Preciso De Pareceres


Recommended Posts

Tenho um lago que foi construído há um ano. É um rectângulo de 8m por 4m e com 0,75m de profundidade. Está em cimento e também foram construídas 5 floreiras em cimento, dentro do lago. Enchêmo-lo com água de um furo e plantámos nenúfares nas 2 floreiras mais profundas, papiros do Egipto nas mais altas e também uma maceta de juncos. As plantas estão lindíssimas e muito crescidas, mas tenho aqui várias questões que vos queria colocar:

 

- Apesar de estar instalada uma Electrobomba (Keops 0,3 cv com filtro de areia e ralo de fundo) a água está muito escura, cheia de algas e de larvas de mosquito. Não tenho a certeza, mas acho que esta bomba é de piscina e funciona 2 vezes ao dia durante 2horas de cada vez. Também tem uma cortina de repuxos, que me disseram ser bom para oxigenar a água.

Como é que faço para aclarar a água e poder ver os peixes quando os lá puser?

Que produtos há que não façam mal às plantas e aos futuros habitantes do lago? Já deitei há uma semana algicida (próprio para lagos, do AKI) e regulador de PH, mas parece ter tudo ficado na mesma.

 

- Gostaria de acrescentar mais plantas. Que plantas aquáticas me aconselham e onde as poderei comprar? É que as que eu lá tenho comprei-as num Garden Center que não tem mais nada para lagos.

Por outro lado os nenúfares têm dado algumas flores, mas estas desaparecem rapidamente - será que morrem depressa ou mas tiram? Não percebo nada disto e ainda por cima só lá vou aos fins de semana...

 

- Também quero povoar o meu lago com peixes. Conheço um criador de kois que me diz que eles me destruirão os nenúfares e como são caros, não queria ter muitos problemas. Talvez prefira peixes vermelhos simples e outros que melhorem a qualidade da água. Já li aqui sobre os Guppies e as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] - são os mesmos que vejo à venda nos aquários? Os peixes vermelhos são tão pequenininhos - onde é que posso arranjar maiores?

 

Gostava que me ajudassem.

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sofia...quanto a lagos não percebo nada banana rock mas quanto ás imagens... vai aqui:

 

http://imageshack.us/

 

depois é so fazer o upload da imagem...e escolher o que diz "imagens para foruns" e copias o URL e colas no post...depois é so enviar;)

 

Espero ter ajudado.boa sorte

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom embora eu não seja laguista, adoro o assunto e farto-me de ler acerca dele portanto e como ninguem ainda tentou ajudar, dentro do que eu sei aí vai:

essa filtragem é insuficiente sob todos os aspectos...ou seja filtro de areia é bonito pra piscinas mas não resulta em lagos porque não tem um suporte biologico para filtração nem o facto de apenas trabalhar 2 horas 2 vezes ao dia permitiria a instalação de bacterias que decompusessem a carga biologica que sempre existe num lago (detritos de peixes, plantas,batraquios etc) ..portanto o primeiro factor de melhoramento aí era usar um verdadeiro filtro para lago. a Tetra e outras marcas teem excelentes filtros com UV-Cs incluidas que seria a melhor opção porque simplifica o trabalho de instalação e de manutenção.

http://www.tetra.de/tetra/go/425553DAAB79A...2&lang_id=2

 

e ter em conta o seguinte, filtragem é uma operação permanente e nunca faseada ou seja, seja que filtro for...ao estar parado durante tantas horas...perde eficacia. portanto é obrigatorio estar sempre ligado, podem é aplicar-se outros filtros apenas mecanicos que só trabalhem de tantas em tantas horas ou até de tantos em tantos dias...mas o filtro principal que tem que fazer filtração biologica tem que estar sempre ligado.

usar um filtro com UV-C é essencial para clarear a agua e terminar com algas flutuantes (que dão a cor verde e baça à agua) bactérias e mesmo larvas de insectos, dependendo do caudal que se use... baixo caudal mata tudo, caudal elevado apenas as algas flutuantes e uma ou outra bacteria mais fraca.

para já isso seria o suficiente para ter uma melhoria na agua do lago. em relação a peixes eu adoro Koi e portanto faria tudo para poder te-las...como por exemplo por os bolbos dos nenufares em vasos resistentes e escorados com boas pedras de maneira a não deixar que elas os desloquem. outra coisa que me parece de boa pratica seria por jacintos de agua, e controlar bem a sua densidade....são optimos consumidores de nitratos o que evita a proliferação das algas, são bonitos esteticamente e quando são demais enterram-se e fazem um excelente estrume. nunca se devem é lançar em cursos de agua naturais porque são infestantes. e para já era isto tudo que eu faria.....se um sonho velho se realizasse e eu pudesse ter um lago de 24.000 litrinhos ...

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada pelas sugestões, Peninha. Vou já pesquisar os filtros da Tetra. Realmente tinham-me aconselhado no princípio um filtro desse género, mas nós recusámos quando nos disseram que era preciso limpá-lo todas as semanas.

De qualquer maneira acho que tens razão - um filtro biológico é indispensável e talvez tb com UV.

Se calhar é caríssimo e já gastámos tanto dinheiro no outro... Vamos lá ver como é que me vou virar.

Os jacintos de água são uma óptima ideia - acho que vão ficar muito bem ao pé dos papiros e dos nenúfares.

Quanto aos peixes acho que só vou pensar neles depois de ter o lago estabilizado com os filtros. De qualquer maneira, talvez os kois não consigam destruir assim tanto, porque tenho floreiras construídas de raiz, em cimento, cheias com pedras, lodo e terra, cobertas com uma manta geotextil e com seixos por cima.

Obrigada mais uma vez e logo que tenha novidades digo qualquer coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão algumas fotografias do lago

 

dsc07013hv7.jpg

 

dá pra ver as floreiras ainda vazias

 

dsc09591bf4.jpg

 

as plantas já lá estão há um ano e parecem estar a dar-se bem

 

dsc00085mg9.jpg

 

dsc00087nu5.jpg

 

mas a água está escura e cheia de larvas de mosquito...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O seu lago é muito bonito e as plantas tambem me parece estar bem de saude.

 

Quanto à filtragem o melhor e deixar o mais tempo possivel, 4 horas por dia parece-me pouco, mas tambem pelas dimensões do lago não me parece que precise de um filtro muito complicado mas sim prático.

 

Para limpar as larvas de mosquito o melhor é colocar peixes, por exemplo kinguios que não se tornam muito grandes e são doceis. As Koi focinham tudo e levantam as impurezas todas do fundo.

(G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] pode pôr mas prepare-se para uma praga.

 

Não ponha algicidas pode ser prejudicial, o elevado numero de plantas ajudam a depurar a agua e regulam o aparecimento de algas. Coloque tambem plantas flutuantes tipo alfaces de agua e salvineas.

 

Atenção que a agua pode estar turva mas a qualidade da agua pode estar boa, exitem peixes que gostam de sopa de algas, nos é que não gostamos porque não os vemos ;)

 

Cumprimentos

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada pelas sugestões, mvalente.

Acho que vou começar por lá pôr uns kinguios. São os vulgares peixes dourados que vemos nos aquários, não são? Pois eu cá gosto muito deles. Verifiquei o PH do lago que está a 8.

Vou ver se lá ponho as alfaces de água e as salvineas, mas não sei onde posso encontrá-las.

Obrigada.

Logo darei notícias.

Editado por Sofia1800
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra coisa que me parece de boa pratica seria por jacintos de agua, e controlar bem a sua densidade....são optimos consumidores de nitratos o que evita a proliferação das algas, são bonitos esteticamente e quando são demais enterram-se e fazem um excelente estrume. nunca se devem é lançar em cursos de agua naturais porque são infestantes. e para já era isto tudo que eu faria

 

Acabei de ler este artigo sobre os jacintos de água e fiquei com um certo medo de os lá pôr.

O que é que achas?

 

"O jacinto de água, "planta" perene flutuante da espécie Eichornia crassipes, é um dos exemplos das consequências desastrosas das intervenções humanas, quer sejam fortuitas, inconscientes ou resultado de políticas menos ponderadas (por ex., o achigã). Por encontrarem nichos ecológicos desocupados ou por serem mais aptas do que as espécies pré-existentes, tornam-se pragas. Originária do Amazonas, o jacinto de água move-se devido às correntes da água e ao vento, formando grandes tapetes à superfície e em profundidade, que criam a ilusão de se tratar de terra firme, sendo um risco para os mais incautos. Dificultam o aproveitamento das águas para a rega e gado, provocam a alteração da físico-química da água e da própria ecologia dos cursos de água. O efeito de sombra deste tapete impede a fotos- síntese, reduz a produção de fitoplâncton e conduz a uma redução do oxigénio na água, levando à morte lenta das comunidades biológicas. Quando as temperaturas baixam, produzem -se massas de material em decomposição, resultando muitas vezes em anaerobioses. Ou seja, há um novo abaixamento do oxigénio, que interfere negativamente, não só no desenvolvimento das espécies mas também na própria saúde pública, pois a decomposição de elevado número de plantas e a formação de águas estagnadas, conjugadas com elevadas temperaturas, são condições propícias ao aparecimento de insectos vários, alguns deles geradores de doenças. " Amadeu Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Foi por essa razão que não indiquei os jacintos, mas pode pôr, desde que controlado e não deite na natueza, as raizes tambem são boas para a desova.

 

Alem disso todas as plantas que já tem no lago vão absorver os nitratos do seu lago

As alfaces de agua, alem de serem boas para absorver nitratos, os peixes gostam de colocar os ovos entre as raizes.

 

As plantas podem ser compradas num Garden Center, os jacintos pode encontrar no lago do aquario Vasco da Gama.

 

Em relação aos kinguios, o Ph deve ser entre 6,8 e 7,5 não sei se tolerão 8 mas é um peixe resistente.

 

Cumprimentos

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O lago tem muitas partículas em suspensão e está turvo. Disseram-me que era vantajoso deitar-lhe um floculante, mas não encontrei à venda floculante para lagos. Poderei utilizar floculante de piscina, visto que a composição também é à base de alumínio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sofia, o nosso colega 'Peninha' lhe deu orientações muito valiosas e de muito conteúdo, pense com carinho nelas.

 

Um lago com cerca de 24.000 litros é bastante volumoso e tem necessidade de um ótimo sistema de filtração. Um filtro mecânico funcionando 24 horas/dia com uma bomba submersa é fundamental para criar a colônia de bactérias benéfica necessária a decomposição de certas substâncias. O filtro UV (Ultra Violeta) tem como funcionabilidade a eliminação de esporos e algas em suspenção e que serão retidas pelo filtro mecânico. (Portanto necessitando limpesa periódica).

As plantas fazem o serviço de filtro verde e contribuem para uma melhor qualidade da água mas tem como incoveniente servir de alimento para varias espécies de peixes e que deixam suas raizes e folhas para prejudicar a qualidade da água e também obstruir e queimar as bombas. Para utiliza-las deve isola-las do convívio com os peixes.

 

Quanto as larvas de mosquito deves colocar alguns peixes larvofagos que se alimentarão com elas. As kois também poderão fazer esse serviço mas não são especialistas.

 

O custo de um filtro comercial poderá ser elevado portanto podes pensar em um DIY ou FVM e que tem boa funcionabilidade também.

 

Aí tens mais algumas informações, vejamos o que decides.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sofia,

 

Antes de mais, gostaria de lhe dar os parabéns pelo lago ESPECTACULAR que criou ! Está fantástico !!! ;)

 

Embora não seja entendido na matéria de lagos, e na tentativa de ajudar, acredito até que já tenha lido, mas dê uma vista de olhos nestes links:

 

Informação diversa (post do Forum):

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=32086

 

Em concreto, os filtros DIY para lagos:

http://www.mofeliaf.com/Kohaku/index.htm

 

Já agora, os Orandas que se vendem nas lojas de aquariofilia são bebés, eles atingem um tamanho considerável e vivem durante muitos anos. Eles aguentam o pH de 8 que tem no seu lago, após uma boa aclimatação, etc... no entanto, acho que ainda não está na altura de colocar peixes, embora o verão seja a altura ideal para isso mesmo, pois ainda tem o problema da filtragem para resolver.

 

P.F. vá mantendo actualizado este tópico. E mais umas fotos também são bem vindas !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, só agora cá voltei e as fotos do lago souberam a pouco, é lindo. Parabens.

agora em relação a 2 pontos que surgiram e me parecem importantes.... já pensou comprar esse novo e tão importante filtro num site alemão? eles teem excelentes preços, são de confiança (eu compro habitualmente em 2 deles e nunca tive nada a apontar de menos bom) e realmente poupa-se imenso.

exemplo/sugestão:

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/fee...PFX-UV%2012000/

 

este é o mesmo filtro que eu sugeri na primeira ocasião... acredite que iria fazer uma diferença como do dia para a noite nessa agua.

 

outro ponto: os jacintos de agua. esse seu lago é um meio fechado, não está ligado a outros cursos de agua ou vasos comunicantes com meios hidrograficos naturais, portanto o seu controle é da sua inteira responsabilidade, quando atingirem um nr que não lhe convenha há que os apanhar e como eu tinha recomendado...enterra-los, faz assim uma optima adubação, um azotamento de excepção e impede que alguma planta escape para o meio natural onde realmente é do conhecimento de todos representar uma seria ameaça e deve ser evitado a todo o custo.

 

já agora e acerca do floculante.... por favor... se não quer por jacintos de agua no seu lago fechado porque em certas zonas do globo ele é uma infestante... vai colocar quimicos na agua que obrigatoriamente atraves das diversas mudanças irá sempre ser devolvida à natureza, poluida com os mesmos???? não é um bocadinho incongruente? use a natureza para seu beneficio, o que um filtro biologico acrescenta serão apenas bacterias beneficiarias do meio natural e que dela fazem parte.... bem filtrado nenhum lago precisará de floculantes.... e nenhum filtro do mundo é "maintenance free" por isso, mão ao trabalho.

 

mais uma vez, parabens pelo belissimo lago...umas Koi aí e ficava...+ q perfeito.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só passei para dizer k tenho jacintos de água no meu lago e k para alem de serem muitissimo bonitos e fazerem um brilharete no lago serevem de esconderijo a peixes e rãs e têm ainda todos os beneficios de k já falou o peninha!! E não os noto infestantes NUNKA!!! Aliás como o meu lago está á esturra do sol eles de verão estão bem mas de inverno morrem deve ser por causa da geada.. E aí sim servem de adubo para o terreno!

As minhas carpas adoram! E elas nunka me destruiram nenhum dos meus nenufares (tenho 3). Será k as minhas estão domesticadas??LOLOL É certo k me vêm comere à mão!!

Cump

Dani

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os lagos não funcionam exactamente como os aquarios. Um lago de um ano já criou bactérias beneficas suficientes no fundo, se criou lodo melhor. Além disso a agua está em circulação.

Os especialistas recomendam despejar uns baldes de lodo no fundo de um lago acabado de fazer. Isto faz um bocado de confusão pq tende a sujar a água, mas o lodo é pesado e vai ao fundo e é essencial.

 

Adicionando um filtro biológico é bom mas não obrigatório, agora se quizer uma agua cristalina, convém ter um bom filtro de impurezas já indicados por outros membros.

 

Não se esqueça que adicionar productos quimicos vão destruir as matérias benéficas que já estão no seu lago. Se quer colocar peixes nada de productos quimicos.

 

Num lago com esse tamanho a Natureza encarrega-se de quase tudo, desde que não interfira muito. Com plantas lindas como essas .....

 

Cump.

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..portanto o primeiro factor de melhoramento aí era usar um verdadeiro filtro para lago. a Tetra e outras marcas teem excelentes filtros com UV-Cs incluidas que seria a melhor opção porque simplifica o trabalho de instalação e de manutenção.

http://www.tetra.de/tetra/go/425553DAAB79A...2&lang_id=2

 

Peninha, pelo que vi este filtro é pequeno para o lago, que tem 20.000 litros. A electrobomba que tenho tem filtro de areia, filtra 6.000 litros por hora.

Parece-me que preciso mais de um filtro biológico e uma lâmpada UV. Não será?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sofia,

 

Tem limpo o actual filtro regularmente? Em todos os filtros de lagos tem que se investir um pouo de tempo em limpa-los.

 

Cumprimentos

MJV

 

Tenho limpo o filtro da bomba, automáticamente, invertendo o circuito, como me ensinou a pessoa que lá foi montá-la. De qualquer maneira, acho que isso não tem bastado.

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada a todos que me têm prestado valiosas informações e conselhos.

Em primeiro lugar gostaria de vos dizer que decididamente floculante, não é mesmo uma boa ideia, por isso fica desde já excluído.

Por outro lado os links que me sugeriram e os "passeios" que tenho dado por este fórum têm sido uma preciosa ajuda.

 

Vamos construir um filtro biológico com uma caixa que se colocará por cima do ralo de fundo e que terá várias camadas dentro de uma rede de forma a que toda a água que entre no ralo de fundo tenha que passar por aí: cerãmicas de aquário, carvão activado e esponjas. Também vou comprar uma lâmpada UV, mas ainda não decidimos qual.

 

Vou colocar no lago salvineas, alfaces de água e alguns jacintos de água.

 

Agora a grande novidade é que não consegui resistir a alguns peixinhos que vi, e lá comprei 20 pimpões!

Fotografei-os com o telemóvel, enquanto ainda estavam num balde e depois de terem mergulhado no lago nunca mais os vi! O que quer dizer, que devem estar felizes, porque nenhum apareceu a boiar desde há uma semana.

Fiquei também deslumbrada com um nenúfar azul, que realmente deve ser raro, porque nunca tinha visto nenhum desta cor!

 

Logo que tenha o filtro dou mais notícias.

 

cidmedia1zn2.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sofia, tem k me dizer onde descobriu esse nenufar azul.... Também quero um para mim!! LOL

Tenho um amarelo, um rosa e um branco (este branco foi-me oferecido por uma pessoa do forum e é directamente da natureza, vindo de um rio português). Mas azul..Nem consigo imaginar!

 

cumps

Dani

Link to comment
Partilhar nas redes sociais