Eutanásia


Recommended Posts

Bom este é de certeza um tema de variadas opiniões.

A minha é que esgotadas todas as possibilidades ao meu alcance, para salvar um peixe, é preferivel acabar com o seu sofrimento.

A questão é: qual a melhor maneira de acabar com o sofrimento do animal, pois situações que já tive peixes isolados durante semanas, em tratamento, e na realidade o que aconteceu foi um prolongamento da agonia do bicho.

Todos nós de certeza que já nos deparámos com esta situação, qual foi a vossa solução.

 

Cumps

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos.

É concerteza um tema muito polémico, pois envolve, além de emoções e carinho pelos nossos animais, muito daquilo que nós, basicamente, somos.

 

Quanto à eutanásia, pois sou completamente a favor. É preciso é que se saiba o que se faz, porque se faz, e quando fazer.

Por exemplo, ainda à pouco tempo sugeri a um membro deste forúm que matasse um animal que ele tem, e pelo qual pedia ajuda num tópico. Ele entendeu que, antes de esgotadas todas as vias, não 'abate' o animal. È licito que ele pense daquela maneira, e eventualmente até conseguirá, por ora, recuperar o animal. Mas o bicho nunca mais será um animal forte e será sempre um alvo fácil para as maleitas que habitualmente atingem esses animais (estamos a falar de discus). E o que teremos, é um animal recorrentemente em crise, e a sofrer, quer por via das doenças, quer por via dos tratamentos.

Qual será mais digno? è claro que a esperança de que o bicho recupere e se torne um animal saudável fala mais alto, mas quem tem alguma experiência em discus, sabe que, passado um determinado ponto, um determinado grau de doença, não há volta. Poderão haver melhorias temporarias, mas o fim é inevitavel..

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez existam situações onde a eutanásia se justifique, pois quando um animal esta a sofrer a pessoa que acompanha o seu dezenvolvimento tambem está a sofrer, daí que talvez a eutanásia seja uma opção a considerar, mesmo apesar de eu nao ser 100% a seu favor, pois existem situições e situações... sempre todas diferentes....

 

 

esta é sempre uma acção a aplicar apenas em casos extremos.......

..:: Carlos Amorim ::..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos.

É concerteza um tema muito polémico, pois envolve, além de emoções e carinho pelos nossos animais, muito daquilo que nós, basicamente, somos.

 

Quanto à eutanásia, pois sou completamente a favor. É preciso é que se saiba o que se faz, porque se faz, e quando fazer.

Por exemplo, ainda à pouco tempo sugeri a um membro deste forúm que matasse um animal que ele tem, e pelo qual pedia ajuda num tópico. Ele entendeu que, antes de esgotadas todas as vias, não 'abate' o animal. È licito que ele pense daquela maneira, e eventualmente até conseguirá, por ora, recuperar o animal. Mas o bicho nunca mais será um animal forte e será sempre um alvo fácil para as maleitas que habitualmente atingem esses animais (estamos a falar de discus). E o que teremos, é um animal recorrentemente em crise, e a sofrer, quer por via das doenças, quer por via dos tratamentos.

Qual será mais digno? è claro que a esperança de que o bicho recupere e se torne um animal saudável fala mais alto, mas quem tem alguma experiência em discus, sabe que, passado um determinado ponto, um determinado grau de doença, não há volta. Poderão haver melhorias temporarias, mas o fim é inevitavel..

 

Cumps

Fausto

 

 

Boas Fausto

 

Estou completamente de acordo com o que o dizes.

O caso que tenho de momento em mãos é precisamente um Discu que desde que chegou aqui a casa, já vinha malécos,  vai para dois meses, não ata nem desata. O craneo e os olhos já teem um desenvolvimento muito superior ao corpo, completamente escuro (era azul turqueza) Uns dias melhora outros a nadar na horizontal, já tentei tudo.

A minha pergunta é qual a maneira de provocar menos sofrimento ao bicho, será como sugeriste, saco plástico / arca friforifica ???

 

Abraços

CLeitão

 

 

desde chegou aqui a casaa

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Por mais cruel que possa parecer... enquanto há vida há esperança.

Penso sempre que consigo fazer mais qualquer coisa... a maioria das vezes nao consigo, mas resta o desconsolo de ter tentado.

 

De qualquer maneira, a questao era, qual a melhor maneira de acabar com o bicho. Bom, a melhor, nao há, mas para mim a mais aceitavel será colocar o animal dentro de agua num congelador. Penso ser indolor, uma vez que o seu metabolismo, vai lentamente desacelerar até atingir um estado de dormencia e parar por completo.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer maneira, a questao era, qual a melhor maneira de acabar com o bicho. Bom, a melhor, nao há, mas para mim a mais aceitavel será colocar o animal dentro de agua num congelador. Penso ser indolor, uma vez que o seu metabolismo, vai lentamente desacelerar até atingir um estado de dormencia e parar por completo.

 

Nem mais. Pelo que tenho lido e 'sondado' por aí, entre esta e degolar o bicho, temos as duas formas de eutanásia com menos sofrimento. Agora, é bastante mais traumatizante para nós passar a faca no peixe...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também vou até à ultima tentativa, a esperança é a última a morrer. Estou de acordo convosco a morte menos dolorosa é a do saco de água no congelador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive a má experiencia de ter de praticar a eutanasia. Uma piranha que tinha estava comida pela metade mas continuava viva e a tentar nadar, como o saco de água era muito demorado, foi com um cutelo...

Mas também já consegui salvar um Oscar que me deram e que estava uma miséria, com grandes feridas e bastante magro. Esteve quase 2 meses sem comer e metade do tempo ficava deitado de lado sem se mexer... A ideia de acabar com o sofrimento dele passou-me várias vezes pela cabeça. Mas quando é um daqueles peixes que gostamos mesmo é muito dificil, porque vem sempre á cabeça o "E se..." Por isso continuei a tratar dele. Até comida á boca lhe dei :) Com o tempo foi melhorando e agora passado uns 8 meses, e apesar de ainda se notar algumas cicatrizes está ali a bater-se pelo "poleiro" do aquário :)

Só a pratico quando sei que não há mesmo esperança nenhuma...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu quando chego a esse ponto de situação o que faço é

e porque tenho uns quantos aqui nas minhas traseiras é MIAUUU

nada fica tudo se transforma

é a minha versão acerca do assunto

:P :D :( :sad: :( :sad:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só pratico eutanasia, quando diagnostico uma doença incuravel ou cujo sofrimeno do animal é agoniante e já está em avançado estado na mesma... sou a favor, porque não só ele sofre, como se estive rno meio de outros sofre muito mais e memso que esteja sozinho e não haja melhorias continua a sofrer e é ve-lo a espernear por todo o lado e a bater nos cantos... é me mais agoniante ver um animal a sofrer do que a matá-lo de forma indolor e saber que o sue fim estava ditado e assim não sofreu...

 

Lógico que não ando aí a matá-los a torto e a direito, felizmente são muito saudaveis (já apanhei muitos desgostos no inicio do hobby) e nadam felizes da vidinha! banana rock

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Carlos e restantes amigos,

Há uns anos, bastantes, li num livro de aquáriofilia, que a melhor forma de eutanásia para um peixe em sofrimento terminal, sería um tacho com àgua a ferver em cachão. De facto, experimentei, infelizmente, esta situação e, a morte é instantânea. Neste momento, não sei se o faría. É o que se chama entre a espada e a parede. Não sei como reagiría, se um veterinário me dissesse que um dos meus cães tinha que ser abatido através de injecção letal. Os meus cães, são para mim, a menina dos meus olhos. Logo, não posso opinar convenientemente. No entanto, pela observação do método anterior, penso que será o método mais rápido e indolor para o peixe. Acho eu de que ... !

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

texto tirado de http://faq.thekrib.com/pt/begin-longterm.html#death

 

"Existem várias hipóteses de "Eutanasiar" os seus peixes doentes. Incluem químicos, decapitação e doação. O melhor método é talvez o uso de químicos. Alguns veterinários recomendam uma overdose de MS-222 um anestésico para peixes. Pode ser comprado em companhias de fornecimento de químicos como MS-222, tricaina metanosulfanato ou Etil 3- aminobenzoato, sal acido metanosulfonico. Mergulhe o peixe num contentor de 350 ppm MS-222 (350 mg MS-222 por litro de água) durante 10 minutos. Isto é muito humano e não é traumático nem para o peixe nem para o dono. Outro método químico é a injecção de pentatol na cavidade abdominal. Isto pode ser mais difícil para o dono dado que as seringas são difíceis de lidar e animais saltitantes com agulhas podem não ligar bem com algumas pessoas. Quase não envolve dor para o peixe se isto ajudar a acalmar as suas hesitações no que respeita a este método. Por fim pode-se usar álcool para "eutanasiar" um peixe. Faça uma solução de vodka 1:5 (20%) (ou outra bebida alcoólica forte) e água. Então coloque o peixe no contentor e ele simplesmente adormecerá. Estes 3 métodos são altamente recomendados dado que são muito humanos.

 

Um método que foi recomendado por um não-veterinário (mas veterano criador de oscares) é o uso de Alka-Seltzer. Coloque o peixe num pequeno contentor de água e ponha 2 pastilhas de Alka-Seltzer em posição por debaixo das guelras. O peixe supostamente adormecerá em minutos.

 

Um método não químico mas eficaz é a decapitação. Uma vez mais, alguns donos podem abominar este método. Se for bem feito é rápido e indolor para o animal, e tem o beneficio de ser barato; muitos de nós tem facas mas não anestésicos. Use uma faca afiada e corte a espinal num golpe rápido de um lado ao outro logo atrás do olho, ao nível da linha lateral. Quanto mais rápido for este corte melhor será para o peixe. Lembre-se de desinfectar a faca após o procedimento se está a planear usá-la para outras tarefas além de "eutanasiar" peixes.

 

Se for incapaz de seguir qualquer um dos métodos tente contactar uma universidade local. É possível que um dos departamentos de biologia ou de algo similar leve o seu peixe doente. Podem usar o peixe para pesquisa e estudar a sua doença ou então descartam-se dele convenientemente.

 

Métodos que não são recomendados mas muitas vezes mencionados incluem variações de congelamento. O peixe tende a sofrer com este procedimento. Não importa se irão arrefecer lentamente quando os coloca num copo com água no congelador ou se a água já está fria devido ao uso de cubos de gelo. O peixe reage a estes métodos de forma negativa, e é doloroso de observar. Por fim nunca se deve deitar um peixe na sanita. Isto não é um método eficiente de eutanásia mas uma forma de tortura dado que o peixe vai terminar numa fossa séptica ou algo semelhante banhado por químicos maléficos e esgoto antes de sucumbir finalmente horas, senão dias, depois."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for pela sanita não morre logo também?

 

não, vai morrer de envenenamento, demora um bocado e deve doer... é um dos piores métodos possíveis

 

Eu uso o recipiente com água no congelador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu método.

Peixes grandes: ponta da faca ligeiramente atás do olho e acima, e ligeira torção.

O Octopus sabe do que estou a falar. ;)

Peixes pequenos: Projecção violenta contra a parede, caem num canteiro e passam a adubo para plantas ;)

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu método.

Peixes grandes: ponta da faca ligeiramente atás do olho e acima, e ligeira torção.

O Octopus sabe do que estou a falar. ;)

Peixes pequenos: Projecção violenta contra a parede, caem num canteiro e passam a adubo para plantas ;)

JPM

 

 

Concordo plenamente, já o fiz :) contra a parede ou contra o chão e morrem instantêneamente. Peixes grandes nunca tive, acredito q seja um método um bocado dificil d usar num disco de 15 cm. Também já li q água a ferver é morte instantânea, água no congelador nunca tinha ouvido falar, penso q ñ é assim tão indolor e rápido cm dizem, mas kem o fez saberá melhor...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Continuo a achar que, em casos extremos, a àgua a ferver, é o método mais rápido. Como já pude assistir, infelizmente, a morte é instantânea. No caso de pequenos mamíferos e pássaros, o melhor método é inalação de éter. Não sofrem. Adormecem e morrem. No entanto, para quem, como eu, gosta de animais, é bastante doloroso....... para nós.

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu espero não ter que me confrontar com essa possibilidade! Infelizmente tenho a noção que pode tocar a todos nem que seja em relação a um peixe já velhinho...

 

O certo é que eu não me sinto com coragem de acabar com o que quer que seja! Costumo criar uma relação bastante forte com os meus peixes e mesmo quando isso não acontece acredito não ter sangue frio para tal!

 

Se tivesse que optar por um método, acreditem que iria pela Vodka!!! hehehehehe Mas não nas proporções referidas, mas menos um bocado para ele poder apreciar uma boa "cabra" e assim poder seguir o seu caminho em felicidade!

 

Seja ele qual for!

 

banana rock

 

:P

 

:smilecolros:

 

surprised

 

bangcheers:multi:

 

hehehe

Angel's Jungle - meu aquario 80cms escalares

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=439851

Link to comment
Partilhar nas redes sociais