Que matérias filtrantes usar ?!


Recommended Posts

Boas

 

Ele já trás a esponja azul..cortas ela a maneira de fazeres uma segunda rodela.. em seguida metes SERA BIOPUR metes a segunda rodela em cima e depois metes SERA SIPORAX e no fim um pouco de lã !!

 

Fica 5 estrelas

Cumprimentos

------------------------------------------------

HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa ver se percebi bem :shock:

 

Corto em duas fatias (como se fossem duas pizzas) a cena azul certo ?

Depois compro aquelas duas coisas que falas-te e chega ?

 

Optimo! :lol:

 

Outra coisa, quando fizer "lavagens" e isso, irá ser preciso comprar materias filtrantes novas ou elas tem um tempo de vida bastante grande ?

 

Um abraço!

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso !

 

Eles duram anos !! Para lavares metes em agua a ferver com um pouco de sal !! E estão prontas outra vez.....

Mas só fazes isso mesmo quando estiverem muito sujas....

Cumprimentos

------------------------------------------------

HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que a minha cena foi que montei o aqua bueh a pressa... tava maluco para ter lá os peixes e pronto, descuidei-me nalgumas cenas...

 

E isto de ter o filtro direitinho foi uma delas :shock:

 

Ok, então diz-me outra coisa, sabes em Lisboa onde posso comprar estes dois produtos da Sera ? (de preferência lojas centrais, e não para a damaia, por exemplo) :lol:

 

Outra cena, pelo que vi tu tens filtros desta marca (Hydor) incluindo um Prime 20 né ? Que achas dele ?

 

Um abraço!

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Lisboa não sei... mas não deve ser dificil encontrares... leva os nomes e logo vês !!

 

Sobre os filtros.... já os vendi...... :roll:

Cumprimentos

------------------------------------------------

HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vendeu sim fui eu q os comprei eheh. Acho que vendeu porque fez uma sump?

A respeito de por em água a ferver... é que tens que ter atençao porque vais matar a colonia de bacterias... para a lavagem basta passar as materias por um pouco de agua tirada do aqua sem grandes lavegens pois aquela "sujidade" sao as bacterias em parte... Penso que de mes a mes +/- deves dar uma passadela das materias por agua.

O prime 20 é suficiente para um aqua de 100l já que faz 6x o volume do aqua por hora, normalmente o aconselhavel é 5x.

Outra coisa neste hobby a pressa pode nao ser a melhor virtude...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles duram anos !! Para lavares metes em agua a ferver com um pouco de sal !! E estão prontas outra vez....

Flash tens que ter atenção com o que sugeres. As massas filtrantes são inertes e como tal não têm periodo de validade. Idealmente nunca precisariam de ser lavadas, mas como acabam sempre por fazer filtragem mecânica também, convém de vez em quando fazer uma lavagem. Esta lavagem deve ser feita com água do aquário para matar o mínimo de bactérias. Isto é sugerido porque o choque térmico + cloro de uma lavagem com água da torneira matam grandes quantidades de bactérias. E TU ACONSELHAS FERVER??????? queres explicar em que é que te baseias para ensinar isto?

Há muita mistica em volta das massas filtrantes biológicas, desde o mito das bioballs, ao suposto entupimento das massas EHEIM.

 

Num filtro biológico bem montado NÃO PASSA MATÉRIA ORGÂNICA.

A massa filtrante biológica é tão somente uma matéria que apresente a maior superfície de contacto com a água por unidade de volume e com isso acomodar o maior número possível de bactérias.

 

O advento das bioballs tem um e um único propósito e é em filtros seco-humidos. Se vazarmos um filtro seco-humido com bioballs consegue-se uma elevada exposição ao ar ao contrário das massas filtrantes clássicas cuja grande parte da superfície é interna (são altamente porosas) e qua não secam sem mais nem menos quando as vazamos.

 

Infelizmente filtros normais com Bioballs, e filtros mecânicos com Ehfisubstract da EHEIM são visões comuns no panorama aquariófilo nacional. A malta faz e mete o que lhe dizem... e até ensina o que lhe dizem, e assim nunca mais se vai a lado nenhum.

 

É muito simples, as bactérias desnitrificantes estão na sua maioria agarradas a superfícies e respiram (necessitam O2) e devem ser alimentadas com amónia e nitritos. ISTO ACONTECE EXPONTÂNEAMENTE em TODO O AQUÁRIO. A única coisa que se faz num filtro "biológico" é maximizar as condições para o desenvolvimento das mesmas de modo a sustentar as brutais cargas de peixes que metemos no aquário.

 

Esqueçam tudo o que sabem E PENSE-SE! As conclusões a que cheguem estarão invariávelmente mais correctas do que o que ouviram em qualquer loja.

 

Uma boa massa filtrante não é mais do que um produto inerte que apresente maior superfície (m2) por volume (m3). Isto não se mistifica nem se inventa, Está escrito nas embalagens. Peguem numa embalagem de massas filtrantes da EHEIM, da SERA, da JBL,, já agora BIOBALLS também (:D) e decidam.

 

Desculpem a extensâo do post, mas mitos IRRITAM-ME, considero-os atestados de estupides ao povo de que faço parte.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Mas só fazes isso mesmo quando estiverem muito sujas....
E TU ACONSELHAS FERVER??????? queres explicar em que é que te baseias para ensinar isto?

 

Concordo com o que o Pedro disse.

No entanto penso que a ideia do Flash não está errada. Apenas não se expressou da maneira correcta.

 

Como o Pedro disse a ideia da cerâmica é:

que apresente maior superfície (m2) por volume (m3).

Mas com o tempo, e devido aos detritos, pode ocorrer casos em que a cerâmica fique com os poros entupidos. Ou não? Não perdes em área de superfície? :D

 

Aquilo que o Flash disse já eu sabia porque já o tinha lido. Não sei se foi neste fórum se no fórum brasileiro. Sei que alguém disse algo do género "Separar a cerâmica em sacos de rede ou pelos compartimentos do filtro. Se a cerâmica se apresentar muito suja podem sempre ferver parte dessa mesma cerâmica colocando-a depois novamente no filtro"

 

Acho que não é má ideia, apesar de nunca o ter feito (as minhas não ficam muito sujas). O ferver sempre ajuda a limpar as cerâmicas.

Podes sempre ferver 1/4 da cerâmica de 3 em 3 meses... ou de 6 em 6... Porque não? :wink:

Se tens bactérias por todo o aqua estas cerâmicas "depois de limpas" vão ser novamente "habitadas"...

 

Por muito bem que esteja montado o filtro escapa sempre sujidade para as cerâmicas. Ainda por cima se o deixares ganhar montes e montes de lixo como a maioria das pessoas deixa.

 

 

Cumprimentos,

Nuno

 

PS:

mas mitos IRRITAM-ME, considero-os atestados de estupides ao povo de que faço parte.

Uiii, essa foi forte. :?bang

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno. Concordo com as tuas "adendas". Já tinha lido o teu contributo num outro tópico sobre massas filtrantes e nem interví pq já tinhas esclarecido tudo.

Enfim, fico feliz por os teus argumentos irem contra aquela minha última frase :)

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flash tens que ter atenção com o que sugeres. As massas filtrantes são inertes e como tal não têm periodo de validade. Idealmente nunca precisariam de ser lavadas, mas como acabam sempre por fazer filtragem mecânica também, convém de vez em quando fazer uma lavagem. Esta lavagem deve ser feita com água do aquário para matar o mínimo de bactérias. Isto é sugerido porque o choque térmico + cloro de uma lavagem com água da torneira matam grandes quantidades de bactérias. E TU ACONSELHAS FERVER??????? queres explicar em que é que te baseias para ensinar isto?  

 

Espera...... espera......

 

Anda cá.... anda cá.......

 

É facil... mike 8)

 

Quando me referi a lavar as ceramicas... por muito que se "passe" por agua a colonias e sujidade vai ficando por lá !! Porque motivo daqui por exemplo a 2 anos tenho que andar com cuidado com as bacterias ? Quando estão num nivel de "muito sujas" o melhor é mesmo limpar ao maximo !! Assim a pergunta do Tomás Silva era : "Outra coisa, quando fizer "lavagens" e isso, irá ser preciso comprar materias filtrantes novas ou elas tem um tempo de vida bastante grande ? " visto que não me perguntou como se lavava o filtro ou os elementos filtrates , mas sim a durablidade deles !! Daí a minha resposta ......... :?

 

Podia ter dito a ele "em vez de limpares com agua a ferver e sal... mergulhas as ceramicas em lixivia durante um dia e tambem limpa" :P:x

Continuam a durar anos mesmo assim :)

Cumprimentos

------------------------------------------------

HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas espera lá... melga :?8)

Para que queres tu reduzir a colónia de bactérias na massa filtrante?

Qualquer dos processos que descreves, tanto o ferver como o banho de lexívia, só servem para matar bactérias... benéficas ?!?!?!?! qual é a ideia? n tou mesmo a ver... e n entendí muito bem a tua resposta, tenta lá por outras palavras que deixaste-me baralhado sobre os teus propósitos...

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, a marca aconselha a mudar para vender. O EHFIsunstract dura uma vida, como todos os outros substratos biológicos inertes. A lavagem é só para remover partículas, porcaria visível, matéria orgânica que passa pelo filtro mecânico e se aloja no filtro biológico entupindo-o.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Apesar de frequentar o Forum a pouco tempo já vi que voçês percebem disto. Será que me poderiam aconselhar um filtro da fluvial ou de qq outra marca para o meu aqua?

É um aqua de 80L, tem 4 plantas, vários peixitos (5 tetras Néons, 5 tetras neons negros, 5 espadas, 3 guppies, 2 coridoras albinos, e vários alevins de guppies. Tenho um filtro por baixo do areão (aquelas placas em plástico que se coloca uma pedra difusora...), mas queria saber se para além deste se convém ter um destes filtros biológicos...não sei se me engano, mas estes filtros so servem para criar colónias de bactérias "amigas" e eliminam as báctérias prejudiciais para os peixitos?? Ajudem-me por favor.

Obrigada***

Rosarita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ferver cerâmicas... penso que o objectivo seja mesmo limpar completamente a superficie da cerâmica deixando-a "como nova" ou seja limpinha e sem bactérias.

 

Não me parece que venha daí grande mal ao mundo desde que claro se tenha o cuidado de não ferver a totalidade das cerâmicas pois tal seria um desastre.

 

Mas porquê limpar a cerâmica tão a fundo? Diria que ao ficar suja com algas, matérias orgânicas, etc a cerâmica não vai ter tanto espaço disponivel para albergar bactérias. Ou seja, a cerâmica perde capacidade.

E uma boa forma de devolver essa capacidade à cerâmica talvez seja mesmo uma boa lavagem/fervura/banho de lexivia, etc.

Claro que nunca se deve fazer isso à totalidade da cerâmica, pois se o fizermos é a desgraça no aqua.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este post alongou-se um tanto...

Para o Tomás, eu tenho o Prime 30, tem uma esponja pequena por fora do cesto branco q fica presa no fundo, depois dentro do cesto tem a esponja azul grande, depois bioballs e ceramicas no meio, e em cima tenho 4 ""rodelas"" de fibra, mais nada. :wink:

 

:?

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rosarita: não te preocupes que o teu filtro de fundo cria no areão a dita colónia de bactérias benéficas. Eu não gosto de filtros de fundo só por causa das plantas, não deixam os nutrientes assentar no fundo para estas os absorverem pelas raízes.

 

Darius: acho que resumiste muito bem o problema no teu post.

 

Abraços,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, estás a confundir os nomes, é assim:

 

Filtragem mecânica é o remover da água partículas em suspensão, normalmente por intermédio de esponjas ou redes de lã de vidro muito finas.

 

Filtragem biológica é o criar as condições para o crescimento das ditas bactérias benéficas ao aquário, nomeadamente, superfície para elas se alojarem e circulação de água para lhes levar o alimento e oxigénio.

 

Isto são apenas os conceitos.

 

Na prática, como produtos, existem muitos filtros que fazem cada um melhor ou pior cada um dos dois tipos de filtragem que descreví acima.

O teu tipo de filtro, que é um UGF, ou filtro de fundo é bastante satisfatório para filtragem biológica, no entanto não faz quase filtragem mecânica nenhuma e ainda tem a desvantagem de ser desaconselhado para quem quer manter plantas de enraizar no areão.

 

Espero ter esclarecido,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um filtro externo é sempre uma boa opção pois tens filtragem mecânica e biológica num só.

 

Uma alternativa mais em conta são os filtros HOB (aqui entre nós são conhecidos por filtros de cascata).

Estes filtros são substancialmente mais baratos que os filtros externos que se encontram por aí e pode-se inclusivamente meter matérias filtrantes.

As desvantagens são pelo menos 2:

 

1- Como são de pendurar fica dificil teres tampas pois estas não são pensadas para uso de filtros de cascata. Sem tampas a água evapora mais depressa.

 

2- Como a água cai de uma altura de 2 cm (mais ou menos) faz aquele barulho de água a correr que pode ser incomodativo se o aqua estiver num quarto.

 

Edit: Quanto ao débito. Um filtro com débito 4 ou 5X a litragem do teu aqua deve chegar bem para ti, em função dos peixitos que tens.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.