Como Reproduzir Peixes Betta


target78

Recommended Posts

Boas. já a alguns anos que tenho 1 aquario de água doce "quente" e já cheguei a têr 7 femeas betta e 4 machos separados das fêmeas mas nunca consegui fazer com que ouve-se reprodução.

falei com 1 pessoa que me deu algumas dicas de como o fazer e aconselhou-me a comprar uma maternidade própria para bettas que mantem o macho isolado da fêmea. para que não haja contacto depois juntei-os como me foi dito para fazer mas não ouve qualquer resultado.

como é que posso fazer a reproducção desta espécie?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Reproduzir, reproduzir nunca o fiz mas tens aqui um artigo que te vais ajudar:

 

http://www.aquariofilia.online.pt/default....amp;id_artigo=9

 

Experimenta e ao fim diz alguma coisa tá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como é que posso fazer a reproducção desta espécie?

 

Eu quando reproduzi estes peixes, alimentava bem os peixes (quase tipo engorda). Os flocos no meu caso nunca funcionou. Alimento sempre com artémia, ovas de peixes, krill, larvas de mosquito vermelho, e outros...

 

As minhas femeas na altura depois das crias nascerem caçavam-as, por isso convem separar as crias dos pais.

 

Depois tens de ter em conta as condições de água, que são referidas no link do post anterior.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para alem do que ja foi dito, vou te deixar aqui uma PM que me foi envieada pelo membro bemba(criador com sucesso)

 

Bem Carlos vou tentar em poucas mas boas palavras descrever os meus principais passos para conseguir reproduzir um determinado casal de bettas.

1- Alimentação dos reprodutores duas vezes ao dia uma se possível comida viva exs. (larvas de mosquito, artemia, pulga de agua) a outra comida congelada ou uma boa receita caseira de mistura.

 

2- Acondicionar o macho em um aquário de 40x20x20, 20 litros +- eu utilizo agua de um aquário com agua já curada “velha” mas só deixar o nível da agua a aproximadamente 10 cm de altura, num dos cantos do aquário alguma planta flutuante ou um pedaço de esferovite concavo que o macho tomara como ninho que tem que aumentar o numero de bulhas , em outro canto do aquário um vidro(tipo tubo)e a temperatura 27, 28, grãos em media.

 

3- O macho durante o tempo que estiver no aquário de reprodução aproximadamente 3/4/5 dias +- não poderá ver a fêmea e ela também totalmente isolada sem ver nem outra fêmea ou outro macho durante estes dias.

 

4- Fêmea gordinha, macho forte e vigoroso. É momento certo de colocas ela dentro do vidro, eu faço isso por volta das 14 horas das sextas feiras….. Porque? É que só tenho o sábado para estar por perto para ver o que esta a acontecer, fim do dia desligas a luz do aquário.

 

5- Sábado ligar a luz logo pelas 8horas e as 10, 11, 12 horas da manha reparas se a fêmea tenta fugir ou seguir o macho, nesse momento penso que ela já vai estar a morrer de teeesã..oo a tentar ir para onde ele vai e solta-a, sem mexer muito a agua para não estragar o ninho que já esta feito. No princípio ele ainda vai atacar a fêmea (não desesperar e tirar a fêmea, deixa ela levar alguma porrada não faz mal) e lá vai tentar fugir vão andar em um vai vem ate que acontece.

 

6- Caso aconteça pode demorar de 2 horas ate 5 horas depende do tamanho dela e a quantidade de ovos que tenha. Quando reparares que já não sai ovos tira a fêmea logo e deixa o macho sossegado que ele trata do resto.

 

7- Não desligar a luz do aquário durante as 48 horas seguintes, para ele não perder o instinto paternal.

 

Se conseguires ate aqui estas de parabéns. Caso consigas falo-te da segunda parte e se tiveres alguma duvida não hesites em perguntar.

 

 

----------------------------------------------------

 

tambem podes pesquizar aqui

 

 

se fores pesquizar nestes sitios e fizeres a compilaçao de informaçao, em breve estaras no mesmo ponto que eu, ou seja, neste preciso momento tenho ovinhos ja com peixinhos minusculos a mecher la dentro, em prencipio amanha começarao a deixar as caudas para fora do ninho e se começar a soltar....boa sorte....se entretanto conseguir fotos decentes mostro aqui...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais