Esha 2000


kyuss

Recommended Posts

Comprei recentemente o Esha 2000 na aquaristic mas o folheto veio em alemão.

Conclusão não percebo nada. Alguem é capaz de me dizer quais as dosagens dos tratamentos.

 

Ou então se conseguirem postar um scan do folheto era o ideal.

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu uso e a dosagem é a seguinte

 

25 gotas para 100 litros no 1º dia

12 gotas para 100 litros no 2º e 3º dia

 

Se precisares de mais alguma coisa apita.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para complementar a resposta do josegarcia:

 

Essa é a posologia para um tratamento especifico, podes tambem usar o esha 2000 como 'preventivo',periodicamente, ou após inserção de novos animais ou remodelações de aquarios...

Nesse caso, a dose recomendada é metade da de tratamento.

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para complementar a resposta do josegarcia:

 

Essa é a posologia para um tratamento especifico, podes tambem usar o esha 2000 como 'preventivo',periodicamente, ou após inserção de novos animais ou remodelações de aquarios...

Nesse caso, a dose recomendada é metade da de tratamento.

 

Cumps

Fausto

 

Boas Fausto,

 

e como medida preventiva usas de quanto em quanto tempo?e fazes nos três dias?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fausto,

 

e como medida preventiva usas de quanto em quanto tempo?e fazes nos três dias?

 

Cumprimentos

 

 

Acho que de 3 em 3 meses, não é Fausto??

Cpts

 

Sim, a dose é de metade da dose de tratamento e deverá ser feita em 3 dias.

 

Quanto à periodicidade, 3 meses parece-me bem, se bem que eu, pessoalmente, uso outra tatica: já vão sabendo que eu evito, ao maximo, a administração de quimicos nos aquarios, e o esha não é excepção - uso o tal preventivo quando fico com a impressão que os discus começam a coçar-se mais do que é habitual. Este ano fiz uma vez, e creio que fiz outra em setembro do ano passado, quando inseri um cardume de cerca de 10 juvenis...mas aqui jogo com a estabilidade do meu aquario e o conhecimento que tenho dele e dos animais, se não quiserem fazer desta maneira, creio que 3/4 meses será uma periodicidade razoável....

 

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a dose é de metade da dose de tratamento e deverá ser feita em 3 dias.

 

Quanto à periodicidade, 3 meses parece-me bem, se bem que eu, pessoalmente, uso outra tatica: já vão sabendo que eu evito, ao maximo, a administração de quimicos nos aquarios, e o esha não é excepção - uso o tal preventivo quando fico com a impressão que os discus começam a coçar-se mais do que é habitual. Este ano fiz uma vez, e creio que fiz outra em setembro do ano passado, quando inseri um cardume de cerca de 10 juvenis...mas aqui jogo com a estabilidade do meu aquario e o conhecimento que tenho dele e dos animais, se não quiserem fazer desta maneira, creio que 3/4 meses será uma periodicidade razoável....

 

Abraço

Fausto

 

Também não sou muito a favor dos quimicos, e quando tens apenas um peixe doente e os outros aparentam estar bem?

Após retirada desse peixe, dose inteira ou só 1/2? Qual a tua opinião?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé.

Depende do tipo de doença e do estado do peixe.

Felizmente não tenho tido muito que me queixar, por isso não te sei dizer em concreto qual a melhor opção, mas creio que deixaria o peixe lá dentro, e faria a dose de tratamento. Caso a gravidade o justificasse, faria um 4º dia de tratamento. Mas sempre com um olho na burra, outro no cigano, para avaliar a evolução do animal doente, assim como possivel contagio.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tipo de doença: Bactérias

 

Estado do peixe: Tipo junckie, assim que levou com o tratamento noutro aquário morreu logo

 

Acho que vou fazer metade do tratamento ao aquário, para prevenção.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah, o peixe já quinou...

Olha que se fosse a ti, se calhar, apostava num tratamento: pelo que eu vi nos meus, embora seja quimico, os peixes reagem muito bem e não afectou as plantas: quanto ás nitrificantes, tambem não dei por qualquer baixa de rendimento. Mas, como te disse, no que concerne aos peixes, os gajos até parecem estimulados pelo esha, aquilo acalma-os (ainda não sei se de forma indirecta, pois não têm bacterias com que se ralar, se directa, se eventualmente tem algum produto para esse fim. Eles dizem que sim.), pelo que não seria de todo despropositado fazeres uma dose de tratamento no aqua.

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que nesse caso fazes bem fazer metade do tratamento de forma preventiva. Pelo sim pelo não. Sabes como é os Discos fazem parte da família é melhor não facilitar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah, o peixe já quinou...

Olha que se fosse a ti, se calhar, apostava num tratamento: pelo que eu vi nos meus, embora seja quimico, os peixes reagem muito bem e não afectou as plantas: quanto ás nitrificantes, tambem não dei por qualquer baixa de rendimento. Mas, como te disse, no que concerne aos peixes, os gajos até parecem estimulados pelo esha, aquilo acalma-os (ainda não sei se de forma indirecta, pois não têm bacterias com que se ralar, se directa, se eventualmente tem algum produto para esse fim. Eles dizem que sim.), pelo que não seria de todo despropositado fazeres uma dose de tratamento no aqua.

Cumps

Fausto

 

 

Pois, eu com o Esha 2000 já tive uma experiencia menos agradável no meu de 100 litros. Fiquei sem marisco, a salada ficou toda queimada, e o peixe doente ficou na mesma. Fiquei com algumas dúvidas do que aconteceu, se foi o tratamento, algum pico de amónia, ou este provocado pelo tratamento.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu com o Esha 2000 já tive uma experiencia menos agradável no meu de 100 litros. Fiquei sem marisco, a salada ficou toda queimada, e o peixe doente ficou na mesma. Fiquei com algumas dúvidas do que aconteceu, se foi o tratamento, algum pico de amónia, ou este provocado pelo tratamento.

 

 

Eu nunca tive problemas com os camarões e o esha2000. Tinhas feito algum tratamento antes com outro medicamento?

 

Vivas Zé. Esqueci-me de te responder, li o teu post no trabalho, não dava para responder logo, e depois passou-me. Relembrei agora, que fui notificado da resposta do fjmr123...

 

Pois, eu também nunca tive qualquer problema com o marisco, nem nunca senti qualquer problema a nivel das bacterias do filtro irem para os anjinhos...mas que no teu caso parece um pico de amónia, parece....pois os camaroes são muito sensiveis a esta. Agora o que a causou, não sei...é uma questão de ir vendo outros feedback ao Esha 2000...até agora tenho-o em muito boa conta, e olha que eu sou averso aos medicamentos na agua. Mas vou ficar atento, e relembro a velha máxima de que cada sistema é um sistema, e não há 2 iguais...

 

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas Zé. Esqueci-me de te responder, li o teu post no trabalho, não dava para responder logo, e depois passou-me. Relembrei agora, que fui notificado da resposta do fjmr123...

 

Pois, eu também nunca tive qualquer problema com o marisco, nem nunca senti qualquer problema a nivel das bacterias do filtro irem para os anjinhos...mas que no teu caso parece um pico de amónia, parece....pois os camaroes são muito sensiveis a esta. Agora o que a causou, não sei...é uma questão de ir vendo outros feedback ao Esha 2000...até agora tenho-o em muito boa conta, e olha que eu sou averso aos medicamentos na agua. Mas vou ficar atento, e relembro a velha máxima de que cada sistema é um sistema, e não há 2 iguais...

 

Abraço

Fausto

Olá.

É engraçado que um meti um tópico a propósito da tolerância dos camarões ao Esha2000, que mereceu esclarecedora resposta do fjmr123.

Tinha lido este, incluíndo o comentário do Zeneo, mas passou-me a referência ao "marisco".

Tolice minha.

Também tenho usado o Esha2000 no 180l e nunca notei qualquer problema com o equilibrio do filtro ou com as plantas (a salada) na sequência do seu uso.

Aquilo é bom.

Mas não há nada como não dar as coisas por adquiridas e prestar mais atenção.

Vou começar amanhã um novo tratamento na sequência de uma desparasitação com Flagyl (seguindo a "receita" do Fausto) e vou fazer duas medições de amónia por dia, durante o tratamentos e nos dias subsequentes.

Abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá! Felizmente encontrei este tópico, pois também adquiri o eSHa 2000 na aquaristik e alemão não é comigo. No entanto ia pedir a alguém que tenha a possibilidade que scaneasse as instruções em inglês ou português e disponibilizasse!

Obrigado

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso com frequencia o Esha2000 e penso ser do melhor neste tipo de medicamento. Não aconselho é usa-lo preodicamente como prevenção. Porque penso que ira ocasionar o aparecimento de bacterias resistentes á medicação.

Penso que é sensato sim é usa-lo preventivamente em novos peixes, plantas etc num aquario de quarentenas.

Não esquecer que este medicamento deve ser retirado com carvão activado a seguir ao 3 dia de tratamento. Deve-se ainda vigiar os niveis de nitritos e amonia pois este medicamento destroi o filtro biologico

 

Bem é a mina opinião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso com frequencia o Esha2000 e penso ser do melhor neste tipo de medicamento. Não aconselho é usa-lo preodicamente como prevenção. Porque penso que ira ocasionar o aparecimento de bacterias resistentes á medicação.

Penso que é sensato sim é usa-lo preventivamente em novos peixes, plantas etc num aquario de quarentenas.

Não esquecer que este medicamento deve ser retirado com carvão activado a seguir ao 3 dia de tratamento. Deve-se ainda vigiar os niveis de nitritos e amonia pois este medicamento destroi o filtro biologico

 

Bem é a mina opinião

Olá

Estou em profundo desacordo contigo cabecadura

O Esha2000 é um excelente preventivo e uso-o todos os meses, a seguir à desparasitação com Flagyl, numa concentração de 60% da dose recomendada.

E não é correcto dizer que destrói o fltro bilogógico.

Na última aplicação (que foi da dose recomendada 25g/100l-12g/100l-12g/100l), medi diariamente, duas vezes por dia e durante 8 dias (3 do tratamento, mais 5), a concentração de NH4 e o resultado foi sempre igual a 0.

Se não há amónia, o filtro não é afectado.

Claro que cada aqua é um aqua.

Abraço

 

(fiquei de meter o resultado deste teste num tópico. Não me lembro é qual foi... :twisted:)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva companheiros!

Esta é a minha unica ajuda possivel... tenho as instruções em português scaneadas... mas não sei como as colocar aqui

 

Um Abraço

José Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Profundamente em desacordo não direi visto que usas os mesmos medicamentos que eu, simplesmente não os uso preventivamente. Estas um nadinha em desacordo.

Os danos causados ao filtros vai depender do tipo de filtro, do material filtrante (por exemplo quem usa substrat pro estará mais protegido de quem usa ceramica normal) da dimensão do aquario, população etc.

Medicamento como como esha 2000, bactopur, omnipur etc (todos eles antibioticos de largo espectro) danificam os fitros biologicos (CONSTITUIDOS POR BACTERIAS) mas na minha modesta opinião o perigo não reside ai (visto os os filtro externos que geralmente usamos dão alguma margem para manobra. O problema é que expor os peixas de forma sistematica a anti-bioticos vai causar que as bacterias se tornem resistentes e dificeis de destruir.

 

Eu por exemplo abordo a prevençao de doenças de uma forma diferente dou-lhes vitaminas e tonicos de forma a fortalece-los, usar anti-bioticos como vacina nunca é boa ideia (basta ver o caso das bacterias que se apanha nos hospitais).

 

Para finalizar se me permites gostaria de sugerir-te outra coisa substitui o flagil por Examite (da mesma empresa que distribui o ESHA 2000) é mais eficiente, não possui espediente açucarado e não danifica a figadeira da peixarada. Tem o contra de ser muito mais caro prai 11€.

 

abraços

 

Gago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Profundamente em desacordo não direi visto que usas os mesmos medicamentos que eu, simplesmente não os uso preventivamente. Estas um nadinha em desacordo.

Tens um nadinha de razão cabecadura

 

Os danos causados ao filtros vai depender do tipo de filtro, do material filtrante (por exemplo quem usa substrat pro estará mais protegido de quem usa ceramica normal) da dimensão do aquario, população etc.

Insisto que, no meu caso, não houve afectação evidente da colónia de bactérias. Fiz o teste no 180l, com grande carga poluidora, quer em alimentação, quer em número de peixes. Os filtros (600l/h+1050l/h) apenas com Siporax, turfa e esponjas.

 

Medicamento como como esha 2000, bactopur, omnipur etc (todos eles antibioticos de largo espectro) danificam os fitros biologicos (CONSTITUIDOS POR BACTERIAS) mas na minha modesta opinião o perigo não reside ai (visto os os filtro externos que geralmente usamos dão alguma margem para manobra. O problema é que expor os peixas de forma sistematica a anti-bioticos vai causar que as bacterias se tornem resistentes e dificeis de destruir.

Não sei qual é o princípio activo do Esha2000.

Não é referido com antibiótico, mas apenas como antibacterinano.

Confesso que não faço ideia se todos os antibacterianos são necessariamente antibióticos.

Mas se for o caso, tens outro ponto a teu favor, no que se refere à criação de bactérias resistentes.

 

Eu por exemplo abordo a prevençao de doenças de uma forma diferente dou-lhes vitaminas e tonicos de forma a fortalece-los, usar anti-bioticos como vacina nunca é boa ideia (basta ver o caso das bacterias que se apanha nos hospitais).

Aqui há acordo completo. Eu uso Vigantol alternado com Fishtamin, Minaroll (também da Esha) e Garlic da Kentmarine.

 

Para finalizar se me permites gostaria de sugerir-te outra coisa substitui o flagil por Examite (da mesma empresa que distribui o ESHA 2000) é mais eficiente, não possui espediente açucarado e não danifica a figadeira da peixarada. Tem o contra de ser muito mais caro prai 11€.

Novamente um nadinha em desacordo.

O Hexamita serve apenas para o flagelado Spironucleus, enquanto que Metronidazol elimina os flagelados intestinais em geral .

Mas tens razão quanto ao problema da sacarose e da figadeira.

Abraço

PBL

 

(está-me a agradar esta disucssão :twisted:)

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE!!!! OS SENHORES DA ESHA SÃO UNS AMIGOS!!!!! Pedi-lhes as instruções em português, pois só tinha em alemão!

Recebi agora o mail com o .pdf em português. Agora gostava era de alojar isto num servidor. Alguém sabe algum servidor onde eu possa alojar isto para que possa ser feito o download???

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais