Aquário Tanganyika


Fábio

Recommended Posts

  • Replies 74
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas fish red...

 

só acendia 2 pois tinha 2 lampadas fundidas... mas ja arranjei lampadas para a calha, usei 2 tipos (o membro ramirezi me aconselhou) 2 36w/ 4200K e 2 36W/ 6500K, agora já tenho as 4 lampadas a funcionar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Pessoal

 

Queria que me explicassem uma coisa que me aconteceu e eu acho estranho:

 

Como os meus niveis estavam baixos adicionei um buffer a aqua aquando a troca semanal, passados 2 dias fui ver os resultados e continuavam na mesmo e o Gh tinha descido(pensei fogo se adicionei o buffer em x de aumentarem descem omg )

sendo

 

Ph: 8 (na mesma)

Gh: 80 ml/l (estava a 100)

Kh: 50ml/l

 

Agora as minhas rochas estam a ficar com algas muito depressa (como podem ver nas fotos)

acham que devo acrescentar um powerhead a movimentação da agua e acham k vai resolver +- o problema????? :)

 

e88db1d8.jpg

 

e88db1a4.jpg

 

e88db184.jpg

 

e88db16c.jpg

 

Malta ajudem la a resolver o quebra cabeças pois quero comecar a por os peixes.... help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson

 

O aqua ta ao lado da janela mas n recebe luz directa do sol, a luz n entra no aqua passa ao lado. Tenho e na calha uma iluminação de 4 lampadas 2x36W/4200K + 2x36W/6500K achas k é muito???

 

quanto ao buffer tou a utilizar este :

 

e88cec18.jpg

 

diz la para por 5ml por 40L por isso tou a por 15ml no aquario que achas???

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson

 

O aqua ta ao lado da janela mas n recebe luz directa do sol, a luz n entra no aqua passa ao lado. Tenho e na calha uma iluminação de 4 lampadas 2x36W/4200K + 2x36W/6500K achas k é muito???

 

quanto ao buffer tou a utilizar este :

 

diz la para por 5ml por 40L por isso tou a por 15ml no aquario que achas???

 

Abraço

 

 

Boas,

 

Relativamente à luz... tens o dobro da minha e pouco mais de um terço do volume de água ou seja, tens uma relação de 1,2 watt/litro e eu tenho 0,2 watt/litro e também tive algas (agora não tenho porque as que aparecem são de imediato comidas pelos tropheus). Com essa luz e um bocado de CO2 quase que fazias era um plantado :puppydogeyes:

 

Qual é o teu fotoperíodo? É importante também!

 

Mas basicamente tens três situações, sem teres plantas para concorrer com os nitratos e fostatos na água:

 

- Muita Luz durante pouco tempo... Algas Verdes

- Muita Luz durante muito tempo... Muitas Algas Verdes

- Pouca Luz durante muito tempo... Algas Castanhas

 

Mesmo que o aquário não receba luz directa, mas que apanhe claridade durante muitas horas... cais na última situação (como eu).

 

Pessoalmente, acho que tens luz mais e com o tempo vais ficar com o aquário ainda com mais algas. Podes acrescecntar umas Neritinas e/ou Pomáceas para ajudarem a combater.

 

No que concerne ao Buffer... como já te havia dito os é preferivel teres os parâmetros um pouco abaixo do ideal, mas estáveis, do que andar a mexer e se a tua água é naturalmente alcalina e dura... eu não me preocupava muito.

 

Por outro lado o buffer que compraste é para Malawi e Victoria e a grande diferença está no facto do Tanganyika ter águas ainda mais alcalinas e mais duras. Acredito que com os parâmetros que tinhas esse buffer não fez absolutamente nada.

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Fábio, acho que o João já respondeu a tudo :smilecolros:

Relativamente a ligares só duas, na minha opinião e mais do que suficiente (72w) :blush:

No que concerne o buffet e aos parametros da agua partilho a mesma opinião do João. Mais vale teres parametros estaveis do que instaveis.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tava me a eskecer de uma coisa JN cruz é que na calha tenho 2 tipos de lampas umas são 4200K e outras de 6500K secalahar n dá para ter ligada 1 de 6500K e outra de 4200k eu tina as 4 pa fazer os contras tes de corres se ligar so uma tomada fica 1 metade do aquario amarelo outro branco :smilecolros:

 

Diz me ai o que achas que devia fazer?????

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tava me a eskecer de uma coisa JN cruz é que na calha tenho 2 tipos de lampas umas são 4200K e outras de 6500K secalahar n dá para ter ligada 1 de 6500K e outra de 4200k eu tina as 4 pa fazer os contras tes de corres se ligar so uma tomada fica 1 metade do aquario amarelo outro branco :blush:

 

Diz me ai o que achas que devia fazer?????

 

Abraço

 

 

Boas,

 

As lampadas não são do mesmo tipo e tamanho?

 

Nesse caso é só trocar as lampadas de posição e passas a ter dois grupos de lampadas cada um com uma lampada 6500K e uma lampada de 4200K :smilecolros:

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

estive a ler o topico e gostei muito do teu aqua , só alterava as disposição das conchas conforme já te foi dito ,mas de resto acho que está muito fixe.

Quanto a luz e como sou um aspirante a fazer um tanganyka duas lampadas chegam te bem ,se tiveres as quatro lampadas ligadas estás a desperdicar ,lembra-te que as plantas que têns não são muito exigentes no que respeita a luz.

Força ai no projecto.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jn cruz mas é isso k eu te tava a dizer tenho 2 tipos de cor de lampadas umas são 4200K e as outras são 6500K tenho elas alternadas.....VOu por as 2 de 6500K só a trabalhar durante 1 semana e vou ver como corre a coisa....

 

As lampadas são do msmo tipo n são e com a mesma cor...

 

entum as duas de 36W k dá 72W chega bem né???

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jn cruz mas é isso k eu te tava a dizer tenho 2 tipos de cor de lampadas umas são 4200K e as outras são 6500K tenho elas alternadas.....VOu por as 2 de 6500K só a trabalhar durante 1 semana e vou ver como corre a coisa....

 

As lampadas são do msmo tipo n são e com a mesma cor...

 

entum as duas de 36W k dá 72W chega bem né???

 

Abraço

 

 

SIm...

 

 

72 W chegam e sobram para esse aquário!

 

Podes manter todas as lampadas desde que não as acendas todas, mas quando quiseres fotografar os Peixes vão dar-te muito jeito todas acesas.

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Editado por JN Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JN Cruz tira-me só aqui uma dúvida

Agora de manha adicionei uma powerhead k ja ca tinha em casa ao quario mas pus no lado oposto a saida dos filtros pois via sempre mt sujo as x a acumular-se no chaão mal pus a powehead ele levanta todas as impurezasn deixam-do elas poisarem no chão faz o ciclo da agua completo.

Achas que a deixe tar ou tire as valisneria e k ficam um bocadinho tortas com a pressão que achas que faca????

 

só com ps 72W

e88a8f01.jpg

 

A dita powerhead

e88a8ef6.jpg

 

meti as conchas mais a monte (concelho vosso)

e88a8eed.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A ideia da power head é boa, pois ajuda a circular a água no aquário, mas duas ressalvas:

 

- Parece-me que essa é demasiado potente para o aquário. Que caudal tem? Dá para regular o caudal? É que ter uma ligeira corrente no aquário é bom... mas sem exageros!

- Devias arranjar forma de "proteger" a entrada de água da power head (uma esponja por exemplo) pois corres o risco de te sugar um ou outro peixes... então se forem alevins!!

 

Não te preocupes com as Valisnerias... eu pessoalmente até gosto!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

apowerhead e indicada para aquarios de 70 a 190l pois acho k é indicada para o meu aquario....º

sim é regulavel, pus-la um bocadinho forte n tá no maximo mas ta fortezinha achas k ponha entao so uma ligeira corrente nada de mais certo??

a proteger tenho aqueles vasos de plantas por dentro dakele cone preto com um bocadinho de esponja banana rock pois pensei logo isto ainda vai aki algum gajo depois a passar e zumm foi engolido lol

 

Abraço

Editado por Fábio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal...

 

agora com o tempo surgiram me umas duvidas de ultimo grau e o meu amigo Nuno complicou-me as ideias, quanto a fauna que devia por....

Então tou a pensar por:

 

6 Neolamprologus Smilis (chegam domingo =P)

1 casal de Altolamprologus compressiceps "Sumbu"

4 leleupis

 

e tenho uma enorme duvida por:

 

Cyprichromis Leptosa Utinta (2M 3F)

 

Que voces acham disto???????

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal...

 

agora com o tempo surgiram me umas duvidas de ultimo grau e o meu amigo Nuno complicou-me as ideias, quanto a fauna que devia por....

Então tou a pensar por:

 

6 Neolamprologus Smilis (chegam domingo =P)

1 casal de Altolamprologus compressiceps "Sumbu"

4 leleupis

 

e tenho uma enorme duvida por:

 

Cyprichromis Leptosa Utinta (2M 3F)

 

Que voces acham disto???????

 

Abraço

 

No caso dos Cyprichromis o ideal são dois trios, ou seja, 2 Machos e 4 Fêmeas, pois estas últimas precisam de muita companhia caso contrário estão sempre a ser "massacradas" pelos machos.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho bem!

 

Atenção aos leleupi depois de criarem, eventualmente vais ter que intervir retirar alguns!

 

Mas espera para ver.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jn

 

olha uma coisa o meu ph neste momento tá a 8 (fixo nunca se alterou até agora)

 

o kh tá a 40mg/l CaCo3

o Gh tá a 80mg/l CaCo3

 

o que achas achas k tá mt abaixo ou só ligeiramente é k tenho emdo de por os peixes e lhes acontecer alguma coisita má.... =s

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jn

 

olha uma coisa o meu ph neste momento tá a 8 (fixo nunca se alterou até agora)

 

o kh tá a 40mg/l CaCo3

o Gh tá a 80mg/l CaCo3

 

o que achas achas k tá mt abaixo ou só ligeiramente é k tenho emdo de por os peixes e lhes acontecer alguma coisita má.... =s

 

Abraço

 

Boas,

 

É assim... os parâmetros que indicas estão um pouco abaixo do minimo aceitável.

 

Acho que com uma pequena ajuda (leia-se buffer) pois isso que é um mimo ;)

 

O pH nem é o mais crítico mas sim a dureza geral (gH) essa é importante!

 

Independentemente dos valores, lembra-te que estes peixes são muito sensiveis a mudanças brucas nos parâmetros, mas se forem habituados gradualmente podem andar sem grandes problemas. Por isso uma aclimatização prolongada dos peixes antes de entrarem para o aquário é Obrigatória!

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal

 

Aki estão as 1ª fotos dos meus primeiros meminos e meninas 6 lamprologus smilis 3 machos e 3 femeas

 

embora na foto só vão ver 4 pois os outros esconderam-se =P

 

Um dos machões

e87482c6.jpg

 

3 que já foram mais espertos que os outros e já foram pas conchas e ja arrumaram casa :twisted:

e87482b9.jpg

 

Estes 2 cheira-me a casalinho =D n se deslargam

e87482b3.jpg

 

 

Abraços depois posto mais fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais