, tipo os papagaios de laboratório.....enfim tudo pelo dinheiro...

 

Agradeço desde já as respostas

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia comunidade

 

Sei que muito se tem escrito sobre esse magnifico peixe a que chamamos Oscar e a verdade é que antes de começar este post tentei ler, aqui no forum, a maioria da informação já transmitida pelos outros utilizadores.

 

Vou finalmente dedicar um aquário de 300L aos oscares....estou a pensar adquirir 3 ou 4...ainda não sei, mas definitivamente vou compra-los no mesmo local, pensando que assim já estarão habituados uns aos outros......esse aquário tem apenas um tubarão bala com 15/18 cm's e queria mantê-lo com os oscares que inicialmente serão bem pequenos, tipo 5-6 cm's.

 

O que acham? será que não dão cabo do tubarão...este é de estimação e não o queria perder, mas a verdade é que não tenho outro aquário onde o possa ter (o outro é mais pequeno e plantado, com peixes mais pequenos e calminhos que não gostam da companhia dele que é um stressado).....

 

Mas a questão para os entendidos aqui do Forum é a seguinte: a água em Almada é bera, tem um Ph de 7,6 ou mais...no entanto sempre ouvi dizer que o Oscar é um peixe sem limitações a esse nivel e que vive sem problemas em qualquer agua desde que limpa......o que dizem sobre isto? acham que necessito rectificar o ph ou nem por isso?

 

Uma observação: já viram as aberrações (na minha modesta opinião) que se estão a ver nas lojas relativamente a estes peixes? descobri oscares cauda de veu (!!??) tipo os peixinhos vermelhos de agua fria...acho que estão a deturpar a sentido da coisa......e mais, há alguns anos o que aparecia nas lojas eram oscares com a coloração juvenil, azulada com manchas esbraquiçadas, agora mesmo os mais pequenos têm coloração adulta o que me parece mau porque se perde o gozo de os ver evoluir.........e acreditem ou não em Espanha vi oscares azuis, tipo os papagaios de laboratório.....enfim tudo pelo dinheiro...

 

Agradeço desde já as respostas

 

abraços

 

Bem tive um Oscar á 30 anos , posso dizer quanto ao tipico padrão dos Oscares , não vi nenhum como eram todos naquela altura , um tom para o lilás , com as manchas meio amareladas , não sei se é o padrão normal , mas hoje em dia , cada vez se vê mais aberrações para agradar ao consumidor . Quanto a darem-se com o tubarao bala , não sei , o meu comeu o povo todo , ficou sozinho e eu desisiti de ter aquários com 10 anos de idade por isso e por não ter os meus "cobres $$" para decidir , mas tenho má memória do feitio dele , não sei , pode ser que se habituem a ele , visto serem juvenis, como dizes que vais adquirir juvenis .De resto ao crescerem e as disputas de território o bala pode apanhar por acrescimo , mas alguém mais experiente que diga , como disse apesar de ser um peixe "especial" para mim e para muitos , eu não tenho nenhum , nem penso adquirir por ter necessidades que não me convém agora.um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não vi nenhum como eram todos naquela altura , um tom para o lilás , com as manchas meio amareladas , não sei se é o padrão normal , mas hoje em dia , cada vez se vê mais aberrações para agradar ao consumidor

 

Desculpem a intromissao, mas era so para perguntar se os oscares tambem sao tingidos para ter akelas colorações usuais nas lojas, tipo mistura de preto com laranja.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a intromissao, mas era so para perguntar se os oscares tambem sao tingidos para ter akelas colorações usuais nas lojas, tipo mistura de preto com laranja.

 

Cumprimentos

 

Isso é a cor natural do Oscar ,não é "pintado".

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Caros amigos

 

então ninguém me pode ajudar com a questão da água?

 

cumprimentos

nada mais facil, sendo os Oscares sul americanos e amazónicos gostam de aguas ligeiramente acidas... mas podes mante-los facilmente a um PH 7 , por isso de inicio podes pôr uma camada de turfa no filtro, mas acredita que eles proprios se vão encarregar de te acidificar a agua com a quantidade de fezes e urina que deitam. na minha zona a agua tem habitualmente PH 7 a 7,2 e eu já tive que por pedra calcarea e um buffer para PH7 no aquario deles porque chega a ficar com PH 4 :D nem as Tpas ajudam muito.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado companheiro peninha.......a questão do PH da água está resolvida, ou seja, aguardar é o caminho uma vez que eles vão tratar de o reduzir...interessante.

 

Outra coisa: por acaso não sabes onde posso encontrar um juvenil com a coloração original, azul/lilás com manchas brancas? É que o meu albino morreu (veio doente da loja e nunca estabilizou) e voltei a ter espaço para mais um novo cão aquático.

 

tens umas fotos dos teus que queiras partilhar?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa escolha de cores vai-te por a andar de loja em loja e mesmo assim não sei....aliás azul/lilás e branco nunca vi nenhum.isso talvez só de criadores asiaticos.

 

aqui estão alguns deles, mas nada de azuis e roxos e brancos ...tudo Oscarzada normal e são bem lindos.

Pic_10392_6.jpg

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com o Nunomart, 4 Oscares em 300 L é muito apertado, eu tou com 510+200 na sump e uma filtragem que deve ser unica em Portugal. e mesmo assim acidificam-me a porra da água cabecadura

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NUNOMART os meus bicharocos têm apenas 5/7cm's e são quatro (melhor: morreu um deles, ando a procura do um substituto à altura) num aquario de 340L....mas acredita que assim que começarem a crescer um pouco vou procurar um que tenha pelo menos 500L...aliás o objectivo era o dobro disso e para aí uns 10 oscares mas não tenho espaço em casa para tanta àgua........por isso não te preocupes que eles não vão ficar muito tempo ali banana rock

 

companheiro PENINHA, os teus meninos são o máximo, os meus parabens!! é exactamente assim que gostava que os meus ficassem. Fiquei espantado com as cores que eles têm.

Diz-me, só lhes dás comida congelada ou também lhe dás comida seca normal para ciclideos? O que achas que lhes devo dar para ficarem assim tão espetaculares como os teus?

 

Relativamente à coloração que falei, bom....essa coloração azul/lilás com manchas brancas é que é a coloração juvenil normal!!!! Quando começei a ter aquarios (já lá vão uns 20 anos) só existiam oscares assim! depois, à medida que se iam tornando adultos, a cor passava a ficar mais escura, quase preta com manchas cor de ferrugem nos dorsos......lembro-me perfeitamente de ver essa alteração em exemplares que existiam no Aquário Vasco da Gama. Aliás, foi o impacto causado pelos oscares do AVG nessa altura, que agora montei este aquário. Devem ser traumas mal resolvidos 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais