Receitas Papas Caseiras Para Apistos Rams E Discus


Recommended Posts

Boas

 

Eu fiz esta que é do JPM

 

1 parte figado vitela

1 parte filetes pescada

1 parte mexilhão

1 parte camarão (com casca sem "tampa cabeça" e ponta do rabo)

 

se deu 500gr mete meia banana, 1 cenoura media, 50 gr espinafre e 1 dente alho (os espinafres e a cenoura cozidos)

 

Congelas tudo, em bocadinhos e depois picadora molinex (EM CONGELADO....o que não é fácil)

 

Voilá.

JPM

 

Os meus Discus, Ram's e Apist. Cac. Double Red adoram, comem aquilo como se fossem uns lordes ;)

 

cumprimentos,

 

HRS

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma compilação das receitas que fui "apanhando" no forum e em sites:

 

Tipos de Comida:

- artemia,

- krill,

- granulado

- papa caseira (coração de boi)

 

1 parte figado vitela

1 parte filetes pescada

1 parte mexilhão

1 parte camarão (com casca sem "tampa cabeça" e ponta do rabo)

 

se deu 500gr mete meia banana, 1 cenoura media, 50 gr espinafre e 1 dente alho (os espinafres e a cenoura cozidos)

 

Congelas tudo, em bocadinhos e depois picadora molinex (EM CONGELADO....o que não é fácil)

 

Para dentro da picadora vai TUDO CONGELADO - Para ficar tipo "areia" descongelado fica "àgua"

Depois misturas bem e congelas de novo.

ANTES de alimentar os peixes descongelas.

 

 

OUTRA

500 grs. Fígado de boi,

500 grs. de pescada,

250 grs. de gambas,

1 kg. de mexilhões,

500 grs. de espinafres,

Bróculo,

3 cenouras,

1 banana,

1 maça descascada,

1 kiwi,

3 dentes de alho.

Ervilhas lata,

Beterraba, (fonte de carotina, ajuda na cor )

Germen de trigo, (ajuda a limpar a tripa )

Vitaminas.

 

Eu pico tudo na 1-2-3 e depois de misturar, ainda lá vou com varinha mágica, para aqueles pedaços que escaparam à 1-2-3.

 

Depois congela-se.

 

Esta é uma receita para alimentar os Peixes-Disco. É fácil de fazer e pode substituir a alimentação habitual dos discos durante 3 dias por semana. Esta comida dá aos discos uma grande vitalidade e uma vez que se adaptam é sua comida preferida. Com esta dieta se conseguem discos com 15 cm em um ano.

Os discos são considerados um dos peixes mais exigentes quanto à alimentação. Não comem de tudo e chegam, inclusive a morrer de fome se não fornecemos o que gostam. Além disso os discos não aceitam qualquer tipo de comida em flocos, sendo a sua especialmente cara. Insistimos além disso em proporcionar a nossos peixes alimentos frescos e alimentos vivos, não apenas comida em flocos.

Ingredientes:

Procure ingredientes o mais frescos possíveis. Os pesos são dados para os produtos em estado bruto e aproximados. Uma vez limpos e preparados pesarão menos.

 

 

E mais uma...

 

500 gramas de coração de boi

400 gramas de fígado e coração de frango

1 Kg de mexilhões

500 gramas de merluza (ou outro peixe pouco gorduroso) pode ser omitida

250 gramas de camarões inteiros mas sem cabeças

500 gramas de espinafre

3 cenouras médias (salientam as cores)

1 gema de ovo

2 dentes de alho (muito importante, é vermífugo)

4 pílulas de complexo vitamínico Fharmaton (vitaminas e minerais)

Preparação:

Limpe o coração e o fígado, retirando o excesso de gordura e nervos.

Coloque os mexilhões em uma panela com pouquíssima água e leve ao fogo baixo. Quando as conchas se abrirem retire os mexilhões e jogue as cascas fora.

Retire a pele e os espinhos da merluza e descasque o alho.

Triture bem todos os ingredientes em um processador de alimentos, deixando com consistência de pasta de dentes.

Leve a mistura ao banho maria durante 10 minutos para que fique mais consistente.

Coloque um pouco do patê sobre uma folha de alumínio, enrole (deixe com o formato de um salame fino) e congele.

A pasta deve permanecer refrigerada ou congelada se vai conservá-la por longo tempo.

Uso:

Descongele a quantidade necessária para alimentar os peixes diariamente. Não recongele novamente uma vez descongelado. Congelado, dura aproximadamente 2 meses, dependendo do congelador que tivermos, no freezer, chega a 6 meses.

Temos que ser muito cuidadosos na hora de alimentar nossos peixes. Não devem ficar restos no aquário, que se decomporiam rapidamente causando problemas. Alimentar 4 vezes por dia, usando uma pequena quantidade.

Pode ser que seus discos a princípio não gostem do patê. Não se preocupe, dê o patê em pequenas quantidades junto com sua comida habitual e em pouco tempo o comerão sem problemas. Uma vez habituados ao novo sabor, ficarão loucos por ele. Poucas semanas depois de começar a alimentar seus peixes com este patê, verá como seu colorido e crescimento são intensificados sensivelmente

Filipe Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando esta thread do amigo Godlike, e virando um pouco para comidas comerciais, gostava de saber o que dão aos vossos Rams ?

 

Comprei sabado uns Ram's e de momento só tenho flocos Nutrafin MAX e granulado Dupla Rin L.

Mas os Ram's não parecem gostar muito pois 50% das vezes comem e depois cospem !!! Ambos os tipos de comida !

 

Que outras coisas comerciais me aconcelham para os Rams ?

 

Cumps a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu dou granulado para discus e eles comem muito bem, dou artemia congelada (dou descongelada claro ;)) e eles tb adoram, dou a papa caseira que indiquei em cima e eles tb adoram.... dou flocos para os guppys que lá andam e eles não ligam muito :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu dou granulado para discus e eles comem muito bem, dou artemia congelada (dou descongelada claro :)) e eles tb adoram, dou a papa caseira que indiquei em cima e eles tb adoram.... dou flocos para os guppys que lá andam e eles não ligam muito :)

 

 

São parvos não? Depois de comidinha da boa querias que voltassem aos flocos...

 

 

Eu uso isto:

 

150 gramas coração de boi

1 cenoura

1 batata

1 ovo

 

Tudo misturado, picado e congelado. Os meus adoram. Mas os meus são viviparos.

 

Agora quando acabar (já só tenho uma bola, que dá para 2 vezes) vou fazer só com peixe, camarão, mexilhão, batata, alho, cenoura, ovo, chicha.

 

Arranjei tambem comida vivae dou tubifex e larvas de mosca vermelha congeladas. 1 vez flocos, 1 vez tubifex, 1 vez papa, 1 vez larvas, 1 vez tubifex, 1 papa, 1 mosca, retorna e tens uma semana feita...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol claro que não queria que fossem comer os flocos (se não meter mais nada que remedio tem eles lol) só estava a dizer o tipo de comida que dou :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus comem grana da JBL e passam-se com larvas de mosquito vivas... ( estas são de borla)

Flocos não pegam muito, ou melhor comem e cospem.

 

Como crias as larvas de mosquito?

Essa é uma alimentação segura?

 

1abrç

 

Sam

barbatana_userbar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus comem tudo , literalmente , flocos , granulado , artemia,krill congelados (tubifex fora da lista , risco de bacterias e doenças afins e nem me digam que e tal eles adoram , claro sangue , mas muitas doenças se originam no tubifex ) por isso riscado da lista pela maneira como as culturas se desenvolvem risco grande de contaminação , incluindo depois de congeladas , tem parasitas que "hibernam" se é que se pode chamar assim e lá vai uma praga pro aqua , nem pensar de resto todos os meus peixes adoram a receita caseira de coração de boi , eu troco alguns items , mas no final é para ter os mesmos compostos proteicos e vitaminicos , incluindo o realce de cores (a quem usa cenoura, eu uso milho cozido) , as diferenças são poucas, e os meus peixes todos sem execpção (o pleco é pastilhas de algas claro) comem a papa caseira , e flocos e granulados e artemia e krill congelados , senão comerem , problema deles ... até os apistos que são mais esquesitos com flocos comem , mas claro artemia é vê-los , até parace que torcem a boca a sorrir pras artemias a cair na água , yumy cheers ... um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como crias as larvas de mosquito?

Essa é uma alimentação segura?

 

1abrç

 

Sam

 

As larvas de mosquito basta ter recipientes com água velha ao ar livre que as larvas aparecem eu tenho 2 barricas de 200l que serviam para rega mas que de momento são a minha cultura de larvas, ontem adicionei a uma outra uma cultura de arranque de dafnias.

Se é segura ... uns dizem que sim outros que não e só me preocupe é em não ser picado pelos mosquitos no momento da recolha... mas se pesquisares à vários tópicos sobre como manter culturas de comida viva.

Espero ter esclarecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Como crias as larvas de mosquito?

Essa é uma alimentação segura?

 

1abrç

 

Sam

 

boas!! nao ha a hipotese de usar larvas de moskito vermelhas leofilizadas?? tenho para os meus bettas e exprimentei com os rams, eles comem-nas como rebuçados... vivas nunca tentei, até porque aki onde vivo ja tenho problemas k xegue com moskitos... aos rams dou um pouco de tudo e eles comem bem, adoram as artemias congeladas...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!! nao ha a hipotese de usar larvas de moskito vermelhas leofilizadas?? tenho para os meus bettas e exprimentei com os rams, eles comem-nas como rebuçados... vivas nunca tentei, até porque aki onde vivo ja tenho problemas k xegue com moskitos... aos rams dou um pouco de tudo e eles comem bem, adoram as artemias congeladas...

 

cumps

 

 

Boas

 

não deves dar muitas larvas aos rams....os parasitas intestinais costumam atacar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Belos cozinheiros que arranjamos :( obrigado pelas dicas

 

 

Para combater a seleção de comidas que os peixes vão criando, a melhor maneira é mesmo dar as melhores comidas ao final do dia.

 

Damos na 1 alimentação do dia flocos, depois granulado e no final do dia artémia ou papa.

 

Assim conseguimos combater os gostos dos peixes usando a fomeca dos mesmos..

 

abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais