Recommended Posts

Boas....

 

Tenho andado a estudar a lição da iluminação, e agora que quero meter mãos à obra, tenho a seguinte dúvida!

 

Tenho uma calha Dymax com duas lâmpadas T5 de 14W, que não têm balastro, ligam directo.

 

Eu quero trocar as duas lâmpadas de 14W por duas T5 HO de 24W/865.

 

A minha questão é, posso trocar directo, ou tenho que montar balastro ?

 

Agradeço os V. comentários.

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

É assim, balastros tem de ter, se não não funcionavam. Qto às lampadas de 24Watt's, é só aplicar e ligar a ficha, pois a calha aguenta bem, aliás essas calhas no inicio vinham com lamps de 24 mas depois começaram a vir com 14 (redução de custos). Eu tenho uma com 2x 24w e funciona na perfeição.

 

cumps

Editado por carlosd

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

A sério !?!? Plug and Play ?!?! lol

 

Isso é do melhor !!!! Basta-me comprar as lâmpadas de 24W, aplicar e já está ?!?! Fantástico !!!!!!

 

Obrigado pela confirmação ! ;)

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Continua uma dúvida no ar !! Se alguém puder esclarecer agradeço ?!

 

Eu posso mesmo agarrar em lâmpadas T5 HO 24W e colocar no sitio das de 14W ??? Sem trocar absolutamente mais nada ??? É que é quase o dobro, não é preciso trocar o balastro?

 

Obrigado.

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Vejam isto :

 

http://www.sgreefclub.com/forum/index.php?showtopic=49018

 

Conclusões?

 

Abraço

 

 

jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, também tenho uma calha deste tipo, 60cm e lampadas T5 de 14W.

Este tópico está-me a interessar porque seria fantástico poder mudar de 14W para 24W sem ter de gastar um tusco!

De qualquer forma seria bom que alguém esclarecesse definitivamente se daria para colocar naquela calha umas lampadas de 24W pois assim da próxima vez comprava dessas lampadas.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Bem, _skinner_, gastas sempre um tusto, mais que não seja nas lâmpadas !!! ;)

 

Seja como for, agora levantou-se a dúvida sobre as HO (High Output), bom, então e se falarmos nas HE (High Efficiency)????

 

A título de exemplo:

FH 21W/865 HE UNV1

FH 28W/865 HE UNV1

 

É claro que eu votava nas de 28W, aí sim, seria o dobro !!! banana rock

 

Realmente, há vários interessados, agora só precisamos mesmo de ajuda !? Anyone !??!

Editado por André Allen

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim, mas para ter o dobro da potência de luz sem comprar uma calha nova era muito bom! Eu já começo a notar que talvez 28W para 60 litros acabam mesmo por ser pouco, o musgo de java não cresce muito e algumas plantas criam muitas folhas amarelas, mesmo adicionando o co2! Agora entre as lampadas, num percebo a diferença entre HO e HE, será k posso por qualquer tipo na calha? Talvez kuando a calha tiver 8 meses substitua por lampadas mais potentes! Agora ainda não o vou fazer pk não se justifica. De qualquer forma se alguem conseguisse dar mais umas dicas era bom!

 

Fábio Gaspar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Plagiando o Rui Alves... não inventem que para inventar já está cá ele.

 

O que vocês querem fazer não é possível. As lâmpadas até podem acender, mas vão estar a funcionar duma maneira que não a correcta. Ou seja, de uma maneira que não aquela para que foram projectadas...

 

Leiam aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=32436

 

Se querem passar de 14W para 24W, obviamente têm de trocar o balastro e as lâmpadas... umas são T5 HE (14W) e outras T5 HO (24W). Completamente diferentes, apesar de fisicamente serem iguais.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Antes de mais, obrigado pela "luz" ?!? :)

 

Afinal, sempre tenho que trocar o balastro. Assim sendo, vou agarrar na calha e vou desmontá-la para ver o balastro (ou balastros) que tem dentro !! Logo que souber alguma coisa coloco aqui.

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, só para não deixar morrer o post com informações que podem não ser as mais corretas.

 

Eu tenho uma calha de 60 dymax, segundo o vendedor da loja as calhas dymax têm balçastros electronicos e todas elas tem o mesmo balastro quer sejam de 60, 90 ou 120. Eu desconfiado fiz uma pesquisa e encontrei isto:

 

balastro para lampadas T5 HE - http://www.sime.pt/pdf.php?BT5h1.pdf

 

balastro para lampadas T5 HO - http://www.sime.pt/pdf.php?BT5q1-Q2.pdf

(como se pode ver o mesmo balastro dá para varias potencias, só não sei é se faz diferença entre HE e HO)

 

não estando contente falei com técnicos de electricidade da empresa onde trabalho (estaleiros navais de viana do castelo) e asseguraram-me que estes balastros dão para varias potencias, e que o balastro da calha 2x14W suporta perfeitamente 2x24W.

 

PS: não sei se os balastros da calha dymax são estes, mas as pessoas com quem falei na minha empresa dizem que os balastros electronicos dão para varias potencias, tem que se ver é qual é o seu limite. Eu essa informação no que respeita às calhas Dymax ( qual o balastro ), não encontrei, mas juntando a informação do vendedor com a recolhida em varias fontes arrisquei, troquei 2X14 por 2X24 á mais de 2 meses e até agora não tive problemas.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Não se disse que as lâmpadas não acendiam, até podem acender, o problema é que podem rebentar mais cedo do que o tempo expectável de vida, os consumos podem ser maiores, aquecimentos (balastro electrónico vs balastro ferro-magnético), etc....

 

Daí que eu queira desmontar a calha, ainda não tive foi tempo (desde hoje de manhã até agora, visto que estou a trabalhar), para poder fornecer qual o balastro que vem a equipar a calha em questão.

 

E aí, espero que tenhas razão e seja o caso destes balastros aguentarem diversas potências, pois também os há, aqueles que só aguentam determinada potência !!!

No caso dos links que envias, no primeiro caso o balastro aguenta potências de 14 a 35W, e no segundo caso, de 24 a 54W !!!

 

Assim que desmontar a calha, logo confirmo !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas mais uma vez

 

14 a 35w e 24 a 54w é para o balastros de 1 lampada, os de 2 lampadas é 2x14w a 2x35w e 2x24w a 2x54w respectivamente

 

quando tiveres uma resposta põe-na aqui

 

o pessoal agradece

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens toda a razão e por acaso neste caso para nós até é mais importante o balastro duplo, mas a ideia era só para exemplificar !

 

Se tudo correr bem, logo à noite já sei o que está montado !!! ;)

Editado por André Allen

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se há balastros electronicos multi-watt, tambem os há especificos para 1 única potência.

 

O que nao quer dizer que não acendam outras lampadas...mas tipicamente verificam-se dois destes 3:

 

-maiores consumos para a mesma luz

-menos luz do que a lamapada poderia dar mas com o mesmo consumo

-menor tempo de vida da lampada ou balastro ou dos dois

 

dizer que todas dão é basicamente ...asneira... dizer que nao dão é ... asneira... o que importa mesmo é saber que balastro teem e para o que é que foi desenhado.

 

enquanto ninguem avançar com essa informação... e não é do "o outro disse-me que dava" ou "o outro disse que nao da"... basicamente está tudo a atirar bitaites para o ar...e basicamente há duas hipoteses:

 

1- salto de fé -> vou trocar e depois logo vejo como corre, apesar de não saber identificar minimamente se está a funcionar bem ou nao

2- ficar quieto ou procurar mais informação.

 

exemplos com alguns balastros osram:

 

174291 QTi 2x35/49/80

ou em alternativa estes:

 

123831 QTP5 2x49

825564 QT-FQ 2x80

 

por outro lado temos os especificos para lampadas FH

061515 QTP5 1x14-35 <- mas de alta eficiencia

ou o mais generico que tanto da para FH ou FQ

796871 QTi 1x14/24/21/39

 

este ultimo caso seria um bom exemplo para o caso em questão: 14W (FH)->24W (FQ)

 

o primeiro balastro acende a lampada mas vai ser uma má solução a longo prazo, ficamos com uma lampada que consome mais e que nao emite tanta luz como devia, a lampada tem menor tempo de via, provavelmente vai funcionar a uma temperatura indevida, diminuição do tempo de vida do balastro, etc...

 

com o segundo balastro...as coisas correm todas bem e sem qualquer problema, ele foi desenhado para se adequar a vários tipos de lampadas.

 

Estão preparados para dar o salto de fé?

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois é, peço desculpa por só agora vir aqui colocar a informação da operação de ontem, mas quando acabei já era tarde e estava cansado !

 

Bom, desmontei a calha, encontrei duas lâmpadas T5 marca Dymax (branca + azul), os respectivos suportes, cabo de alimentação com interruptor e agora o que todos esperavam..... tcharan......

Não vi nada que se assemelhe com um arrancador ou balastro normal ! O que está lá, são duas réguas tipo circuito impresso com vários equipamentos electrónicos (tipo mini pilhas, ou condensadores !??!... - desculpem, mas não sei o nome), e não dá para ver bem, pois tudo está envolto em manga retráctil e apenas dá para tirar a ideia por apalpação !!!

 

Há por aí quem me possa explicar isto ????

 

É que sendo a calha fina, eles arrumaram este tipo de régua, uma de cada lado da casca de aluminio da calha, por fora do reflector e das duas lâmpadas.

 

Pelos vistos, e já alguém aqui disse, que a calha funciona com as lâmpadas de 24W, o problema é mesmo o trabalho ficar mal feito, ou não debitar o rendimento pretendido - estando nós todos convencidos que fizémos uma grande coisa e nada !! Além dos euros gastos !!!

 

É claro que, no fundo o que terei que fazer é, comprar um balastro electrónico de duas saídas para 24W HO, e instalar fora da calha, passando depois o cabo de alimentação das lâmpadas lá para dentro !!!

 

Penso eu de que.....

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Just_Me !!

 

Não estou, nem estamos, prontos para o "salto de fé" !! ;)

Estamos todos a seguir o teu segundo conselho - Procurar mais informação !, por isso é que abri este tópico e há mais amigos com as mesmas dúvidas que o seguem !!

 

Gostaria ainda de salientar que, as dúvidas prendem-se com várias questões que tenho(temos) !

1 - O balastro é caro, é mesmo necessário ?

R: Porque como já foi dito, e bem, há balastros para várias potências, seria aqui o caso ? Eu acho que não !!

 

2 - A comprar o balastro, onde colocar ?

R: Problema (estético), pois a calha é tão fininha que não cabe lá nada !!

 

Andamos a tentar aprender e trocar ideias para encontrar a melhor e mais correcta solução !!

 

Gostaria ainda de agradecer a todos os comentários ! :D

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tenho só a acrescentar que já passei por tudo isso que se fala neste post, mas com uma Dymax de 90 cm, e sobre isso digo:

1- Tambem fui alertado pelo Luis Fortunato para esse post do ramirezi.

2- Ainda assim consultei-o, e a resposta dele é:"Não leves a mal, mas esses balastros são da idade da pedra comparados ao balastro electrónico".

3- Mesmo assim troquei uma lampada de 21 w por uma de 39 w, e todo o que vi foi a de 39 w dar a mesma luz que a de 21 (teimoso e teso...)

4-Ao fim de 1 semana, a lampada de 39 w estava a fazer um bzzzzzz de tal forma que já ninguem dormia com o barulho (temos sono leve...).

5- A solução do Rui Alves (um abraço e um obrigado) foi:

"Ou metes o balastro em cima da calha, ou em baixo, algures durante o fio da alimentação."

Não foi nada disto que fiz, porque depois em conjunto com ele arranjámos outra solução. Muito melhor por sinal.~

Espero ter contribuido com alguma coisa para esta questão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Ora aí está aquilo que eu temia !!

Vamos lá à procura de um sitio para o balastro, e comprar o balastro ;)

 

No entanto, dás uma sugestão, que pode ser a montagem em cima da calha !?! Não sei é se estéticamente isso fica catita com os fios todos a entrar e a sair !?!? Ainda assim, voltava à solução, balastro no fio de alimentação escondido e com um único fio a chegar à calha !

 

Obrigado pela contribuição ! :D

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junto-me a vós visto que também tenho uma dymax de 90cm.

 

Não foi nada disto que fiz, porque depois em conjunto com ele arranjámos outra solução. Muito melhor por sinal.~

 

Queres partilhar essa solução para saber se vale a pena mexer na calha? Caso contrário terei mesmo de olhar para a carteira e rever umas coisas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu ia fazer era precisamente isso, ia por o balastro dentro de uma caixa xpto, e comprar um cabo que tivesse 8 (acho que eram 8 ) fios unifilar para levar a ligação á calha.

Tens que ter atenção á distãncia do balastro ás lampadas, vou confirmar, mas acho que não pode excader 1.5 metros.

A solução, spranto foi alterar a minha calha evasion com o balastro que já tinha comprado, em vez de alterar a calha Dymax .

Ficou excelente!

A minha opinião pessoal é de que as calhas Dymax são mais baratas, mas tambem não têm muita qualidade. A minha já me fundiu uma lampada, e ainda é relativamente nova.

E tambem não vale a pena experimentarem a troca de lampadas por outras de potencia superior. É uma perda de tempo e dinheiro. Para não falar que estão a adiar uma solução inevitável, seja ela qual for.

Quanto á alteração: Experimentem a solução do balastro a meio do fio, ou escondido algures no móvel.

A calha até é bonita...

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.