Os Escalares , Em Video , Desova E Comportamentos


netmaniac

Recommended Posts

Olá novamente , pois imaginem que vão receber o manual em alemão , lol , eu tb me intrigou isso , mas simples aquilo está bem concebido , metes no aqua , enche , tens a parte onde metes os ovos de artemia (tem desenhos ufa) , a parte onde eles rodam com as bolhas de ar , a parte onde estabilizam e os que eclodem não voltam ao circuito do ar ficam mais leves , e ou pesados sem nada e ou sobem ao tubo que vÊs no desenho do alimentador/incubador de artemias , por sua vez a artemia que nasce fica naquela bolha do sistema , onde começa o tubo e sobe atraida pela luz ,porque tudo é de cor escura e só a saida uma tampinha que vÊm por detrás dos suportes metálicos do candeeiro que uso ali , de secretária , é transparente logo elas saem atraidas pela luz , agora o dilema da água não se misturar , como a gravidade do lado do aqua é maior , quem for expert de fisica que explique a densidade as diferenças das massas da água salgada e doce , o facto é que nem a salgada passa do nivel da doce dentro do sistema á saida , nem a doce entra no sistema , fica na saida exactamente na linha que toca a linha inferior do bocal de saida , vê-se bem a diferença da água .... bem o sistema não se pode "sacudir" e tal e mexer muito , além de que , a pipeta é para extrair ovos a flutuar onde vêm no desenho uma tampinha preta no topo do tubo da saida ... bem o facto é funciona , o uso é só para os 1ºs 5 / 6 dias que fica muito sujo de ovos na bolha , retirar implica tapar o bocal que ai sim a água mistura-se se não tiverem esse cuidado , TAPAR SEMPRE O BOCAL , lol , de resto não precisa cuidados especiais , só uma colher de chá de artemix 2 em 2 dias ...e uma pitada de bicarbonato de sódio :) ..... abraço espero que tenham ficado mais esclarecidos e que vejam a imagem do sistema que percebem as minhas descrições de como funciona :) acho que de incoveniente tem o facto de teres que ter cuidado ao retirar , e convém ter um anti retorno no tubo de ar para a água também não sair água desse lado ao retirar parar o sistema ,isso não vem no kit , de resto quanto a sujidade não vejo mais nem menos que se fosse a alimentar outro tipo de sistema manual, quem sai do tubo tem um escalar esfomeado a´espera, nem têm tempo de nadar muito no aqua , acho que assim á menos artemia morta pelo aqua , logo menos poluição devido a isso , acho conveniente quanto á sujidade , mas cuidado o sistema não é pra ter grandes mexidelas quando está cheio e a funcionar no aqua .... hehe falo por experiencia , só ficam com uns quantos ovos que não eclodiram e cascas pelo aqua , nada grave ... se for só um descuido claro ,se entornarem 0,5 l de água salgada com alevins , bem melhor não serem assim tão descuidados :wink: se quiserem usar o modo convencional , usam também a pipeta do kit , param as bolhas , destapam pela tampa preta , retiram ovos a flutuar com cuidado , esvaziam a pipeta de ar , enfiam pelo tubo a dentro e as artemias andam ainda na bolha após 5 minutos com o ar parado e a luz a apontar de cima , mas vÊ-se mal porque o sistema é castanho escuro ... mas pra isso têem os diy muito melhores e até congela e tal ... por isso práctico porque está ssmpre a deitar artemia viva recém nascida , o ideal ....

 

José Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 70
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

aproveito este topico para informar que ja se deu inicio a aquisição de membros para a encomenda a seame.com

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66185

 

Cumprimentos

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos de novo , quanto aos meus escalares e a sua prole estão de boa saude , estou a ter pelo menos neste inicio desta postura e o desenvolver dos alevins com os pais muito mais saudáveis , maiores , (barriguinha sempre cheia cor de laranja da artemia) hehehe, e tenho á vontade 2/3 da postura vivinhos da silva , mais de 100 escalares bébés , parecem uma nuvem por cima dos pais , divididos pelos 2 , claro mais com o macho que é maior :smilecolros: hehehe espertos os putos pah ... ÒÒÒÒ PAIIIIIIIIIIII olha éliiiiiiiiiiiiiii comeu a minha artemiaaaaaa ... LOL ..tá lixado o papá

 

 

um abraço

 

jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a intromissão.....

Artigo do forum sobre escalares:

http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf

 

Artemia facil e barata:

http://escalares.no.sapo.pt/artemia.pdf

 

Qaulquer duvida disponham.

Abraço

 

Valter Filipe Silva

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente , aqui vai indo a familia a crescer a olhos vistos e os pais sempre a odiar bigsmile a máquina fotográfica :blush:

 

foto :

 

Pic_12220_12.jpg

 

video :

 

 

um abraço

 

Jose Palma

 

 

o meu DIY artemia : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=64819

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa utilizar o teu topico, mas assim sempre evito criar outro.

Aproveito para fazer uma pergunta aos entendidos, aquando a postura nova de escalares, e os alevins ainda estarem os os papas no mesmo aquario, o que poderá acontecer?

 

entretanto aproveito para deixar umas fotos de pessima qualidade fotografica da postura que ontem começou a nadar.

 

Pic_12457_2.jpg

Pic_12457_3.jpg

Pic_12457_4.jpg

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo , para já espero que não em aconteça , pelo que li de alguns criadores internacionais , os alevins comem os ovos , e mesmo alguns dizem que os pais para proteger os ovos também atacam os alevins , e os que dizem que nada acontece e que corre tudo ás mil maravilhas mas normalmente retira-se os alevins dos pais para o viveiro de crias claro parte da água do aqua deles , e aproveita-se uma TPA no dia da postura dos ovos , isto se for a tempo e as crias e os pais ainda estiverem meio indiferentes , mas para já tenho "gente" que chegue para me preocupar com novas posturas , lol

 

P.S. Lindos os teus escalares , parabéns pela prole banana rock

 

 

José Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe, essa resposta de ti já eu tinha ouvido, nao va eu estar a massacrar o dia inteiro nesses ouvidos banana rock

e obrigado, ali o ze bigodes é que nunca mais os vai ter.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem o meu casal inteirou-se de responder a minha pergunta, apos 4 dias de natação livre dos meus alevins, a femea já está quase a desovar outra vez, e então nao foram eles que desataram a comer os pequenos, la consegui safar prai metade deles, com muita sorte, cheguei a casa mesmo na hora.

Foi bonito ver os papas a tomar conta dos filhotes, mas assim do nada deram um snap e tau.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu também andei às turras com os meus a tentar perceber porque eles comiam os ovos ou alevins e cheguei á conclusão que há "demasiados" factores que os levam a fazer isso. Decidi-me a tratar eu deles, fazem a postura eu passo o cone para outro aquário e eu trato dos alevins. Resultado? Já tenho uma ninhada com 2 meses bem bonitos e outra logo a seguir com 1 mês. Pelo meio perdi duas ninhadas por "pormenores", que servem para aprender. Por ex. vitaminas na água uma ninhada com menos de 1 semana de vida não resistiu. Irmãos com 3 semanas já conseguem comer ovos. :drinking:

 

Os maiores da ninhada com 2 meses (uns 6) já estão num plantado a fazer figura :laugh:

escalaresza9.jpg

Editado por Erbium
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também consegui safar muitos, mas agora estou na crise de ter desfeito a artemia toda durante a passagem e coloção de agua nova no aquario que foi destinado para eles, se a artemia nao eclodir hoje, espero que eles aguentem até amanha :drinking:

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu para colmatar essas indisponibilidades de artémia tenho uma comida em pó ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=65218 ) e nauplios de artémia liofilizados. São as duas bem aceites pelos alevins. :drinking:

Editado por Erbium
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens pelos escalares, os pais sao muito bonitos, decerteza ke os filhos tb o vao ser :onfire:

 

não sei se te referias aos do netmaniac ou aos meus, mas os do jose palma estão muito bonitos mesmo, em relação aos meu casal ter começado a comer os alevins, secalhar eu até me prepecitei, e eles andavam era a mudalos, mas demoravam bastante tempo com eles na boca, digo isto porque de 3 ou 4 que ainda estao com os papas, eles ainda nao comeram, mas fartam-se de os meter na boca e "cuspir" novamente.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se te referias aos do netmaniac ou aos meus, mas os do jose palma estão muito bonitos mesmo,

São os 4 belos exemplares. :silly:

mas fartam-se de os meter na boca e "cuspir" novamente.

Esses se calhar ainda lhes falta algum tempero :onfire:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses se calhar ainda lhes falta algum tempero :onfire:

 

certamente que falta, tendo em conta que é a segunda postura, que na primeira nem bomba difusora coloquei nem azul de metileno pus e safei 2 alevins, nesta foi quase tudo eclodido, até acho que têm muita experiencia, pouca experiencia tenho eu que nem artemia sei bem fazer, hehe

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem , eu estou com sorte , ou perdi muitas "desovas" ninhadas até chegar aqui e como podem ler desde o inico é a 1ª vez desde Novembro que deixo o casal com os ovos e a cuidar das crias e está a correr tudo bem. Não podendo afirmar a 100% , não morreram 10% desde que nadam , ou seja eu estimava 100 , pois mais de 100 digo agora , já se começa a notar as formas de Escalar , os Pais sempre protetores , e ainda não há desova . Quanto á minha experiencia e de muitas tentativas algumas fallhadas de proposito e ou a tentar melhorar as condiçoes que dava ao casal , disseram-me que as fêmeas se quiserem reciclam os ovos no organismo , a desova pode ou não ocorrer , será por inexperiencia do casal , os meus não desovam , ponto. até agora não tiro os olhos deles (estou de férias) lol , mas estou já a fazer alterações e mudanças de alguns peixes (ai tantas zebras) para poder deixar o casal em paz de novo , o que posso dizer é que li sempre que taxas maiores é com os pais , mas não ligava muito , pois confirma-se pelos vossos relatos e os meus , se eles desovarem claro (retira-se rápido a prole anterior), os filhotes comem os ovos e os pais instintivamente defendem a desova . Se eles ainda andam com a mania de os manter proximos e "colados" eles já são grandinhos , ainda não aprenderam :crazyeyes: , a partir de um certo tamanho é só proteger nada mais ;) os meus comem , e deixam eles comer , claro porque andaram sem comer muito , e engasgam-se mais ou se fazem de proposito , o facto é que os filhotes se mandam a tudo , cuspido dos pais parece melhor . Outro factor para não haver outra desova é a alimentação aos pais , claro , ao reduzir penso que o efeito também se faz sentir no ciclo da fêmea , mas quem for mais conhecedor que se pronuncie também e mais pormenores irão dar melhor sucesso para criar Escalares :) . Abraço a todos...

 

P.s. Os meus escalares comem literalmente tudo o que vai ao aqua desde que a boca consiga comer , flocos moidos , artemia viva ou congelada , granulado moido , tudo , neste ponto estão por conta deles se eu quiser nova desova , ui tanto pexe , ai a minha vida :D....

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, ontem apanhei um susto que nem imaginam, o meus peixinhos preferidos, esse casal de escalares teve de ser mudado de sitio na casa, ou foi o stress ou nem sei, sei que o macho entrou em parafuso durante minutos apos a mudança, pensei logo que ele já ia, até já me estava a custar ver o peixe a sofrer, depois lembrei-me de uma ideia estupida que foi retiralo do aqua e voltar a colocar, se bem que por alguns segundos, aparentemente deu resultado, ficou fino e nada bem e atirasse a comida como nunca. mas mesmo assim ainda tenho receio, a carga de stress que aquela rede coloca em peixes desta dimensão é assustadora.

Ia ou posso ainda perder os meu casalito ( apesar de estar aparentemente normais ) numa questão que era inevitavel.

A ver vamos.

 

a pergunta que faço é se já alguem teve uma situação do genero, o peixe estava no fundo e nadava em parafuso so de um dos lados.

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já me aconteceu uma vez chegar a casa e o macho estava meio de lado no fundo do aquário e nadava muito "torto" sempre contra o fundo.

Como tinha a janela aberta podia ter batido a porta com alguma corrente de ar e o gajo ficou assustado (passado dos carretos...) pensei eu.

Pelo sim pelo não fiz uma troca de água para prevenir algum stress com a água que o gajo podia não estar a gostar, fechei a janela e a porta e deixei-os em sossego e ficou porreiro num instante.

Acho que eles às vezes stressam um bocado com sustos e ficam assim meio desorientados. Confirmar as condições da água e sossego penso que resolve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca me aconteceu tal coisa com escalares , nem com outro tipo de peixes , mas não deve ser bom sinal , se for permanente , mas comportamentos bem estranhos observei , até me faz pena ás vezes ... algum stress (marquise=barulhos vários) e é com cada arranque no aqua , mamamia , ás vezes fica meio atordoado que bate com força demais no vidro o tótó do macho e fica meio torcido e tal e a dar arranques , mas passa-lhe. Hoje tirei as crias todas , era cada dentada na rede e tal mamamia , estava a ver que me matavam algum filhote para atacar a rede que os retirava , mas lá estão todos felizes no novo espaço. Noto nos pais agora uma certa apatia , direi estão tristes mas claro isto sou eu que digo , o facto é que está todo mundo saudável e pronto para mais . Logo ponho fotos , alguns têm já a forma de escalares :lol: ... um abraço

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos e vai nova desova do casal , desta vez estou sem máquina fotografica , o carro empanou e deixei a máquina esquecida no carro a reparar :blush: mas logo tiro fotos , nem que seja com a tanga do télélé , um abraço.

 

Jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem más noticias , não sei o que lhes deu , ou foi stress , facto , comeram quase todos os ovos , os paramtetros , tirando o PH a 7.0 (que não costuma estar assim) está tudo igual , KH 0 tb não será boa opção , mas costuma tar 2 , enfim comeram-nos e eles sabem porque , eu só desconfio , mas tudo aponta para stress :) ... aguarda-se se comem os restantes 30 ovos +- ou se os deixam ficar , de resto , uff ainda bem , olha lá e o espaço para tanta gente ? eles se ficarem ocupados com estes 30 que sobram , dão-me descanso uma bequinha ... isto ainda está em fase de experiencias e a ver vamos ... os outros felizes da vida , mais de 100 como estimo e cada dia estão maiores , alguns já "tremem" para os outros a desafiar pela comida e tal , ciclideos ... lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos , bem seguindo as experiências que ando a ter com este casal , houve nova desova no dia 18 de julho , mas desta vez , assisti a quem come os ovos , a fêmea , suspeitava do macho por estar com cio e querer acelerar a fêmea a outra sessão de sexo , mas não, confrontei-me com os dois á luta e quem estava mais interessado em proteger os ovos era o macho ,se bem como houve mudanças no aqua depois da desova que eles se portaram 5 estrelas , simples voltei a meter tudo como estava , (o frasco de shampo da garnier) metileno desta vez só no 2º dia , e vamos ver para a próxima , espero que seja só stress da fêmea , porque mais uma desova comida , aguarda-se melhorias na relação deste casal , lol. Cá pra mim ela tá xateada que ele não mudou as fraldas aos miudos e ela desta não quer mais trabalho , lol ... um abraço

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais