Id & DoenÇa


sauca

Recommended Posts

O escalar é bonito, gosto muito destes.

 

Devias dar informações sobre o setup do aquário: luz (o que é que têns), fazer fertelização, ph, temperatura, dimensão do aquario, etc.

 

 

Parece-me falta de luz, mas assim para mim é dificil dizer mais.

 

Já agora devias por isto nas plnatas, não aqui. Mas eu penso que um dos moderadores faz isto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O escalar é bonito, gosto muito destes.

 

Devias dar informações sobre o setup do aquário: luz (o que é que têns), fazer fertelização, ph, temperatura, dimensão do aquario, etc.

Parece-me falta de luz, mas assim para mim é dificil dizer mais.

 

Já agora devias por isto nas plnatas, não aqui. Mas eu penso que um dos moderadores faz isto.

desculpa e que so rookie nisto so depois de criar e que reparei que estava no sitio errado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquario --> 100x40x40

luz--> 30 w UV luz natural durante o dia e ligada +/- 3 horas a noite

temperatura- 22 ºC

stick fertilizante de 4 em 4 meses

activator 24 dia s/n 4 gotas

aqua-plant plus de 15-15 dias +/- 3 tampas

bio-bacter de 15-15 dias 1 tampa de cada um

Editado por sauca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquario --> 100x40x40

luz--> 30 w UV luz natural durante o dia e ligada +/- 3 horas a noite

stick fertilizante de 4 em 4 meses

activator 24 dia s/n 4 gotas

aqua-plant plus de 15-15 dias +/- 3 tampas

bio-bacter de 15-15 dias 1 tampa de cada um

 

Confirmo o que disse, não tens luz para plantas 30W para este aquário é muito pouco, devias ter cerca de 1w por litro.

 

Outra coisa que dá cabo das plantas é a temperatura acima dos 28ºC poucas são as plantas que se aguentam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é assim tinha duas lampadas depois tive problemas no balastro e fiquei so com uma, mas dizes que o ideal neste caso são 2x30,

mas o engraçado e que tenho a valisnera cresce nas horas tal com o feto de java e a anubia só esta e outra com as folhas em bordeu em bico é que tem problemas, principalmente esta .

 

em relação a temperatura ta sempre controlada

Editado por sauca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tópico mudado.

Aqui terás uma ajuda mais rapida, no que diz respeito a plantas.

Quando entenderem que determinado topico está mal inserido num sub-forum, por engano ou pelo seu desenvolvimento, veja se está alguem da equipe on-line e mandem-lhe uma mp a alertar. Não usem o 'Report' para este tipo de coisas, só para situações mais urgentes ou graves.. Ele depois verá se é de mudar ou de manter.

Assim é mais rapido e a malta agradece a ajuda.

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Possivelmente falta de luz, a que tens é pouca, e falta de ferro.

Uma das caracteristicas da falta de ferro é a vitrificação, plantas com aparência de vidro.

 

Já agora, outra coisa...

É impressão minha ou essa planta continua dentro do vaso em k foi comprada?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sauca,

Concordo com o que já foi dito,tens ai nitidamente luz a menos entre outras coisas.

Tanbem me virei á pouco tempo para os plantados por pura brincadeira e uma coisa posso-te já dizer,não te vale de nada andares a gastar dinheiro com essas fertilizações malucas se depois descuras o que é mais importante,luz,CO2 e se possivel um bom substrato fertil,é que não há volta a dár,sem estas coisas nunca irás ter plantas com pleno desenvolvimento,com exepção talvez de algumas como referiste,tipo Vallisnerias ou Fetos,eu tanbem achava que éra "tanga de ouriço" quando mo diziam,mas resolvi exprimentar e agora o problema que tenho é que as plantas crescem demais e o aqua é pequeno. :P

Outros factores tanbem importantes são o nr. e especie de peixes,tipo e quantidade de alimentação,habitos de manutenção etc.

Devias tentar colocar todo o setup,bem como responder aos outros factores que enunciei,para que o pessoal que tem mais expriencia te possa indicar o que é preciso fazeres(ou deixares de fazer)para que finalmente tenhas plantas a 100%.

Um abraço.

 

PS-22ºC é uma temperatura demasiado baixa pra um tropical,se para as plantas não tem grande problema,para os peixes é um ambiente desagradavel que póde conduzir a stress a consequentemente doenças oportunistas,devias tentar manter isso na casa dos 25ºc.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Como o Luis carrilho disse, sem uma boa luz, Co2 e substrato pouco à a fazer. Mas...

 

Os 1Watt por litro esquece, as tuas plantas não precisam disso. e sinceramente, acho um exagero enorme. Isso é bom para quem quer ter plantas vermelhas ou de tapete ou então também há aqueles que gostam de ter quintas de algas e produção em massa de plantas.

 

Para as tuas plantas julgo que os 60Watt devem chegar, eventualmente mais 30 seria um pouco melhor. Se nâo tens, devias considerar arranjar um co2, mesmo o caseiro deve servir.

 

Para já, retira a planta do vaso e espeta um stick de fertilizante junto a ela. Está por debaixo da lampada ou numa zona mais escura? Se for o caso muda para uma zona mais iluminada.

 

Ela parece-me uma Echinodorus, consome bastantes nitratos, gosta de um pouco de luz e prefere a fertilização pelas raizes.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem aqui uma panoramica melhor do aquário

Pic_12503_1.jpg

 

penso que o zeneo pode ter ter razão em relação as Lampadas pq inicialmente tinha 2, mas o balastro pifou e ai improvisei por agora

mas tou a pensar e meter 2 ando a procura de balastro

 

ja agora alguem pode-me esclarecer em relação ao CO2 e ao numero de horas de lampadas ligadas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso depende, mas normalmente as lampadas basta estar ligadas 8 a 10 horas, quanto ao CO2 se for caseiro podes ter sempre ligado, mesmo à noite não há problema, cá em casa está sempre a bombar. Quanto à aquisição ou colocação de mais uma lampada considera isso como prioridade, isso é muito pouca luz, para essas plantas.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 caseiro ???????

Sim,tanbem uso,é facilimo e barato de fazer e usar,basta pesquisares aqui no forum que vai-te aparecer muita coisa sobre o assunto,ou então escreves co2 caseiro no Google que aparecem-te logo diversas "receitas". :laugh:

Já agora não querendo ser desmancha prazeres,esse substrato que ai tens... omg banana rock :lol::lol::)

...eu perdia uma tardezita e refazia esse aqua todo,a começar por um bom substrato fertil. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual deles é o substracto

 

activator 24

aqua plant plus

bio bacter

 

já agora podem me facultar ai umas receitas para manter plantas e peixes saudaveis e com bom look

(produtos e doses)

Editado por sauca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual deles é o substracto

 

activator 24

aqua plant plus

bio bacter

Boas,

Nenhum :? ,o substrato é essa treta azul que tens no fundo do aqua cabecadura ,isso pra plantar plantas...

Eu espetava já isso no lixo e fazia um substrato como deve ser com uns 8cm de espessura,a começar por uma camada de Humus no fundo,seguido de uma camada intermedia de substrato fertil e a terminar com 3cm de areão fino de rio ou outro qq substrato inerte no topo.

Não existem receitas milagrosas,mas pra se ter um aqua em que as plantas realmente vinguem,há alguns factores que são essenciais,como por ex.,boa iluminação em qualidade e quantidade,injecção de CO2,bom substrato fertil no fundo,poucos peixes e de preferencia pequenos,controle apertado da quantidade e qualidade da alimentação e boas practicas de manutenção,tudo o resto vem com a expriencia e por acrescimo.

Se descurares esses factores,pódes despejar garrafões de activadores não sei quê,plant plus XPTO e o diabo a sete que nunca terás as plantas com bom desenvolvimento,alias és capaz é de fazer desenvolver uma valente praga de algas. bang

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais