Reprodução de espadas.


Visitante

Recommended Posts

A cerca de dois anos deram-me um casal de espadas, a fémea morreu passado poucos dias, e o macho manteve-se no aquario, a cerca de 3 meses decidi arranjar-lhe companhia comprando duas fémeas( por ignorância na escolha minha e do vendedor uma dessas fémeas era um macho) a cerca de 2 meses comprei mais duas fémeas, e infelismente o macho inicial morreu.

Agora tenho 3 fémeas e um macho, mas o que eu não percebo é porque razão eles não se reproduzem, pois dizem que esta espécie é de fácil reprodução, todos os exemplares são adultos.

Alguem que reproduza esta espécie me pode ajudar, eu agradecia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho muito estranho que alguem se engane ao escolher espadas, pois a barbatana do macho tem a forma de espada e a da femea não, o que deve ter acontecido foi a femea ter mudado de sexo, pois algumas vezes as femeas tornam-se maxos...

 

Talvez tenha sido o caso, e o maxo (anteriormente femea) que possuis pode nao ser fertil, apesar de as femeas terem a capacidade de se tornar em maxos ferteis.

I may not always be right...but i´m never wrong!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nypa...neste link...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ghlight=espadas

 

 

tens ppl a falar de cm saber se a fêmea está ou não grâvida! é claro que os comentários apenas referem cm distinguir fêmea grávida das demais...por isso vais ter de estar atenção a um possivel aumento da barriga do aparecimento de pontos negros na parte posterior do corpo...enfim o que tds os "foristas" nesse link falam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se o macho nao persegue as femeas pode tratar-se de o caso que anteriormente ja foi comentado pelo Krypton.

 

A proposito dessa mudança...isso é verdade ou apenas mito?é k se for...eu tenho um casal de platys e o macho encontrava-se num aqua so de femeas la na loja.O que pode ter acontecido é k pode ter ocorrido essa tal mudança. O macho tá algo deficiente na zona dorsal. Quando veio tinha as escamas algo eriçadas e (isto sim é k é de notar) ao lado do gonopodio, tinha uma barbatana anal toda desfarrapada....

 

voltando ao assunto do topico...se o macho nao pegar nas femeas tenta adquirir mais um casal de espadas.

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao primeiro espada esse sempre foi um macho desde que o tive por isso não tem grande logica dizer que tenha sido uma fémea que se transformou em macho, podia ser esteril não sei.´

Quanto ao segundo que comprei pensando ser uma fémea, este não tinha a cauda tipo espada, pode ter sido porque ainda era muito novo, pois passado uma semana a comessou a crescer a actualmente tem uma cauda bastante comprida.

Quanto ao facto de poder ser uma fémea que se transformou num macho, é possivel no entanto eu sinceramente não acredito nisso, acho que que dito muitas veses pode parcer verdade, pois é verdade que existem animais hermafroditas e animais quew podem mudar de sexo no entanto parece-me pouco plausivel num animal tão complexo como um peixe, julgo que o que ocorre é que em jovens eles não apresentam algumas caracteristicas sexuais que adquirem quando atingem a idade adulta.

Além disso eu tinha um macho e uma fémea não tinha logica ele tranformar-se em macho pois já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tive varias ninhadas de espadas e vi-os crescer nos meus aquarios... e ja aconteceu ter espadas femeas adultas, ke depois apareciam com gonopodio e uma pequena cauda de espada que depois crescia... isso costuma contecer quando nao existem maxos os os ke existem nao sao suficientes...

 

Não é por acaso que nas lojas muitas vezes observamos no aquario das femeas, um maxo com a espada da cauda pouco desenvolvida.

I may not always be right...but i´m never wrong!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá se sou chato, :twisted: mas, essas fémeas que se tranformaram em machos já algum dia se tinham reproduzido, pois continuo a pensar que pudessem ser machos que ainda não tinham desenvolvido as caracteristicas sexuais secundarias. quanto as lojas pode ocorrer o mesmo.

 

Só outra pergunta

 

:wink: Se uma fémea fica-se esteril quando se trasforma em macho, qual seria a utilidade desta tranformação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Quanto as femeas se transformarem em machos é verdade porque a mae do meu namorado teve femeas e depois de algum tempo 1 delas virou macho, quanto ao confundir é quase impossivel, com 2 meses da para ver perfeitamente nos machos o orgao sexual, e nas femeas ves apenas uma barbatana em leque, ou seja ter confundido é quase impossivel, principalmente para quem tem experiencia com viviparos.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem para quem não acredita, eu posso provar que as femeas podem tornar-se machos - eu tb duvidava mas contra factos não à argumentos. Tenho a dita à cerca de 3 meses e agora pumba, ficou macho. Bem continua a ser linda na mesma.

 

Já Agora a femea chama-se Mila, será que os meus filhotes vão aceitar que passe para Milo.

Antes

Pic_487_5.jpg

Agora

Pic_487_6.jpg

 

É o mesmo peixe não existe manipulação de imagem, é mesmo real.

 

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gatinha

 

[quote name="GatinhaK|da".

O teu platy é lindo' date=':cry:[/quote]

 

de facto é lindo, só que é um espada e não um platy. :twisted:

 

Como podes ver na seguunda foto, está a formar a cauda mais comprida na parte inferior da cauda.

 

Se algum dia tiver criação de espadas com esta cor e tenha algum transportador para a Madeira combinamos e envio-te um ou mais.

 

Xinhos e xaus

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LoL, sorry eu sei que é espada, mas como agora so vejo platys a frente, engano-me nos momes, eu agradecia imenso que me enviasses um(a) menino(a) desses(a) :twisted:

Já li que espadas e platys cruzam, será verdade?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho pesquisado os espadas cruzam-se com os platys ( embora nunca tenha presenciado de facto o acontecimento) no entanto como era de esperar os seus descendentes são hibridos não ferteis.

Também julgo que o cruzamento não será tão facil como isso pois um macho de uma espécie prefere as fémeas da sua especie e vice versa.

Além disso a possibilidade de imcompatibilidade entre dois parceiros será maior neste caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Desculpem la tar a trazer a baila este topico antigo, mas tambem fiquei curiosa. É que não sei se repararam mas a suposta fêmea, na foto, nao tem a barbatana anal em leque... teria sido fêmea alguma vez, ou terá sido sempre maxo? :wink:

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...