Ottocinclus Affinis


atira-t

Recommended Posts

ore bem, tenho um ottocinclus affinis para ai a 3 meses e hoje comprei outro...

agora gostava de saber se sao macho e femea; femea e femea; ou macho macho

as diferenças nao sao muitas exepto que um é mais pequeno e esguio mas tambem so o comprei hoje e o mais velho é meio amarelado...... se alguem os ditinguir avise....

 

 

tipo... queria por imagens mas........ eu n m dou muito bem com a net e por isso... :):P ....

Editado por atira-t
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho a certeza mas penso que é bastante difícil distinguir o sexo nos ottocinclus... e a reprodução em cativeiro será pouco provável, ainda que possível... segundo um livro que aqui tenho, eles colocam ovos nas paredes dos vidros e desovam em dois dias... semelhante à reprodução das corydoras... de qualquer maneira, se conseguires reproduzi-los avisa o pessoal, que também tou interessado yikes

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ore bem, tenho um ottocinclus affinis para ai a 3 meses e hoje comprei outro...

agora gostava de saber se sao macho e femea; femea e femea; ou macho macho

as diferenças nao sao muitas exepto que um é mais pequeno e esguio mas tambem so o comprei hoje e o mais velho é meio amarelado...... se alguem os ditinguir avise....

tipo... queria por imagens mas........ eu n m dou muito bem com a net e por isso... :wink::P ....

Boas pelo que li, as femeas tambem têm a cabeça mais arredondada e os machos a têm a cabeça mais esguia. Os ottos adoram águas com ph 6,8 o KH agora não me lembro, muito limpas e muito movimentadas, para conseguires reprodução eles têm de ter muitas algas á disposição se não tiveres algas sempre podes por espinafres ou ervilhas cozidas vi na net quem tenha posto ervilhas a cozer durante 30s no micro não era preciso mais tempo. Mas atenção se foras por espinafres ou ervilhas põe á noite e retira de manhã para não estragares a qualidade da água. Se tiveres o aquário perto duma janela é só deixares criar algum alguedo.

Ah os ottos tambem adoram plantas de folha larga para depositarem os ovos. Se algum dias vires os dois sossegados a formar um T é porque estão a reproduzir-se.

Só com dois não sei se vais ter muito sucesso mas se tiveres avisa a malta.

 

 

Eu tambem ando a tentar reproduzir ottos, tenho 3 penso que dois machos e 1 femea se tiver sorte eu aviso-te

Abraços

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AZAR DOS AZARES...............

o segundo otto, que comprei ontem, morreu passado umas 5 horas desde que que o pus dentro do aquario...... :);):shock:

o infeliz estava no fundo mto direitinho mas com a cabeça num buraco... desconfiado fui la tocar-lhe e estava mortinho da silva com a barriga meia verde..... apanhou o expresso lixo......

algas no meu aquario nao faltao principalmente nos vidros por isso é que o comprei......repruduçao e limpeza tentei juntar o util ao agradavel.......

mas o dono da loja onde eu os comprei tambem nao estava a ter muita sorte com eles....

depois vou comprar mais mas noutra loja.....

mesmo assim obrigado pelas dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AZAR DOS AZARES...............

o segundo otto, que comprei ontem, morreu passado umas 5 horas desde que que o pus dentro do aquario...... :cry: :cry: :cry:

o infeliz estava no fundo mto direitinho mas com a cabeça num buraco... desconfiado fui la tocar-lhe e estava mortinho da silva com a barriga meia verde..... apanhou o expresso lixo......

algas no meu aquario nao faltao principalmente nos vidros por isso é que o comprei......repruduçao e limpeza tentei juntar o util ao agradavel.......

mas o dono da loja onde eu os comprei tambem nao estava a ter muita sorte com eles....

depois vou comprar mais mas noutra loja.....

mesmo assim obrigado pelas dicas

ao fim de 5 horas O_o muito estranho, fizeste a adaptação da água enquanto ele ainda estava no saco? Já fiquei sem um otto mas esse durou meses, mas no meu caso desconfio que tenha sido de uma mudança de mais de 40% de água por ter usado o esha 2000.

 

mas o dono da loja onde eu os comprei tambem nao estava a ter muita sorte com eles....

 

Tambem lhe estavam a morrer?

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ao fim de 5 horas O_o muito estranho, fizeste a adaptação da água enquanto ele ainda estava no saco? Já fiquei sem um otto mas esse durou meses, mas no meu caso desconfio que tenha sido de uma mudança de mais de 40% de água por ter usado o esha 2000.

Tambem lhe estavam a morrer?

 

 

sim estavam a morrer!! e eu feito estupido fui e comprei a mesma...... :)cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os Otocinclus (só tem um "t"!) à venda são todos selvagens. No transporte e nas lojas em geral passam fome, porque os aquários não têm algas. Os lojistas despejam comida em flocos ou pastilhas de spirulina em que eles não tocam. Se já estão na loja há bastante tempo, é esse tempo mais o de captura e transporte que eles não comem - ou seja, pode ser semanas.

 

Se aí forem comprados e introduzidos sem cuidados extra especiais no aquário, o mais provável é estarem tão fracos que não aguentem o choque. Os Otos por si já são muito sensíveis a mudanças repentinas dos parâmetros da água. É semnpre necessária uma aclimatização lenta, pelo menos uma hora, primeiro equalizando a temperatura, depois a água, metendo de 10 em 10 minutos uma chávena de água do aquário para dentro do saco. Quando o saco está mais cheio, despej-ase metade, e recomeça-se. Assim a transição é lenta e a probabilidade deles aguentarem é maior.

 

Agora se já estão fracos e são postos num aquário com poucas algas, ou com o tipo errado de algas, e sem outras fontes de comida, é quase certo morrerem! Para a introdução é indispensável meter legumes escaldados no aquário - duas ou três espécies. Por ex. cenoura, espinafre, talos de bróculos ou couve-flor, batata, nabo, courgette, pepino, maçã... tudo serve! E esqueçam isso de só deixar um dia por "poluir a água", eles em legumes "frescos" pouco tocam, de início deixa mas é até começarem a notar que os legumes começam a perder a consistência (ou seja, quando começam mesmo a ficar mauzotes, quase a largar pedaços - eu por vezes deico pedaços de cenoura desfazerem-se... e o filtro que se aguente). Podem fazer TPAs depois, mas de início o essencial é assegurar a adaptação dos Otos.

 

Ou seja, o mais provável é teres comprado peixes esfomeados que não encontraram nada para comer! Ou mesmo já fracos demais para comer, mas não me parece, há uns 6 meses comprei 5 Otos nessa condições (duas semanas na loja antes de eu os comprar, em aquário de paredes limpinhas), e safei 4.

 

Otos são herbívoros, ou seja, comem sem parar. Oto saudável e feliz tem barriga bem redonda e reluzente, sempre cheia! No fundo, são as vacas do aquário, sempre a pastar! E algas não chegam (excepto se forem poucos num aquário grande e muito bem plantado), uma vez por semana convém complementar com uma verdura qualquer (para as verduras mais leves ficarem no fundo, espetem pregos de ferro).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus Otos alem de andarem sempre a limpar as plantas os vidros, a vasculhar o areão e quando mando pastilhas de spirolina ou pastilhas para as corydoras é vê-los todos contentes a limpar as pastilhas

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema é que os peixes tinham chegado na quinta e eu fui la compra-lo na sexta... eu vi os otos chegar e por isso é que os fui la comprar na sexta...

e como ja disse algas no meu aquario é o que nao falta (algas nos vidros que nao sao filamentosas... para isso comprava um crossocheilus siamensis........... sao daquelas que crescem em pontinhos e depois começao a ficar maiores ate que cobrem o vidro todo)

por isso é que eu comprei o oto.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...