André Costa Publicado Abril 13, 2004 Publicado Abril 13, 2004 Boas Pessoal! Desde que adquiri os discus tive a necessidade passar a fazer mudanças de agua em maior quantidade e mais vezes por mês (1 vez por semana 30-50%), mas com isto levantou-se um problema básico mas que gostava de ver aqui debatido não só para me ajudar a mim mas também às dezenas de pessoas que passam por aqui para se auto-aconselharem antes de comprar o aquario (foi assim que descobri este maravilhoso forúm ). Passo a citar o problema: Na zona onde moro o ph da agua é de 7.2, um valor até bastante aceitável, mas eu, visto ter discus quero ter um Ph de 6.5, para tal uso turfa e tenho uns troncos na agua.... Cheguei a esta conclusão usando a pesquisa do forúm e passei-a à prática, conseguindo baixar o ph desta forma.... mas e quando for mudar os 50% de agua do meu aqua? são cerca de 100L de agua!!! Como fazem a maior parte dos aquariófilos quando vão mudar a agua do aquário?? Vivendo num apartamento não é muito facil guardar 100L de agua e alterar-lhe o PH (para não falar no resto dos valores)... Pensei na solução dos garrafões (eram SÓ 20), mas a evaporação do cloro era dificil em garrafões e a alteração do ph então nem quero pensar.... Alguma dica? Obrigado! Citar
João Lázaro Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 Olá André.... Sofro exactamente do mesmo mal, agua da rede a 7.2, aquario de 250l com discus e necessidade de trocas da agua semanalmente. Acontece que ponderei entre as 2 soluções que me parecem mais obvias: 1 - Deixar o aqua com 7.2 e fazer mudas normalmente..... 2 - Baixar para 6 o ph (com turfas e companhias....), para tentar formar casais, e fazer mudas com choque de ph para 7.2.... Optei pela 1 opção, porque não me parece que o choque com agua a 7.2 seja saudável para os bichos. Em relação à 1 opção posso-te dizer que tenho discus selvagens F0 (phs na amazonia de 5....) e "domésticos" e todos se dão lindamente e já ha bastantes meses.... Se me disseres que não é saudável ter selvagens com ph tão alto, eu concordo contigo mas o Mundo não é perfeito e temos de tentar dar as melhores condições possiveis Quanto à minha tentativa de formar casais acho que vou ter de esperar que os peixes sejam flexiveis e se consigam adoptar às condições existentes. PS - o Nuno da Silva do Clube dos discus que aparece tambem por cá tem um casal a criar em 7.0 de ph pelo que não é tao impossivel quanto isso. Citar Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
André Costa Publicado: Abril 13, 2004 Autor Publicado: Abril 13, 2004 Eu sabia que ia receber uma resposta assim... :D Acho que vou seguir o mesmo caminho que tu.... ...Mas agora pergunto.... Vejo ai tantos setups com aguas a 6.5 em aquas gigantes.... como faz esse pessoal??? Há zonas da rede que tenham o ph a 6.5?????? Citar
João Lázaro Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 Pois, se fores à agua do luso ou vitalis ou assim tem ph acho que de 5.9 ou coisa parecida. No entanto nem todos têm agua da rede a 7.2 como nós, e outros têm possibilidade de terem reservas próprias para as mudas onde a agua é pré-tratada para colocar no aqua..... É a tal coisa, quem não tem cão tem que caçar com o gato Citar Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
Luis Rodrigues Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 Ola Eu tambem tenho discus com PH a 7,4 á quase dois anos e nunca perdi 1 devido ao PH (foram devido à erros do dono) Ja tentei varias formas de mexer com o PH mas já desisti. Não vale a pena. Os discus crescem bem e têm boas cores e já formei 2 casais. Agora para que o ovos consigam sobreviver...... isso é outra estoria. Abraço Citar
João Lázaro Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 Olá Luis..... Pelo que percebi conseguiste formar os 2 casais mesmo com ph acima de 7.... mas perdeste os ovos devido ao elevado ph ? Fungam sempre é ? Citar Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
nunomiguel Publicado: Abril 13, 2004 Publicado: Abril 13, 2004 Agora para que o ovos consigam sobreviver...... isso é outra estoria. Pode não ser problema do pH... Pode ser um macho infértil etc... depende de muitos factores... Nuno da Silva do Clube dos discus que aparece tambem por cá tem um casal a criar em 7.0 de ph pelo que não é tao impossivel quanto isso. Cá está... como ele também muitos o fazem com sucesso... Um abraço, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
anibal-mota Publicado: Abril 14, 2004 Publicado: Abril 14, 2004 Vivam!!! Pois é! Aquario 600 litros mudas diarias, ph da torneira 6,9 que ao fim de 24 horas está a 7,5!!! Solução: deposito de 200 litros com filtro externo e colocação de turfa diaria no dito deposito...Ph do aquario varia entre 6,5 e 6,8 Cump. Citar
oblivion Publicado: Abril 14, 2004 Publicado: Abril 14, 2004 Boas, Eu quando tinha o meu setup Amazonia, tirava agua da torneira acom Ph 7, e era essa agua que usava para o aquario. Como tinha bastantes troncos e nenhuma rocha o Ph estava sempre nos 6.5. Nunca tive problemas. Citar PEACE !!!
André Costa Publicado: Abril 14, 2004 Autor Publicado: Abril 14, 2004 Boas! Boas, Eu quando tinha o meu setup Amazonia, tirava agua da torneira acom Ph 7, e era essa agua que usava para o aquario. Como tinha bastantes troncos e nenhuma rocha o Ph estava sempre nos 6.5. Nunca tive problemas. Oblivion, referes-te a trocas de quanto %? Citar
oblivion Publicado: Abril 14, 2004 Publicado: Abril 14, 2004 Boas, 25% normalmente semana sim semana não, desde que controles a qualidade da agua, nao ha qq problema Citar PEACE !!!
Luis Rodrigues Publicado: Abril 14, 2004 Publicado: Abril 14, 2004 Boas os meus casais ainda são novos e comem os ovos. não duram mais de 2 dias. abraço Citar
Visitante Publicado: Abril 16, 2004 Publicado: Abril 16, 2004 A agua da minha rede tem o ph a 8.5 e so com 2 troncos do tamanho do aquario consigo fazer descer o ph para 7.5. Quero o ph a 6.8, meto turfa no filtro??? Tentei algus produtos mas não fizeram nada pois pens q a dureza esta muito elevada!!! Sera q posso comprar turfa para plantas e clocala no filtro?????? Citar
João Lázaro Publicado: Abril 16, 2004 Publicado: Abril 16, 2004 Podes comprar turfa para colocar no filtro (Atenção não coloques demasiado....) mas a não ser que tenhas forma de pré tratar a agua para as mudas vais provocar choques de ph elevados e isso não é nada saudavel para a saude dos peixes. Citar Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
Luis27 Publicado: Abril 16, 2004 Publicado: Abril 16, 2004 olá... e essa dita turfa compra-se onde? que tipo de turfa é? cumprimentos Citar
João Lázaro Publicado: Abril 16, 2004 Publicado: Abril 16, 2004 Olá As lojas de aquariofilia boas têm de certeza. Há vários tipos de turfa, nunca compres liquida, e se possivel compra em granulado. Não esquecer de lavar bem antes de colocar no filtro e não exceder a dosagem. Citar Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
anibal-mota Publicado: Abril 16, 2004 Publicado: Abril 16, 2004 Vivam!!! Filipe Cabaço escreveu: Sera q posso comprar turfa para plantas e clocala no filtro?????? Cuidado a turfa para plantas !!! Esta turfa normalmente contem fertelizantes!!! A turfa a utilizar nos aquarios deve ser a que se vende nas lojas de aquariofilia... Boa Sorte Citar
Recommended Posts