Cianobacterias (do ponto de vista da equipa de limpeza)


paulo

Recommended Posts

Como o topico ao lado reverteu para uma analise de powerheads (o que é importante sob muitos aspectos no aqua), mas eu gostaria de analisar o assunto de um ponto de vista de equipa de limpeza, pergunto se o que tenho vai servir par limpar o ciano (e evitar que volte):

 

2 turbos

38 nassarius

5 ermitas

varios camarões portugueses

1 lysmata

 

o tanque tem 300 L (de agua, porque o volume total é 450 L)

 

já agora, também resolve as algas cabelo?

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os ermitas estiveram uns dias divertidos a comer ciano, mas depois devem ter-se cansado e voltou a crescer...

 

talvez fossem poucos ermitas.

 

os meus nitratos estão nos 10 mg/l mas sem duvida que tenho de baixar isto, tanto mais que tb tenho algas cabelo verdes.

 

mas antibioticos é que não gostava de usar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

este tipo de algas é ~normal estarem sempre a aparecer. A equipa de limpeza torna-se por isso importante pois não a deixa tornar-se uma dor de cabeça em contrapartida limpar o vidro pelo menos uma vez por semana é tarefa tão normal como repor agua todos os dias, especialmente agora. Dessa tua lista apenas aumentava o numero dos turbos pois todos eles têem tarefas diferentes na limpeza.

Outro assunto importante que ajuda bastante no combate às algas e na estabilização dum sistema são as mudanças parciais de agua.

 

Em relação aos antibioticos muito cuidado com eles pois se tens invertebrados, corais e anemonas é proibitivo colocar no sistema principal.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo...

Deves melhorar a circulação. Geralmente as cianos tem estão relacionadas com areas de pouca circulação onde a materia organica se deposita. Toma também atenção ao excesso de alimentação assim como no nitrato que já falaste. Nada que umas boas trocas de água não resolvam...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

A Equipa de Limpeza não eliminam as Cianobactérias, aliás nem sequer fazem parte do seu menu. O que acontece é que quando há muitos Nassários num aquário este movimentam muito o substrato não deixando, não só a matéria orgânica no fundo como também não permitem às algas a sua instalação.

 

No meu aquário tenho cerca de 100 Nassárius e depois da sua adição não tenho Cianos no fundo. Tenho algumas nas rochas, que retiro com uma escovagem semanal com uma escova de dentes comum.

 

Um abraço,

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

conheço outros individuos que tambem escovam as rochas periodicamente, acho esta tarefa de louvar pela paciencia exigida, no entanto gostaria de fazer uma pergunta ao Diogo.

 

Achas mesmo necessário fazer isso? Eu custumo pensar sempre na quantidade enorme de seres que se alojam nas rochas e que com uma escovagem devem ficar sem cabelos!!!

 

As tuas rochas não têm as placas das algas coralinas? Se de facto queres tirar essas indesejaveis algas não seria mais facil aquando das mudas parciais de agua as aspirares com o sifão?

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

 

As minhas rochas têm muita alga coralina, o problema é que as ciano tapam essas mesmas algas e mesmo com mudanças de água com OI não consigo controlá-las completamente.

 

Já agora aproveito para perguntar se alguém sabe realmente explicar o seu aparecimento? Os parâmetros da água parecem-me todos ok e a filtragem também me parece adequada. Onde estarei a falhar?

 

Já me falaram num produto da Aquamedic (Antired) que poderia resolver o assunto. Alguém já utilizou? Será que resolve ou limita-se a matar tudo o que está no aquário, incluindo peixes e corais?

 

Um abraço,

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho ciano em:

 

- um pouco no vidro de trás, mas desde que limpei uma vez praticamente não crexceu mais

 

- no topo de um bloco monolitico de coral morto, mas não nos lados, e é onde os ermitas andaram a comer o ciano (desapareceu por uns dias); agora o ciano voltou para aí, os ermitas voltaram para lá, mas não o estão a comer (pelo menos demoram a faze-lo desaparecer)

 

- na areia, mas aqui o ciano não tem a bolhas de ar caracteristicas (será coralina em vez de ciano?)

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Não me parece que seja possível estarem a crescer algas coralinas no substrato. O que deve estar a acontecer é que o substrato é por vezes revirado por invertebrados e por vezes peixes o que faz com que as tão indesejáveis bolhas de ar (que aliás são de azoto proveniente das trocas gasosas que se dão no substrato) não se formem.

 

Um abraço,

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Diogo a razão delas aparecerem poderá e normalmente está não só por uma razão mas por um conjunto de caracteristicas que são propícias ao aparecimento destas. De acordo com as caracteristicas e valores do teu aqua que colocaste nas fichas poderei te indicar que o pouco fosfato que tens os nitratos poderão ser razões do aparecimento delas. É dificil dizer-te qual a razão certa. Eu por vezes tenho no meu aqua e sempre é pela razão de após uma ou duas semanas de maior balda.

 

Agora tenho a certeza que se alimentar-mos bem os peixes, ie, várias vezes ao dia e em pouca quantidade, uma boa circulação, mudanças parciais periodicas, e a reposição diária de agua oi com kalk durante a noite pingando sempre à boca do skimmer para haver a precipitação dos fosfatos dificilmente elas aparecem.

Também não nos podemos esquecer que com os testes que temos em casa pelos sistemas de cor nunca saberemos realmente quais os valores dos elementos indesejáveis, pois um tom de uma cor para mim pode ser diferente para ti, bem como as cores são impressas nos cartões dos testes em tipografias, ora que certezas é que temos que essas cores impressas estão correctas?

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio,

 

Concordo contigo... é que por vezes quando achamos que está tudo bem, ou pelo menos muito próximo, essa proximidade de 1 ou 2 parâmetros pode ser o suficiente para criar estas situações menos desejáveis.

 

Já agora que falas-te da kalk e da sua influência nesta matéria (sobre a qual ainda não tinha pensado), gostava de aproveitar para te perguntar qual a formula que usas para a colocar no aquário?

 

Obrigado e um abraço,

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Diogo à quem utilize de formas muito diferentes. Existe um conjunto de pessoas no Brasil que já fizeram diversos testes em termos de hora a colocar, pingando mais ou pingando menos ou não pingando enfim existem várias teorias das quais eu até poderei concordar, mas como se trata de algo que na minha opinião é demasiado perigoso para se brincar e que ao minimo descuido poderá matar muito bicho eu prefiro a forma tradicional (um pouco chata) mas que é a mais segura e se tem optimos resultados:

Faço a mistura hoje para a colocar amanhã de forma a que todo o excedente de kalk se deposite no fundo do recipiente e que a agua fique cristalina. Uma hora depois de as luzes se apagarem inicio a dosagem no sump à boca do skimmer pois a presença deste com as trocas gasosas que o skimmer procede precipita fosfato, mantenho o cálcio e a reserva alcalina com valores elevados, não há perigo com o PH pois durante este periodo ele diminui e pode estar a pingar durante umas cinco horas.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal....

 

Diogo, também não me parece que sejam coralinas, mas estas podem crescer no substracto. Quanto as cianos, dos factores que o Sergio mencionou apenas relenbro mais um, a circulação.

Já esperimentaste melhorar a circulação?? Penso, que elas tem a mania de se formarem precisamente no local onde se acumulam os nutrientes devido a falta de circulação. Penso que 20x é uma boa vazão. Eu neste momentotenho cerca 23x de circulação e nunca tive cianos. É claro que pode não ser o unico factor a melhorar, porque como o Sergio disse podem ser outros factores e os nossos testes não nos mostram tudo. Em relação aos testes ainda, por exemplo no caso do fosfato este ainda é mais impreciso visto que apenas mede o fosfato organigo e não mede o inorganico. O fosfato é dos melhores aliados das cianos, daí mais uma vez, grande Sergio a importancia do Kalk.

Quanto ao produto, não o recomendo. Não por não ser bom, mas por passares a depender dele para resolver uma situação. É como as resinas anti-nitrato. Tanto um produto como o outro, foram feitos para combater situações urgentes, não para controlar os niveis. Assim estaras a remediar e não a combater a causa.

Quanto ao Kalk. Existe ainda uma maneira e aquela que eu faço que é fazer soluções pouco concentradas de kalk e enher o aquario com essa água sem pingar. Como a solução do kalk é fraca não existe grande alteração de ph (já testei) e assim não é tão chato. Para grandes aquarios como os vossos menor sera ainda a alteração de PH. Mas realmente se quiserem aumentar niveis de RA e CA então teem de fazer soluções bastante concentradas e dessa maneira só pinga pinga mesmo.

 

Um abraço...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao ler os vossos comentários fico sempre com a sensação que estou a fazer as coisas da forma mais complicada, ou melhor dizendo, por ter de fazer de forma mais complicada, acabo por não fazer bem...

 

O que quero dizer é que por motivos de espaço não posso operacionalizar as coisas de uma forma fácil ou suave. Exemplos:

 

- Como não tenho espaço para um sump, tenho de fazer tudo no tanque principal.

 

- Como o tanque principal está a 90 cm do chão e tem uma altura de 60 cm, é sempre preciso elevar tudo e muito.

 

- Como o aquario está no escritório em casa onde tem de conviver com uma série de outros móveis e onde existe alguma circulação de pessoas, não posso ter equipamentos espalhados à volta do aquario para lhe dar suporte.

 

- Como a única torneira onde se consegue ligar a unidade de OI é a da chuveiro na casa-de-banho, tenho de estar sempre a montar e desmontar o OI, o que dificulta ter agua OI sempre disponivel para usar todos os dias ou fazer mudanças de agua com a frequencia desejada.

 

Ainda bem que só comecei o hobby à cerca de meio ano e tenho esperança de criar alguma forma mais expedita de fazer a manutenção. Se não vou andar sempre numa situação de resolver problemas em vez de evitar que apareçam...

 

Como sonhar é do que mais barato temos no nosso País: quando tive uma vivenda, posso dedicar uma divisão ao meu hobby e fazer com que a mior parte da manutenção seja automatica, para além de fazer um aquario muito maior!!! :) :) :lol:

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Paulo de facto esse problema que sentes não é novo e penso que todos nós à medida que o nosso conhecimento vai aumentando e por consequencia as nossas exigencias para com o sistema também vão este tipo de 'problemas' são inevitáveis no entanto vou tentar-te dar umas ideias que possam não resolver mas diminuir o lado chato da coisa.

- Sump: podes sempre cirar um pequeno sump ao lado do aqua ou atrás dele através de um sistema de overflow, este sistema chama-se normalmente o sump do sexto vidro, não precisas de desmontar nada e é barato de implementar.

-OI: em vez de fazeres a agua necessária apenas para o dia a dia, compras um bidon daqueles grandes que normalmente têm uma torneirinha em baixo de 100l ou mais coloca-o numa varanda num sotão numa garagem qq coisa do estilo e só ligas o OI uma vez por mês.

 

Como sempre a esperança é sempre a última a morrer!!!!

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

he he he, quase mesmo Sergio. E a ideia foi identica.

Paulo, essa ideia do sexto vidro se calhar já te resolvia o teu problema. Pensa nisso, já que é bem facil de montar... se quiseres arranjo-te um projecto já feito e tudo. No meu site, vai á secção de links e entra na pagina do Rafael Augusto. Lá ele explica muito bem como fez o sump de sexto vidro apenas com vasos comunicantes.... se não, podes sempre aplicar uma bomba.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esperança não há-de morrer !!!

 

Mas o desafio está a dar luta. O problema de viver num apartamento é que não é fácil ter um bidão em casa sem que alguém em casa ande a tropeçar nele (para não dizer pior). Garagem não é opção. Arrecadação é opção, mas também tem problemas de espaço... Pior como é que levo o bidão cheio para a arrecadação e de lá para casa???

 

Por agora tenho 5 garafões de 5 litros com agua de OI que vou usando para as resposições diarias ou quando necessário. É pratico, mas falha quando usar kalk, pois não dá para misturar muito bem. Já agora, sendo o kalk um pó, o que fazem? Deitam a quantidade certa para dentro da água OI e mexem continuamente ou deixam simplesmente que se dissolva sem mexer?

 

Para as mudanças de agua comprei uma caixa de plastico de 80 litros rectangular com uma tampa em cima. Uma mudança de 20% seriam 60 litros. Portanto encho a caixa ao fim do dia, deito o sal, deixo dentro uma bomba para misturar bem e ao fim-de-semana faço a mudança. É aceitável se fizer mudanças 1 vez por mês, porque 1 vez por semana significa que tenho de ter a caixa sempre em casa (lá vem outra vez o mesmo problema). Mas isto não resolve a questão de elevar a agua da caixa para o tanque. Tirar do tanque é fácil: com um sifão encho vários garrafões de 5 litros.

 

Muito me vou eu divertir com isto ...

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Paulo se o bidon tiver torneirinha não há problema pois vazas do bidon para o garrafão e fazes assim o transporte para baixo o inverso é identico pois estes bidons têm uma tampa na part5e superior e dessa forma colocas lá a agua. O bidon fica sempre na arrecadação. Para o doseamento do kalk é necessário mexer sempre.

 

Uma boa forma é: Uma garrafa de 1 1/2 l de agua. Na tampa fazes um furo onde introduzes o doseador de soro e vedas com silicone. Retiras o fundo à garrafa e parte parte lateral fazes dois furos por onde passas um cordel ou corda de sisal. Quando a preparação do garrafão estiver pronta enches a garrafa pelo 'rabo'. Se tiveres uma prateleira ou um móvel por cima do aquario ou algo do genero penduras pelo cordel a garrafa a essa prateleira e pelo tubinho do doseador alimentas o aqua durante a noite.

é preciso é imaginação e se não tiveres nada como fazer isto segues a sugestão do Marco que é fazer doses mais leves e introduzes de uma só vez no aqua.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Não é muito o meu habito partecipar, contudo desta vez e por ser realmente um assunto que em tempos muito me interessou depois de alguma hesitação, resolvi também opinar.

Uma Introdução

As algas tapizantes vermelhas ou roxas de caracteristicas muito próprias e facilmente destintas de muitos outros tipos de algas, na verdade são um híbrido entre algas e bactérias.

De certa forma assemelham-se a plantas e algas, mas por vezes são muito mais parecidas a bactérias.

Isto justifica em parte por que razão às vezes são utilizados antibióticos no combate a este tipo de algas.

Embora este método resulte no desaparecimento delas, pelo menos durante algum tempo, os perigos associados devem ser tido em conta.

 

Os filtros biológicos contêm muitas bactérias que são o coração do aquário, elas também podem ser afetadas e o mais provavel é mesmo que sejam, neste caso conduz ao aparecimento de amónia e depois de Nitritos altamente toxicos, devido à perda da camada bacteriana ( parcial ou total ).

 

Note que : a rocha viva bem como a areia viva também contêm bactérias, o uso de antibióticos também as afetará.

 

As Cyanobacteria são fotosíntéticas. Elas libertam oxigênio e gás carbônico, dependendo das condições de iluminação. Estas "algo-bactérias" contêm pigmentos, a existencia de um pigmento particular no final de contas é que lhes determida a côr e sua aparência.

 

Note-se que elas estão entre a forma mais primitiva de organismos encontrada na terra. Vestígios de cyanobactéria foram encontrados em fósseis que datam uns 3 bilhões de anos atrás. Elas são ainda hoje extremamente comuns e são encontradas tanto em água doce, salobra e água salgada.

 

As. Cyanobacterias, podem ser de várias cores. Não se deixe confundir pelo nome, quando ouvir o nome comum de " Alga Azul " ou " Alga Vermelha " pois elas não são necessáriamente azuis ou verdes ou vermelhas mas também amareladas e castanhas, em aquários de água salgada talvez a mais comum até seja a avermelhada ou se preferir a de cor de vinho, é com esta que muitos aquariofilistas talvez estejam mais familiarizados.

Indubitavelmente que o seu aquário tem muito mais cyanobactéria do que imagina.

Sendo a razão principal que muitas das várias formas de cyanobactérias estão presentes em qualquer ambiente onde tem lugar o fenomeno da fotossíntese. Só que o número e delas pode ser pequeno, o tamanho seguramente que o é, e é por isso que não as nota mais.

O aparecimento de algas azul-esverdeado ou avermelhadas é sempre uma decepção para o aquariofilista, contudo a existência de certos tipos de algas até são bons para o aquário e dá-nos o sinal de equílibrio biologico. Embora este tipo e a presença delas indica que há uma perturbação do equilíbrio biológico no aquário.

Lembre-se que este tipo de algas não são nem algas nem bactérias. Elas exibem características de ambos e podem ser considerados uma ligação evolutiva entre os dois tipos. Do ponto de vista estrutural da célula elas são claramente bactérias, da perspectiva da hablidade para a fotosíntese e a presença de pigmentos, elas são algas. Confuso?

Exite hoje no mercado excelentes produtos para o combate a este tipo de "algas", mas seja ele qual for resolve o problema apenas temporáriamente. O verdadeiro combate a este fenomeno deve ser feito através da alteração de algumas condições no aquário, bons resultados são obtidos com o aumento da circulação da água.

Para finalizar, pode experimentar o produto " Anti-Red" da AquaMedic.

 

1 abraço

 

P.S. - Quanto à equipe de limpeza, não conheço nada que possa ajudar.

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis e benvindo ao Fórum,

 

Felizmente hoje o problema está resolvido! Com uitas mudanças de água e uma boa Osmose Inversa e problema foi-se atenuando até à sua resuloção!

 

Acho que devia participar mais no fórum - as suas opiniões são sempre benvindas :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Recuperei esta bela conversa para rescuscitar o tema das cyanobacterias. Pois é :) Depois de um período de maturação em que não vi sinal delas e as outras algas foram desaparecendo quase na totalidade, agora (9 meses depois) depois começaram a aparecer na sua forma vermelha.

 

O fenómeno é, por agora, ligeiro mas infelizmente é bastante persistente.

 

Agora as questões:

1 - há equipa de limpeza para cyanos? Neste post diz-se que não mas refere-se um caso em que os hermitas tratam do assunto. Por outro lado ouvi dizer que os Cerites comem cyano. Podem confirmar?

 

2 - uma vez que tenho formação de cyano na entrada duma powerhead, isso não significa que o efeito directo do aumento da circulação é um mito?

 

Não será antes o aumento da circulação a tornar mais eficientes os processos biológicos que eliminam os nutrientes das cyanos e o efeito vem daí?

 

Obrigado e usem mais a função de pesquisa porque está lá para isto :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais