Início Do "atsu I Sangoshou"


Recommended Posts

Olá,

Pois... já cá estam 2 amboinensis em casa e bem grandes por sinal!

 

Abraço,

Diogo

 

Pois... eu sei... eu vi-os no Sábado de manhã quando lá fui buscar rv... ainda os tentei hipnotizar pra ver se eles qnd entrassem aí no teu aquário, saltavam daí pra fora e apanhavam o BUS aqui pra casa... mas parece que ainda vou ter que treinar muito o hipnotismo...

 

Quanto ao layout, sofreu uma pequena mudança... e sim, continua compacto, parece que terei que arranjar uma pedra praí com uns 2 ou 3 Kg, que seja grande o suficiente para colocar sobre a gruta principal... mas por enquanto está bom assim. Mais logo coloco foos do estado actual.

 

Numa das rochas veio uma Ricordea lindíssima... e ainda me foi oferecido uma Acropora (são sei que espécie) para ver se se consegue vingar no Atsu I... segundo o Rui, parece que sim... vamos lá ver... Ainda não vi nenhum pólipo a sair das coralites, mas por outro lado, ainda não perdeu a côr.

 

Alguém me sabe dizer +- quanto tempo demora uma Acropora recém instalada, a espetar os pólipos pra fora? :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 95
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

E tal como vos disse, aqui está a ultima foto... tirada há minutos:

 

atsui_006.jpg

 

E tal como disse, continua muito compacto... tou a tentar seguir uma teoria pessoal, que se se verificar, eu revelar-vos-ei... eh eh eh

 

Agora é deixar pousar a "poeira"... ir arranjando alguns corais... para preparar as coisas prós meus futuros meninos.

 

 

Espera mais uns dias

 

senão e se for bonita, pode me oferecer a mim, que cuido bem dela :?

 

Luís, se entretanto chegarmos à conclusão que não será ainda a melhor altura... eu "empresto-ta" e quando virmos que já posso, trago-a pra cá de novo... ou uns fragzinhos dela... o que achas? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É melhor não lhe emprestares, o aqua dele está amaldiçoado...tudo que entrar lá que não for dele...morre! :D

 

eh eh eh

 

Olha que é assim que começam os boatos... ou tás a ver se te candidatas a receber a acropora aí em tua casa? :D

 

Para mim, desde que ela fique bem, é o que me interessa. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eh eh eh

 

Olha que é assim que começam os boatos... ou tás a ver se te candidatas a receber a acropora aí em tua casa? :(

 

Para mim, desde que ela fique bem, é o que me interessa. ;)

 

o que ele ta a dizer é que tens de me oferecer e não emprestar!!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa

 

oferecer não digo, mas vendo-te por um bom preço biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

 

ai ai ai

 

se eu to oferecer tem que ser com uma condição, visto q mo foi oferecido a mim e poderei chegar à conclusão que não tenho condições para ele. e a condição é que não poderás vender frags a ninguém... só ofertas, combinado?

 

Mas vamos ver como é que as coisas evoluem, pois ontem já tinha 2 ou 3 coralites com uma pontinha dos pólipos de fora. :-D :-D :-D :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para fazer uma pequena actualização a nível de vivos aqui no aquário:

 

Invertebrados:

 

2 Lysmata Seticaudata (ainda falta vir o que está no cubo do meu irmão)

2 Turbo snails sp.

1 Eremita patas vermelhas

qb Eremitas patas verdes

qb Eremitas patas brancas

qb Nassarius

qb LusoTurbos

 

Corais Moles:

 

2 Capnella

2 "mini" Sarcophyton

5 Actinodiscus variados

1 Ricordea

5 Ricordeas (diferentes da anterior)

qb Xénias brancas

qb Palythoas

qb Green Star Polips

qb Zuantus

 

Corais Duros:

 

1 frag Acropora

2 frags Pocilloporas

 

 

Tinha algumas aiptasias, mas desde que introduzi os Seticaudata no Domingo passado, que têem vindo a desaparecer. GO Seticaudata GO! :ph34r::P;)

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, e fotos nada?

 

epá tenho dois desses Seticaudatas e nada, agora comprei o peixe folha e o sacana come flocos... ai ai tou a ver que tenho que ser eu a come-las...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora bem... continuando o "diário de bordo" do Atsu I Sangoshou, começo aqui com uma foto geral do meu pequeno mundo subaquático:

 

atsui_007.jpg

 

Entretanto, como notei que o Actinodiscus vermelho mexeu-se um pouco e deixou um pedaço da sua base noutro ponto, comecei a notar o "nascimento" de um novo Actinodiscus... e resolvi deixar aqui fotos do 1º dia em que se separou, do 3º dia separado da "mãe" e do 5º dia de vida...espero que gostem...

 

atsui_008.jpg

 

E entretanto os meus dois "meninos" mais novos... vamos lá ver qual dos dois vai ser a menina... eh eh eh

Infelizmente um deles vinha com uma mordidela pequena na cauda... e entretanto aumentou... será que é o outro ocellaris que anda a morder? e o que poderei fazer para reverter a situação... alguém tem alguma ideia?

 

atsui_009.jpg

 

 

Novas actualizações quando assim se justificar... eh eh eh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coisa está a ir aos poucos e está a ficar bonita!

Ainda bem que o teu camarão faz o trabalho dele..o meu não! :D

Sobre o palhaço....não conheço nada de tratamentos para isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coisa está a ir aos poucos e está a ficar bonita!

Ainda bem que o teu camarão faz o trabalho dele..o meu não! :D

Sobre o palhaço....não conheço nada de tratamentos para isso!

 

Obrigado Pedro... só espero que assim continue... eh eh eh

Quanto aos seticaudatas... se kiseres, eles estão para alugar... vou começar uma empresa de limpeza de aiptasias... biggrinbowdown

 

Arranja um euphylia para ele se entreter com outra coisa em vez de andar há porrada!!!!

 

eh eh eh

Pypo, quanto a isso já ando a tratar do assunto... brevemente irei adicionar ao sistema, um Sarcophyton com um prato de sensivelmente 20cms de diâmetro... será um "pátio" suficiente para os meninos se distraírem sem andarem às dentadas... a partir desse momento só serão permitidas dentadinhas de amor! ::D:

De qualquer forma, mais tarde quero mesmo adicionar 1 ou 2 Euplhylias, mas de momento vou deixar crescer os corais existentes yikes

 

___ ___ ___

 

Quanto às duas frags de Pocillopora, uma delas noto o seu crescimento, enquanto que a outra anda a perder as zooxantelas (ou lá como se escreve) biggrin.png' alt=':biggn:'> Alguém me pode aconselhar o que fazer para que ela as recupere? :wink:

 

E adiciono mais uma novidade... no meio daquele amontoado todo de pedras por cima da "gruta", mesmo por cima da laje, no fim de semana passado reparei em algo... bem escondidos, e ao mesmo tempo à vontade, descobri que andavam a passear por lá... camarões pequeninos, basicamene de 2 medidas: uns com pouco menos de 1 cm e outros com pouco mais de 3mm. Desconfio que os primeiros sejam dum camarão da nossa costa que desovou por lá, e que cerca de 95% dos recém-nascidos foram sugados para o escumador. Já os segundos, desconfio que poderão ser do Seticaudata que veio ovado para o aquário...

 

Sim, eu não vou esperar que os pequenotes vinguem e cresçam no aquário, pois sei que é praticamente impossível, mas saber que existem os pequenos camarões, só por si já é engraçado. Uma das justificações que tenho para o desenvolvimento e sobrevivência destes pequenos seres prende-se ao facto de ter as pedras muito compactas naquela parte do aquário, impedindo que alguns predadores os comam. Outra justificação está ligada ao facto da tal pedra que serve de laje por cima da gruta estar cheia de buracos na vertical, fazendo lembrar os favos de mel, onde os pequenos camarões se podem esconder em caso de perigo. Vamos lá ver o que o futuro lhes/me reserva...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

continua a evolução e vais com calma, acho bem.

 

quanto aos palhaços, não há muito a fazer. Tambem não é liquido que metendo uma euphilia ou um sarco eles o adoptem como casa. E mesmo que o façam pode demorar algum tempo.

 

Os camaroes são mesmo optimo comida viva para corais e peixes, mais nada. Para os fazer crescer precisavas de muita coisa nada facil de conseguir num aquario la de casa.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E é oficial! As aiptasias desapareceram... AH GANDAS SETICAUDATAS!!!

 

eh eh eh

 

estão aprovados e aconselho... se quiserem, poderei alugá-los a quem precisar... :)

Eu coloquei 2 pequenos da mesma proveniência dos teus e nunca mais os vi :D e as aiptásias continuam felizes da vida nyah

 

E adiciono mais uma novidade... no meio daquele amontoado todo de pedras por cima da "gruta", mesmo por cima da laje, no fim de semana passado reparei em algo... bem escondidos, e ao mesmo tempo à vontade, descobri que andavam a passear por lá... camarões pequeninos, basicamene de 2 medidas: uns com pouco menos de 1 cm e outros com pouco mais de 3mm. Desconfio que os primeiros sejam dum camarão da nossa costa que desovou por lá, e que cerca de 95% dos recém-nascidos foram sugados para o escumador. Já os segundos, desconfio que poderão ser do Seticaudata que veio ovado para o aquário...

 

Sim, eu não vou esperar que os pequenotes vinguem e cresçam no aquário, pois sei que é praticamente impossível, mas saber que existem os pequenos camarões, só por si já é engraçado. Uma das justificações que tenho para o desenvolvimento e sobrevivência destes pequenos seres prende-se ao facto de ter as pedras muito compactas naquela parte do aquário, impedindo que alguns predadores os comam. Outra justificação está ligada ao facto da tal pedra que serve de laje por cima da gruta estar cheia de buracos na vertical, fazendo lembrar os favos de mel, onde os pequenos camarões se podem esconder em caso de perigo. Vamos lá ver o que o futuro lhes/me reserva...

Bom se os teus vingarem lá vais ter que me arranjar alguns visto que os teus estão bem ensinados :?

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E entretanto os meus dois "meninos" mais novos... vamos lá ver qual dos dois vai ser a menina... eh eh eh

Infelizmente um deles vinha com uma mordidela pequena na cauda... e entretanto aumentou... será que é o outro ocellaris que anda a morder? e o que poderei fazer para reverter a situação... alguém tem alguma ideia?

Será que é mesmo o outro que lhe anda a "comer o rabo"( :? )? Neste momento tenho 3, 1 que tinha em casa do Luis e que foi o primeiro a entrar no aquário e que de imediato adoptou a euphilia como casa, os outros dois entraram mais tarde(1 mês) e o gajo não tolera que ninguém se chegue sequer perto da euphilia, já o vi dar uns "chega pra lá" nos outros mas nada que chegue a agressão que fique com marcas. O da euphilia é um solitário e os outros dois andam sempre juntos.

Por acaso já viste alguma agressão entre eles?

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre, como eu disse, eu sei que será muito difícil (se não impossível) os pequenos camarões vingarem no aquário, mas caso isso aconteça, é uma questão de se falar depois... ;)

 

Já vi alguma agressão entre os palhacitos, mas penso que diminuiu, pois a mordidela não teve mais evolução negativa. :D

 

Vamos lá ver como vai ser daqui prá frente ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora bem... novidades... hmmm...

 

Hoje (ou ontem, domingo) lá fui buscar água ao Cabo Raso, e acabei por trazer mais dois habitantes para o Atsu I Sangoshou... um deles é o menino que se segue, um Gobiodon Okinawae quase com 3 cms (chegam a perto dos 4cms) e é um espetáculo de personalidade:

 

atsui_010.jpg

 

O outro inquilino é um Lysmata Amboinensis ainda relativamente "pequeno" e ainda tímido, pois anda sempre lá para o meio das rochas, mas um dia destes lá conseguirei tirar uma foto... não é que não saibam como é um Amboinensis, mas não sabem como é o meu... eh eh eh

 

Quanto aos palhaços, já acabaram as mordidelas, e com isto já reparei nos "tremeliques" do que era a víctima das mordidas, e daí depreendo que esse é o macho e o outro a fêmea... vamos ver o que o futuro nos reserva então...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais