Papa Para Discus,


Hugo R. Silva

Recommended Posts

Hello,

 

Segui esta receita do JPM que encontrei aqui no fórum

 

1 parte figado vitela

1 parte filetes pescada

1 parte mexilhão

1 parte camarão (com casca sem "tampa cabeça" e ponta do rabo)

 

se deu 500gr mete meia banana, 1 cenoura media, 50 gr espinafre e 1 dente alho (os espinafres e a cenoura cozidos)

 

Congelas tudo, em bocadinhos e depois picadora molinex (EM CONGELADO....o que não é fácil)

 

Voilá.

JPM

 

 

as minhas duvidas são as seguintes:

 

- Fica tipo argamassa (cimento) antes de congelar?

- Quantas vezes se pode dar por dia e por semana?

- A melhor forma de dar esta comida? (com uma colher de café tenho retirado parte da papa previamnete descongelada e coloco no aquario, vai ao fundo claro).

 

 

 

Pensei que na primeira vez, não iam ligar muito à comida, mas enganei-me redondamente, começaram logo a comer sem parar (e eles sempre comeram bem).

 

Obrigado pela atenção,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...comem..."tá boa."

Se não suja muito a àgua...está "perfeita".

Eu dou-lhes 1 vez por dia.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eles mordiscam a comida, fica um pouco de "nevoa" mas coisa pouca, de resto acho que comem aquilo tudo os discus principalmente agora sempre que me vem chegar ao pé do aquario vem logo ao cimo e não param quietos à espera de comida.

 

eu tenho dado desde que a fiz, no fds varias vezes ao dia :Fade-color faço mal?

 

 

cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Acho que fazes um bocadito mal, passo a explicar.

1) Deves variar o mais possivel, alterna com flocos, granulado e artémia, por expl..

2) Se só lhes dás papa e um dia não tens....não os pões a comer nada.

3) 2 vezes ao dia chega bem...

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Acho que fazes um bocadito mal, passo a explicar.

1) Deves variar o mais possivel, alterna com flocos, granulado e artémia, por expl..

2) Se só lhes dás papa e um dia não tens....não os pões a comer nada.

3) 2 vezes ao dia chega bem...

JPM

 

 

Sim claro toda a razão, eu tb não ando a comer sempre a mesma papinha.

 

já agora artemia só costumo dar as 4 feiras e sabados, posso dar mais vezes?

 

Obrigado pelas dicas,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas segundo eu consegui entender do que li no outro topico onde estava esta receita, se os ingredientes não estiverem congelados, quando colocares a comida na água, ela provoca uma "nuvem" sujando mais a água, penso que seja por isto mas tb não sei explicar o pq que acontece,

 

cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não percebo grande coisa de comidas caseiras, mas ao passares no 1,2,3 consegues que ela fique "picadinha", assim ao meteres na água ela descongela MUITO mais rápido que em "bloco" além de espalhares mais e todos os peixes presentes no aquário consigam comer descansados, presumo que em "bloco" coma um de cada vez banana rock

 

Espero não estar a dizer nenhuma bacorada das grandes!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim ao meteres na água ela descongela MUITO mais rápido que em "bloco" além de espalhares mais e todos os peixes presentes no aquário consigam comer descansados, presumo que em "bloco" coma um de cada vez cheers

 

Espero não estar a dizer nenhuma bacorada das grandes!

 

Só uma pequenina :arrow: .

Dar comida ainda congelada a discus é estar a arriscar.

JPM

 

Ps-> o que quero dizer é que a comida CONGELADA (após a sua confecção) tem de ser DESCONGELADA antes de ser dada aos peixes. uff! bigsmile

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n percebi uma coisa. congelo os ingredientes so depois é que meto no 1,2,3? qual é a vantagem?

é muito mais facil meter no 1,2,3 quando estao a temperatura ambiente.

abraço

 

Isto é ainda na altura da confecção da papa.

 

Boas segundo eu consegui entender do que li no outro topico onde estava esta receita, se os ingredientes não estiverem congelados, quando colocares a comida na água, ela provoca uma "nuvem" sujando mais a água, penso que seja por isto mas tb não sei explicar o pq que acontece,

 

cumprimentos,

 

HRS

 

 

A Papa não deve ser dada congelada.

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo.

Para dentro da picadora vai TUDO CONGELADO - Para ficar tipo "areia" descongelado fica "àgua"

Depois misturas bem e congelas de novo.

ANTES de alimentar os peixes descongelas.

Voilá.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo.

Para dentro da picadora vai TUDO CONGELADO - Para ficar tipo "areia" descongelado fica "àgua"

Depois misturas bem e congelas de novo.

ANTES de alimentar os peixes descongelas.

Voilá.

JPM

 

 

Exactamente.

 

(o meu ficou tipo argamassa :P) mas eles adoram

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo.

Para dentro da picadora vai TUDO CONGELADO - Para ficar tipo "areia" descongelado fica "àgua"

Depois misturas bem e congelas de novo.

ANTES de alimentar os peixes descongelas.

Voilá.

JPM

 

Boas,

Desculpa lá mas parece-me que o melhor é a 123 desfazer tudo antes de congelar, isto porque congelar e descongelar tudo 2 vezes não é lá muito saudável... pelo menos para nós, logo, penso que para peixes também não.

Acho que depois dos alimentos preparados, é triturar tudo e depois em doses individuais, por exemplo, congelar, e então descongelar só a quantidade que se irá colocar no aqua.

Sim eu sei que acabei de chegar mas ... li por aí umas coisitas acerca disso. ;)

 

Cumps

 

Samuel

barbatana_userbar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tens de triturar os ingredientes congelados para que fique "arenosa" e não "àgua".

Se os ingredientes estiverem descongelados, ao picar, o figado fica parece àgua.

Percebido?

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tens de triturar os ingredientes congelados para que fique "arenosa" e não "àgua".

Se os ingredientes estiverem descongelados, ao picar, o figado fica parece àgua.

Percebido?

JPM

Tens é de trocar as lâminas da picadora, a cada utilização... :P

 

Já agora, deixo aqui a que eu faço, se bem, que depois de ver os peixes do João, com os ingredientes que ele usa, acho que estou a exagerar na quantidade de coisas, que estou a colocar :cry: :

 

500 grs. Fígado de boi,

500 grs. de pescada,

250 grs. de gambas,

1 kg. de mexilhões,

500 grs. de espinafres,

Bróculo,

3 cenouras,

1 banana,

1 maça descascada,

1 kiwi,

3 dentes de alho.

Ervilhas lata,

Beterraba, (fonte de carotina, ajuda na cor )

Germen de trigo, (ajuda a limpar a tripa bigsmile )

Vitaminas.

 

Eu pico tudo na 1-2-3 e depois de misturar, ainda lá vou com varinha mágica, para aqueles pedaços que escaparam à 1-2-3.

 

Depois congela-se.

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

já agora, desenterro o tópico e coloco aqui algumas questões:

 

- se eu comprar numa casa de congelados os mexilhões, a pescada e o camarão há problema em deixar descongelar, cortar tudo bem cortadinho e depois congelar novamente? e depois? quando estiver congelado, vai à picadora e congelo outra vez? não será arriscado tanta congelação e descongelação?

 

- quero separar 100gr de papa para adicionar 1 comprimido e meio de flagyl... adiciono quando? quando for a picadora? ou logo no inicio, antes de congelar tudo a 1ª vez?

 

talvez fosse util ouvir as experiências de quem já tem prática nisto. O João já me tirou algumas dúvidas mas, penso que aqui é mais útil para quem vai fazer isto pela primeira vez e tem medo de fazer borrada.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, desenterro o tópico e coloco aqui algumas questões:

 

- se eu comprar numa casa de congelados os mexilhões, a pescada e o camarão há problema em deixar descongelar, cortar tudo bem cortadinho e depois congelar novamente? e depois? quando estiver congelado, vai à picadora e congelo outra vez? não será arriscado tanta congelação e descongelação?

 

- quero separar 100gr de papa para adicionar 1 comprimido e meio de flagyl... adiciono quando? quando for a picadora? ou logo no inicio, antes de congelar tudo a 1ª vez?

 

talvez fosse util ouvir as experiências de quem já tem prática nisto. O João já me tirou algumas dúvidas mas, penso que aqui é mais útil para quem vai fazer isto pela primeira vez e tem medo de fazer borrada.

 

abraço

 

 

Eu sigo mais ou menos a receita indicada, mas já agora deixo aqui as minhas alterações:

O que compro congelado, pico na 123 (congelado).

As carnes (frescas) peço para me picarem no talho para não ficaram no estado líquido.

Faço umas tabeletes à parte que pulvilho e misturo com Metrodinazol (o príncipio activo do flagil) em pó, para lhes dar quando necessário.

 

Abraço

 

JFS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O camarão e a pescada já estão picados... ficou mesmo tipo areia. os mexilhões ficaram tipo pasta de dentes. como estava tudo congelado, até foi fácil. Uma vez que descongelou um pouco, pus tudo no congelador para solidificar novamente.

 

Cortei o fígado em cubinhos para tirar uns bocados de gordura que tinha e coloquei no congelador. Estou à espera que o fígado congele para picar tudo junto. Vou pôr primeiro a pasta de peixe e marisco e só depois o fígado para ver se não fica muito liquido. vou adicionar 1 cenoura e um pouco de brócolos cozidos. Tenho também um Kiwi e a Banana. Se ficar muito liquido, tenho um pouco de Gérmen de trigo que também vou adicionar.

 

Vamos lá a ver como sai esta primeira experiência.

Parece-vos bem ou há aí algo que deva corrigir?

 

tenho também ali quase um frasco inteiro de Sera Fishtamin... Acham que deva colocar? Se sim, em que quantidades?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito "paleio" :? .

Vinham cá a casa amanhã....eu e um compincha enquanto despejamos uma JB vamos fazer 9 kg.

Não há picadora que resista.

...nem figado, o nosso! ;)

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe... até ia... mas a distância é muita... e carregar as minis até aí ainda é obra :?

 

olha... já tá... acho que não ficou bem o que se pretendia... a minha picadora pica demais...

 

ficou tipo pasta de dentes mas um pouco mais liquido... uma massa homogénea.

 

juntei-lhe um pouco de gérmen de trigo para lhe dar um pouco de consistência...

 

vamos lá a ver o que sai.

 

dei um pouco, acabadinho de fazer aos meus meninos e eles não se queixaram... reparei é que suja muito a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Papa é para vidro e não para um bonito plantado ;)

 

 

pois... já deu para reparar. ;)

 

o objectivo principal é fazer 10 dias de flagyl na comida

 

vamos ver como corre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais