Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas.

Após algumas tentativas lá consegui montar o meu tão desejado tanganyika como eu queria (axo eu =P)

pois vou aki partilhar com vossos os resultados..

Critiquem o que acharem que está mal e o que acham que resultaria melhor...

Aquário:

*100x30x40

*120 litros

Iluminação:

*Calha 1,20m lifetech 4x36W/10000k

Equipamento:

*Termostato Jager 150W

*Filtro externo Fluval 203 -- 420l/h

*Filtro externo Eheim 2213 -- 440l/h

Substracto:

*Areia Praia

*Areia de Coral

Decoração:

*Rochas Calcárias - Holestones

*Conchas (canilha e algumas que trouxe de Cabo Verde na viagem que fiz em Maio)

Plantas:

*anubia

*anubia nana

*valisnéria

Frontal

e8df29a0.jpg

lateral drt

e8df2993.jpg

centro (zona dos rapazes das conchas mais propriamente Smilis)

e8df297e.jpg

lateral esq

e8df2973.jpg

Critiquem á vontade (n sejam brutos XD)

Abraços

Editado por Fábio
  • Replies 74
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Boas!

Parabens pelo layout.

Só uma questão que fauna vais colocar?

E não teras luz a mais?

Abraço

Nelson Mangana

Publicado:

quanto a luz so acendo 2 lampadas...

o que dá 2x36W

acho que chega pois como disseste com as 4 ligadas era mta luz para um aquario de ciclideos...

Abraço

Publicado:

quanto a fauna vou colocar a que tinha

4 lamprologus smilis

1 Chalinochromis popelini

1 casal Neolamprologus brichardi

1 casal Neolamprologus leleupi

era os peixes que tinha.. e é os que espero por

Publicado:

Muito agradável.

Deixa-me só dar uns bitates. As aúbias são capazes de não gostarem de estar na areia, elas preferem crescer agarradas ás pedras. Se poderes coloca uns búzios tipo caracol e asim podias fazer duas comunidades de conchicolas, Alerto-te para os Brichardis. Assim que formem casal e comecem a ter as crias formama uma comunidade e dão cabo dos restantes habitantes.

Se os conseguires controlar, ficas com um belo aquario de tang's.

Cump.

Publicado:

Boas Fábio!

Quanto a fauna, apenas retirava os brichardi, isto porque como já te disse ferdimar, assim que eles começarem a reproduzir vão acabar com os outros habitantes. No seu lugar por exemplo colocaria uns Sumbu´s ou uns Punks. Mas claro tendo sempre em atenção o layout e dimensões do aquario.

Abraço

Nelson Mangana

Publicado:

Pois e que também não me posso esticar mt nos peixes pois o aquario n é assim mt grande...

não sei substituir os brichardi por uns Altolamprologus calvus que achas?

Publicado:
Pois e que também não me posso esticar mt nos peixes pois o aquario n é assim mt grande...

não sei substituir os brichardi por uns Altolamprologus calvus que achas?

Sim de facto não podes colocar muitas especies.

O facto de queres colocar os Calvus, o que poderá acontecer é começarem a desaparecer os smilis ;)

No caso dos Sumbu´s, um Altolamprologus muito mais pequeno e reservado seria uma boa opção ;)

Abraço

Nelson Mangana

Publicado:

ja estive a procurar esse peixe num site de ciclideos e não o emcontro sabes onde o posso ver?

é que n sei como ele é?

Publicado:

Boas Fábio,

O aquário está muito interessante em termos de layout.

Para além das questões que já te referiram aceca das anúbias, eu acho que estando muito próximas da área que escolheste para os similis e quando estes começarem nas "escavações" acho que elas vão sair do sitio!

Quanto à fauna, o peixe que o Nelson Mangana te indicou é este.

Alerto mais uma vez para o que já te disseram acerca dos Brichardis... quando começarem a reproduzir o aquário é todo deles! Os similies desaparecem com certeza e esse Callochromis sozinho... não sei!

Por outro lado os Leleupis também não são flores de cheiro. Crescem um bocado (até 13 cm) e começando a reproduzir também se tornam peixes muito belicosos, para além de que têm, normalmente, posturas numerosas!

O Callochromis sozinho nesse aquário está um pouco deslocado e não poderás observar nele o seu comportamento típico e no qual reside a sua "beleza", por outro lado penso que não tens condições de o manter como deveria, ou seja, com pelo menos 3 fêmeas!

As sugestões do Nelson são interessantes, os punks, os calvus (shell ou outros) ou até mesmo uns jullidochromis mais pequenos (transcriptus ou ornatus) nãi ficariam ai mal.

Agora acho mesmo que deverás optar por retirar pelo menos os Brichardi.

Abraço,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

boas

alguem me pode responder a uma perguntinha.

agora quando cheguei a casa reparei k as minhas valisnerias se esta a partir nas pontas ficam sem cor e partem... :?:

alguem me consegue explicar kual será o problema??

Abraços

Publicado:
alguem me pode responder a uma perguntinha.

agora quando cheguei a casa reparei k as minhas valisnerias se esta a partir nas pontas ficam sem cor e partem... :?:

alguem me consegue explicar kual será o problema??

A todas as que eu ou o pessoal te souber responder.

Quanto as valis, na minha opinão indico para (olhando para a foto) que lhe mexeste demais nas pontas ou onde se nota a descoloração ou entao falta de fertilizante.

Abraço

Nelson Mangana

Publicado:

o k posso fazer entum nelson?

e melhor e deixar tar kietinhas e n mexer mt deixar elas proprias voltarem a rebentar?

Publicado:

Sim elas voltam a rebentar. :?:

Mas sempre podes colocar um fertilizante proprio para plantas aquaticas que contenha ferro, minerais e oligo-elementos.

Abraço

Nelson Mangana

Publicado:

Boas

Já que me contactaste, por outros motivos, vim dar aqui com este teu tópico…e já agora vou dar a minha opinião sobre a fauna que pretendes pôr…

4 lamprologus simillis - Muito boa escolha

1 Challinochromis popelini – Impensável meteres um terrorista desses num aqua de 100cm

1 casal Neolamprologus brichardi – Gosto muito mas se queres pôr conchiculas, (simillis), esquece os N. brichardi

1 casal Neolamprologus leleupi – gosto muito e não vai haver grandes conflitos com os trás espécies que lá ponhas, agora entre eles o caso muda de figura…mesmo quando acasalados de quando em vez há guerras entre eles…

Quanto ao que me perguntaste por MP, o melhor para se formar um casal, é meter-se um grupo de 4 ou 5 para que eles se escolham mutuamente…

A sugestão que já te deram sobre meteres um casal de Altolamprologus sp. “Sumbu”, acho que seria uma boa adição, e por mim o melhor é ficares por estas 3 espécies, pois um aqua de 100cm não suporta muito mais, a única espécie que a meu ver ainda podes acrescentar a estas nesse aqua seria um cardume ( 2M – 3F), de Cyprichromis leptosoma de preferência “Utintas”, pois são dos mais pequenos…claro que o aqua indicado para os Cypris deve ter 150cm, mas um cardume como te disse e com as espécies já mencionadas, podem viver relativamente a vontade em 100cm…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

Boas

Nelson ja comprei o fertilizante para as plantas quando tiver melhoras volto a dizer kalker coisa

comprei um da Seachem "flourish" vamos ver se resulta dps digo-te alguma coisa...

Abraço

Publicado:

Boas Pessoal, de momento fiz alguns testes à agua do aqua e são:

Ph - 8

GH- 100 mg/l (CaCO3)

KH- 50 mg/l (CaCO3)

só falta fazer de nitratos e nitritos que ainda tenhod e arranjar um tempinho para ir comprar os testes....

Mas que acham destes valores tão bons pos Tanga´s ou n???

Abraço

Publicado:

Boas,

Esses parâmetros são "naturais" da tua água ou adicionaste algum produto?

Estão um pouco abaixo do que seria desejável, mas não são dramáticos e são de fácil solução.

Abraço,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Boas Jn Cruz

são naturais da minha água, não adicionei nada. Quais os niveis ideais? como os meto certo?

Abraço

Publicado:
Boas Jn Cruz

são naturais da minha água, não adicionei nada. Quais os niveis ideais? como os meto certo?

Abraço

Com um buffet de sulfato de magnésio, bicabornato de sodio e sal

Se for para Malawi - 1 colher de sopa rasa de cada um dos elementos por cada 30 litros de agua

Se for tangas - 2 colher de sulfato + 1 de bicabornato+1 de sal

Abraço

Nelson Mangana

Publicado:

Boas,

O teu pH até nem está muito mau, mas a dureza da água é baixa.

Como o Nelson disse o buffer indicado resolve o problema. É claro que se pudermos evitar adições à água melhor mas os teus parâmetros parecem-me um pouco baixos mesmo.

A vantagem do buffer não é só aumentar estes parâmetros, mas também tamponar a água nesses valores e prevenir variações criticas.

Abraço,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

ai ai...

ainda por cima amanha vão entrar os smilis no aquário lol :multi:

entum tenhod e tentar subir a dureza eu a pensar k o areao de coral e tal, a rochas calcarias e o areão da prai me iam subir isso lol...

tenho de adicionar isso

Abraço

Publicado:
ai ai...

ainda por cima amanha vão entrar os smilis no aquário lol :multi:

entum tenhod e tentar subir a dureza eu a pensar k o areao de coral e tal, a rochas calcarias e o areão da prai me iam subir isso lol...

tenho de adicionar isso

Abraço

Se amanhã vão entrar os similis tem cuidado com a eventual adição do buffer pois uma alteração de repente é bem pior do que ter os valores baixos.

Como disse anteriormente os teus valores não são maus, mas estão ligeiramente abaixo dos limites inferiores pode não ser crítico para os peixes!

Abraço,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Boas Pessoal

Aqui fica umas fotos da evoluçao do aquário, com umas mudanças das anubias de sitio (conselho do JN Cruz, e do nelson mananga :onfire: ).

e8bb1663.jpg

e8bb163d.jpg

e8bb1613.jpg

e8bb15f1.jpg

e8bb15cc.jpg

Já agora como podem ver as rochas tão a ficar com um pouco de algas verdes pequeninas o que poderá ser??

Abraços

Publicado:
Boas Pessoal

Aqui fica umas fotos da evoluçao do aquário, com umas mudanças das anubias de sitio (conselho do JN Cruz, e do nelson mananga :crazyeyes: ).

e8bb1663.jpg

e8bb163d.jpg

e8bb1613.jpg

e8bb15f1.jpg

e8bb15cc.jpg

Já agora como podem ver as rochas tão a ficar com um pouco de algas verdes pequeninas o que poderá ser??

Abraços

Boas!

Na minha opinião a colocação das conchas esta muito simetrica e vê se consegues arranjar umas mais leves, porque os conchicolas vão querer muda-las ao seu gosto :)

Outra opinião é a grande quantidade de areia que tens, se calhar podias retirar alguma.

Quanto as algas isso podera ser da iluminação. Quantas horas de luz tens?

E ja agora qual vai ser a fauna final?

Abraço

Nelson Mangana