Tratamaneto Prévio Da Agua


mribeiro

Recommended Posts

Recentemente instalei um aquario novo de 50 cm, e fui informado por uma vendedora de uma loja, de que teria de fazer um tratamento água, com um composto a base de bactérias e enzimas, teria de colocar o produto na água durante 3 dias e depois, só ao fim de 15 dias é que podia colocar lá os peixes.

Já passaram 3 dia do tratamento, e tenho duvidas quanto ao tempo de espera de 15 dias, estou a achar muito tempo.

Alguem pode-me esclarecer esta dúvida. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao faças nada disso, monta o aqua deixa-o 15 dias sem colocar peixes, mais 15 dias com uma cory e depois lentamente vais povoando! se pesquisares aqui no forum encontras muita informação acerca de como iniciar um aqua!

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende de varios factores e da agua da tua zona etc etc se tiveres urgencia podes experimentar mas senão deves seguir as indicações se bem que com adicção de bacterias não estou a ver para que tanto tempo

 

vá paciencia

 

1 abraço

Rodolfo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao faças nada disso, monta o aqua deixa-o 15 dias sem colocar peixes, mais 15 dias com uma cory e depois lentamente vais povoando! se pesquisares aqui no forum encontras muita informação acerca de como iniciar um aqua!

Desculpa a minha ignorância mas o que é uma cory?

Editado por mribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bacterias que te venderam são para iniciar a colonização do aqua, mas elas aparecem sem qualquer producto. Se pensares que duplicam de x em x tempo, quanto mais tiveres de inicio mais rapido o ciclo se faz. No entanto, o melhor é mesmo esperares os 15 dias (pelo meno) ou se tiveres pressa compras um kit de nitritos.

 

Em vez de colocares um peixe vivo, deita um pouco de comida ou um camarao congelado lá para dentro para iniciares o ciclo. Quando os nitritos estiverem a zero o cliclo está feito. Se tiveres muitas plantas os nitratos não devem ser muito altos porque estas o consomem. Nessa altura podes colocar peixe.

 

Não uses 1 peixe para fazer o ciclo. O peixe o mais certo é morrer ou pelo menos sofrer bastante, e ainda por cima gastas dinheiro para nada. A comida de peixe faz o mesmo efeito.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho que as bactérias são um extra que podemos dispensar.

 

Não sei se é o caso, mas se for o primeiro aquário até é melhor nesse tempo que não temos peixes irmos vendo os parâmetros da água, possíveis variações, decoração, carências das plantas.... Convém ir deitando um pouco de comida para as bactérias que se vão formando não morrerem de fome e depois também há a possibilidade de 2/3 semanas depois colocares um peixe resistente, que comece a raspar algumas possíveis algas ou assim.

 

Bem, mas visto que já começaste a adicionar as bactérias, não sei qual é a marca, mas normalmente os peixes metem-se pouco tempo depois delas para que, como já referi, as bactérias não morram de fome. Informa-te melhor na loja.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mribeiro,

Esses produtos que te venderam na loja são para acelerar o processo do ciclo biológico e eliminar alguns produtos nocivos que possam vir na água da rede pública, como por exemplo o cloro. Se já os colocaste não fazem mal nenhum!

Não tenhas pressa em montar o aquário, quanto mais tempo estiver sem peixes ou apenas com um peixe resistente melhor!!! Algumas plantas também melhoram a qualidade da água.

Antes de mais preocupa-te com os parâmetros da água e ver se são compatíveis com os peixes que pensas colocar! Quando começamos convém começarmos da melhor forma para não desmoralizarmos! A pressa é um dos maiores inimigos da aquariofilia!!!

O aquário é pequeno e como tal precisa de mais cuidados do que um com 5 vezes esse volume.

Vê se o filtro que compraste é adequado para o aquário, normalmente não são!!! Antes de colocares peixes verifica se tudo é adequado e se está conforme para manteres esse aquário a funcionar correctamente.

 

abraço

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a senhora da loja enganou-te...um ciclo leva no minimo 1 mês e é a correr muito bem.... em 15 dias metes 1 ou 2 peixitos resistentes...tipo os Corydoras ou outros e daqui a 1 mês pões mais 1 ou 2...e daqui a mês e meio talvez possas ter lá uns 6 a 8 peixinhos.....que em adultos não passem dos 3cm.

se não sabes o que são Corydoras, então por favor perde (ou antes ganha) algum tempo e debruça-te sobre peixes e plantas de aquario, lê bastantes topicos aqui do forum... porque iniciar um aquario sem saber nada de peixes e plantas aquaticas e ciclos de azoto é o mesmo que ires a loja dos animais e comprares um S.Bernardo para te fazer companhia no teu T0 de 10m2.....

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a senhora da loja enganou-te...um ciclo leva no minimo 1 mês e é a correr muito bem.... em 15 dias metes 1 ou 2 peixitos resistentes...tipo os Corydoras ou outros e daqui a 1 mês pões mais 1 ou 2...e daqui a mês e meio talvez possas ter lá uns 6 a 8 peixinhos.....que em adultos não passem dos 3cm.

 

Mas ela adicionou bactérias, embora isso possa variar de produto para produto, normalmente os peixes (p.e. 2 de pequeno porte) até deveriam ser colocados mais cedo do que os 15 dias.

 

 

No entanto, agora também acho que deve ser perdido algum tempo a pesquisar, deves esquecer os peixes, para já.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha ignorância mas o que é uma cory?

 

 

coridora, conhecidas por limpa fundos, se colocares uma ao final de 2 a 3 semanas e fizeres bastantes TPA´s não deves ter problemas, e o essencial para que tudo corra bem é teres muita muita calma, e mais calma ainda a povoares, e uma boa dica para ti é não comprares peixes em lojas, tentar comprar a particulares, talvez aqui no forum arranjes!

 

Boa sorte!

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.