Lá Entro Eu Nos Salgados


Recommended Posts

Geral:

 

foto26-1.jpg

 

 

Sump:

 

foto27-1.jpg

 

 

Peixinho das rochas da nossa costa, tenho 3 deste, o que estava na sump, subiu para o aqua principal SÓZINHO!!!!! Não sei como é que ele fez, se calhar foi durante um desligar das bombas para alimentar:

 

foto28-1.jpg

 

 

Camarão da nossa costa, acho que tenho 6 destes:

 

foto29.jpg

 

 

Acho que tenho 1 Ofiúro no meio da rocha, só vejo 4 tentáculos a aparecer entre algumas fendas. E anda a passear entre as fendas. Ainda não lhe vi a cabeça/boca central, por isso não tenho a certeza.

Tenho é umas minhocas peludas aos montes e uma espécie de camarões/pulgas transparentes, que saiem só de noite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Acho que tenho 1 Ofiúro no meio da rocha, só vejo 4 tentáculos a aparecer entre algumas fendas. E anda a passear entre as fendas. Ainda não lhe vi a cabeça/boca central, por isso não tenho a certeza.

 

 

Esses tentáculos são muito pequenos? Tipo 1 centimetro ou menos e muito fininhos? E de cor preta?

Se sim, então penso que não se tratam de ofiuros. Eu também tenho os buracos das rochas cheias desses bichos e nunca os vi cá fora, pelo que deve ser outro animal. De vez em quando conseguem agarrar bocados de comida com os tentáculos.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São finos, mas acho que tem mais de 1 cm. Os tentáculos são cinzentos com pelugem/pólipos brancos e pretos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será um pequeno molusco chamado Haliotis varia?? Não sei muito do assunto mas pela descrição dos tentáculos poderá ser... Oh dá lá uma olhadela...

 

www.poppe-images.com

 

Não consigo colocar o endereço completo... sory:P

 

Parabéns pela montagem do aquário. Muito bonito, Eli

 

Já agora, existe alguma regra no tamanho da Sump para a proporcionalidade do aquário?

Editado por BlueBe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oláá

 

Estou a gostar bastante de ver Sergio! A tua calma tem levado a cabo um trabalho muito bom. Agora é começar a pensar em ter aí uns corais para a coisa ficar mais composta :microwave:

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, existe alguma regra no tamanho da Sump para a proporcionalidade do aquário?

 

Normalmente, quanto maior fôr a sump, melhor. No meu caso, uso-a para esconder equipamento, ganhar espaço no aqua, criar um refúgio e aumentar a quantidade de água.

 

 

Oláá

 

Estou a gostar bastante de ver Sergio! A tua calma tem levado a cabo um trabalho muito bom. Agora é começar a pensar em ter aí uns corais para a coisa ficar mais composta :)

 

Beijinhos

 

Corais já tenho, os Zoanthus,

foto26.jpg

 

um espirografo que pensei que era aptásia

foto20.jpg

 

e um coral novo, uma muda comprada na semana passada, uma Sinularia spp.

 

foto27.jpg

 

que já cresceu e tudo.

 

E a reposição automática com água de "kalk" está a resultar bem, a alga coralina está a espalhar-se por todo o lado. É nos vidros, na areia, na bomba interna, no tubo de retorno...

 

 

Agora, à volta da zona das algas, está-me a aparecer um algedo verde na areia e até alga coralina.

foto28.jpg

 

Não sei se é falta de circulação ou se é da luz.

 

E descobri uma maneira de apanhar o malfadado caranguejo minusculo que tinha no aqua e que não conseguia apanhar. Trouxe da praia um caranguejo maior. Ele tratou de apanhar o pequenote... :)

Com esta não contava, pensei que o caranguejo pequenote até já tinha morrido.

Bem, tenho neste momento 6 camarões pequenitos, 1 caranguejo grande e 3 camarões grandes. Sempre ciclam o aqua e dão mais vida à coisa. Tem a sua piada, ver os camarões a passear pelo aqua e a correrem atrás da comida granulada que ponho no aqua. Quando começarem a entrar mais corais moles e os peixitos, voltam para o mar. Se bem que os 3 camarões grandes têm a sua piada.... :wink:

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora minha gente, preciso de xénias. De preferência, brancas e castanhas. E Ricordea verde. Quem tem umas mudas pra mim, assim a preço de amigo? bigsmile

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Uma linda Euphylia, a minha aquisição mais recente:

foto30.jpg

 

 

A caixa onde o coral vinha, chegou amassada. Até parecia que esteve dentro de uma máquina de lavar. Resultado: a Euphylia até parecia bem, mas depois de a tirar da saca, notei que o esqueleto calcário, o "pescoço", estava partido, preso por apenas um canto. Colei o bicho a ver se não morria.

Estive para cortar um bocado do esqueleto, para assentar melhor na rocha, mas depois de ver como estava o pescoço, achei melhor nem mexer.

Ao fim de uns 30 minutos, lá pôs o corpo de fora.

Agora vou deixá-lo ambientar-se, daqui a uns meses vejo se é preciso colocá-lo noutra zona ou se ali fica bem.

 

foto31.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ela não ficar bem ai nesse sitio, ou não abre bem os polipos ou morre.

 

As tuas fotos sãem sempre muito amarelas, n se consegue umas fotos de cor mais real?

 

abraço

 

Ps. logo quero fotos dos corais novos

 

4 económicas de 1350lumens, cor amarelada e 3 fluorescentes daylight...ainda não pus as 3 actinicas, ando a desleixar-me. A cor real é mesmo aquela, as lâmpadas é que não ajudam. Já devia ter colocado as 3 actinicas e as 4 economicas de 5400k, mas ainda lá estão as 3 daylight.

 

A Euphylia está maior!!! Ou ainda tinha pólipos recolhidos, ou cresceu, sei é que tem mais corpo. Está numa zona de corrente fraca, perto da iluminação, como mandam as regras.

 

A ver se amanhã chegam os corais novos, parece que devido a asneira dos cromos do CTT Expresso, os corais vão passar a noite na sede. E estive eu em casa todo o dia, à espera da encomenda, para aqueles nabos não acharem a minha morada e nem se darem ao trabalho de procurar!!! Ainda ontem recebi uma encomenda e veio para minha casa direitinho!!!

Parece que o meu camarada que faz as entregas do CTT Expresso aqui na minha zona está de férias, se fosse ele a vir cá, até entregava a um dos meus vizinhos...

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó eles aqui:

 

 

Pocilopora damicornis:

 

foto34.jpg

 

Montipora vermelha:

 

foto32.jpg

 

Actinodiscu verde:

 

foto33.jpg

 

E uma geral do bicho:

 

foto35.jpg

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar de ver, quando metes as actinicas? Acho que é isso que lhe falta...

Depois é só trocar essa bicharada por alguns "nemos" po teu pequenino se deliciar :-D

 

Abraços e a 2 metros de distancia! LOOOL

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Artur, neste aqua é 2 Nemos para o meu moço e mais 1 peixito pequeno.

Cavalos -marinhos são chatinhos de manter e precisam de um aqua só para eles.

 

Oshum, tenho lá uma actinica, mas está em montagem provisória. Acho que vou ter de a tirar, o actinodiscu não parece estar a gostar. A Euphylia está a adorar, mas a Sinularia e o Actinodiscu não parecem achar piada.

 

ps - não gosto dessa tua assinatura, ficava mais giro quando assinavas todos os teus posts com beijinhos :-D

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Boas Sérgio, que tal está o nanoreef? Adivinha quem vai avançar com um... moi :P Acho que vou precisar de muitas dicas sobre montagem e sobre os peixes e corais, vou ter de te cravar alguns... hehe... ok ok eu compro... :D Diz qq coisa.. abraço,

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem, tanto tempo sem colocar fotos....

E também, sem perder muito tempo no fórum.

Vou tratar de tirar umas fotos mais recentes.

A Euphylia está enorme, os atinodiscus, eram 2 pequenitos, já são 4 enormes.

 

A mantipora bateu as botas, provavelmente, fruto de iluminação deficiente.

 

Tenho neste momento, uma linda calha nova, com 2 PLLs de 9w. Os corais parecem gostar.

 

O desgraçado do meu eremita maior de patas vermelhas, come os caracóis, búzios... tudo o que fôr bicho com casca que eu ponha no aqua, mais cedo ou mais tarde, ele caça-o.

 

De resto, TPAs de 5 Lt todas as semanas com água do mar, água de reposição no meu sistema semi-automático e limpeza dos vidros.

 

Ah, e 1 lindo Nemo e 2 camarões Ambonensis. Falta-me mais 1 Nemo e outro peixito pequenito, talvez uma donzela, ou isso.

A ver se esta semana, chega o frag de Sarcophyton.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Devido à evaporação natural de um aqua salgado, estou a ficar com as paredes e tectos de casa completamente estragados.

Nunca estiveram neste estado, apenas ficou assim este Inverno e a única mudança dentro de casa, foi a montagem do nano.

 

Vai daí, vou desmontar tudo, dedicar-me apenas ao aqua doce e despachar o que tenho. Vou ter gasto absurdos nas tintas para pintar a casa.

 

Este aqua está a ser desmontado. Obrigado a todos os que seguiram este tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Neste momento, já desmontei e vendi tudo.

Depois de pintar a casa, vamos a ver o que acontece. Para já, limpei os fungos das paredes e tectos e não voltaram a aparecer. Já tinha limpo quando o nano estava montado, ao fim de umas semanas, estava igual.

 

Considerando que neste Verão passado o telhado do prédio levou uma revisão geral, com substituição de telhas e reparação de algumas infiltrações e folgas nas chaminés, não tinha nenhuma razão externa ao prédio para ter semelhante estrago em casa.

 

Daqui a uns meses a gente conversa. Para já, estou a ler coisas por aqui, vou voltar-me para os ciclideos africanos. :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.