Início Do "atsu I Sangoshou"


Recommended Posts

Pois é, parece que o projecto está na iminência de começar...

Depois de passar (levemente) pelos plantados, e dos conchículas do Tanganyika, o meu irmão lá me "infectou" com os salgados.

 

Já li e pesquisei muito, já chateei o meu irmão até dizer chega, agora é a minha vez de começar...

 

Actualmente o aquário ainda está ocupado por Lamprologus Multifasciatus, dos quais vou manter 1 casal e as crias num aquário menor, vendendo o resto...mas vamos ao que interessa:

 

Material que já disponho/prestes a adquirir:

 

- Aquário: 90x40x40 ( 144 litros brutos ) - sem sump

 

- Iluminação: Lifetech 2x55W (1 de 10000K e outra branca/actínica)

 

- Escumador: penso que seja um Miniflotor com respectiva bomba d'ar, claro

 

- Circulação: 2 Wave Marea 2400l/h cada ( a adquirir para a semana )

 

- Aquecimento: 1 Jagger 300W (se alguém tiver algum de 200W que queira trocar comigo, agradeço :lol: )

 

- (penso que não me esqueci de mais nada)

 

 

Outros:

 

- 5 Kg de rocha morta

 

- 1 eremita patas vermelhas (actualmente está no nano do meu irmão :D )

 

Imagem 3D do aquário vazio :lol:

 

akua3d_001.jpg

 

Imagem do aqua "actualmente" (já foi há algum tempo) :

 

sh2_004.jpg

 

Entretanto a ver se faço um layout meio tosco para mostrar o que quero fazer +/- ...

 

E depois destas coisas boas todas, as partes "más"... as dúvidas:

 

- O que acham das características que apresentei no início?

 

- Onde posso arranjar "egg crate" (é assim q se escreve, não é?) para fazer uma estrutura por baixo das rochas?

 

- Quantos kgs de rocha viva devo de comprar?

 

- 2 cardinais + 1 blue tang ou 2 ocellaris (ou clarkiis) + 1 blue tang -> o que acham?

 

- Têem alguma recomendação / conselho a dar?

 

Abraços e desde já o meu obrigado por perderem tempo a ler este testamento :lol:

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 95
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!

 

Antes de mais, sê bem vindo ao mundo dos salgados! :lol:

Comecemos....

 

Quanto ao setup.....alteraria algumas coisas:

- Iluminação para começar chega perfeitamente, mas depois acho que poderias trocar para T5...não gosto muito de compactas, já tive e não gostei.

- O escumador, com o passar do tempo e com o aqua a acolher novos peixes, vai-se mostrar fraco. Que tal mudar para um de bomba de água em vez de bomba de ar? Este até é um pouco de mais para o teu aqua, mas é o mais fraco da gama e é muito bom: http://horizonteaquatico.vstore.ca/product.../products_id/86

De resto parece-me bem, quanto às tuas questões:

- Onde posso arranjar "egg crate" (é assim q se escreve, não é?) para fazer uma estrutura por baixo das rochas?

Acho que não necessitas disso, vai-te ocupar espaço necessário para a rocha.

 

- Quantos kgs de rocha viva devo de comprar?

Acho que se comprares uns 10Kg de viva, mais os 5 de morta que tens, deve chegar para começares!

 

2 cardinais + 1 blue tang ou 2 ocellaris (ou clarkiis) + 1 blue tang -> o que acham?

Ora.....2 cardinais (Pterapogon kauderni ou Sphaeramia nematoptera, são os mais comuns)....não vejo problema nenhum.

2 ocellaris acho que também é uma boa escolha...deixa os clarkii de lado, são mais agressivos.

Quanto ao hepatus, se o adquirires pequenino ele aguenta-se, mas com o passar do tempo começa a pedir mais espaço...sei disso por experiência própria!

 

Acho que é tudo por agora! Amanda aí mais dúvidas!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, antes de mais nada, obrigado pela resposta.

 

- Em relação aos peixes, além dos 3 que falei, n penso em colocar mais nenhum...n sei se haverá influência suficiente a levar a arranjar um outro escumador...

 

- O egg crate, a meu ver, seria só para fazer uma pequena estrutura para facilitar a existência de "cavernas" por debaixo da rocha...

 

- A minha dúvida quanto ao Hepatus prende-se no facto de, visto que este aquário vai ser um projecto meu e da minha namorada (para ver se a "infecto" com o gosto pelos salgados), esse peixe foi escolhido por ela, mas vou ter que lhe tentar explicar que temos que pensar no bem-estar dos peixes acima de tudo... ela vai compreender concerteza...

 

Quanto ao esquema do aquário, era +/- este layout que eu gostava de realizar, o que acham? (não liguem à base do aquário, ainda não atinei com superficies curvas e oblíquas no SketchUp

 

 

Legenda:

 

Vermelho - Rocha e corais

Verde - Escumador

Laranja - Bombas de circulação

Azul - Termostáto

 

akua_3d_001.jpg

 

akua_3d_002.jpg

 

Até agora a única dúvida que tenho é:

 

Acham que a bomba do lado direito deve ser colocada mais abaixo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Vamos lá então retomar...

- Em relação aos peixes, além dos 3 que falei, n penso em colocar mais nenhum...n sei se haverá influência suficiente a levar a arranjar um outro escumador...

Inicialmente o escumador que tens dá para aguentar com a carga orgânica, mas se não mantiveres tudo a 100% a carga orgânica aumenta e o escumador não consegue aguentar! Se quizeres manter o escumar aconcelho a não colocares mais que os peixes pretendidos inicalmente e a fazer mudas de água todas as semanas! Depois se a coisa não aguentar...vê-se outra solução. Na minha opinião uma das coisas que não devemos poupar dinheiro é o escumador, e um sempre a cima do indicado!

 

- O egg crate, a meu ver, seria só para fazer uma pequena estrutura para facilitar a existência de "cavernas" por debaixo da rocha...

A meu ver, isso é bom para aquas grandes, onde é dificil fazer um layout que aguente com a circulação forte sem desmoronar, por isso continuo com a opinião que não vale a pena aplicares isso! Consegues fazer um layout com cavernas! Muitos dos aquas que conheço, desde reef a nanoreef, não têm disso e conseguem ter a coisa com cavernas!

 

- A minha dúvida quanto ao Hepatus prende-se no facto de, visto que este aquário vai ser um projecto meu e da minha namorada (para ver se a "infecto" com o gosto pelos salgados), esse peixe foi escolhido por ela, mas vou ter que lhe tentar explicar que temos que pensar no bem-estar dos peixes acima de tudo... ela vai compreender concerteza...

Eu já tive um hepatus e um flavescens que entraram muito pequenos no meu antigo aqua, mas depois cresceram e a necessidade de montar um aqua maior foi maior! Por isso digo que deves evitar!

 

Em relação ao esquema que apresentas...parece que a coisa vai ficar tipo paredão! Se conseguires arrnjar umas lajes pequenas (uma ou outra) e uns calhaus não muito grandes, podias fazer a coisa melhor sem o aspecto de paredão.

 

Em relação às bombas, vão ser elas que vão fazer a ondelação à superficie para que exista uma troca gasosa eficiente da água, por isso devem ficar mais acima para provocar essa ondelação. A do lado esquedo é que eu virava mais de forma ao fluxo de água ir mais para o centro do aqua, mas isso há sempre alterações quando tiveres o aqua montado.

 

Abraços,

Pedro.

 

EDIT: tomei a liberdade de alterar de sub-forum, o teu aqua já não se encaixa nos nanos....vou colocar no _EQUIPAMENTOS, TÉCNICAS E MONTAGENS.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Pois é... passado dois meses é q tou a começar com as mudanças dos multies para o aquário na garagem e a preparar o "Atsu I Sangoshou" (Recife de coral quente em japonês (talvez a ordem gramatical não estará correcta, mas o que importa é a intenção... eh eh eh))

 

Agora vamos lá ver como é que vai correr... infelizmente, após o investimento inicial no equipamento, n sobrou nada para a rocha viva... portanto vou tentar maturar a rocha morta que já possuo, assim como o areão, e mais tarde vou arranjar rocha viva para adicionar ao aquário... o que acham? :blush:

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... passado dois meses é q tou a começar com as mudanças dos multies para o aquário na garagem e a preparar o "Atsu I Sangoshou" (Recife de coral quente em japonês (talvez a ordem gramatical não estará correcta, mas o que importa é a intenção... eh eh eh))

 

Agora vamos lá ver como é que vai correr... infelizmente, após o investimento inicial no equipamento, n sobrou nada para a rocha viva... portanto vou tentar maturar a rocha morta que já possuo, assim como o areão, e mais tarde vou arranjar rocha viva para adicionar ao aquário... o que acham? :blush:

Acho uma má escolha! A filtragem da água é feita pela rocha viva, e sem ela a filtragem é deficiente ou nula! Para fazeres a coisa como deve ser, junta mais uns trocos e compra a rocha, nem que seja uns 5Kg, que depois ajudam a colonizar a morta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá zaad,

 

Bem-vindo aos salgadinhos :blush:

 

Olha, o ideal era teres essa rocha morta num aquário já maturado, de forma a ficar colonizada mais depressa.

 

Tenho alguma rocha na minha sump, e tenho todo o gosto em te disponibilizar alguma. Além disso, tenho uma rocha que meti em cima de umas algas para lhes lixar a vida :P que também te posso arranjar, sem problemas.

 

Se quiseres trazer a tua rocha para deixar na minha sump durante uns tempos, estás à vontade.

 

Quanto à iluminação, eu se fosse a ti mudava isso... é que eu também já tive compactas e os resultados não são nada de especial, bem pelo contrário...

 

Ficam as dicas e as ofertas ::D:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

realmente so rocha morta vai demorar bastante a maturar. Podes aceitar as ofertas dos 2 membros anteriores que vai fazer diferença.

 

que substrato pretendes usar? Eu, o Pedro e o João Branquinho usamos todos areão de coral fino. Se tambem optares por esse substrato podes tb levar uma mão cheia para dar um "quick start" á colonização do mesmo.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado pela atenção, disponibilidade e conselhos.

 

E antes de responder a cada um de vocês, vou explicar onde está a rocha morta neste momento: num akuário de 60 com água natural da Ericeira, com alguns nassários, turbos e uns quantos camarões da nossa costa... com uma das Marea e outra bomba a fazerem a circulação. A rocha já lá está há umas 2 ou 3 semanas, e já começou a aparecer aquela alga castanha... não sei que tipo de sinal será... o meu irmão disse que era bom sinal... 8)

 

Pedro Conceição, em relação à questão da rocha viva, tenho noção que é a própria rv que faz a filtragem, infelizmente, por enquanto ainda n vai dar... e acredita que os próximos trocos vão ser para isso mesmo ;)

 

João Branquinho e Luís Rodrigues, não querendo abusar, vou aceitar a vossa oferta e disponibilidade para a situação da rocha e do areão... será apenas uma questão de se combinar. O areão que arranjei é o de coral fino também... tenho cerca de 16 Kg +/-

 

Se não se importarem, irei enviar-vos uma PM com o meu contacto do messenger para podermos combinar então e já agora para vos poder "chatear" no caso de aparecer alguma questão de repente, ok?

 

Em relação à iluminação vou começar com as PC até porque era uma calha que eu já cá tinha, mas mais tarde vou ver se mudo para T5, o que acham?

 

 

e já agora o estado de situação actual:

 

os multies já estão na "vivenda" nova, na garagem. o futuro Atsu i Sangoshou já está vazio, já fiz o compartimento onde terá o escumador, o termostato e uma bomba mais fraca para "arejar" a parte de trás das rochas... amanhã (ou será hoje) irei colocar o areão e fazer um estudo da disposição das rochas...

 

 

Abraço e Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e o Atsu i já está montado (este fim de semana foi trabalhoso... desmontar um plantado na 6ª feira, desmontar os conchículas aqui do quarto e montar no ex plantado, e montar as coisas do salgado)...

 

Ao início parecia que o escumador não queria trabalhar, mas entretanto, com a ajuda do João Branquinho, lá começou a espumar-se todo.... cá para mim o miniflotor tem medo de ti... eh eh eh

 

Tive azar com uma das Marea, parece que fez greve... mas em principio será trocada.

 

Ainda não fiz teste nenhum (em principio lá para o final do dia), mas uma coisa que achei estranho foi o seguinte: ontem após a colocação da água (natural) no aquário, a densidade era de 1,026... hoje de manhã o ponteiro mostrava a densidade de 1,016 e actualmente anda a oscilar entre 1,014 e 1,022

 

Já me disseram para não ligar muito aos valores agora de início para não me assustar... o que vocês acham?

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto, desses mesmo :blush:

 

Ora bem... vamos lá começar com as perguntas chatas...

 

Deram-me algumas macroalgas, e visto ter o compartimento onde está o escumador e o termostato, e visto que o aquário foi montado no domingo, quando é que as posso colocar lá?

 

 

E tenho aqui os resultados dos primeiros testes que fiz (espero n me ter enganado a realizar nenhum) à água inicial:

 

Ph - 8

 

KH - 150 mg/L

 

NO3 - 10 mg/L

 

PO4 - 0,5 mg/L

 

CA2+ - 420 mg/L

 

o q acham? :)

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

as macro algas podes por quando quiseres

 

quanto aos teste.....epa, não te chateies com isso. Deixa o bicho acalmar. Limita-te a fazer as tpa´´s de 10% todas as semaninhas e a meter sempre kalk na agua de reposição. Depois disso, podes fazer uns testes lá para o natal!!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís, quanto às macro algas já lá estão :lol:

 

Em relação aos testes, segui uma regra para a modificação de tudo o que queremos, que é ter a referência do ponto de partida... mais tarde quando for necessário fazer testes, tenho já informações para comparação...

 

Mais logo vou colocar uma foto da ideia base do layout e de uma rochinha com 3 manchas rosa que n me parece coralina, para vocês darem o vosso parecer... bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente a rocha viva e cheia de coralina para te dar ficou no aquário, pois já tinha uma certa alga vermelha.... conheces Luís? :lol:

 

Espero que a rocha que eu tinha na sump dê uma ajuda a fazer um arranque mais rápido do aquário bigsmile

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eh eh eh

 

Já vi daqueles bichinhos (não sei o nome) a passearem pela rocha da tua sump... quer dizer que já tenho trabalhadores desse departamento.

 

agora a ver se chateio o Luís um "pouquinho" pra me arranjar a tal "mão cheia" de areia viva... :wacko:

 

E já sabes João, quando os meus green star polips estiverem grandes, tens uma "carpete" verde aqui à tua espera :wink:

 

(vou agora tratar da edição da foto)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tal como falei, aqui está a primeira foto do Atsu i Sangoshou... não se esqueçam que é apenas para mostrar a base do meu layout, não tem corais nenhuns, e infelizmente também não tem rocha viva (mas com o tempo chego lá):

 

atsui_001.jpg

 

E já agora aproveito para vos colocar uma questão: uma das rochas (volto a lembrar que é tudo rocha morta) tem 3 manchinhas rosadas, como ilustra a proxima foto... o que será? (espero que dê para notar)

 

atsui_002.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto hoje, durante a 1ª TPA, pus-me a "brincar" com a parte direita do layout... e saiu +/- isto:

 

atsui_003.jpg

 

o q acham?

 

fiz uma "gruta um pouco maior... e para isso aproveitei uma rocha meio plana, que poderá servir no futuro para colocar uns corais...por cima, claro!!! eh eh eh

 

Luís, espero que aches que dei uma melhorada no layout com esta mudança, assim como o resto do pessoal...

 

quanto à rocha... penso que sim, que já foi utilizada noutro aquário... será coralina seca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de "fazer" o sistema de reposição de água com Kalk... está neste momento a deitar cerca de 2 a 3 gotas por minuto... serão muitas ou poucas gotas? :?

Boas!

 

A questão não se será muito ou pouco, a questão é a quantidade de osmose é que introduzes por dia! Tem de ser a mesma que evapora, agora se as gotas não poucas ou muitas, não é importante! Eu cheguei a ter 1 por segundo, mas colocava só a quantidade de água que evaporava! Quando acabava, acabava, no dia seguinte colocava mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A questão não se será muito ou pouco, a questão é a quantidade de osmose é que introduzes por dia! Tem de ser a mesma que evapora, agora se as gotas não poucas ou muitas, não é importante! Eu cheguei a ter 1 por segundo, mas colocava só a quantidade de água que evaporava! Quando acabava, acabava, no dia seguinte colocava mais!

 

Ou seja, segundo os meus cálculos, evapora por semana cerca de 10 litros, logo são 2 garrafões de 5 litros por semana... portanto é fazer as contas, certo? (pareço um ministro qualquer, não pareço? só falta o ordenado de ministro... eh eh eh )

 

by the way... Pedro, obrigado por me mostrarem o caminho prós eremitas :?

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais