Tareia Forte E Feia


pat

Recommended Posts

Nem sei bem por onde começar de tão estúpido que isto me parece mas cá vai:

- Tenho 2 discus de 4 meses num aq de 120L, plantado mas com muito volume de água livre para natação...

- Ontem estava nas imediações quando ouvi um estrondo vindo do aq...."Que love you é aquela?... "Caiu alguma coisa lá dentro?"

- "DAHHHH, é impossível!!!"

- Fui espreitar e dei com um disco a boiar, todinho de lado, horizontal mesmo!!!!

cheers "ainda agora este gajo aqui andava na boa????!!!!"

- Logo a voz da desgraça a buzinar-me aos ouvidos que o bicho tá preso na riccia, bla, bla, bla, bla...., não tiras a porcaria das plantas, bla, bla, bla, bla (vocês de Marte têm as Marias eu tenho cá em casa um Manel!)

Lá se pôs a mão no aq para observar melhor e o bicho lá se endireitou e ficou fino, não tinha sido nada com ele...

Escusado será dizer que lá foi uma tesourada ao aq, pelo sim, pelo não....

 

Há pouquito cá estava eu outra vez nas imediações e PIMBA!! outra vez um granda barulhão e andava um filha da mãe do disco a perseguir desalmadamente o outro, a uma velocidade warp, que nunca tinha presenciado nas solhas...

 

Resumindo e baralhando, eis a(s) minha(s) dúvida(s):

- é ou não compatível um plantado minimamente decente num aq com a presença de discus?

- a agressividade é só quando lhes dá na telha ou torna-se preocupante, pois fora este episódio, parecem a sombra um do outro, nunca se largam...?

- para esta litragem 4 discus parece-me esticado mas 3 também é um número ingrato...mas se calhar 4 discus em perseguição é mais emocionante....(se não partirem o aq...)

 

Saliento que são saudáveis, made in JPM e líndissimos e já cá estão há +/ - 2 meses, sem problema nenhum.

Desde já obrigada pelos vossos comentários e/ experiências pessoais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

120 Litros para 4 discus é muito apertado! Discus precisam de espaço e se calhar andam à estalada por causa do território. Tens mais peixes no aqua?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa situação é completamente normal! Estão na puberdade e andam ao estalo com nós quando somos "putos". Tens que servir de mãe e ir verificando se nada de grave acontece e assegurar que todos comem.

 

Alternativa: Muda radicalmente a decoração do aquário. Faz isto quando vires que é mesmo a última alternativa e que algum está a sofrer bastante.

 

Chama-se a isto, luta pelo território! À pois é.... os Discus não são nenhuns santinhos e quando "malham", "malham" a sério!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 Discus num aquário, é extremamente desaconselhável a não ser que sejam um casal. Aliás, a minha primeira experiência com discus foi exactamente assim... 2 Discus até que um morreu, devido à porrada que apanhava (nem saia do cantinho dele para comer.

 

resumindo, e voltando às regras básicas dos Discus.

 

1 é homicidio em primeiro grau;

2 que não sejam casal é cumplicidade em homicidio;

3 é cumplicidade em homicidio, mas sais com pena suspensa;

4 é o minimo aceitável por lei.

 

isto porque os Discus são peixes de cardume e necessitam de "ordem social"... ou seja, estabelecem hierarquias. Quando tens dois, à sempre um que é o dominante e vai aviar o outro à força toda.

Quando tens três, a porrada é mais dispersa mas, se por acaso um deles não se aguenta à "bomboca", voltas a ter dois, em que um deles é o dominante. tendo dois, em que um deles domina, tás a um passo de ter só um... e ser condenado por homicidio em primeiro grau. :roll:

 

 

devo referir que isto são regras básicas mas, regras foram feitas para ser quebradas, existindo casos em que 3 ou até mesmo 2 se mantêm sem problemas... mas são casos raros.

 

cumps

Editado por halekx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois hoje de manhã uma cena novamente mas hoje com novidades: o disco faz aquilo sozinho :roll:

arranca sozinho de uma ponta do aq em warp speed, dá uma chapadão á superfície na outra ponta, fica na horizontal 10 a 15 segundos e depois não é nada com ele. Fica meio zen durante 30 segundos e retoma a sua vidinha, só lhe falta assobiar!!!!

É a primeira vez que isto está a acontecer, porque o barulho é tão grande que já teria dado por isso antes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fez uma vez e gostou! Logo, se gostou voltará a fazer mais vezes!

 

Coisas de "putos"! Passa com a idade... se não te incomoda deixa o "puto" divertir-se!

 

Arranja mais 2 "putos". Fala com o JPM que ele faz anos hoje e oferece-lhe uma prendinha! lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus, felizmente, só se dedicam ao wrestling à hora das refeições...para abrir o apetite :onfire: .

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chama-se a isto, luta pelo território! À pois é.... os Discus não são nenhuns santinhos e quando "malham", "malham" a sério!

 

Não é bem pelo território, pois os discus não são territoriais individualmente, é mais pela hierarquização dentro do 'clã'..tipo, " ... a minha é maior que a tua.."

 

Cump

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 Discus de 4 meses. Ok. Estão no aqua à +/- 2 meses? Muito bem. Teriam 1,5cm à 2 meses atrás?

Quando puderes diz qual o tamanho aproximado. Se têm ou não cor e qual.

Faz +/- 14 anos que crio Discus e com 4 meses são como crianças brincar.

Posso acrescentar que das minhas criações não sai nenhum peixe (Discus) com menos de 5 meses e/ou menos de 6 cm de altura. Podes desta forma compreender que não sei (nem quero perceber) qual o comportamento de 2 Discus de 4 meses em 120L. Nestas idades tenho pelo menos 120 peixes por aqua.

Plantas à superfície? Quantas mais melhor. São o melhor refúgio para Discus e reduzem o stress. Nos Amazonas e seus afluentes é no meio das raízes e nas sombras que os Discus andam à vontade.

Outra coisa. Os Discus são peixes de cardume. NÃO ESQUECER PF.

Diz qq coisa.

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 Discus de 4 meses. Ok. Estão no aqua à +/- 2 meses? Muito bem. Teriam 1,5cm à 2 meses atrás?

Quando puderes diz qual o tamanho aproximado. Se têm ou não cor e qual.

Faz +/- 14 anos que crio Discus e com 4 meses são como crianças brincar.

Posso acrescentar que das minhas criações não sai nenhum peixe (Discus) com menos de 5 meses e/ou menos de 6 cm de altura. Podes desta forma compreender que não sei (nem quero perceber) qual o comportamento de 2 Discus de 4 meses em 120L. Nestas idades tenho pelo menos 120 peixes por aqua.

Plantas à superfície? Quantas mais melhor. São o melhor refúgio para Discus e reduzem o stress. Nos Amazonas e seus afluentes é no meio das raízes e nas sombras que os Discus andam à vontade.

Outra coisa. Os Discus são peixes de cardume. NÃO ESQUECER PF.

Diz qq coisa.

Um abraço

 

Aqui há quem tenha Discus com 3 meses e com os tais 6 cm... O criador dá-lhes SB. É só proteína!

 

é novidades?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento têm 8 cm e vieram com talvez 6,5/ 7 cm.

Dou-lhes granulado, flocos e papa caseira de coração de boi e vegetais 3 vezes p semana.

Só não tenho mais discus ainda porque acho que não posso ter muito mais (no máximo dos máximos só vou colocar 4 espécimes no meu aq) e não quis colocá-los todos ao mesmo tempo; no entanto pretendo adquirir os outros dentro de 1 ou 2 meses e depois fecha a loja....

Tenho feito tudo com cabeça, tronco e membros porque acredito que a aquariofilia é mesmo assim (acredito eu).

Nestes dias não notei mais comportamentos estranhos, não sei se não seria como diz o Fausto Vicente "...a minha é maior que a tua..." .

Também concordo que as plantas são anti stress...eles gostam de andar no meio delas e acho que os acalma.

Têm cor definida, um deles é Marlboro e o outro Turquesa azul. Eis fotos deles para que vejam do que falo.

 

Pic_11358_22.jpg

 

Pic_11358_23.jpg

 

o aq actualmente (não está bem como quero já teve melhor)

 

Pic_11358_24.jpg

 

como estava...na altura tinha 2 marlboro mas um morreu... :| . O JPM diz q foi problema de comida pois o ventre estava super inchado e o gajo era o dominante e um garfo do cacete.... Fiquei mesmo desolada e quase a desistir de discus, se não fosse pelo JPM.....

P.S. não me batam que o CAE já teve guia de marcha para outro aq....

 

Pic_11358_25.jpg

 

Digam lá de vossa justiça....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , devias postar esta do teu Discu num post que anda aí de Discus com manias estranhas , hehe .Ao que interessa , eu tenho 6 Discus , e apesar de serem 2 a 2 da mesma idade , têm diferentes tamanhos e é um fartote , o maior dá no mais pequeno e assim vai pela escada a baixo , especialmente na hora da comida , claro que faço questão de dar comida á mão a todos , menos aos 2 mais pequenos que já andavam meio stressados e mudaram-se para um resort de recuperação , tipo ginásio de estágio mas logo , logo voltam ao ringue , claro que estou preocupado porque comem menos , e ficam sempre para trás , por isso vai uma sessão de engorda e tratamento VIP noutro aqua , mas no meu ver como já te comentaram tudo normalissimo na disputa de hierarquias dos Discus , quando toca a dormir , ficam 2 a 2 como na "origem" de idades , nada de anormal , disputam +/- os melhores lugares do aqua para estarem , mas nada de perseguições até á morte nem nada disso , e se vires o meu aqua lá para o post fotos e videos , tenho muita "malta" no aqua com eles , e todos se entendem ... saudaveis e como se quer a disputar comida e o espaço melhor onde ela cai , um abraço (e arranja mais uns 4 Discus :lol: vais ver que ficam muito mais alegre o "ringue" rapidamente até te come da mão só para ser o 1º o dominante :D

 

P.s. Está bonito o aqua mas pouco habitado no meu ver :)

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui há quem tenha Discus com 3 meses e com os tais 6 cm... O criador dá-lhes SB. É só proteína!

 

é novidades?

 

Olá Regal

- Eu tento escrever com o algum cuidado para que quem lê possa perceber. Isto não é um SMS!!!

- Aqui. "Aqui" onde? És criador de Discus? Já viste Discus nascerem? Já viste os alevins de Discus a alimentarem-se do "muco" dos pais? Já viste que apenas depois das duas semanas começam a ter semelhanças com o "arredondado" dos pais?

- 3 meses 6 cm?

- O que SB? Dizes que é só proteína? Sabes que os Discus também tens rins? Sabes tu ou o "aqui há quem tem" que exageradas quantidades de proteínas destroem os rins?

- Eu sei que quem vai comprar Discus gosta de escolher os mais baratos=mais pequenos e com muitas cores visíveis. Depois dizem: "nada de lado", "não come", etc.

- Os meus alevins de Discus comem exclusivamente Artémia recém eclodida até à segunda semana. A partir daí começam a comer a minha comida exclusiva para alevins de Discus (irei fazer um post sobre isso) na 1ª refeiçao do dia, sendo que, as seguintes, continuam a ser artémia. A partir da 4ª semana começam uma dieta da minha comida para alevins. A partir do 2º mês comem um preparado muito próximo do dos adultos.

- Ao fim de 4 meses começam a ser introduzidas comidas como os flocos e os granulados na 1ª refeição do dia. Ainda assim comem o meu preparado para Discus. Isto apenas, para que quando forem transferidos para uma loja, não venham a estranhar a comida.

 

Pode não ser muito... Mas, o que sei e o que faço, partilho.

 

Só peço........ QUEM NÃO SABE, NÃO CRIE MAIS CONFUSÃO!!!

 

Um abraço,

Miguel Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só peço........ QUEM NÃO SABE, NÃO CRIE MAIS CONFUSÃO!!!

 

Só que o Regal (Ricardo) sabe :) .

 

E sabe também que é possivel levá-los aos 6 cm em 3 meses....assim haja tempo.

E tu "aprenderás" que, se mudares ÀGUA.....MUITA....,os alimentares VÁRIAS vezes ao dia, NÃO OS DEIXARES ADOECER e não puseres peixes a mais nos aquas, CONSEGUES.

Boa sorte com os discus.

JPM

 

Ps-> "Bota" aqui umas fotos

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Regal

- Eu tento escrever com o algum cuidado para que quem lê possa perceber. Isto não é um SMS!!!

- Aqui. "Aqui" onde? És criador de Discus? Já viste Discus nascerem? Já viste os alevins de Discus a alimentarem-se do "muco" dos pais? Já viste que apenas depois das duas semanas começam a ter semelhanças com o "arredondado" dos pais?

- 3 meses 6 cm?

- O que SB? Dizes que é só proteína? Sabes que os Discus também tens rins? Sabes tu ou o "aqui há quem tem" que exageradas quantidades de proteínas destroem os rins?

- Eu sei que quem vai comprar Discus gosta de escolher os mais baratos=mais pequenos e com muitas cores visíveis. Depois dizem: "nada de lado", "não come", etc.

- Os meus alevins de Discus comem exclusivamente Artémia recém eclodida até à segunda semana. A partir daí começam a comer a minha comida exclusiva para alevins de Discus (irei fazer um post sobre isso) na 1ª refeiçao do dia, sendo que, as seguintes, continuam a ser artémia. A partir da 4ª semana começam uma dieta da minha comida para alevins. A partir do 2º mês comem um preparado muito próximo do dos adultos.

- Ao fim de 4 meses começam a ser introduzidas comidas como os flocos e os granulados na 1ª refeição do dia. Ainda assim comem o meu preparado para Discus. Isto apenas, para que quando forem transferidos para uma loja, não venham a estranhar a comida.

 

Pode não ser muito... Mas, o que sei e o que faço, partilho.

 

Só peço........ QUEM NÃO SABE, NÃO CRIE MAIS CONFUSÃO!!!

 

Um abraço,

Miguel Santos

 

 

estou 100% contigo tambem crio discus e muito se tem dito erradamente dos discus, proteinas???? , 6 cms com 3 meses ???porra crio discus a mais de 10 anos e isso para mim mata-me e por isso que raramente me prenuncio sobre os discus, gosto de ouvir e calar-me e por vezes rir com certos comentarios..

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou 100% contigo tambem crio discus e muito se tem dito erradamente dos discus, proteinas???? , 6 cms com 3 meses ???porra crio discus a mais de 10 anos e isso para mim mata-me e por isso que raramente me prenuncio sobre os discus, gosto de ouvir e calar-me e por vezes rir com certos comentarios..

um abraço

 

:):P:smilecolros::crazyeyes::laugh::laugh::laugh::laugh::laugh:

 

Calma rapazes, vocês não são os únicos mestres em Portugal!

 

SB é Super Bock e que tem proteína, disso não tenho dúvida! cheers

 

Pesquisem bem aí o Fórum e depois perceberão o que postei. Além disso, acho que, neste momento, não preciso de mais lições! É muita água todos os dias e já me dói muito as costas, por isso, não me causem dores nos ouvidos e, principalmente, na cabeça!

 

Toda a gente sabe que é possivel com 3 meses os Discus atingirem os 6 cm!

 

Se já criei Discus? Já! Se já os reproduzi? Já! Se já os vendi? Falta poucaxinho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:):P:smilecolros::crazyeyes::laugh::laugh::laugh::laugh::laugh:

 

Calma rapazes, vocês não são os únicos mestres em Portugal!

 

SB é Super Bock e que tem proteína, disso não tenho dúvida! cheers

 

Pesquisem bem aí o Fórum e depois perceberão o que postei. Além disso, acho que, neste momento, não preciso de mais lições! É muita água todos os dias e já me dói muito as costas, por isso, não me causem dores nos ouvidos e, principalmente, na cabeça!

 

Toda a gente sabe que é possivel com 3 meses os Discus atingirem os 6 cm!

 

Se já criei Discus? Já! Se já os reproduzi? Já! Se já os vendi? Falta poucaxinho!

 

 

Boas Regal este comentario ate nao era para ti pelo que tenho visto no forum es uns dos poucos que percebem disto, o problema e que qulquer iniciado em aquarofilia tem discus e quer dar palpites e opinioes e baralham isto tudo, ora que sao peixe sensiveis ora isto ora aquilo ha varios membros do forum que tem discus meus , inclusive selvagem , ha cerca de 1 mes retirei-me das criaçoes de discus so para ter mais tempo para os meus salgados , mas uma coisa te digo , ha muita informaçao errada neste forum para discus quer para outro tipo de peixes .

um abraço

 

ps :ainda tenho alguns para venda lol

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Regal este comentario ate nao era para ti pelo que tenho visto no forum es uns dos poucos que percebem disto, o problema e que qulquer iniciado em aquarofilia tem discus e quer dar palpites e opinioes e baralham isto tudo, ora que sao peixe sensiveis ora isto ora aquilo ha varios membros do forum que tem discus meus , inclusive selvagem , ha cerca de 1 mes retirei-me das criaçoes de discus so para ter mais tempo para os meus salgados , mas uma coisa te digo , ha muita informaçao errada neste forum para discus quer para outro tipo de peixes .

um abraço

 

ps :ainda tenho alguns para venda lol

 

Sim, mas os comentários, caso não tenhas percebido, eram para MIM.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa

 

Desculpa de quê?

 

Há quem precise de ajuda e é isso que fazemos, é ajudar! Se o miguelpsantos não sabe como fazer chegar aos 6 cm em 3 meses, é como o JPM disse, vai aprender...

 

Nada mais certo que isto: Estamos sempre a aprender por mais que possamos pensar que já sabemos tudo!

 

Já viste a parte da ACETONA? SABIAS?

 

Tantos anos...............

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha muita informaçao errada neste forum para discus quer para outro tipo de peixes .

um abraço

 

Boas.

HÁ! normalmente por "brincadeira" e/ou excesso de boa vontade.

Eu próprio me rio quando vejo certas opiniões..."não percebo muito disso mas faz assim:"

Como tenho filhos novos consigo compreender.

 

nunomart:

Deverias partilhar os teus conhecimentos, da discussão se faz a luz.

Recorda que nos discus o que é correcto para uns pode ser errado para outros.

Volta aos discus, isola alevins com 15 dias (50), num aqua de 50 lt , alimenta-os 12Xdia com artémia e a seguir (1/2 hora depois de cada refeição) faz TPA de 20% (para não ser exagerado).

Vai começando, a pouco e pouco a dar papa.

Aos 30 dias muda-os para 200 lt e faz o mesmo trabalho agora já só com papa...podes reduzir para 6Xdia.

Elimina ou separa os que crescem pouco.

DIZ-ME o tamanho que têem aos 90 dias. ;)

JPM

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa de quê?

 

Há quem precise de ajuda e é isso que fazemos, é ajudar! Se o miguelpsantos não sabe como fazer chegar aos 6 cm em 3 meses, é como o JPM disse, vai aprender...

 

Nada mais certo que isto: Estamos sempre a aprender por mais que possamos pensar que já sabemos tudo!

 

Já viste a parte da ACETONA? SABIAS?

 

Tantos anos...............

 

eu nao ponho esteroides nos meus tudo natural , mas apartir de agora deixo isso para voces , vou-me dedicar a a criaçao de oceallaris (agua salgada).

tenho muito que aprender para criar especie, sobre discus e escalares etc etc ja tenho pouco a aprender fazendo as contas so foram 12 anos com discus coisa pouca e a taxa de mortalidade muito baixa , salvo um arrebentamento dum aquario que me matou varios discus adultos e ainda possuo o meu 1 casal com 10 anos sem agua de osmose , sem medicametos sem modernices , apenas raçao e agua da torneira repousada 48 horas nada mais .

mas agora com tantos mestres como voces chamam vamos la ver se a coisa evolui para melhor ,.

 

um abraço

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas agora com tantos mestres como voces chamam vamos la ver se a coisa evolui para melhor ,.

um abraço

 

Boas.

 

Nuno... os "mestres" aqui são alguns curiosos que DESCOBRIRAM como se consegue, melhor ou pior, criar discus.

Se recuarmos uns 5 anos, pouco se ouvia falar do assunto e agora aparecem "mestres" em Lisboa, Algarve, Leiria, Tomar, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, etc.

A diferença, quanto a mim chama-se partilha de informação.

Ainda não vi (talvez desatenção) nenhum post onde relates as tuas experiencias como por expl. Kh, Gh, Ph, cond., da àgua de criação.

Diz-nos esses valores, com acesso a eles talvez consigamos "perceber" alguma coisa na forma em como os criavas.

Queria alertar-te para o facto de que entre hormonas e "acetonas" haver uma grande diferença.

Sei por expl. que os 1ºs não servem para tirar verniz das unhas ;)

Boa sorte com os occellaris.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.