Ajuda Urgente


mulato

Recommended Posts

Boas pessoal. estive a olhar para os meus peixes e 3 deles 2 platys e 1 guppi tinham pequenos pontinhos brancos espalhados pelo corpo.

pelo que ja li aquilo sao fungos.

Adicionei entao algumas gotas de MYCOPUR da SERA, contra fungos e parasitas da pele.

Depois de adicionar a agua ficou bastante verde. Assustei-me e fiz imediatamente um TAP de +-30%

Ajudem-me. a agua continua verde, e nao sei o que fazer. Será que é prejudicial aos peixes e plantas?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá os medicamentos muitas vezes deixam cor na água, isto deve vir explicado nas instruções.

 

Outra coisa estes pontos parecem-me Ìctio (Doença dos pontos brancos):

 

"Sintomas: È uma das doenças mais comuns em aquários, caracteriza-se por pequenos pontos brancos, o peixe fica todo salpicado de branco, o peixe permanece com as nadadeiras fechadas e fica parado no fundo do aquário, cada ponto é um parasita que se alimenta do sangue do peixe, até leva-lo a morte, se os parasitas atacarem suas guelrras, o peixe morre por asfixia.

Causa: È causada pelo parasita Ichthyophthirius multifilis, ocorre pricipalmente no inverno devido a queda bruscas de temperatura, o parasita em estágio evoluido se salta da pele do peixe e vai se reproduzir no fundo do aquário, saltando milhares de esporos que vão infestar os outros peixes.

Tratamento: A primeira atitude é separar o peixe no aquário hospital, , aumentar a temperatura para 30°C pois acima de 28°C o parasita morre quando abandona a pele do peixe e portanto não consegue se reproduzir, também pode usar sulfato de cobre, 1ml para cada litro de água, até a cura, mas fazendo-se trocas parciais de 3/4 da água diariamente, mas tome cuidado pois o sulfato de cobre é fatal para o labeo bicolor." Guia da doenças do forum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta pires.

nao tenho outro aquario para fazer de hospital

a soluçao é meter a 30graus? e os outros peixes?aguentao-se?

estao mesmo com esse sintoma, barbatanas fechadas, e sempre no fundo.

Acho que os meus neos vao morrer todos.

em relaçao ao anti fungos ele contem sulfato de cobre. mas nao fala nada da agua ficar verde.diz para meter 20 gotas por cada 20litros. O meu aqua tem +-60L e eu nem 25gotas meti.

Editado por mulato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mulato, se não segues as indicações do remédio, não vale a pena! É como teres dor de cabeça e tomares 1/10 de aspirina, ou parares com o antibiótico ao fim de 2 dias - não serve de nada! Segue as instruções à risca.

 

Para além disso, ao fazeres TPA de 30% depois de meteres o remédio, estás a retirar 30% do que meteste...

 

A água fica verde com a maioria dos remédios, é normal.

 

Faz TPAs antes de meter os remédios, não depois!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mulato, se não segues as indicações do remédio, não vale a pena! É como teres dor de cabeça e tomares 1/10 de aspirina, ou parares com o antibiótico ao fim de 2 dias - não serve de nada! Segue as instruções à risca.

 

Para além disso, ao fazeres TPA de 30% depois de meteres o remédio, estás a retirar 30% do que meteste...

 

A água fica verde com a maioria dos remédios, é normal.

 

Faz TPAs antes de meter os remédios, não depois!

 

Apenas assustei-me, vi a agua toda verde. É a primeira vez que isto me acontece.

Agora de manha a cor da agua voltou ao normal.Mas os platys continuam com os pontos brancos.

Ja tenho a temperatura a 30graus.

Apenas tive 1baixa, 1neos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sera costapur será do melhor, mas podes optar por Avipar anti-ictio foi o que utilizei na ultima

vez que tive esse problema, e como não tinha aqua hospital fiz o tratamento de choque, que consiste em retirares 1 litro de água do aqua para um recipiente adicionares uma tampa de

Avipar anti-ictio e meteres lá os peixes infectados por 20 min. (ñ te assustes a água vai ficar azul)no final tornas a colocar os peixes no aqua, é muito simples se optares por comprar este medicamento segue as instruções á risca, aconteceu comigo e só tive uma baixa, os outros estão felizes e contentes até hoje banana rock

 

Fica bem :oops:

 

PS:as outras instruções que te estão a dar também estão correctas ;)

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sera costapur será do melhor, mas podes optar por Avipar anti-ictio foi o que utilizei na ultima

vez que tive esse problema, e como não tinha aqua hospital fiz o tratamento de choque, que consiste em retirares 1 litro de água do aqua para um recipiente adicionares uma tampa de

Avipar anti-ictio e meteres lá os peixes infectados por 20 min. (ñ te assustes a água vai ficar azul)no final tornas a colocar os peixes no aqua, é muito simples se optares por comprar este medicamento segue as instruções á risca, aconteceu comigo e só tive uma baixa, os outros estão felizes e contentes até hoje banana rock

 

Fica bem :oops:

 

PS:as outras instruções que te estão a dar também estão correctas ;)

 

Obrigada pela resposta racer.

Se calhar faço isso. coloco num recepiente em vidro com 1litro de agua do aqua e meto as gotas correspondentes a 1litro certo?

o sera mycopur, diz que sao 20 gotas por cada 20litros.

se meter apenas 1litro no recipiente a parte, meto 1gota??sera que chega?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta racer.

Se calhar faço isso. coloco num recepiente em vidro com 1litro de agua do aqua e meto as gotas correspondentes a 1litro certo?

o sera mycopur, diz que sao 20 gotas por cada 20litros.

se meter apenas 1litro no recipiente a parte, meto 1gota??sera que chega?

cumps

 

 

Não deve chegar porque o que te expliquei é um tratamento de choque pois o Avipar anti-ictio também tem o tratamento normal (1 tampa de liquido por cada 15 litros, além de que aconselha a aumentar a temperatura e a aerificação do aqua), ou seja não te podes guiar pela aplicação normal entendes?? O tratamento de choque é para tentares resolver de uma vez por todas e podes ter que repetir por 3 vezes em dias alternados ou seja (1 litro de agua do aqua com uma tampa de remédio deixas 20 min. de seguida tornas a meter os peixes no aqua no dia a seguir não fazes nada, no outro tornas a repetir, no seguinte nada, e por último e pela última vez tornas a repetir o tratamento) comigo resultou muito bem, apesar de normalmente só utilizar SERA, foi uma emergência e comprei o AVIPAR e fiquei muito satisfeito, se morares perto de um supermercado compra pois é mt bom e nem é caro. Desculpa o testamento mas é complicado explicar tudo sem escrever muito bigsmile espero que não te tenha baralhado ainda mais.

 

 

Fiquem bem :arrow:

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei Sera Costapur para tratar o Ictio dos meus peixes e não tive nenhuma baixa! é do melhor! Mas não obtive resultados logo no dia seguinte.. é um tratamento de 3 ou 4 dias.. mas resulta! Se optares por medicamentos axo que deves usar um mesmo específico para o ictio (como o sera costapur ou o avipar anti-icto) não sei se o sera mycopur será específico para essa doença!

 

As melhoras dos teus peixes! bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mycopur diz que é contra fungos, parasitas da pele e das branquias.

eu estou agora a fazer o tratamento de choque. acham que tambem devo meter as gotas a noite no proprio aquario? é que nao sei se mais algum possa estar infectado.

ate agora vejo 3. qua ja stao a levar tratamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Já utilizei esse produto e água ficou verde durante algum tempo nao t preocupes....

mas se calhar nao são fungos e talvez ictio como alguem disse.... aumentando a temperatura isso passa!

cumps.

luis

 

Mas fará mal usar esse producto? o mycopur?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui agora comprar ESHA EXIT. vou começar o tratamento..espero que fiquem bons.

Obrigada a todos pela ajuda

 

Agora estou com outra duvida. a minha corydora esta sempre a superficie, porque será? sera por causa do aumento da temperatura? tenho o termometro a 29graus.

cumps

Editado por mulato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando ao principio , tens Ictio não fungus , mas serve para os 2 tratamentos , estas regras , segue as instruções á risca , senão é escusado , quem desenvolveu o medicamento sabe, ou cumpres ou nem te dÊs ao trabalho, lê tudo , bem lido e faz como lá está , usar anti fungus no lugar de anti- ictio não é grave.

 

O problema é ,depois do tratamento aconselha-se mudança a 50% de água e 3 dias de repouso do tratamento , adicionando vitaminas á água e regenerador de mucosas , por isso cumpre estas regras . Cumprir á risca a posologia (tratamento) e seguir as intruções de após tratamento , que se revelam sim muito importantes para não haver recaidas , e claro se levantares a temperatura no caso do ictio ajuda , mas devias tratar o aqua todo , e fazer uma mudança de água no final do tratamento , ou como aconselha as intruções do mesmo ... espero que entendas , o identificar a doença rapidamente ajuda , a partir daí cumpre com as intruções á risca. Um abraço.

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos isso parece mesmo ictío...

Solução: 1 anti-ictio mesmo dos mais baratos serve perfeitamente (é como os genéricos)

Aumentar a temperatura para os 30 graus durante 4 dias e não 3 (veja-se ciclo de vida do parasita)

No final fazer uma TPA de 15 a 20% e juntar carvão activado no filtro durante alguns dias (5 ou mais) e baixar a temperatura para o normal (25/27ºC eventualmente, conforme as espécies em causa)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A corydora estar à superficie pode ser isso ou pode ser falta de oxigénio na água. A superficie é a zona em que as trocas se fazem com maior intensidade (trocas gasosas para oxigenar a água e trocas de calor para harmonizar a temperatura). No entanto eu estaria mais inclinado para a falta de oxigénio, pois já tive a temperatura da água a 30º algumas vezes e nunca nenhuma me fez isso. Boa sorte

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.