Inteligencia dos Oscares


Visitante

Recommended Posts

Gostaria de saber por curiosidade se os Oscares são tão inteligentes como se diz. Todas aquelas históras de aceitarem festinhas e assim são totalmente verdadeiras ???????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é a parte melhor deles. O pior é quando eles fazem questão de te acordar à noite só para ver a tua cara... ;):wink::P

 

Sim! São inteligentes, mas também são gulosos, ciumentos, ansiosos e muito, muito grandes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas aquelas históras de aceitarem festinhas e assim são totalmente verdadeiras ???????

 

São verdadeiras mas não é algo de aconselhável... tocar nos peixes significa remover um pouco do seu muco protector, deixando-os mais vulneráveis a doenças/infecções. Não é nada de extraordináriamente grave mas convém ter a consciência que também não é saudável.

 

:shock:

 

Não esquecer também que o Óscar é um peixe que se compra muito pequenino mas que atinge facilmente os 35 cms ou mais. Não é decididamente um peixe para "amadores".

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi! tb tenho um oscar grandinho...axo importante referir k eles se desenvolvem de maneira cm nos interagimos com eles...isto é: se for habituado a comer a mao, é bem provavel k mais tarde aceite "festinhas do dono....agora, se for o oposto, ou seja :no meu caso sempre "despejei pa la a comida e nunca tive grande interactividade com ele.Claro k isto dps tem resultados:como por exemplo o meu medo de meter a mao dentro do aqua!!ja sei k vai doer....k akele #ab"ã& morde sempre e com força!!!!mas claro é so o meu oscar,um outro ja pode ter um comportamento melhor..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Não tenho bem a certeza, mas acho que o Oscar é um peixe super resistente. Tipo, um amigo meu tinha um oscar e tinha dentro do aquário um daqueles termometros vulgares com ventosa de se colocar no vidro. Um dia o Oscar pensava que aquilo era comidinha e decidiu dar uma trincadela. Bem o mercurio espalhou-se pelo aquário como era de esperar. O melhor foi que o peixe aguentou uns dias, mas so que depois esse meu amigo pensava que o peixe estava a sofrer e....... cheers

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho dois com 20/25 cm e como todos os ciclideos têm comportamentos individuais e personalidades diferentes, tem a mesma idade e foram criados juntos mas um nao me grama cheers e esta sempre à espera de um distração minha para me ferrar (muitas tentativas falhadas e uma "sangrenta") apesar de nos dias em que está bem humorado me deixe "passar a mão pelas escamas", o outro adora me sempre que sou obrigado a "estar" no aquario ele faz questao de se "roçar" em mim e nao me tenta morder "nem que lhe meta o dedo na boca".

Ficam completamente malucos quando me veem, so lhes falta saltar do aquario, se o aquario nao tivesse tampa levava um banho cada vez que passo em frente ao aquario, e o mais engraçado é que eles reconhecem o dono como os caes, se algum familiar ou amigo se colocar em frente ao aquario eles n tem esse comportamento.

Sao "inteligentes" a meu ver principalmente por aprenderem com a experiencia. Dizem que os peixes tem uma memoria de 3 segundos mas os meus parecem ter um pouco mais.

Sem duvida um dos meus peixes preferidos mas infelizmente so se consegue observar o seu verdadeiro comportamento natural em aquarios com varias centenas de litros.

 

PS - pode parecer ridiculo mas os meus acham piada brincar com uma daquelas bolinhas (boias) que se usa na pesca ao fundo.

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu adorei a experiência de ter óscars, são realmente uns peixes excepcionais e inteligentes, para mim só tem um problema, para quem goste de ter um aquario bonito e vistoso fica meio complicado porque esses peixinhos não se prendem com nada... as plantas é para esquecer, o areão fica com crateras enormes, as rochas é mais complicado deles as moverem mas brutinhos como são basta assustarem-se e dar-lhes um daqueles vipes malucos que o mais certo é roçarem-se e ficarem todos arranhados, a minha tampa do aquario tinha de estar sempre com pesos em cima porque um deles conseguiu saltar lá de dentro e vir parar ao chão (felizmente eles são realmente resistentes), a água é dificil de manter sempre limpa, e tem que se ter cuidado especial quando lhes damos comer ou levamos um banho daqueles! Por isso, são peixes para ter quando se gosta realmente deles e se tem um pouco de tempo para dispender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é o meu Óscar 1 mês depois de o comprar (12/2003)

 

 

Pic_994_1.jpg

 

 

Aqui a fotos dele a 23/04/2004

 

Pic_994_4.jpg

 

Mais uma foto dessa data com o novo amigo do meu Oscar, um pleco que não sei a espécie

 

Pic_994_6.jpg

 

Como vês crescem num instante.

 

Quanto á papinha do bicho, dou-lhe geralmente miolo de camarão 1 ou dois por dia + ervilhas, todo o tipo de insectos que aparecem por casa e que encontro na rua, sem ferrão naturalmente. Não dou aranhas, porque todas têm veneno. Dou-lhe também pellets de cíclideo da Ocean Star.

 

 

Yours trully Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello!

 

De comer dava-lhes miolo de camarão, eles adoravam... aliás, eles devoram qualquer coisa, inclusive dedos cheers , granulado próprio, de vez em quando um peixito vivo para fazerem um pouco de exercicio (se bem que quem acabava por fazer mais exerciocio era o desgraçado que ía lá parar dentro) e cheguei a dar um pouco de carne algumas vezes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pa eu sinceramente nao gosto muito de oscares poruqe tem um comportamento a meu ver um bocado agressivos e sao muito grandes e eu nao aprecio peixes assim tao grandes...mas que dizem que sao inteligentes isso dizem cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O comportamento "inteligente" dos oscares não se aplica a todos os ciclideos? O meu geophagus brasiliensis tem esse tipo de comportamento (comer à mão, dar festinhas, etc.) que normalmente se associa a oscares. Conheço uma pessoa que inclusivé está de momento a "treinar" um dos

seus Uarus a ter o mesmo comportamento.

 

Na minha opinião qualquer ciclideo pode eventualmente vir a desenvolver este tipo de comportamento, basta muita paciência do dono.

 

Abraço

-=[ ToOnz ]=-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yah eheh sou eu tou a treinar um dos meus Uarus e ta a dar resultado. tendo varias especies de ciclideos americanos no aquario não é fácil sociar com todos mas alguns que depertam mais curiosidade. Possuo também um oscar com 7 anos e perdeu um pouco esse contacto comigo por agora estar com varias especies no aquario mas tem tanto de belo como de grande.

:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Tenho 3 Oscars, um Tiger com a coloração selvagem de 7 anos (30 cm) e 2 red tigers albinos com 1 ano +- (18 cm +-), todos eles gostam de comida á boca ,mas o maior é o mais tranquilo e carinhoso em algumas situações até, roça-se no meu braço, gosta de festas no dorso e por ai, mas quando toca a manutenção , claro que tem que se ter os olhos sp abertos poruqe eles podem eventualmente axar piada aos nossos dedos(em 7 anos o mais grave foi um abocanhanço ao meu braço).

 

Na ementa consta quase tudo que se possa pensar - peixe vivo, qualquer peixe cozido (gostam + de dourada), bife de peru, frango, bife de vaca , grilos, camarões, miolos de quase todos os bivalves, choco, lulas, camarão, granulado de cão e gato, granulado para ciclideos grandes.. enfim a lista é demasiado grande para ser completada só de memória..

 

A manutenção destes peixes não é assim tão complicada como se pinta, se bem que não seja para qualquer novato em aquários, pelo menos uns 300 litros de agua, uns bons filtros , trocas semanais ou de 4 em 4 dias e muito amor para dar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Disse:

pa eu sinceramente nao gosto muito de oscares poruqe tem um comportamento a meu ver um bocado agressivos e sao muito grandes e eu nao aprecio peixes assim tao grandes...mas que dizem que sao inteligentes isso dizem :D

 

Nao sei quem te disse que eram agressivos nem seuqer violentos

 

A unica coisa que teem e como em muitas especies é que qualquer peixinho quie lhes caiba na boca devoram. O certo é que eu nunca vi peixe tão elegante a nadar no aqua como se deslizassem pela agua

claro que teem alturas que quando acompanhados se divertem mas isso é normalissimo.

 

DjdoDja_pt parabens pelo teu belo exemplar.

 

Ora para o autor do topico deixo um cheirinho de um dos meus oscars.

 

Pic_1291_1.jpg

 

Os interessados podem dar um saltinho a :lol: :D :?:arrow:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=62073#62073

 

Um Abraço pessoal :lol: [/img]

AKUA1-2.jpgAKUA2-3.jpgAKUA3-1.jpgAKUA42-4.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os ciclídeos são inteligentes!!! E os oscares são ainda mais... Tenho um livro de um tal Richard Stratton, que diz que joga ao "busca" com uma bola de ping pong com os oscares :oops: Confesso que nunca joguei golfe com nenhum dos que tive, nem sequer ténis, mas não me espanta que o façam :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais