Cianobacterias (do ponto de vista da equipa de limpeza)


paulo

Recommended Posts

1 - há equipa de limpeza para cyanos? Neste post diz-se que não mas refere-se um caso em que os hermitas tratam do assunto. Por outro lado ouvi dizer que os Cerites comem cyano. Podem confirmar?

 

Por experiência própria confirmo. Só se arranjares uns cerites muito calões :lol:

 

Os gajos do GARF comercializam uma espécie de cangarejo chamado Clibanarius digueti e dizem que são ainda mais eficazes que as cerites mas nunca vi por cá :)

 

Consegues identificar de alguma forma o que poderá estar a causar esse surto de cyano? Aumento de Nitratos?

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Tenho 3 suspeitas relativamente ao aparecimento de cyano:

 

1 - fiz uma poda demasiado forte no refúgio

 

2 - o meu escumador é realmente uma treta (é de pedra difusora e quase não saca nada)

 

3 - o aumento do número de peixes de 3 para 5 ainda não foi "amortecido" pelo aqua (chegou mais um occelaris e um hepatus que estavam a viver numa salina à qual um colega meu chamava "aquário para o qual não tenho tempo).

 

Onde é que se compram/apanham esses Cerites?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 - o aumento do número de peixes de 3 para 5 ainda não foi "amortecido" pelo aqua (chegou mais um occelaris e um hepatus que estavam a viver numa salina à qual um colega meu chamava "aquário para o qual não tenho tempo)

 

Eu inclinar-me-ia mais para esta possibilidade conjugada com a tua opinião acerca do escumador. Só eu é que não tenho colegas desses :lol:

 

 

Onde é que se compram/apanham esses Cerites?

 

Apanhar não sei :) .

 

Comprar em quase todas as lojas encontras com facilidade. Sem teres que te deslocar muito diria que na Red Fish ou na Aquaplante encontras com certeza. Se vieres para estas bandas Aquamagia ou ReefDiscus também costumam ter.

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais