Criação De Severum


Recommended Posts

Bom dia!

Quais os melhores passos para a taxa de mortalidade dos alevins de severum diminuir?

Tenho um amigo que possui um casal. Da terceira postura (que foi a primeira feita com sucesso), havia uma nuvem com centenas de "putos", entretanto diminuiram porque houve nova postura. Mais uma nuvem de putos e voltaram a desaparecer muitos deles porque mais uma vez houve postura passados poucos dias!

E com isto, será que é o papá, que apesar de ser muito dedicado, faz um petisco com os putos para a fêmea poder fazer nova postura? Deve-se tirar o pai para evitar que isto aconteça ou tira-se os putos?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O melhor a fazer é mesmo retirar o macho.

Não quer dizer que esta seja a solução mas é uma das possiveis.

O macho não é necessário e assim evitas que façam nova postura antes do

desenvolvimento da que está, pois o problema deve ser esse.

 

Abraço,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora Boas, eu tenho criação de Severus e o que normalmente faço é retirar os alevis para um pequeno aquario de plastico que meto a flutuar dentro do aquario de origem, com a mesma àgua, e criando ai os alevins. Muitas mudas de àgua sempre do aquario base para o pequeno, e alimento os alevins com artémia viva.....Boa sorte..

Nuno Landeck APC 188

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem ser os pais que os comem ou morrem devido a algum outro factor...

Diz a ele para retirar, para outro aquário já preparado com a mesma água do aquário onde nasceram e com um filtro de esponja, uma das ninhadas assim que começarem a nadar. Alimenta-as com artemia recem eclodida e trocas de água de 2 em 2 dias, a ver se morrem á mesma. Se morrerem é porque têm algum problema genético que os torna mais fracos...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
dESCULPEM, MAS OS sEVERUM NÃO SAO HÍBRIDOS POIS NÃO? Nem genéticamente alterados?

Cumps

 

nao, nao sao hibridos, mas foram utilizados para alguns dos cruzamentos que deram origem aos papagaios...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao, nao sao hibridos, mas foram utilizados para alguns dos cruzamentos que deram origem aos papagaios...

 

 

mas atençao, os herus severus podem criar com blood parrots vindo dai tambem hibridos

para quem nao saiba

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal!

 

Obrigado pelas vossas dicas! Vou transmitir as dicas que me deram e, espero de um dia, serem-me bastante uteis se chegar a adquirir um casal desta espécie!! Adorei os peixes, são lindos de morrer!!

 

Já reparei que esta espécie não é muito falada, procurada e muito menos se vêm pelas lojas. Há alguma razão especial que tenha a ver com a espécie e que eu desconheça?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os Herus Severus são dos Ciclideos que eu mais gosto, alias o meu primeiro peixe era Ciclidio e um Herus Severus Gold......Tenho criação de Severus entre outras espécies e aqui fica um like onde poderas vêr alguns dos meus Ciclidios entre eles um Severus Gold e um Severus Green....espero que gostes, as fotos já têm alguns mêses..

 

http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...egory%3D1%252C1

Nuno Landeck APC 188

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o tamanho de aquário que recomendam só para um casal? Li num site qualquer, que um aquário de apenas 70l dava perfeitamente para manter um casal, mas a informação não deve estar correcta, pois não?

 

 

Boas, os Herus Severus são dos Ciclideos que eu mais gosto, alias o meu primeiro peixe era Ciclidio e um Herus Severus Gold......Tenho criação de Severus entre outras espécies e aqui fica um like onde poderas vêr alguns dos meus Ciclidios entre eles um Severus Gold e um Severus Green....espero que gostes, as fotos já têm alguns mêses..

 

http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...egory%3D1%252C1

 

 

Nuno, tens uns peixes espectaculares!!

Os que possívelmente irei comprar, se o meu amigo, estiver interessado em vender claro, são os filhotes deste casal

Severum%201.jpg

 

severum%202.jpg

Editado por Menina

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário de 70l é capaz de dar, mas se lhes puderes dar um de 100l é capaz de crescerem melhor.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário de 70l é capaz de dar, mas se lhes puderes dar um de 100l é capaz de crescerem melhor.

 

Mas num aquário de 70l não devem de viver, mas sim sobreviver!! Não os estou a imaginar a viver numa coisa tão pequena! A informação não deve ser correcta, digo eu!

Ainda tenho muito que pesquisar sobre os seus hábitos, habitat, etc, etc.!

 

Aceitam-se informações sobre a espécie! :blush:

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como até acordei bem disposto, toma lá uma ajudinha :blush:

 

Com uma pequena pesquisa no google encontrei isto:

 

"Este belo peixe de origem amazônica, também conhecido como Cichlasoma severum pode atingir mais de 15 cm e pertence à família Cichlidae ( ciclídeos ). Essa família possui um grande número de peixes ornamentais que, na sua grande maioria, são considerados muito "temperamentais". Muitas vezes deslocam as pedras do aquário, redecorando-o ao seu modo. É comum a algumas espécies formarem casais que, além de terem um cuidado muito grande com a prole, permanecem juntos até a morte. Os ciclídeos têm representantes nas águas doces da América do Sul e Central, nas da África e no litoral da Índia. O Acará-severo, como todos os ciclídeos, é ovíparo e bastante cuidadoso com a preparação do ninho no qual depositará seus ovos. Ao contrário de outros representantes de sua família que são extremamente territorialistas e muitas vezes agressivos, o Acará-severo é muito sociável com outros peixes de espécies diferentes."

 

PH:7.0 a 6.7

 

DH:0 a 1

 

Temp:27 a 30

 

Aquário:150-200l

 

Tamanho:15-20cm

 

Mais informações em Inglês

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como até acordei bem disposto, toma lá uma ajudinha :bad-words:

 

Com uma pequena pesquisa no google encontrei isto:

 

"Este belo peixe de origem amazônica, também conhecido como Cichlasoma severum pode atingir mais de 15 cm e pertence à família Cichlidae ( ciclídeos ). Essa família possui um grande número de peixes ornamentais que, na sua grande maioria, são considerados muito "temperamentais". Muitas vezes deslocam as pedras do aquário, redecorando-o ao seu modo. É comum a algumas espécies formarem casais que, além de terem um cuidado muito grande com a prole, permanecem juntos até a morte. Os ciclídeos têm representantes nas águas doces da América do Sul e Central, nas da África e no litoral da Índia. O Acará-severo, como todos os ciclídeos, é ovíparo e bastante cuidadoso com a preparação do ninho no qual depositará seus ovos. Ao contrário de outros representantes de sua família que são extremamente territorialistas e muitas vezes agressivos, o Acará-severo é muito sociável com outros peixes de espécies diferentes."

 

PH:7.0 a 6.7

 

DH:0 a 1

 

Temp:27 a 30

 

Aquário:150-200l

 

Tamanho:15-20cm

 

Mais informações em Inglês

 

 

Obrigado João! Ainda não tinha visto este link.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Brevemente irei montar mais um aqua.

Pois é! Tanto andei, tanto andei, que não consegui resistir à tentação e vou adoptar um casalito de Severum!

Vai ser uma coisa simples, tipo uns seixos (acho que é isso que chamam aquelas pedras roliças da praia) e uns troncos. É aqui que reside uma das minhas dúvidas. Os tais seixos, ou raio como se chamam, não influencia o pH da água, certo? Nas pesquisas que andei a fazer pela net, pareceu-me ver destas pedras numa foto de um aqua, em que os peixes punham os ovos numa das pedras. A outra dúvida é se eles gostam de mordiscar, ou comer mesmo, plantas tipo feto de java, valisnérias e anúbias.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Brevemente irei montar mais um aqua.

Pois é! Tanto andei, tanto andei, que não consegui resistir à tentação e vou adoptar um casalito de Severum!

Vai ser uma coisa simples, tipo uns seixos (acho que é isso que chamam aquelas pedras roliças da praia) e uns troncos. É aqui que reside uma das minhas dúvidas. Os tais seixos, ou raio como se chamam, não influencia o pH da água, certo? Nas pesquisas que andei a fazer pela net, pareceu-me ver destas pedras numa foto de um aqua, em que os peixes punham os ovos numa das pedras. A outra dúvida é se eles gostam de mordiscar, ou comer mesmo, plantas tipo feto de java, valisnérias e anúbias.

 

Boas

 

essa pesquisa sempre vai dar em resultados ,agora uma ajuda quanto as pedras não poderão ser calcárias as pedras que estas a falar encontram-se junto aos rios (pedras roliças cinzentas) serão essas? porque as que encontras junto ao mar são muito calcárias e como são peixes que necessitam de ph 7.0 tens que ter isso em atenção , o substrato sempre podes colocar areão (areia do rio).

As plantas sendo ciclideos de grande porte e não encontrei nada que o indicasse terão comportamentos semelhantes ao ciclideos africanos ,se forem jovens não vão ligar as plantas se forem já com algum porte as plantas podem "incomodar".

Bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

essa pesquisa sempre vai dar em resultados ,agora uma ajuda quanto as pedras não poderão ser calcárias as pedras que estas a falar encontram-se junto aos rios (pedras roliças cinzentas) serão essas? porque as que encontras junto ao mar são muito calcárias e como são peixes que necessitam de ph 7.0 tens que ter isso em atenção , o substrato sempre podes colocar areão (areia do rio).

As plantas sendo ciclideos de grande porte e não encontrei nada que o indicasse terão comportamentos semelhantes ao ciclideos africanos ,se forem jovens não vão ligar as plantas se forem já com algum porte as plantas podem "incomodar".

Bjs

 

 

confirma-se, essas da praia, sao calcarias negras, optimas para tanganykas, em relaçao ao areao, tenho aqui suficiente para 5cm de espessura para um aqua de 100 X 40 que é so ca vires buscar

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

confirma-se, essas da praia, sao calcarias negras, optimas para tanganykas, em relaçao ao areao, tenho aqui suficiente para 5cm de espessura para um aqua de 100 X 40 que é so ca vires buscar

 

 

Tens por aí alguma foto da areia?

 

Boas

 

essa pesquisa sempre vai dar em resultados ,agora uma ajuda quanto as pedras não poderão ser calcárias as pedras que estas a falar encontram-se junto aos rios (pedras roliças cinzentas) serão essas? porque as que encontras junto ao mar são muito calcárias e como são peixes que necessitam de ph 7.0 tens que ter isso em atenção , o substrato sempre podes colocar areão (areia do rio).

As plantas sendo ciclideos de grande porte e não encontrei nada que o indicasse terão comportamentos semelhantes ao ciclideos africanos ,se forem jovens não vão ligar as plantas se forem já com algum porte as plantas podem "incomodar".

Bjs

 

Na foto que eu vi, as pedras eram claras.

Que outras pedras devo colocar? Xistos? E com dois ou três troncos irá ficar alguma coisa de jeito?

Vou meter as plantas na mesma, se eles derem cabo delas, só tenho o trabalho de as tirar, né?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens por aí alguma foto da areia?

Sempre podes colocar areia como eu tenho no meu Resort é dos filtros das piscinas aquilo é barato e não têm influência sobre o ph.

Na foto que eu vi, as pedras eram claras.

Que outras pedras devo colocar? Xistos? E com dois ou três troncos irá ficar alguma coisa de jeito?

Vou meter as plantas na mesma, se eles derem cabo delas, só tenho o trabalho de as tirar, né?

É uma hipotese os xistos mas junto aos rios existem essas tais pedras roliças depois é ao gosto de cada um e sempre podes juntar os troncos ,isso têm que se aproximar de um biótipo amazónico só que têm que se ter cuidado porque são de um porte um bocado maior dos normais amazónicos(Escalares e Discus).

Acho que não vão ligar as plantas ,mas já os tens?

 

Bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre podes colocar areia como eu tenho no meu Resort é dos filtros das piscinas aquilo é barato e não têm influência sobre o ph.

 

É uma hipotese os xistos mas junto aos rios existem essas tais pedras roliças depois é ao gosto de cada um e sempre podes juntar os troncos ,isso têm que se aproximar de um biótipo amazónico só que têm que se ter cuidado porque são de um porte um bocado maior dos normais amazónicos(Escalares e Discus).

Acho que não vão ligar as plantas ,mas já os tens?

 

Bjs

Ainda não os tenho porque ainda são muito piquenos e ainda não tenho o aqua para eles!!

queria fazer algo parecido com o habitat deles, mas não consigo encontrar informação de jeito... Conheces alguns sites?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não os tenho porque ainda são muito piquenos e ainda não tenho o aqua para eles!!

queria fazer algo parecido com o habitat deles, mas não consigo encontrar informação de jeito... Conheces alguns sites?

 

Ai tens alguma informação não sei se já tinhas.

http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...lang=Portuguese

http://www.sera.cl/Especies/0081.html

http://www.aqualandpetsplus.com/Cichlid,%20Severums.htm

http://www.aquaonline.com.br/index.php?opt...1&Itemid=55

 

Sempre podes tentar outra coisa que é inscrever-te no forum brasileiro http://www.forumaquario.com.br e abrires um tópico para saber mais informações sobre Acará Severo é o nome que eles dão e certamente que eles no Brasil sabem muito mais ,já dei uma vista de olhos por esse fórum e têm lá um tópico.

Se precisares de mais alguma ajuda que eu agora vou fazer uma tpa ao resort.

 

Bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Oi pessoal!!

 

Preciso de uma opinião em relação à filtragem a utilizar para um aqua de 100x50x50, que irá acolher o casal Severum.

 

Hipóteses (pensadas pelo Davs):

1ª - 1 filtro externo (Eheim) 2217 ou equivalente + uma bomba de circulação (Eheim);

2ª - 2 filtros externos (Eheim) 2217 ou equivalente;

3ª - Sump + uma bomba de circulação (Eheim).

 

 

Venham daí as opiniões e/ou sugestões!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal!!

 

Preciso de uma opinião em relação à filtragem a utilizar para um aqua de 100x50x50, que irá acolher o casal Severum.

 

Hipóteses (pensadas pelo Davs):

1ª - 1 filtro externo (Eheim) 2217 ou equivalente + uma bomba de circulação (Eheim);

2ª - 2 filtros externos (Eheim) 2217 ou equivalente;

3ª - Sump + uma bomba de circulação (Eheim).

Venham daí as opiniões e/ou sugestões!!

 

Boas

 

Eu optava pela construção de uma Smp em DIY o que não deve ser nada difícil para o Sr. Moderador :blush: .

 

Bjss

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu optava pela construção de uma Smp em DIY o que não deve ser nada difícil para o Sr. Moderador ;) .

 

Bjss

 

Se lhe é dificil ou não a construção da Sump em DIY, não sei, mas que ele anda cheio de ideias, lá isso anda!!

 

Pois... A Sump até que não é má ideia e até dá para fazer umas coisas engraçadas. Inicialmente pensámos na Sump, mas a manutenção é sempre menos prática que os filtros externos, não é?

 

Vantagens e desvantagens da Sump. Venham elas!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao tenho experiencia com sumps ,mas pelo que ouço dizer de quem tem ,de facto sao muito boas quando se quer uma boa filtragem biologica, aí nao ha melhor ,

 

mas no teu caso e tratando-se de peixes que vao atingir um porte consideravel e por sua vez vao fazer uma grande sujeira acho que um filtro externo seria

 

melhor ,pelo menos ajudava a retirar algumas impurezas que nao saem com as tpas. com a sump os detritos vao todos ficar assentes no fundo.

 

mas isto é a minha opiniao.

 

 

fica bem

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais