Decepção Com Discus


koyodu

Recommended Posts

Boas, apesar de ter iniciado a aquariofilia só com interesse direccionado unica e exclusivamente para os discus, devo dizer que estou realmente decepcionado e talvez frustrado, li bastantes coisas sobre os mesmos antes mesmo de ter adquirido um aquario, caracteristicas, necessidades, comportamentos... Sempre vi e li que os discus são peixe de cardume, sei que os mesmos disputam entre si num aquario para ver quem é o "chefão" no aqua, mas após alguns meses a manter estes peixes e a observá-los, a conclusão que eu tiro é que os discus não sao peixe de cardume, na hora de se alimentarem são de tal forma agressivos que preferem agredir-se uns aos outros em vez de comer a comida que acaba por cair toda no areão, na colocação de discus novos, os mesmos adoecem até acabarem por morrer isto porque os discus já ambientados não os deixam sair dos cantos para vir comer de maneira que os mesmos acabam por definhar, após algumas semanas, se retirar qualquer disco para um aquario isolado (sem nínguém) ele começa a comer e anda feliz da vida.

 

 

Sinceramente já não sei bem o que fazer, estou um pouco cansado por ter tanto insucesso com este peixe.

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Regra básica nos discus: Paciência.

Depois, os discus são animais de muito dificil manutenção. É claro que por algum lado temos de começar, e alguma vez teremos de ter o primeiro, ou primeiros discus. Agora o que convém, e além de se estudar muito (o que é de muito valor, obviamente), é ter-se alguma prática no mauseio de um sistema (aquário), especialmente no que considero o mais critico: o saber controlar a agua. E esta experiencia não deve ser feita com discus, primeiro, e numa vertente mais 'ambientalista', porque sendo animais de manutenção dificil eles vão-se ressentir, e segundo, porque se alguma coisa acontecer, os gajos custam muitos euros.

 

Agora, e já com o pressuposto de que o aquarista já tem alguma experiência em controlar o seu aquário, tudo se resume à regra que disse em cima: paciência. Com estes animais, desde a formação de casais, a reprodução, o crescimento dos juvenis e a manutenção de adultos, tudo requer paciência. Aquilo que tu estás a passar, quase todos nós passamos, mais ou menos. Calcula bem a quantidade de animais que colocas no aqua e dá-lhes boas condições, que eles acabam por definir hierarquias e as 'agressões' vão-se minimizar.

Cumps e desejos que isso corra melhor

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Bom, o Fausto já disse tudo. E tudo se resume a uma só palavra. Paciência

Paciencia para a manutenção. Às vezes é necessária mais do que o que seria racionalmente espectável. Falo das TPAs...

Paciencia para lhes conhecer a manhas e habitos. O discu é um peixe 'manhoso' às vezes não come só porque tem preguiça...

Paciencia para reconhecer que cada discu é UM discu. Sempre diferente dos demais, quer em forma, tamanho e principalmente 'personalidade'...

Paciencia para ELES te perceberem. Este é provavelmente o segredo de muitos dos criadores de sucesso...

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Bom, o Fausto já disse tudo. E tudo se resume a uma só palavra. Paciência

Paciencia para a manutenção. Às vezes é necessária mais do que o que seria racionalmente espectável. Falo das TPAs...

Paciencia para lhes conhecer a manhas e habitos. O discu é um peixe 'manhoso' às vezes não come só porque tem preguiça...

Paciencia para reconhecer que cada discu é UM discu. Sempre diferente dos demais, quer em forma, tamanho e principalmente 'personalidade'...

Paciencia para ELES te perceberem. Este é provavelmente o segredo de muitos dos criadores de sucesso...

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

100% verdade!

Se há espécie que demonstra grandes diferenças de comportamento entre individuos da mesma espécie são os discus.

Não há, de facto dois iguais. E os temperamentos são de facto a maior diferença entre eles!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a serem peixes de cardume, e espero não estar a dizer nenhuma baboseira ..... os peixes normalmente adoptam a condição de cardume e vivem em cardume quando tem predadores naturais, ou outro tipo de ameaça, este é o comportamento de cardume. se por exemplo olhares para peixes pequenos de cardume, tipo neons ou outros, por serem pequenos e se habitarem com peixes maiores tem tendencia a estar e viver em cardume, definindo na mesma a sua posição hierarquica dentro do grupo, no caso dos discus e por serem maiores e não se sentirem ameaçados, não tem necessidade de se juntar abrindo as portas a comportamentos de "defesa" e competição entre eles, dai a agressividade na hora da paparoca.

 

eu por exemplo tenho 8 serpaes, 4 neons negros, 4 tetras colombianos, 2 escalares e 1 ram (eram mais mas já foram) para alem de 2 neons que tb eram cardume de 10 e foram perecendo ao longo dos tempos.

 

não havendo ameaças entre eles andam dispersos pelo aqua em brincadeiras entre eles, nos seus jogos hierarquicos e afins, na hora da paparoca é o salve-se quem puder, mas se fizer alguma intervenção no aqua que eles se assustem, os tetras todos e independentemente da especie tem tendencia a agrupar-se num só cardume, os escalares juntam-se os dois, e até os rams, quando tinha 3 machos se juntavam sem conflitos.

 

assim que assumiam que o perigo passou, os ram's começavam logo nas brigas territoriais e cada um ia para o seu canto, os escalares começam a brigar entre eles (casal) e se a intervenção for demorada e houver mudança de layout (por pouca que seja - e isto já foi testado 3 vezes pelo menos) é postura certa e os tetras voltam à sua vida habitual de percorrem o aqua todo nas brincadeira.

 

não digo que isto seja o comportamento dos discus, mas é o comportamento dos peixes de cardume nos quais os discus se inserem.

 

experimenta quando inserires discus novos, alterares alguma coisa no aqua, uma pedra, um tronco, umas plantas, etc. alterar o seu habitat pode despoletar a necessidade de cardume e fazer com que os mais velhos aceitem e convivam com os recentes de modo a que estes se ambientem.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é que vai.

 

Posso-me considerar um sortudo com os discus, porque os estudos e pesquisas comigo só vieram depois de os ter.

 

E o único que morreu foi porque tinha de ser, pois todos os outros estavam na boa, discuti isso na altura aqui e disseram-me que era inevitavel, não havia sintomas, não havia tempo para nada porque era tudo subito.

Só aqui já tive imensa sorte.

Quando leio que é necessário muitas tpas, a minha opinião não é bem essa, pois ao inicio não fazia assim tantas e eles não deram stress.

 

Em relação a temperamento é como aqui foi dito, cada um (discu) é como cada qual.

 

Os meus se não for eu o a minha Daniela a dar comer, eles não comem. (por exemplo)

 

Concelhos (da minha pobre opinião)

 

Em relação á alimentação, e para evitar porrada, alimentas em várias partes do aquário ao mesmo tempo, isto para evitar pancadaria, é assim que faço.

 

Intrudoção de novos especimes, só com tamanho muito idêntico, caso contrário, vai ser saco de boxe.

 

E de resto estou de acordo com tudo o que foi dito até aqui, excepto no que disse o Fausto.

O valor €€€€ dos discus.

É algo que não faço distinção dentro dos meus aquários, são peixes como nos somos pessoas.

Não é por eu ser um Gajo normal como grande maioria da Sociedade e um outro individuo ser doutorado em X e ... que vale mais que eu ou qualquer outro.

 

Fausto não leves a mal, mas é a minha opinião e tenho lido algumas coisas que divergem desta minha óptica.

 

Abraços e não desistas.

 

Cumprimentos a todos

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda tens sorte não ter a mulher a dizer que tos mata com lixivia lolololol

aí é que ficavas decepcionado á brava, geralmente as gajas nao gostam dos mimos que damos aos gajos (discus) , pensam que as estamos a passar para traz lololololol

 

Força aí, não desistas, ás vezes tb me apetece cag.... r nos gajos, mas não consigo, é muita dedicaçao investida , e muito afecto que se adquire por eles.........

 

São como crianças , se não mudas as fraldas aos gajos , fazem birra

 

Vá eles querem é muita águinha e paciencia.

 

ès enfermeiro , logo paciencia não te falta....

( já agora és do CHLO)( se sim qual o hospital)

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A melhor maneira de começar com discus é aquario sem nada so filtro e agua, é muito mais facil de manter limpo mesmo com lutas entre os discus a comida está sempre visivel no chão e todos acabam por comer, depois os discus não tem nada para se esconder por isso perdem o medo mais depressa, é so mudar um pouco de agua todos os dias e manter o chão sempre limpo, vais ver que até nem é dificil manter os peixes.

 

Abraço

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda tens sorte não ter a mulher a dizer que tos mata com lixivia lolololol

aí é que ficavas decepcionado á brava, geralmente as gajas nao gostam dos mimos que damos aos gajos (discus) , pensam que as estamos a passar para traz lololololol

 

Eu só vou tirar um casal da Sala e a Daniela queria que eu deixasse o cubo na sala para ela os ver.

Falam falam, mas quando vam para longe da vista é grupo.

 

LOL

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E de resto estou de acordo com tudo o que foi dito até aqui, excepto no que disse o Fausto.

O valor €€€€ dos discus.

É algo que não faço distinção dentro dos meus aquários, são peixes como nos somos pessoas.

Não é por eu ser um Gajo normal como grande maioria da Sociedade e um outro individuo ser doutorado em X e ... que vale mais que eu ou qualquer outro.

 

Fausto não leves a mal, mas é a minha opinião e tenho lido algumas coisas que divergem desta minha óptica.

 

Ilidio, não levo, nem tenho que levar a mal.

Mas acho que estás a exagerar ao comparares aquilo que eu disse, com essa história do doutor e do gajo normal.

É claro que peixe é peixe, e tambem para mim, dentro do aquário, tenho a mesma estima por todos. E olha que são cerca de 300, que vão desde os 0.27 euros cada, até aos 300 euros o casal, os que tenho cá em casa!.

O que eu quis dizer é que, para um iniciado, e porque tem que se começar por algum peixe, os mais caros não seriam a melhor opção, pois haveria mais hipoteses de algo correr mal.

De resto, também não sou hipocrita ao ponto de ser fundamentalista com os peixes do aquario, e depois comer sardinhas assadas às centenas, durante um verão, ou quilos e quilos de bacalhau durante todo o ano, só para dar dois exemplos da minha dieta alimentar...

Se o tenho, trato-o o melhor possível, e quem conhece os meus aquas sabe que tento dar boas condições aos gajos, mas se tiver de morrer, corto a cabeça e acabou-se.

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela força, eu sei que realmente foi uma má escolha ter começado com discus, no entanto se deixo de ter discus tb deixo de vez a aquariofilia porque sinceramente mais nenhum peixe me desperta curiosidade e vontade de manter. Talvez o problema nem seja dos bixarocos, talvez seja meu, mas realmente já nao sei o q bem o q fazer... paciência.

 

Logo se vê

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Concordo com o fausto, para mim existe uma diferença notória entre os discus e muitos outros peixes. Não estamos a falar de valores mas sim das características dos mesmos, os discus têm características muito próprias, conhecem quem lhes dá de comida, muitos vêm comer à mão, etc. Eu pessoalmente posso dizer que me chego a afeiçoar-me mais pelos discus que por outro peixe qualquer, se morrer um neon é me quase indiferente, o mesmo não posso dizer de um discu. Se estiver única e exclusivamente preocupado com a vida de um ser vivo, então não como carapaus nem bifes de lombo!

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite...."discotecos".

......considero-os trabalhosos.

Quando facilitamos normalmente perdemos.

Boa àgua, muita àgua, boa alimentação e SORTE.

E são peixes que dão "pica".

É como um puzzle há-os com 10 peças e com 10.000....eu gosto destes ultimos. ;)

Voilà.

JPM

 

Ps-> e quando pensamos que já sabemos um bocadinho eles provam-nos que não. :D

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Felismente ninguem aqui sabe onde vivo, ou qual o carro que tenho pois o que vou dizer neste forum é no minimo arriscado:

 

Sempre achei o disco um peixe amaricado e no minimo desintereçante (pronto já disse).

O unico interesse dos discos é a dificuldade de mante-los e cria-los. Tipo "sim eu sou um aquriofilista a serio porque tenho DISCOS essa solha colorida que morre á minima corrente de ar"

 

 

P.S. Pessoal estou no gozo que ninguem leve a mal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, eu ando nisto faz pouco tempo e aventurei-me, como tu, pelo lado mais difícil.

A prudência aconselharia outro caminho.

Como tu, senti-me algumas vezes desalentado com os "cabrõezitos" dos peixes.

São uns verdadeiros mafarricos.

Se não é um, é outro.

Se não é por isto, é por aquilo.

Há alturas em que um tipo se sente um bocado perdido.

Por vezes, até arrependido.

Hoje, tive 5 minutos com eles que valeram os 5 meses de trabalho árduo que lhes dediquei.

Comeram-me pela primeira vez da mão.

Foi emocionante.

Pagou as tristezas, as decepções, as amarguras, as preocupações, as despesas.

Pagou tudo.

Não desistas.

Estes momentos valem a pena.

É o que te posso dizer.

Abraço.

PBL

 

(aliás, hoje foi dia de festa por outra razão: o palermóide que andava abatido, com mau cenho, está a defecar a ténia que o andava a matar. Bendito Tremazol)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aquariofilia é uma ciência...

 

Ainda hoje um colega disse-me:

 

- Tenho um aquário sempre que meto peixes eles morrem logo.

eu disse,

- Muda um bocadinho de água todos os dias.

Ele olhou para mim com cara de mosca morta e perguntou,

- Água?

 

Juro :lol::lol::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, a maioria das pessoas que têm um aquário, metem para lá os peixes, desde que sejam bonitos e depois quando se lembram dão de comida e uma vez por mês ou no Inverno que evapora menos água de dois em dois meses quando assim é, metem mais água para acabar de encher o aquário e prontos. Paciencia e dedicação acho que são as duas palavras certas. Força nisso rapaz vais ver que consegues superar, logo logo vais ver bons resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, eu ando nisto faz pouco tempo e aventurei-me, como tu, pelo lado mais difícil.

A prudência aconselharia outro caminho.

Como tu, senti-me algumas vezes desalentado com os "cabrõezitos" dos peixes.

São uns verdadeiros mafarricos.

Se não é um, é outro.

Se não é por isto, é por aquilo.

Há alturas em que um tipo se sente um bocado perdido.

Por vezes, até arrependido.

Hoje, tive 5 minutos com eles que valeram os 5 meses de trabalho árduo que lhes dediquei.

Comeram-me pela primeira vez da mão.

Foi emocionante.

Pagou as tristezas, as decepções, as amarguras, as preocupações, as despesas.

Pagou tudo.

Não desistas.

Estes momentos valem a pena.

É o que te posso dizer.

Abraço.

PBL

 

(aliás, hoje foi dia de festa por outra razão: o palermóide que andava abatido, com mau cenho, está a defecar a ténia que o andava a matar. Bendito Tremazol)

 

 

Espero que esteja isolado , se alguma parte é injerida novamente por ele , ou se outro peixe a come e esse pedaço sobrevive .... tens problema grave ... se tudo está bem ... fixe :) fico contente ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos neste post e especialmente ao nosso amigo desiludido , não esmoreças , eles dão luta , qual a mulher com personalidade que não dá "luta" , hehehe , por isso , a opinião é só isso , não desistas ...

 

Eu contra todas as expectativas e contra todos os sugeridos , conselhos , etc .... os meus Discus estão ***** , apesar de todos esses problemas que referes , eu também vou tendo a minha parte , algumas guerras de comida , mas é um simples chega para lá que de parvos têm tudo porque deixa cair a comida só para dizer quem come 1º , perseguições nem por isso , mas é normal , e no meu estão mais especies , incluindo 1 escalar maior que eles "gold" e entendem-se bem , os ramirezi disputam espaço com os apistos , os neons andam felizes da vida e ninguém os incomoda , (habituação claro) , os arlequins também ( mais umas vez acho que os meus peixes ao terem um tratamento sem previlégios se entendem bem) , eu trato literalmente os meus peixes de igual para igual , apesar de os meus escalares serem os meus preferidos , também tenho os meus preferidos nos Discus , um deles que baptizei de "Chico" , não era meu , mas come da minha mão , como mais velho , manda , mas nada de alarmante , os outros até já o imitam a vir ter comigo na comida , e ele quando lhe dou comida ignora os outros , por isso espalho comida e dou a esse um pouquinho á mão para o "mimar" , até porque anda meio doentinho :) . De resto os meus peixes sofrem literalmente o tratamento por igual , o melhor que sei e posso , e claro se disser que tenho 500 peixes desde Outubro passado ... heheh .Cerca de 450 são Brachyodanio Rerio (zebras) , as quais começaram a reproduzir , pior que coelhos , outro grupo que eu adoro num aquário , além de entrarem em frenezim de desovas no comunitário , (o resto da "banda" agradece o petisco) , são super ativas , e as minhas estão lindas , parecem borboletas com as barbatanas longas (Zebras long fins) ... daqui a 1 , 2 mêses quando estiverem grandes vendo uns grupinhos destas "manadas" de Zebras de aquário ;) a quem quiser :) .....

 

Os peixes que possuo agora , alguns com os Discus , outros não até porque ando a terminar o meu aqua de 120 cm e eles andam meio muda daqui para ali , e não tenho crises de mudanças , aliás a água dos meus aquarios é similar , excepto os que estão em desova(casal de escalares Véu , Marmore preto Gold).

E uso acllimol da Jbl e atvitol nestas mudanças e etc´s resulta ***** , sem crises e stress ou adaptações , é uma horita e já andam a investigar o que é o meu espaço e o "teu" espaço , falando dos Discus , e já "rodaram" 3 aquários .... sem stresses , por isso eu ás vezes estranho um pouco certos problemas , ah , é claro , eu mudo muito a água , nem que seja 10% , eu mudo .... de todos nem sempre , isto seguindo uma lógica , com muita lógica , do "Mestre" João Machado , sim ele sabe e a experiência tem que se lhe diga , muita água , muita água , põe-te no lugar dos peixes, se tivesses o ar muito poluido (o que já acontece) e cresceres nesse ambiente és mais susceptivel a doenças etc, e alem disso atrofias o teu próprio crescimento , bem o mesmo acontece com os peixes , água poluida , peixes fraquitos , crescem pouco , etc,etc .. se bem que não se pode comparar , fica como referência , ÀGUA , MUITA ÀGUA e dedicação e paciência para os mais "casmurritos" mas nada de pânicos , tudo se resolve , só a morte ainda não tem solução ;) . Isto aplica-se a todos os seres vivos.

 

A minha lista de amigos que possuo .... entre aspas os nomes , alcunhas que já lhes dei a alguns :)

 

 

Gouramis azuis -2

Gouramis Pérola - 2

Escalares - 15

Discus - 4 -red malboro

Discus - Royal Blue "Chico"

Néons - 9

Arlequins - 7

Corydoras (vários) - 6

Kullies - 2

Betta - 1 "Oscar"

ottos - 2

Pleco - 1 "chupa-chupa"

Ramirezi´s- 2 "moicanos"

Apistograma cacatuoide - 3

Botias - 4 "irmãos metralha)

Zebras - (aprox.) 450

 

Um abraço,

 

José Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais